quinta-feira, 3 de junho de 2010

190 - CIVILIZAÇÃO CHINESA

Choose a language Chinese Simplified Chinese Traditional Albanian Arabic Belarusian Bengali Bulgarian Cambodian Croatian Czech English Esperanto Filipino French German Greek Hausa Hebrew Hindi Hungarian Indonesian Italian Japanese Korean Laos Malay Mongol Myanmar Nepal Persian Polish Portuguese Pushtu Romanian Russian Serbian Sinhalese Spanish Swahili Tamil Thai Turkish Ukrainian Urdu Vietnamese Uygur Kazak Kirgiz LHASA KUMBA---------- Icelandic Dutch Norwegian Danish Finnish Swedish Estonian Lithuanian
Sobre CRI Sobre Dept.


Home Geral Economia Cultura Vida Esportes Chinês Webcast






Civilização chinesa tem cinco mil anos

2007-11-21 09:27:45 cri

A China foi fundada por Huang Di, o Imperador Amarelo, há mais de cinco mil anos, diz a lenda. Mas, para os arqueólogos, sem provas palpáveis, as lendas de tanto não passam, e os historiadores viam-se obrigados a aceitar como início da civilização chinesa a dinastia Xia, cerca do século XII. Assim, a Civilização Chinesa uma das quatro grandes civilizações antigas, teria tardado cerca de mil a mil e quinhentos anos a surgir, em comparação com as da Babilônia, Egito e Índia. No entanto, não faltaram historiadores que acreditaram que a história da civilização chinesa remonta, com efeito, a tempos muito mais recuados a como diz a lenda, cinco mil anos.

Com efeito, após anos de esforços dos arqueólogos descobriram, no oeste de Liaoning, uma série de vestígios da Cultura de Hongshan, incluindo um conjunto de altar, templo de deusa e cemitérios. Estas descobertas enviaram os investigadores, da bacia do Huanghe para a bacia do Xiliaohe, ao norte da cordilheira de Yanshan. A época lendária do Imperador Amarelo não era uma invenção, havia uma sociedade, uma civilização antiga, um estado, há mais de cinco mil anos, no oeste de Liangning! A Civilização Chinesa é afinal, como se cria, tão antiga como as da Babilônia, Egito e Índia.



A Cultura de Hongshan

Esta cultura, foi inicialmente descoberta nas proximidades de Hongshan---Montanha Vermelha---nos subúrbios de Chifeng, na Mongólia Interior. Assim foi designada Cultura de Hongshan. Os vestígios desta cultura, são duma imensa riqueza: cerâmicas vermelhas com motivos a preto, com marcas de corda, em ziguezague, impressas, quando o barro ainda se encontrava fresco , instrumentos agrícolas de pedra, lascada e polida, de grande dimensão, e utensílios de pedra, finos usados como instrumentos de corte. O arado e enxada de pedra, enormes testemunham do nível de desenvolvimento da agricultura desta cultura, que se encontra espalhada pela vasta região da bacia do Xiliaohe, Liaoning, norte da província de Hebei e leste da Mongólia Interior, datando aproximadamente de há seis mil anos a cinco mil anos. Esta data coincide com a época do Imperador Amarelo.

Descoberta na década de trinta do século passado, a Cultura de Hongshan constitui uma das importantes culturas arqueológicas do norte da China e sempre foi uma atração para muitos cientistas nacionais e estrangeiros. Mas sobre a localização das povoações e cemitérios, quase ignorada completamente até à década de setenta. Por isso, os círculos arqueológicos consideravam esta cultura uma cultura agrícola primitiva, desenvolvida sob a influencia da Cultura de Yangshao, na bacia do Huanghe (Rio Amarelo).

A partir do início dos anos setenta, na vasta região entre os rios Xar Morom, Laoha e Daling, nomeadamente Hutougou em Fuxin, Dongshanzui de Harqin Zuoyi e Niuheliang nas fronteiras dos distritos de Lingyuan e Jianping, foram descobertas as ruínas arquitetônicas e conjunto de cemitérios-altar, templo de deusa e túmulos. Descobriram-se figuras de barro representando deusas, cerâmicas pintadas, e esculturas de jade, de animais, representações do dragão, tartaruga, aves, cigarra, etc, enriquecendo grandemente o espólio da Cultura de Hongshan e abrindo novos campos de estudo. Uma reavaliação da Cultura de Hongshan está pois agora por fazer.



Leia mais Comentário


Post Your Comments
Your Name:

E-mail:

Comments:











Programa mais recente
2ª-Feira 3ª-Feira
4ª-Feira 5ª-Feira
6ª-Feira Sábado
Domingo
Noticiário (09-05-12)
Horário e Frequência
Minha música
Sua palavra
Correspondente Rio de Janeiro
60 Anos da Nova China






Rádio on Line
Semana no Esporte-Luis Zhao
Nos Ares da Cultura
-Inês
Sociedade Chinesa
-Luisinho
Viagem pela China-Silvia
Repórter da China
-Catarina
Encontro da CRI com seus Ouvintes
-Alexandra





Treze pandas gigantes filhotes se mudam para nova casa

Palácio de Verão

Templo de Céu







< E-Mail >




© China Radio International.CRI. All Rights Reserved.
16A Shijingshan Road, Beijing, China. 100040

TODOS OS DIREITOS DE COPYRIGHT RESERVADOS RADIO INTERNATIONAL.CRI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas