quinta-feira, 3 de junho de 2010

161 - CIVILIZAÇÃO INDIANA

MiniWeb Educação
10 anos com você
Home
Apresentação
Serviços
Mosaico
Cursos
Cadastro
Índia Clique aqui =========== Pré-História ... Antropologia ... Arqueologia ... Dinossauros ... Paleontologia ========= Idade Antiga ... Egito ... Mesopotâmia ... Roma ... India ... Grecia ... China ========== Idade Média ... Igreja ... Cruzadas ... Feudalismo ... Legado ... Os bárbaros ... Os árabes ... Os Magno ========== Id. Moderna ... Renascimento ... Descobrimentos ... Colonização ... Américas ... Reforma ... Absolutismo ... Legado ========== Id. Contemp. ... Rev. Francesa ... Ind. Américas ... Rev. Industrial ... Socialismo ... Imperialismo ... Guerras ... Guerra Fria ... Dias Atuais ============ Dúvidas




Aspectos históricos da Índia


Templo Kesava em Somnathpur - século XIII.

O subcontinente indiano foi berço de uma das mais antigas civilizações do mundo; desde tempos muito remotos seu território constituiu um atraente habitat para a vida humana. Os vestígios mais antigos de atividade humana na região remontam à idade da pedra. Por volta de 4000 a.C., depois da revolução neolítica na Mesopotâmia, os habitantes do extremo noroeste do subcontinente iniciaram a transição do estado nômade para o da agricultura sedentária. No terceiro milênio viviam em aldeias e praticavam um culto animista.

Dedicavam-se a uma agricultura incipiente e criavam gado. Fabricavam diversos tipos de cerâmica e ferramentas de cobre e bronze. Perto de 500 anos mais tarde ocorreu um grande salto com a criação da civilização do rio Indo ou de Harappa, nome derivado de uma de suas capitais. Floresceu durante mil anos (de 2500 a 1500 a.C.) e desapareceu misteriosamente. Uma das primeiras civilizações do mundo, maior por sua extensão do que as do Egito e da Suméria.

Os povos da civilização de Harappa conheciam o cobre, o bronze, o ouro, a prata e o chumbo e comerciavam com a Mesopotâmia. Tinham arte desenvolvida. A língua, de que se conservam perto de mil inscrições curtas ainda não decifradas, pertencia, ao que parece, à família dravídica. Seu declínio coincidiu com a invasão dos povos arianos, nômades da Ásia central, que arrasaram as planícies do noroeste da Índia.




Nos dois milênios compreendidos entre 1500 a.C. e o século VII da era cristã ocorreu a invasão dos arianos que, pelo Punjab, se infiltraram nas planícies do médio Indo e avançaram até o vale do Ganges.

A civilização védica (de Veda, o conhecimento sagrado) formou-se pela fusão dos arianos com os povos que viviam na planície indo-gangética. Os arianos, de pele clara e vinculados lingüisticamente a helenos, germanos e eslavos, defrontaram-se com uma civilização adiantada, homogênea e brilhante, com cidades e instituições estabelecidas, que dominaram pela força de suas armas superiores. Os invasores devastaram cidades e obras de arte, mas deixaram uma das coleções literárias mais extraordinárias do mundo, os Vedas, textos sagrados escritos em sânscrito, ao longo dos séculos, e divididos em quatro livros básicos, Rigveda, Yajurveda, Samaveda e Atharvaveda, e complementados por compilações de comentários: Brahmanas, Aranyakas e Upanishads.

Com o tempo, crenças não arianas foram incluídas nos sistemas religiosos e estabeleceu-se a divisão social em castas, que exerceu influência determinante no futuro desenvolvimento da Índia. Com o passar dos séculos, as quatro castas básicas subdividiram-se em milhares de outras. Ao longo dos séculos VI e V a.C., os principados converteram-se em monarquias e o comércio prosperou.

Desenvolveram-se duas grandes religiões que buscavam a salvação individual: o budismo, pelo ascetismo e a negação do desejo, e o jainismo, pela mortificação pessoal. Rejeitadas pelos brâmanes, as duas religiões foram propagadas pelos comerciantes e revolucionaram o meio intelectual do país.

Gautama Buda e Vardhamana Jnatriputra Mahavira, fundadores do budismo e do jainismo, são as principais figuras da época. Ao longo do milênio seguinte, o jainismo e o budismo difundiram-se largamente. As artes e o pensamento alcançaram grande esplendor, e a sociedade hierarquizou-se cada vez mais com a criação de milhares de castas; no nível inferior extremo ficavam os párias, ou intocáveis. Essa civilização complexa estendeu-se, nos impérios Mauria, de 321 a 185 a.C., e Gupta, de 320 a 540 da era cristã, até o Nepal, Himalaia, Tibet, Sião (atual Tailândia), Indonésia, Sri Lanka e o reduto dravídico do Deccan. Sob o domínio de Ciro o Grande e Dario I, os Persas anexaram a região do Indo.

Em 326 a.C., Alexandre o Grande dirigiu uma expedição que ocupou o Punjab e o Sind e anexou diversos reinos hindus. Candragupta Mauria, fundador do império Mauria, expulsou os gregos e tornou-se senhor de Mágada. Seu filho Bindusara e seu neto Açoka, o "rei monge", ampliaram e consolidaram o império, que se estendeu por toda a Índia. Açoka, o mais famoso dos imperadores indianos, foi budista fervoroso. A história de seu reinado consta da literatura sânscrita e está gravada em rochas e pilares espalhados pelo domínio. Com sua morte, o império entrou em desintegração, e em 185 a.C. o comandante-chefe das forças armadas, Pusyamitra Sunga, assassinou o último imperador mauria e fundou a dinastia Sunga. À queda do império Mauria seguiram-se diversas invasões estrangeiras.

No início do século II a.C. chegou Demétrio II, do reino grego de Bactria, sucedido por Menandro. A reação local confinou a presença grega ao Punjab. Com a morte de Menandro, o maior dos reis indo-gregos, o poderio helênico enfraqueceu-se e caiu sob os ataques dos citas, originários da Ásia central. Os citas associaram-se aos partas e mais tarde a eles se submeteram. O mais famoso soberano parta, Gondofares, reinou de 19 a 45 da era cristã. Citas e partos foram derrotados pelos kushans, provenientes da Ásia central e os mais poderosos invasores da época. Seu principal soberano foi Kanishka, fundador da segunda dinastia, que viveu no século I da era cristã e difundiu a doutrina budista pelo continente asiático. Seguiu-se um período obscuro da história política do país, em que as dinastias locais combateram a ocupação estrangeira. Os andhras dominaram o Deccan; o sul permaneceu sob o domínio tâmil; e no norte os bharasivas derrotaram os kushans.

O império indiano ressurgiu com a fundação da dinastia Gupta por Candragupta I no ano de 320. Seu filho e sucessor Samudragupta, que reinou de 330 a 380, ampliou e consolidou o império, que conheceu seu apogeu sob Candragupta II. Seu reinado marcou a idade de ouro da literatura sânscrita. O império Gupta terminou no final do século V, embora a família continuasse a governar por muitos séculos com autoridade reduzida. Seu fim foi determinado pela invasão dos hunos brancos ou neftalitas, que conquistaram a maior parte do país.

A dissolução do império Gupta, considerado o período da Índia clássica, conduziu à idade média indiana, na qual o país dividiu-se em centenas de estados independentes. Essa época, que se prolongou até o século XIII, caracterizou-se pelo triunfo dos guerreiros e o declínio dos comerciantes e pela perseguição aos fiéis do jainismo e do budismo. Os brâmanes recuperaram sua antiga autoridade religiosa e impuseram o hinduísmo sincrético que se formara com o tempo a partir de elementos védicos e pós-védicos, não arianos e por uma multiplicidade de cultos, práticas particulares e preceitos de pureza, não-violência e vegetarianismo, tomados do jainismo e do budismo.

O hinduísmo culminou na coexistência de três deuses máximos: Brahma, o criador do mundo, Vishnu, o conservador, e Shiva, o destruidor. Mais do que uma religião, o hinduísmo é uma ordem social e, sobretudo, o fundamento da civilização indiana, a tal ponto que conserva sua vitalidade na Índia contemporânea.

O islamismo entrou no país a partir da conquista de Sind, no século VI, e da fundação posterior de colônias mercantis na costa de Malabar, mas não logrou o domínio global do subcontinente.

Fonte: Numismática


Voltar - Sobe


COMPARTILHE A MINIWEB EDUCAÇÃO COM SEUS AMIGOS

Facebook Google LinkedIn MySpace Orkut Twitter

Web www.miniweb.com.br



Menu


Artes
Biblioteca
Ciências
Geografia
História
Literatura
Educadores
Informática
Cantinho Infantil
Entrevistas
3ª Idade
Cidadania
Restrito

Interação



Twitter


Sites Amigos

Carreira Fashion
Escola de Empreendedores
Emfils
NATO
Mosaico de Lembranças
Irmã Clara Fietz


Sobe

Copyright © 2000 - 2010 - MiniWeb Educação - Todos os direitos reservados - 03/06/2010 - 07:34:20

TODOS O0S DIREITOS DE AUTOR RESERVADOS A MINIWEB EDUCAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas