quinta-feira, 4 de outubro de 2012

A FILOSOFIA NO MUNDO

Please read:


a personal appeal from

Wikipedia founder Jimmy Wales

Leia agora Filosofia naturalOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.



A Filosofia da Natureza também denominada de Filosofia Natural é a parte da filosofia que trata do conhecimento das primeiras causas e dos princípios do mundo material. Diversamente das disciplinas científicas (ciência), não busca uma descrição dos fenômenos da natureza mas procura chegar à essência dos entes que possuem corpo, tem por objeto formal o ser das coisas corpóreas.



A Filosofia Natural foi denominada por Aristóteles de "fisica", por estudar os seres físicos, Christian Wolff a denominou de "cosmologia" por estudar o Cosmos sob o seu aspecto filosófico. A Metafísica, a Antropologia Filosófica e a Teologia Natural apoiam-se na Filosofia da Natureza para alcançar os seus objetos, pois todas o atingem com mais facilidade partindo do "ente sensível", das coisas materiais existentes para depois chegar ao conceito de "ser", ao conhecimento do homem e à demonstração racional da existência de Deus.



A filosofia natural foi um termo introduzido pelos antigos gregos para indicar o estudo objectivo da natureza e do universo físico e que foi usado até o desenvolvimento da ciência moderna. Dentre os pensadores gregos, Aristóteles destaca-se por suas especulações e investigações na Filosofia Natural, embora antes dele pode-se apontar os filósofos pré-socráticos Leucipo e Demócrito como importantes propositores de especulações teóricas em Filosofia Natural, tais como o Atomismo.



Durante o período medieval, a Teologia preponderou sobre a Filosofia, embora certos progressos filosóficos tenham sido realizados. Roger Bacon, por exemplo, foi neste período um verdadeiro precursor do rumo que tomaria a Filosofia Natural séculos mais tarde, destacando-se do tronco da Filosofia e tornando-se a Ciência.



Após o Renascimento, a Filosofia Natural assume uma vertente experimentalista baseada em métodos, sob influência de filósofos como Francis Bacon e René Descartes. Estas propostas metodológicas, aliadas ao sucesso de investigadores como Johannes Kepler e Galileu Galilei, estabelecem os alicerces do que seria a Revolução Científica do século XVII. A primeira construção teórica mais ampla e coerente, matematicamente estruturada, passível de testes e com poder de previsão, foi a Física de Isaac Newton, na segunda metade do século XVII. Interessante notar o título de sua principal obra, Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, no qual observa-se a classificação de seu trabalho dentro da Filosofia Natural. Portanto, embora a história considere o advento da Física Newtoniana um marco para a ciência moderna, tanto Newton quanto outros cientistas da época ainda denominavam o que estavam fazendo de Filosofia Natural.



Segundo Manuel Morente, "uma ciência se desprendeu do velho tronco da filosofia quando conseguiu cirscunscrever um pedaço no imenso âmbito da realidade, defini-lo perfeitamente e dedicar exclusivamente sua atenção a essa parte, a esse aspecto da realidade."



Na medida em que a Ciência firmou-se como ramo independente, a Filosofia passa a tentar compreendê-la mais profundamente, ao modo do que faz com qualquer aspecto da realidade. Os ramos da Filosofia dedicados a esta tarefa são a Lógica e a Epistemologia, e posteriormente a moderna Filosofia da Ciência.



Assim, pode-se dizer que a Filosofia Natural rendeu como frutos diretamente a Ciência Moderna, e indiretamente outros ramos da Filosofia que se dedicam à compreensão da Ciência.



[editar] Ver tambémCiência medieval







Portal de história da ciência. Os artigos sobre história da ciência, tecnologia e medicina.

[editar] BibliografiaMORENTE, G. Garcia; Fundamentos de Filosofia. Editora Mestre Jou; 8a Edição; São Paulo, SP, 1980, p. 30.

Martins Filho, Ives Gandra da Silva. Manual esquemático de filosofia. 3ª ed., São Paulo: LTr., 2006. ISBN 85-361-0825-8.

Este artigo sobre filosofia / filósofo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Filosofia_natural&oldid=31915365"

Ver avaliaçõesAvaliar esta página

Avaliar esta página

Avaliações

O que é isto?Avaliações médias atuais

Credibilidade



Boa em fontes fidedignasImparcialidade



Profundidade



Redação



Conheço este assunto muito profundamente (opcional)

Tenho estudos relevantes do secundário ou universidadeFaz parte dos meus conhecimentos profissionaisÉ uma das minhas paixões pessoaisA fonte do meu conhecimento não está listada aqui Gostava de ajudar a melhorar a Wikipédia; enviem-me um e-mail (opcional) Irá receber uma mensagem de confirmação por e-mail. O seu endereço de e-mail não será partilhado com ninguém. declaração de confidencialidade dos comentáriosEnviar avaliações



GravadoAs suas avaliações não foram enviadasAs suas avaliações expiraramVolte a avaliar esta página e envie as novas avaliações, por favor.

Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde, por favor.

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Por favor, dedique um momento a responder a um pequeno inquérito.Começar inquéritoTalvez mais tarde

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Queria criar uma conta?Uma conta permite-lhe seguir as suas edições, participar nos debates e fazer parte da comunidade.Criar contaouAutenticaçãoTalvez mais tarde

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Sabia que pode editar esta página?Editar esta páginaTalvez mais tarde Categorias: FilosofiaCiênciaHistória da ciênciaFilosofia da naturezaCategorias ocultas: !Artigos a revisar!Esboços maiores que 5000 bytes!Esboços sobre filosofiaFerramentas pessoais

Criar contaEntrarEspaços nominais

ArtigoDiscussãoVariantesVistas

LerEditarVer históricoAções

Busca

Navegação

Página principal

Conteúdo destacado

Eventos atuais

Esplanada

Página aleatória

Portais

Informar um erro

ColaboraçãoBoas-vindas

Ajuda

Página de testes

Portal comunitário

Mudanças recentes

Estaleiro

Criar página

Páginas novas

Contato

Donativos

Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressão

FerramentasPáginas afluentesAlterações relacionadasCarregar ficheiroPáginas especiaisLigação permanenteCitar esta páginaAvaliar esta página

Noutras línguasالعربية

Български

বাংলা

Català

کوردی

Dansk

Deutsch

English

Esperanto

Español

Eesti

Suomi

Français

Galego

Bahasa Indonesia

Italiano

日本語

ქართული

한국어

Nederlands

‪norsk (bokmål)‬

Polski

Română

Русский

සිංහල

Svenska

Türkçe

Українська

მარგალური

中文

Esta página foi modificada pela última vez à(s) 12h22min de 22 de agosto de 2012.

Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.

Política de privacidadeSobre a WikipédiaAvisos geraisVersão móvel     COPYRIGHT WIKIPÉDIA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas