domingo, 7 de outubro de 2012

ALEXANDRE HERCULANO

Please read:


a personal appeal from

Wikipedia founder Jimmy Wales

Leia agora Alexandre HerculanoOrigem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.Ir para: navegação, pesquisa Alexandre Herculano



Veja também...

Artigo na Wikipédia

Trabalhos no Wikisource



Alexandre Herculano de Carvalho e Araújo, (28 de março de 1810, em Lisboa, Portugal — 13 de setembro de 1877, em Vale de Lobos, Santarém, Portugal), escritor romântico e historiador português. É um dos grandes escritores da geração romântica, desenvolvendo os temas da incompatibilidade do homem com o meio social e experienciando a dimensão ética do escritor face à incompreensão do mundo.





--------------------------------------------------------------------------------





Azulejos com frases de Alexandre Herculano, in Centro Cultural Rodrigues de Faria, Forjães, Esposende, Portugal.









[editar] Obras"o erro vulgar consiste em confundir o desejar com o querer. O desejo mede obstáculos; a vontade vence-os."

- Da origem e estabelecimento da Inquisição em Portugal: tentativa historica, Tomo III - Página 46, de Alexandre Herculano - Publicado por Imprensa Nacional, 1859

"Dai às paixões todo o ardor que puderdes, aos prazeres mil vezes mais intensidade, aos sentidos a máxima energia e convertei o mundo em paraíso, mas tirai dele a mulher, e o mundo será um ermo melancólico, os deleites serão apenas o prelúdio do tédio".

- Eurico, o Presbítero, Prólogo (1843)

"Tal era a forma primitiva e singela de um espectáculo de eras barbaras, que a civilização, desenvolvendo-se gradualmente por alguns séculos, ainda não pode desterrar da Península, e que nos conserva na fronte o estigma de bárbaros, embora tenhamos procurado esconder esse estigma debaixo dos ouropéis e pompas da arte moderna e pleitear a nossa vergonhosa causa perante o tribunal da opinião da Europa com sofismas pueris e ineptos".

- Em O Bobo, apêndice, Bertrand, 1878, p. 319. (sobre as touradas).

"A tauromaquia e a lavoura com gado bravo são duas barbaridades que mutuamente se auxiliam e que roubam anualmente a uma agricultura sensata grande porção dos nossos terrenos de aluvião, isto é, dos nossos terrenos mais produtivos".

- Jornal do Comercio, 15 de Setembro de 1874.

[editar] Atribuídas"O que seria do mundo sem a mulher. Dai às paixões todo o ardor que puderes, aos prazeres mil vezes intensidade, aos sentidos a máxima energia e convertereis o mundo em paraíso, mas tirai dele a mulher, e o mundo será um ermo melancólico, os deleites serão apenas prelúdio do tédio."

- Alexandre Herculano citado em "Mil Beijos Em Frases: Gotas de Sabedoria Para Indicar Caminhos" - Página 75, Jacqueline Shor - Nobel, 1999, ISBN 8521311184, 9788521311188 - 128 páginas

Obtida de "http://pt.wikiquote.org/w/index.php?title=Alexandre_Herculano&oldid=128244"

Categorias: PessoasEscritores de PortugalFerramentas pessoais

Criar contaAutenticaçãoEspaços nominais

ArtigoDiscussãoVariantesVistas

LerEditarVer históricoAcções

Pesquisa

Navegação

Página principal

Portal comunitário

Esplanada

Mudanças recentes

Artigo aleatório

Ajuda

Donativos

FerramentasArtigos relacionados

Alterações relacionadas

Páginas especiais

Versão para impressão

Link permanente

Citar esta página

Esta página foi modificada pela última vez às 13h44min de 25 de Março de 2012.

Este texto é disponibilizado nos termos da licença Creative Commons - Atribuição - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Para mais detalhes, consulte as Condições de Uso.

Política de privacidadeSobre o WikiquoteRenúncias geraisVersão móvel   COPYRIGHT WIKIQUOTE - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas