quinta-feira, 3 de junho de 2010

150 - CIVILIZAÇÃO INDIANA

Sign up
Use your Facebook login and see what your friends are reading and sharing.

Other login options
Login with Facebook

Signup
I don't have a Facebook account


email address (required)

create username (required)

password (required)

Send me the Scribd Newsletter, and occasional account related communications.
Privacy policy You will receive email notifications regarding your account activity. You can manage these notifications in your account settings. We promise to respect your privacy. Why Sign up?
Discover and connect with people of similar interests.
Publish your documents quickly and easily.
Share your reading interests on Scribd and social sites.


Already have a Scribd account?

email address or username
password
Trouble logging in?
Login Successful
Now bringing you back...



« Back to Login
Reset your password

Please enter your email address below to reset your password. We will send you an email with instructions on how to continue.

Email address:

You need to provide a login for this account as well.

Login:



Explore Community Search Books, Presentations, Business, Academics... Login
Sign Up | Log In

1First Page
Previous Page
Next Page
/ 5Zoom Out
Zoom In
Fullscreen
Exit Fullscreen
Select View Mode
View Mode
Book
Slideshow
ScrollReadcast
Add a Comment
Embed & Share
Reading should be social! Post a message on your social networks to let others know what you're reading. Select the sites below and start sharing.
Login to Add a CommentShare & Embed
Link / URL: Embed Size & Settings: Width: Auto Height: (proportional to specified width) Start on page: Preview View: Scroll Book Slideshow Tiled More share options
Add to Collections
Auto-hide: on
Ads by Google
Ganhe Cupom de R$ 100
Anuncie Grátis no Google AdWords
Leve Mais Visitantes Para Seu Site
www.cupomgoogleadwords.com.br


trajetória da civilização indiana tem início em 3300 a.C., período em que se encontram vestígios de um dos mais antigos centros urbanos formados nas proximidades do Rio Indo, as cidades de Harappa e Mohenjo Daro. No século XVI a.C., o território indiano foi alvo da ocupação de uma série de tribos nômades provenientes da região do atual Irã, comumente conhecidas como árias. Entre outras
regiões, os árias controlaram porções do território onde a civilização hindu fixou marcantes traços da cultura indiana. Índia Antiga Ruínas de Harappa A Esse período de ocupação marcou o início do Período Védico, que vai de 1500 a.C. até 500 a.C.. As grandes fontes documentais que narraram a história indiana nessa época são um conjunto de hinos religiosos conhecidos como Vedas. Esses hinos, todos eles escritos em sânscrito, se dividem em quatro partes: “Atharva-Veda”, “Sama-Veda”, “Yajur-Veda”, e “Rig-Veda”.
Outra fonte de conhecimento histórica também é encontrada nos “Brahmanas Upanichades”, que relatam o momento em que a civilização indiana conquista a Planície Indo-Gangética. Além de fazer menção à formação e expansão indiana, esses documentos também são de grande proveito na compreensão das influências culturais que dá origem à sociedade hinduísta. É justamente quando observamos a organização da sociedade indiana em castas.
O sistema de castas foi criado pelos sacerdotes brâmanes e tornou-se uma das bases da religião hindu. Essa forma de organização social só foi oficialmente abolida pela Constituição indiana em 1950. No entanto, apesar de proibido por lei, o sistema ainda sobrevive nos dias de hoje, principalmente nas áreas rural da Índia.
As castas organizaram a sociedade indiana durante vários séculos. Dentro desse modelo, a condição de um indivíduo é determinada pelo seu nascimento. Em cada uma das castas observamos o direito nato de exercer determinadas profissões definidoras do prestígio e da posição social. A casta superior é ocupada pelos brâmanes, líderes religiosos do povo indiano. Em contrapartida, a casta inferior é formada pelos párias, pessoas incumbidas de serviços considerados degradantes.
O sistema de castas (Varna) indiano é dividido de acordo com a estrutura do corpo de Brahma. As quatro principais castas são: • A boca (Brâmanes) representa os sacerdotes, filósofos e professores; • Os braços (Xátrias) são os militares e os governantes; • As pernas (Vaixás) são os comerciantes e os agricultores; • Os pés (Sudras) são os artesãos, os operários e os camponeses. A "poeira sob os pés" não foram originados do corpo de Brahma, por isso não pertencem às castas, mas tem um nome: são osDalit ou párias, chamados deintocáveis (a quem Mahatma Gandhi deu o nome deHarijan, "filhos de Deus"). Com o passar do tempo, vem acontecendo centenas de subdivisões, que não param de se multiplicar.
Ads by Google
Ganhe Cupom de R$ 100
Anuncie Grátis no Google AdWords
Leve Mais Visitantes Para Seu Site
www.cupomgoogleadwords.com.br

Mahavira e Siddhartha Gautama: os grandes líderes espirituais da Índia Antiga. No século VI a.C., o Período Védico é marcado por intensas transformações nos campos religioso e intelectual. É nessa época que notamos a profunda transformação empreendida por dois grandes líderes religiosos: Siddhartha Gautama e Mahavira. Ambos pregavam uma prática religiosa marcada pelo ascetismo e a constante reflexão espiritual. Siddharta Gautama foi responsável pela criação do budismo e Mahavira o precursor do jainismo.
No século seguinte, os hindus (nome pelo qual a civilização indiana era designada) sofreram com a expansão do Império Persa. Sob a liderança dos reis Ciro I e Dario I, diversas regiões da atual Índia foram controladas pelos persas. No século IV a.C., os macedônicos – liderados por Alexandre, O Grande – venceram os persas na Batalha de Gaugamela e, dessa forma, passaram a controlar algumas regiões da Índia como o Porus e Taxila.
Com a divisão dos territórios alexandrinos, um novo império viria a se consolidar na Índia: o Império Mauria.
Inicialmente liderados por Candragupta Mauria, os maurias expulsaram os gregos do território indiano exercendo controle sobre o território de Mágada. Nos governos de Bindusara (298 a 272 a.C) e Açoka (272 - 232 a.C), novas regiões vieram a ser anexadas pela política expansionista patrocinada por esses dois monarcas.
No breve período em que se consolidou na história indiana, o Império Mauria foi responsável por um considerável número de obras públicas que incentivaram a agricultura e o comércio. Diversas obras de irrigação possibilitaram o desenvolvimento de uma próspera economia agrícola rigidamente controlada pelo Estado. Prisioneiros de guerra e camponeses eram obrigados a explorar terras pertencentes ao Estado, e as atividades comerciais eram mantidas com os gregos, persas, malaios e mesopotâmicos.
A crise do Império Mauria possibilitou a invasão de outros povos. No século II a.C., o Reino de Bactria controlou a porção oriental do antigo Império Macedônico, sob a liderança de Demétrio II. Em 80 a.C., os sakas, povo oriundo da Ásia Central, realizaram a expulsão dos gregos do território indiano e controlaram a região do Punjab. Nesse período diversos reinos dividiram a Índia, os andhras, sungas, tâmiles, bharasivas e kushans.
Depois de um período de grande instabilidade política, a Índia viveu um novo processo de centralização política com a ascensão do Império Gupta, no século IV. O Taj Mahal, mausoléu da esposa de um imperador mongol do século XVII, foi construído por cerca de 20.000 trabalhadores de 1631 a 1648 em Agra, cidade no norte da Índia. Este enorme edifício rematado com cúpulas foi construído em estilo indo-islâmico, onde se usou mármore branco e gemas incrustadas. Em cada esquina há um minarete e as paredes exteriores são adornadas com passagens do Alcorão, o livro sagrado dos muçulmanos. Os corpos do imperador e de sua esposa jazem em uma cripta.
Atualmente ele é uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno. Fontes:
http://www.brasilescola.com/historia/india-antiga.htm
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL67683-5602-9420,00.html
http://www.historiadomundo.com.br/indiana/civilizacao-indiana/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Castas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_castas_da_%C3%8Dndia
Projeto Araribá: História. São Paulo: Moderna, 2006. Págs. 110 à 116.

ATIVIDADES 1. A civilização indiana teve seu início com a civilização harapense às margens do Rio Indo, onde hoje é o Paquistão. As principais cidades que se destacaram foram Hapara e Mohenjo-aro. Os produtos agrícolas que cultivavam eram: trigo, cevada algodão, etc. E as divindades adoradas eram a Deusa-mãe e o minotauro. No século XVI esse território foi aos poucos ocupado pelos árias.
a) Quem eram os árias? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ b) O que fizeram ao ocuparem o território indiano? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 2. Relacione: (1) Brâmanes ( ) Escravos (2) Xátrias ( ) Sacerdotes (3) Sudras ( ) Nobres e guerreiros (4) Párias ou intocáveis ( ) Camponeses, mercadores e artesãos (5) Vaixás ( ) Senhores Feudais ( ) Pessoas consideradas impuras 3. Leia o texto e responda: ATENÇÃO !!!
Vai sobrar 1 ( ) em
branco.
Relacione cada item
apenas uma vez.

A dificuldade da documentação “Desde o segundo milênio a. C., as tradições
indianas têm sido transmitidas de forma ininterrupta.
Dado que esta transmissão tem sido principalmente
oral, só nos resta um testemunho imperfeito deste
longo e rico desenvolvimento: alguns períodos [...] se
encontram escassamente documentados; grande parte
desta documentação se perdeu de maneira
irrecuperável”

ZIMMER, Heinrich. Mitos y símbolos de la India. 2. ed. Madrid: Siruela, 1997. p. 21. a) Segundo o texto, qual tem sido o principal
meio de transmissão das antigas tradições
indianas?

____________________________________ b) Qual a dificuldade que esse fato traz para o conhecimento histórico da Índia antiga?
____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________

4. Observe o Deus Brahma e preencha as lacunas, releia o texto de apoio ATENÇÃO! Não escreva as partes do corpo do deus nas lacunas. a) Os xátrias eram os___________________ e_______________________.
b) Aqueles que cuidavam da religião eram conhecidos por_________________ ou________________.
c) Os camponeses, os mercadores e os artesãos tinham o nome de___________________.
d) Sudras era o nome que se dava aos_______________________.
e) Aqueles que não saíam do corpo do Brahma eram os___________________ ou_______________.

5. Complete o informe sobre osintocáveis da sociedade indiana: Intocáveis sofrem grande discriminação social O sistema de___________________ tornou-se uma das bases da religião______________ . Mesmo atualmente proibido por lei, o sistema ainda sobrevive, principalmente na área ______________________da Índia. A existência dos __________________________________ é um
exemplo de discriminação social. Segundo a tradição hindu, quem tocar umintocável, deve fazer um
intenso ritual de purificação para livrar-se da sujeira que se acredita ter ointocável.

Civilização da India Antiga
Texto e atividades simples sobre a Índia antiga para o 6º ano.
Reads:10,796
Uploaded:05/17/2009Category:School Work > Study Guides, Notes, & Quizzes Rated:(4 Ratings)tricia154

Ads by Google
Ganhe Cupom de R$ 100
Anuncie Grátis no Google AdWords
Leve Mais Visitantes Para Seu Site
www.cupomgoogleadwords.com.br


Reading just got better!
Welcome to Scribd's new HTML5 reading experience.

Learn more
Change your reading preferences

Share & Embed
Link / URL: Embed Size & Settings: Width: Auto Height: (proportional to specified width) Start on page: Preview View: Scroll Book Slideshow Tiled More share options
Related
2 p. O Populismo na América LatinaA cr...

Reads: 242
1 p. Projects to Continue

Reads: 13
1 p. LID:LCG - NDB RWY 35 (1006)

Reads: 0
3 p. empty-table

Reads: 0
12 p. Spring 2004 River Ties

Reads: 0
4 p. 7250 Ringtones Blackberry 7250

Reads: 0
1 p. Buy Order Purchase Zinc-sulfate On...

Reads: 0
3 p. ESL/EFL Lesson Plan: Possessive Pr...

Reads: 0
7 p. Comprehensive Test 24.10.05 SOL

Reads: 0
4 p. cialis-cjcpqbib

Reads: 0
4 p. Cialis Message Board

Reads: 0
3 p. Bulk Ringtone

Reads: 0
1 p. Past

Reads: 0
3 p. Free Gay Dating Site. New Gay Free...

Reads: 0
3 p. Valium Gaba. 5mg Valium. Valium 10...

Reads: 0
4 p. Susan Doyle Britain's Got Talent

Reads: 0

More from this user
3 p.Feudalismo_01

From: tricia154

Reads: 472
1 p.Feudalismo_02

From: tricia154

Reads: 333
400 p.Apostila SEED Historia

From: tricia154

Reads: 317
7 p.Plano de Curso 7 Ano Historia A...

From: tricia154

Reads: 3,154
7 p.Plano de Curso Historia Arariba...

From: tricia154

Reads: 3,486
49 p.Eni Orlandi Analise Discurso

From: tricia154

Reads: 1,951
8 p.Jornal Philia 30

From: tricia154

Reads: 197
8 p.Jornal Philia 31

From: tricia154

Reads: 242
31 p.ECA Ilustrado

From: tricia154

Reads: 2,331
1 p.Novo Quadro de Vagas 17 09 2009

From: tricia154

Reads: 384
7 p.Malleus Maleficarum Rose Introd...

From: tricia154

Reads: 142
17 p.Revolucao Russa

From: tricia154

Reads: 1,665
1 p.quadrodevagas_br

From: tricia154

Reads: 299
2 p.As tendências pedagógicas e os ...

From: tricia154

Reads: 1,723
5 p.AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS PEDAGÓ...

From: tricia154

Reads: 5,080
1 p.Quadro síntese das tendências p...

From: tricia154

Reads: 7,757
5 p.Civilização da India Antiga

From: tricia154

Reads: 11,021
44 p.Idade Media - Prof Ten Celso

From: tricia154

Reads: 2,085
3 p.Índios do Brasil

From: tricia154

Reads: 4,364
9 p.Feudalismo

From: tricia154

Reads: 10,324
16 p.Baixa Idade Media

From: tricia154

Reads: 3,697

Login to Add a Scribble

000414114 read this 2 days ago
Learn more about Readcast.
ovidiams read this 05 / 21 / 2010
Learn more about Readcast.
flavia.gss8021 read this 05 / 18 / 2010
Learn more about Readcast.
joserobson read this 05 / 15 / 2010
Learn more about Readcast.
luanaaguiarf read this 05 / 14 / 2010
Learn more about Readcast.
dinito1981 read this 05 / 13 / 2010
Learn more about Readcast.
Ads by Google
Ganhe Cupom de R$ 100
Anuncie Grátis no Google AdWords
Leve Mais Visitantes Para Seu Site
www.cupomgoogleadwords.com.br


Print this document
High Quality
Open the downloaded document, and select print from the file menu (PDF reader required).

Browser Printing
Coming soon!

Print this document
High Quality
Open the downloaded document, and select print from the file menu (PDF reader required).

Browser Printing
Coming soon!

Your download will begin shortly...
But first, we need a bit more information. Import more of your profile information from Facebook to help use find more content that you'll be interested in and build your social network on and off Scribd.
No, thanks
Your download will begin shortly...
But first, we need a bit more information. Import more of your profile information from Facebook to help use find more content that you'll be interested in and build your social network on and off Scribd.
No, thanks
Ads by Google
Ganhe Cupom de R$ 100
Anuncie Grátis no Google AdWords
Leve Mais Visitantes Para Seu Site
www.cupomgoogleadwords.com.br



Ads by Google Search Books, Presentations, Business, Academics... Scribd
About
Press
Jobs
Contact
Blog
Scribd Store
Legal
Terms - General
Terms - API
Terms - Privacy
Copyright
Help & Tools
Getting Started
Community Guidelines
Support & FAQ
Web Stuff
Partners
Partners / Publishers
Branded Reader
Developers / API
Subscribe to Us
On Scribd
On Twitter
On Facebook
Enter your email address:
or
What's New
We have updated our Terms of Service
Branded Reader
Multi-file Uploader

TODOS 0OS DIREITOS DE AUTOR RESERVADOS A SCRIBD.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas