quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

LUIS XV DA FRANÇA

Luís XV de FrançaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Se procura o estilo decorativo da mesma época, veja Estilo Luís XV.
Luís XV

Rei de França e de Navarra

Luís XV O Bem Amado
Governo
Reinado 1 de Setembro de 1715 - 10 de maio de 1774
Coroação 25 de outubro de 1722
Rainha Maria Leszczynska
Consorte Maria Leszczynska
Antecessor Luís XIV da França
Herdeiro Luís XVI da França
Luís de França
Sucessor Luís XVI da França
Casa Real Casa de Bourbon
Dinastia Casa de Bourbon
Títulos Rei de França e de Navarra, Co-príncipe de Andorra, Conde da Provença, Conde de Valentinois, Conde de Diois, Conde de Barcelona, Conde de Cerdagne, Conde de Rousillon, Conde de Forcalquier e das ilhas adjacentes e Delfim do Viennois.
Vida
Nome completo Louis de Bourbon
Nascimento 15 de Fevereiro de 1710
Versalhes
Morte 10 de Maio de 1774 (64 anos)
Versalhes
Esposas Maria Leszczynska
Filhos Isabel
Henriqueta
Maria Luísa
Luís
Felipe
Adelaide
Vitória
Sofia
Teresa
Luísa
Pai Luís, o grande delfim de França
Mãe Maria Adelaide de Savoia
Assinatura Assinatura de Luís XV de França
ver
Luís XV de Bourbon, o Bem-Amado (Versalhes, 15 de fevereiro de 1710 – Versalhes, 10 de maio de 1774), rei da França (1715-1774), filho de Luís, duque da Borgonha, e bisneto de Luís XIV, a quem sucedeu. Após seu falecimento por varíola foi sucedido pelo neto Luís XVI.


Luís XV quando criança, em 1712, vestido como uma menina. Na época, era costume vestir assim garotos muito novos da aristocracia.Tinha apenas cinco anos quando o trono ficou vago com a morte de Luís XIV. O reino teve dois regentes enquanto o príncipe não atingia a maioridade: Filipe (duque de Orléans), sobrinho de Luís XIV e, depois, o duque de Bourbon, que o fez casar-se com Maria Leszczynska, princesa da Polônia.

Índice [esconder]
1 Juventude
2 Governo
3 Descendência
4 Ligações externas

[editar] JuventudeDe acordo com a tradição real francesa, de que os príncipes deviam ser colocadas sob os cuidados dos homens quando eles chegassem ao seu sétimo aniversário, Luís foi separado de sua governanta, Madame de Ventadour, em fevereiro de 1717, e posto sob os cuidados de François de Neufville, Duque de Villeroi, que havia sido designado como seu tutor segundo a vontade de Luís XIV de agosto de 1714. O duque de Villeroi serviu sob a autoridade formal do duque de Maine, que estava encarregado de supervisionar a educação do rei. Ele foi auxiliado por Fleury (que viria a ser cardeal de Fleury), que serviu como tutor do rei.

Como seu tutor, Fleury deu-lhe uma excelente educação. Luís foi ensinado por professores de renome, como o geógrafo Guillaume Delisle. Luís XV tinha uma personalidade curiosa e de mente aberta. Ele era um ávido leitor, e desenvolveu um gosto eclético. Mais tarde, Luís XV defendeu a criação de departamentos de Física (1769) e mecânica (1773) no Collège de France.

Durante a Regência de Filipe (duque de Orléans), em consonância com suas promessas, favoreceu a nobreza (aristocracia) que tinha sido privada de influências e poder no governo durante o reinado de Luís XIV. Ele estabeleceu o chamado Polisínodo (15 de Setembro 1715) , uma estrutura de conselhos qie teve vida curta e que deu maior possibilidade para a aristocracia tomar parte nas decisões governamentais. Ele concluiu uma aliança com a Grã-Bretanha e a Holanda em 1717 (Tríplice Aliança), em um esforço para evitar que Filipe V de Espanha reivindicasse a coroa da França se o jovem Luís XV morresse.

Confrontado com uma total falta de competência da aristocracia nos assuntos do governo, o regente reverteu o sistema de polisínodos para a organização monárquica de governo que existia no reinado de Luís XIV e, em 1718, reintegrou as secretários de Estado. O Cardeal Dubois, confidente do Regente, foi nomeado primeiro-ministro em 1722. Em uma tentativa de recuperar as finanças francêsas, a regência tentou uma série de experimentos financeiros originais, destacando-se o que deu origem ao regime inflacionário do famoso John Law. O estouro da bolha especulativa acionária e financeira alimentada pelo sistema de Law trouxe a ruína de muitos aristocratas e burgueses.

[editar] GovernoLuís XV destituiu o duque, que se tornara impopular, e escolheu, em 1726, seu antigo preceptor, o cardeal de Fleury (1726-1743), para governar. Este engajou a França na guerra da Sucessão da Polônia (1733-1735), que terminou com o Tratado de Viena (1738) e a aquisição do ducado de Lorraine, e na guerra da Sucessão da Áustria, em aliança com Frederico II da Prússia, até o final das hostilidades com a paz de Aix-la-Chapelle (1748). Após a morte de Fleury, em 1743, Luís, exibindo amantes oficiais — Mmes de Châteauroux, de Pompadour e du Barry, com quem ele esbanjou enormes quantias de dinheiro - decidiu governar sem primeiro-ministro, assumindo verdadeiramente o poder, mas provou ser um rei fraco, que reduziu o prestígio da monarquia francesa tanto interna quanto externamente. Dirigiu, sobretudo, as relações exteriores.

Apesar de tradicionalmente ser conhecido como homem voltado ao prazer e aos caprichos, Luís XV fez destacar o Reino no plano intelectual e das artes. Entre as amantes do rei, destacou-se a marquesa de Pompadour, que o influenciou fortemente, sobretudo na área da política externa. A extravagância da corte e o alto custo da guerra absorveram todos os recursos da França e os esforços de racionalizar o sistema tributário fracassaram.

Empreendida, como decorrência da "revogação das alianças", para pôr em xeque os desígnios ambiciosos da Prússia e da Inglaterra, a guerra dos Sete Anos (1756-1763) resultou (apesar do Pacto de Família concluído por Choiseul em 1761 entre os quatro ramos da casa de Bourbon) na perda das possessões na Índia e no Canadá (Tratado de Paris de 1763).


Luís XV, o Bem-Amado.
Luís XVLuís XV levou a cabo uma dura campanha de perseguição aos protestantes quando iniciou o seu governo. A política religiosa do rei provocou a oposição do Parlement de Paris, que obteve a dissolução da Companhia de Jesus (1764) mas, por outro lado, fracassou em realizar reformas.

Em termos sociais, no campo os agricultores tinham baixíssimos rendimentos e os privilégios ainda eram pertença de uma minoria de nobres e do alto clero. O monarca propôs reformas fiscais relativamente a estes privilégios, mas de uma forma autoritária, o que veio a reflectir-se negativamente, porque se voltaram contra si quer os privilegiados quer as facções contrárias ao absolutismo.

O agravamento da situação teve origem na política externa da França: a rivalidade com os Habsburgos e as necessidades impostas pela expansão marítima. O monarca não soube gerir simultaneamente com sucesso estes dois assuntos, dado que perdeu quase todos os territórios ultramarinos no Tratado de Paris, conseguindo no entanto fazer uma aliança com os Habsburgos contra a Prússia. O duque de Choiseul tentou restaurar a ordem, procurando soluções para os danos causados pela Guerra dos Sete Anos. Ele reorganizou a marinha e o exército, anexou a Lorena e a Córsega, mas, excessivamente favorável ao Parlement, teve de ceder seu lugar ao triunvirato constituído por Maupeou, Terray e d'Aiguillon (1770-1774). Sua profecia, "depois de mim, o dilúvio", cumpriu-se, duas décadas mais tarde, com a queda da monarquia francesa.

Maupeou suprimiu os parlamentos e substituiu-os por conselhos; Terray reorganizou as finanças; d'Aiguillon não conseguiu impedir a partilha da Polônia. Essa tentativa de reforma provocou a a oposição dos parlamentares, que foram banidos e em seu lugar foi convocado, em 1771, um Parlement submisso. Os últimos anos do reinado foram marcados por uma recuperação interna e pelo revigoramento da aliança com a Áustria. O reinado viu a prosperidade da aristocracia e da opulenta burguesia, apesar de o país estar à beira da bancarrota. O fracasso do rei em solucionar os assuntos financeiros fez com que ele deixasse para seu sucessor, Luís XVI, um governo insolvente.

[editar] DescendênciaDo seu casamento com Maria Leszczyńska, princesa da Polônia, teve os seguintes filhos:

Isabel (1727 – 1759), Madame ou Madame Première (depois Madame Infante)
Henriqueta (1727 – 1752), Madame Seconde (depois Madame Henriette e Madame)
Maria Luísa (1728-1733), Madame Troisième
Luís, o Delfim (1729 – 1765)
Filipe (1730-1733), Duque de Anjou
Adelaide (1732 – 1800), Madame Quatrième (depois Madame Troisième, Madame Adélaïde e Madame)
Vitória (1733 – 1799), Madame Quatrième (depois Madame Victoire)
Sofia (1734 – 1782), Madame Cinquième (depois Madame Sophie)
Teresa (1736-1744), Madame Sixième (depois Madame Thérèse)
Luísa (1737 – 1787), Madame Septième (depois Madame Louise)
[editar] Ligações externasO Commons possui multimídias sobre Luís XV de França


Precedido por
Luís XIV Rei de França


1715-1774 Sucedido por
Luís XVI
Precedido por
Luís de Bourbon
Duque da Bretanha Delfim de França


1712 — 1715 Sucedido por
Luís de Bourbon
Este artigo sobre reis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

[Expandir]v • eMonarcas de França
França Medieval
Casa de Capeto Hugo Capeto • Roberto II • Henrique I • Filipe I • Luís VI • Luís VII • Filipe II • Luís VIII • Luís IX • Filipe III • Filipe IV • Luís X • João I • Filipe V • Carlos IV
França Medieval
Casa de Valois Filipe VI • João II • Carlos V • Carlos VI • Carlos VII • Luís XI • Carlos VIII
Idade Moderna Francesa
Casa de Valois Luís XII • Francisco I • Henrique II • Francisco II • Carlos IX • Henrique III
Idade Moderna Francesa
Casa de Bourbon Henrique IV • Luís XIII • Luís XIV • Luís XV • Luís XVI • Luís XVII (de jure)
Primeiro Império Francês
Casa de Bonaparte Napoleão I
I Restauração dos Bourbon
Casa de Bourbon Luís XVIII
Cem Dias
Casa de Bonaparte Napoleão I • Napoleão II
II Restauração dos Bourbon
Casa de Bourbon Luís XVIII • Carlos X • Luís XIX • Henrique V
Monarquia de Julho
Casa de Orléans Luís Filipe I
Segundo Império Francês
Casa de Bonaparte Napoleão III


Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Lu%C3%ADs_XV_de_Fran%C3%A7a&oldid=28450071"
Categorias: Reis da FrançaMonarcas católicos romanosDuques d'AnjouCasa de BourbonDelfins de FrançaSepultados na Basílica de Saint-DenisMortos em 1774Monarcas da Casa de BourbonDescendentes de Luís XIV da FrançaCategorias ocultas: !Páginas com ficheiros inexistentes!Esboços maiores que 10000 bytes!Esboços sobre reis!Artigos destacados na Wikipédia em italiano
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAragonés العربية مصرى Беларуская Български Brezhoneg Bosanski Català Česky Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti فارسی Suomi Français Frysk Gaeilge Gàidhlig עברית Hrvatski Magyar Bahasa Indonesia Ido Italiano 日本語 ქართული 한국어 Latina Lëtzebuergesch Македонски मराठी Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Occitan Polski Română Русский Simple English Slovenčina Slovenščina Shqip Српски / Srpski Svenska ไทย Türkçe Українська Vèneto Tiếng Việt Yorùbá 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 21h49min de 21 de janeiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas