sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

IVAN I DA RÚSSIA

Conhecer a Rússia Pesquisar o site




Página inicial 1. Rússia
1.1. Noções básicas sobre a cultura russa 1.2. Grandes personalidades da Rússia 1.3. Música russa Imagens do dia-a-dia Lembrancinhas russas Supersticios russos Você sabia que... 2. Idioma russo
2.0. Os fatos básicos sobre a língua russa 2.1. Alfabeto russo (alfabeto cirílico) 2.2. Aprende russo via Skype com professora nativa 2.3. Material didatico para autodidatas de russo Dicas para instalar teclado russo 3. Culinária russa
ABC da Cozinha Russa Chá Russo Receita: Baklava Receita: Kulich Receita: Paskha Receita: Strogonoff de Frango Vodka russa Czares da Rússia
Catarina da Rússia Dinastia Romanov Ivan, o Terrível O fim do czarismo Pedro, o Grande Quem sou | Contato Sitemap Czares da Rússia‎ > ‎
Ivan, o Terrível
Autor : Antonio Gaio
Fonte : Rússia de todos os Czares(http://www.universodamulher.com.br)

De 1462 a 1505, Ivan III põe fim à suserania tártara, funda o Estado Russo independente, cuja autocracia imperial seguiu as concepções do primado romano ao anexar a maior parte dos principados vizinhos. A idéia era transformar Moscou numa terceira Roma, sucessora do poder do império romano e bizantino, este recém-extinto pelos turcos otomanos.

Seu neto Ivan, o Terrível, foi considerado o maior tirano da história da Rússia, que reinou por 53 anos e acabou morrendo louco. Sua infância explica. Aos 3 anos, seu pai morreu e aos 8, perdeu a mãe que, sob a ação do veneno, ainda teve tempo de alertá-lo quanto ao futuro que lhe esperava. Cresceu observando as famílias líderes de sua terra - boiardos - lutarem por parcelas do poder ao assumirem a regência.

Assassinando uns aos outros. Em público, os regentes lhe reverenciavam, no particular tratavam-no avaramente, tanto na alimentação como nas vestimentas, e pilhavam o tesouro imperial, instalando medo na criança. Ivan que, aos 5 anos, participava de cerimônias oficiais e presidia as reuniões do conselho de regência.

Durante uma dessas reuniões, aproveitou o desentendimento reinante para criticar a má administração e o esbanjamento de recursos. Sem que ninguém esperasse, ordenou a prisão do regente, que, ao tentar fugir, foi morto por futuros aliados do futuro soberano. Pouco a pouco, Ivan foi assumindo o poder, demonstrando que aprendeu a matar ao liquidar com todos os parentes que restaram das famílias regentes, antes que fosse tarde demais.

Coroado aos 16 anos, os sinos tocaram em todo o país para celebrar o casamento com Anastasia Romanovna, que exerceu um papel importante no período feliz do reinado. Vieram do estrangeiro manuscritos raros e impressoras para publicar livros, traduziram-se obras russas para mostrar ao mundo que a Rússia não era um país atrasado, a despeito de o poder de ler e escrever abalar a segurança do monarca.

Ivan IV, o Terrível, foi o primeiro soberano russo a ostentar o título de czar (César), ao expulsar os tártaros da rota comercial do Mar Cáspio, em 1555. Para comemorar a vitória, construiu a Basílica de São Basílio na Praça Vermelha, notória pelos bulbos de alturas e cores diferentes em torno da capela central. Ao ver concluído aquele mimo tirado de um conto de fadas, ordenou que cegassem o arquiteto responsável e ameaçou outros que tentassem reproduzir seja qual for o rincão.

O gosto de Ivan pela grandiosidade o tornou colecionador de tronos - todos queriam agradá-lo -, e se estendeu aos prazeres da mesa. Não hesitava em presidir banquetes que podiam durar de seis horas até um mês, onde centenas de convivas eram recebidas e anunciadas na chegada. As iguarias eram servidas em baixela de ouro ou prata incrustada de pedras preciosas, bebiam em copos de chifre de rena e conchas de ovos de avestruz. Entre fatias de corça e peito de faisão, os criados mudavam de libré (roupa) e o czar, de inúmeras coroas.

Sua meta era alcançar uma saída para o mar e a união da terra russa contra o invasor estrangeiro. Os rios nasciam e percorriam a Rússia, mas a foz estava nas mãos de nórdicos, polacos e livônios (Letônia e Estônia). Para negociar com a Inglaterra havia que evitar o Báltico, contornar a Noruega e oferecer uma via de comércio para o Oriente através do Mar Branco. Os boiardos e a Igreja Ortodoxa teriam de cortar o excesso de suas gorduras e financiar soldados e exércitos.

Ao subtrair poderes da aristocracia hereditária e dos patriarcas, enfeixando em si, atrai o olho maligno da coligação, colhe derrotas na semente da guerra e a czarina Anastasia morre envenenada. Começa o período nefasto do reinado de Ivan, o Terrível. Seu espírito vagueia, mergulha na paranóia, afunda na dispersão e, em 1564, abdica repentinamente. Os pequenos proprietários rurais o apóiam no confronto com os boiardos, arregimentam o povo, que exige seu retorno. Ivan pôde assim ditar os termos de sua reintegração e obter o poder quase absoluto. A renúncia como estratégia, um exemplo para os ditadores.

Envereda pelo caminho da repressão mais cruel, tortura, arrasa e mata, quem for considerado suspeito de conspirar contra ele, próximo ou distante, será executado. Em 1570, explodiram distúrbios em Novgorod, Ivan massacra o povo, acusado de rebelião, e retira o poder remanescente das mãos dos boiardos. Deita abaixo cidades inteiras e não alivia nem parentes seus, assassinando por extensão suas famílias.

Para se proteger de traições, criou sua guarda pessoal, a Opritchina, a primeira de uma série de célebres e mal afamadas polícias secretas da Rússia. Vestidos de negro e em cavalos da mesma cor, os opritchiniks saíam à procura de suspeitos que ousavam desafiar seu reinado ou que de alguma forma mostrassem desrespeito. Quando não se virava contra poderosas figuras da sociedade e as humilhava para evitar seu retorno à dignidade de seus cargos.

Eram tempos de inquisição, em que se promovia caça às bruxas, se incentivava o genocídio dos índios nas Américas, a pretexto de que eram canibais selvagens, segundo os jesuítas, até se discutir sua inserção no nosso meio, se estariam à altura da nossa civilização.

Na conquista da Sibéria pelas tropas cossacas o império se expande. No sentido inverso, avançou sobre o mesmo território, de proporções continentais, anteriormente ocupado pelos mongóis, demonstrando que aprenderam a lição no erro dos tártaros, assentando-se nas estepes da Rússia Branca. Se a América era um continente por ocupar, a despertar cobiças e provocar a semeadura do imperialismo, por que não a Sibéria?

Um prêmio justo, na verdade, os russos contiveram a investida dos mongóis por sobre a Europa, fato esse não reconhecido nos compêndios oficiais da História.

No fim de seu devastador império, Ivan, o Terrível, inaugurou o exílio na Sibéria como fórmula de isolar os oponentes da ideologia predominante e mantê-los em cárcere coletivo nos campos de concentração sob o regime de trabalhos forçados, em nome de uma causa justa. Apesar do frio poder ser seu coveiro, o exílio era melhor que o castigo através de torturas sádicas e execuções, objeto de sua ira tresloucada contra seus inimigos em Moscou, quando não assistia pessoalmente. Chegou a espancar e matar seu filho primogênito que dizia amar. Foi neste momento que ele perdeu a razão.

Conhecer a data de sua própria morte tornou-se uma obsessão. Convocou 60 feiticeiros da Lapônia, que lhe precisaram o dia em 18 de março de 1584. Na véspera, não suportou e morreu de um ataque cardíaco. Seu filho Fedor, débil e incompetente, herdou o trono, porém, de fato, o poder estava nas mãos de seu cunhado, Boris Godunov, que não titubeou em assassinar o pequeno Dimitri, irmão e herdeiro de Fedor.

Com a morte de Fedor, Godunov se autoproclama czar, inspirando Mussorgsky na célebre ópera que leva seu nome. Eis que surgem dois pretendentes ao trono jurando serem Dimitri, a criança assassinada que teria milagrosamente escapado dos seus algozes. Os impostores foram amparados pela Polônia que os usou como trunfo na disputa de fronteiras com a Rússia, ao invadi-la em 1610.

Diante desta ameaça, a assembléia dos senhores feudais procurou um czar capaz de agregar todas as facções em nome da soberania do país e entregou a coroa a Michael Romanov, um príncipe muito respeitado, aparentado de Anastasia. Arcaram 70 anos para expulsarem os poloneses de seus domínios, arrancando a Ucrânia Oriental das mãos da Polônia e consolidando as fronteiras do país até o Pacífico, fundava-se uma dinastia que iria encerrar o ciclo dos czares três séculos depois, na Revolução Comunista de 1917. Sua marca registrada, a servidão - dependência da plebe para a aristocracia.

Onde pisou, a grama não cresceu mais. 53 anos de Ivan, o Terrível, geraram 100 anos de convulsões originadas em disputas dinásticas, sublevações e invasões estrangeiras, que redundaram no incêndio de Moscou assinado pelos poloneses. Desforra somente concedida na 2ª Guerra Mundial, no cumprimento do pacto Ribbentrop-Molotov, em que dividiu irmãmente os despojos da Polônia com a Alemanha - ninguém melhor que o russo para saber que vingança é um prato que se serve frio.

Comentários
_displayNameOrEmail_ - _time_ - Remover
_text_



Fazer login|Denunciar abuso|Imprimir página|Remover acesso|Tecnologia Google Sites



COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas