quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

JOÃO VI DA RÚSSIA

João ConstantinovichOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Setembro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus. Veja como referenciar e citar as fontes.
João Constantinovich
Príncipe da Rússia

Príncipe João em 1915
Governo
Consorte Princesa Helena da Sérvia (1884-1962)
Casa Real Romanov
Vida
Nascimento 5 de julho de 1886
São Petersburgo, Império Russo
Morte 18 de Julho de 1918 (32 anos)
Alapayevsk,, República Socialista Federativa Soviética da Rússia
Filhos Príncipe Vsevelod Ivanovich da Rússia (1914-1973)
Princesa Catarina Ivanovna da Rússia (1915-2007)

Pai Grão-duque Constantino Constantinovich da Rússia (1858-1915)
Mãe Princesa Isabel de Saxe-Altenburgo (1865-1927)
ver
Sua Alteza, o Príncipe João Constantinovich da Rússia, (em russo:Иоанн Константиович), (5 de Julho de 1886 - 18 de Julho de 1918), também conhecido por Príncipe Ioann, Príncipe Ivan ou Príncipe Johan, foi o filho mais velho do Grão-duque Constantino Constantinovich da Rússia e da sua esposa, a Grã-duquesa Isabel Mavrikievna (nascida Princesa Isabel de Saxe-Altenburgo).

Era descrito pelos seus contemporâneos como um ser-humano gentil e religioso, recebendo a alcunha de "Ioannchik" pelos seus parentes.

Índice [esconder]
1 Biografia
1.1 Vida
1.2 Revolução e Morte
2 Canonização
3 Ligações externas

[editar] Biografia[editar] Vida
João com a sua esposa HelenaJoão Constantinovich nasceu como Grão-duque da Rússia com o tratamento de Alteza Imperial, mas quando tinha 9 dias de idade, uma lei publicada pelo seu primo, o Imperador Alexandre III da Rússia, retirou-lhe esse título, uma vez que a lei limitava o título de Grão-duque aos netos do czar reinante. Como resultado, recebeu o título de Príncipe da Rússia com o tratamento de "Alteza".

Chegou a considerar a hipótese de se tornar um monge ortodoxo, mas, eventualmente, apaixonou-se pela bonita e decidida Princesa Helena da Sérvia. Casaram-se no dia 2 de Setembro de 1911 e Jelena mudou de nome para Helena Petrovna da Rússia. Eram um casal feliz. Tiveram o primeiro filho, o Príncipe Vsevolod Ivanovich, no dia 20 de Janeiro de 1914, a segunda filha, a Princesa Catarina Ivanovna, no dia 12 de Julho de 1915 e o Príncipe Frederico Alexandre Ivanovich, no dia 13 de maio de 1916. Frederico Alexandre Ivanovich foi o último membro da Família Imperial Russa a nascer antes da queda da dinastia Romanov e tornou-se o último sobrevivente a nascer quando esta era ainda válida. Casou-se em 1938 com a duquesa Sofia Eugênia von Shleswing Holstein, com quem teve sua unica filha que nasceu na Grécia, a Princesa Vitória Holstein Romanov, avó paterna do sociólogo e antropólogo brasileiro Adel Igor Romanov Pausini. O Príncipe Frederico Alexandre Ivanovich morreu na cidade brasileira de São Paulo em 2002.

[editar] Revolução e Morte
Corpos de João Constinovich e Isabel Feodorovna descobertos em Outubro de 1918O Príncipe João combateu na Primeira Guerra Mundial, foi condecorado como um herói de guerra e estava na frente de combate quando rebentou a Revolução Russa de 1917 em São Petersburgo. Em Abril de 1918 foi exilado para os Montes Urais pelos bolcheviques e foi assassinado no dia 18 de Julho do mesmo ano de forma atroz, sendo atirado para uma mina perto de Alapaevsky, juntamente com os seus irmãos, Constantino e Igor, o seu primo Vladimir Pavlovich Paley e o seu primo em segundo grau, o Grão-duque Sérgio Mikhailovich e a Grã-duquesa Isabel Feodorovna.

O seu corpo foi recuperado e enterrado em Pequim, num cemitério Ortodoxo que foi destruído alguns anos mais tarde para ser construído um parque.

[editar] CanonizaçãoEm 1981, o Príncipe João Constantinovich foi canonizado como Novo Mártir pela Igreja Ortodoxa Fora da Rússia. Em 2000, depois de várias discussões dentro da Igreja Ortodoxa Russa, foi declarado Mártir da Opressão da União Soviética.

[editar] Ligações externasOs Romanov
Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Jo%C3%A3o_Constantinovich&oldid=28480855"
Categorias: Mortos em 1918Casa de Holstein-Gottorp-RomanovCasa de RomanovFamília imperial russaNobres da RússiaPessoas assassinadasSantos da RússiaCategorias ocultas: !Artigos que carecem de fontes desde Setembro de 2010!Esboços maiores que 5000 bytes!Esboços de biografias
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasDeutsch English Español Suomi Français Magyar Italiano 日本語 Nederlands Română Русский Simple English Esta página foi modificada pela última vez à(s) 00h57min de 24 de janeiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas