quinta-feira, 3 de junho de 2010

191 - CIVILIZAÇÃO CHINESA

skip to main | skip to sidebar


Civilizações Antigas
História dos Povos da Antiguidade

A Civilização Chinesa
Ás margens do Rio Huang Ho nasceu uma das civilizações mais antigas do mundo, a Civilização Chinesa.

Acreditasse que por volta de 5000 a.C a China Antiga era habitada por povos bastantes evoluídos. Os primitivos chineses praticavam a agricultura e domesticavam carneiros, porcos, bois e cachorros.

As águas do Rio Huang Ho, o Rio Amarelo foi essencial para o desenvolvimento da Civilização Chinesa. A arte também, era bastante evoluída chegando aos seu apogeu no Período da Cultura Long Shan (2500a.C -1900a.C)

Em meados de 1500 a.C foi criado o Império do Centro governado Pelo Filho do Céu, representante de Deus na terra e que exercia a função de chefe politico religioso.

Com a criação da unidade politica surge também as primeiras Cidades Palácios, comunidades rodeadas por muralhas. A sociedade era dividida em dois grupos extremos que são:

Nobres - Grupo de pessoas que descendiam de um grande Clã Ancestral. Eram grandes proprietarios de terras.
Camponeses - pessoas que viviam no campo e responsáveis pelo cultivo das terras agrícolas. Eram os camponeses que sustentavam o luxo da nobreza.

A agricultura foi a principal atividade econômica da China Antiga. Com o crescimento da Civilização Chinesa a sociedade passou a ser dividida em 4 grupos distintos.

1. Imperadores, Nobres e Altos Funcionários.
2. Artesãos, Mercadores e Letrados.
3. Camponeses
4. Escravos

Com o passar dos séculos o Império Central foi enfraquecendo-se. Na Dinastia Xia o território chinês foi dividido em 9 províncias. Com a autonomia politica adquirida as províncias chinesas passaram a disputar o poder central. Por volta de 1760 a.C a província Shang governada por Chengtang conseguiu submeter as outras províncias sob o seu domínio.

Em meados do século XII a.C, os Chou vindos da região do Rio Wei invadiram e conquistaram o território chinês controlado pela Dinastia Shang. A Dinastia Chou foi a que mais durou no poder chinês, governando até o século III a.C. Neste periodo foi introduzido na China a metalurgia do ferro.

A Dinastia Chou entraria em colapso após inúmeras guerras movidas pela cobiça do poder Chinês entre os membros da família real chinesa, fato que fez com que o território se fragmentasse.

Em 221 a.C Quin Che Huang Ti conquista os reinos vizinhos e tornasse o Primeiro Imperador da China Unificada. Para melhor proteger o Império Chinês das invasões estrangeiras , Quin inicia a construção das famosas Muralhas da China. A Dinastia Quin chegaria ao fim com a morte de Che Huang Di.

Após a morte de Che Huang Ti, a Dinastia Han assume o poder chinês. Esta dinastia aumentou o domínio chinês a estender suas influencias sobre as regiões da Coreia, Mongólia e Vietnã. O mandarim passou a ser a língua oficial do império.

Devido ao comércio com o Ocidente dominado pela Civilização Romana, (Rota da Seda), surgiu na China uma nobreza interessada pela arte. Influenciados pelas obras dos filósofos Confúcio e Lao Tsé, os imperadores da Dinastia Han tentaram governar a China com sabedoria.

A Dinastia Han chegaria ao fim em 220. d.C, o Império Chinês seria sacudido pelos invasores mongóis somando a isso a as disputas internas que fizeram com que a China ficasse dividida em três reinos.

As outras Dinastias surgidas na China foram: Dinastia Jin, Dinastia Sui, Dinastia Tang, Dinastia Yuan, Dinastia Ming entre outras.

Em 1644 povos estrangeiros conquistam a China e fundaram a Dinastia Qing. Já no Século XIX O Império Qin tornou-se decadente e incapaz de libertasse da dominação ocidental, estrangeirtos que invadiram a China.

O Império Chinês buscando impor sua soberania sobre seu próprio território proibiu o comercio de opio na China iniciando uma guerra contra as nações ocidentais. Em 1840 a Inglaterra juntamente com outras potencias ocidentais vencem a China na Guerra do Opio. Derrotada a China teve que acatar as decisões estrangeiras que aumentaram ainda mais suas áreas de influencia no território chinês.

Em 1912 nacionalistas chineses liderados por Sun Yat Sen derrubam a Dinastia Qin e fundam a Primeira Republica Chinesa conquistando assim uma maior autonomia para China.

Nas décadas seguintes houve um desentendimento entre nacionalistas e comunistas da China, fato que desencadeou uma guerra civil que só terminaria em 1949 com a vitoria dos Comunistas liderados por Mao Tse Tung.

Atualmente a China é o pais mais populoso do mundo controlado por um governo agarrado aos preceitos do comunismo mas com economia capitalista.

Referência: Tao, Wang. Ecplorando a China. São Paulo. Atica, 1996.


Postado por allan gama às 17:30
4 comentários:
luiza disse...
muito legal esse blog, eu acho muito interesante e se possível quero q vc mande sempre atualizações pro me email:iza.nascoli@gmail.com.
bjusssss!

31/8/09
anahh disse...
muito bom amei!

3/9/09
arthur coutinho tavares disse...
muito legal esse blog, eu acho muito interesante e se possível quero q vc mande sempre atualizações pro me email:arthur_brabo@hotmail.com

15/9/09
neiva disse...
prefiro nao comentar.....

6/10/09

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.



Postagem mais recente Postagem mais antiga Início
Assinar: Postar comentários (Atom)


Receba Nossas Atualizações
Digite aqui o seu e-mail




Delivered by FeedBurner

Seguidores



Divulgue Nosso Selo

Arquivo do blog
▼ 2009 (41)
► Agosto (3)
Genghis Khan e o Império Mongol
Os Hunos
Esparta
▼ Julho (4)
Os Povos Bárbaros Germânicos
A Civilização Chinesa
Fogueiras da Inquisição Catolica
O Império Asteca
► Junho (5)
O Cristianismo
A Civilização Indiana
O Império Bizantino
A Civilização Islâmica
Civilização Cretense
► Maio (22)
O Império Inca
A Civilização Maia
As Pirâmides de Gizé no Egito
Os Jardins Suspensos da Babilônia
O Islamismo
O Budismo de Sidarta Gautama
O Templo de Ártemis
A Estátua de Zeus
O Mausoléu de Halicarnasso
O Farol de Alexandria
O Colosso de Rodes
As Sete Maravilhas do Mundo Antigo
A Civilização Romana
A Lenda da Fundação de Roma
Os Hebreus
O Código Hamurabi
O Império Macedônico
O Filósofo Aristóteles
A Civilização Persa
A Invenção da Escrita
Os Fenícios
Civilizações da Mesopotâmia
► Abril (7)
Os Caldeus
Os Assírios
Os Hititas
A Civilização Suméria
Amoritas fundadores da Babilônia
A Grécia Antiga
A Civilização Egípcia


TODOS OS DIREITOS DE COPYRIGHT RESERVADOS AO AUTOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas