sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

IVAN V DA RÚSSIA

Ivan V da RússiaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ivan V

João V Alekseyevich Romanov
Governo
Reinado 1682–1696
Antecessor Teodoro III
Sucessor Pedro I
Vida
Nascimento 1666
Morte 1696
ver
João V Alekseyevich Romanov (em russo: Иван V Алексеевич) (1666 - 1696) foi um tsar do Império Russo e protetor da Igreja Ortodoxa Russa. Na época de João V, Moscou era considerada a cidade sagrada da Ortodoxia, e a Rússia era concebida como a Santa Rússia. Constantinopla havia sucedido Roma, mas depois de sua queda em 1453, Moscou passou a ser a "terceira Roma", sucessora de Constantinopla.

Quando Constantinopla caiu, só havia uma nação capaz de assumir a liderança do cristianismo oriental, e essa naçao era o Império Russo. Os russos diziam que o fato de Constantinopla ter caido era um desígnio divino, pois o fato ocorreu exatamente quando estavam se tornando um Império livre. Ou seja, Deus os estaria escolhendo para sucederem a Constantinopla. Um dos motivos para acharem que Deus os escolheria para ser a sucessora de Constantinopla era o fato de terem permanecido na fé ortodoxa, rejeitado a União de Florença. E, além disso, em 1472 o tsar russo João III se casou com Sofia, sobrinha do último imperador bizantino. Com a permissão do patriarca de Constantinopla Jeremias II, o Metropolita de Moscou, Jó de Moscou recebeu, em 1589, o título de Patriarca de Moscou e toda Rússia. A Igreja Russa, embora aliada do trono, soube manter-se livre e protestar contra as ingerências imperiais.

Com Pedro, o Grande, os conflitos chegaram ao auge. Em 1721 ele aboliu o patriarcado e estabeleceu uma nova organização para a Igreja russa, inspirada nos sínodos protestantes da Alemanha. Também criou o "Colégio Espiritual do Santo Sínodo", atribuindo-se o título de "Juiz Supremo do Colégio Espiritual". Frequentemente ele assistia às reuniões do Sínodo através de um procurador que, na prática, era ministro da religião.

Precedido por
Teodoro III Tsar da Rússia
1682–1696 Sucedido por
Pedro I

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ivan_V_da_R%C3%BAssia&oldid=28864082"
Categorias: CzaresCasa de Holstein-Gottorp-RomanovCrianças soberanasMortos em 1696Categoria oculta: !Artigos que carecem de fontes desde Agosto de 2010
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAfrikaans العربية Беларуская Български Brezhoneg Català Česky Dansk Deutsch English Esperanto Español Euskara Suomi Français Galego עברית Hrvatski Magyar Bahasa Indonesia Italiano 日本語 ქართული Lietuvių Latviešu Македонски मराठी Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Русский Srpskohrvatski / Српскохрватски Српски / Srpski Svenska ไทย Türkçe 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 23h10min de 11 de fevereiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel



COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas