segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

HISTÓRIA DOS ESTADOS UNIDOS

Principal Notícias Cursos Online Contato Exercícios Anuncie no InfoEscola
--------------------------------------------------------------------------------
InfoEscola » História »
História dos Estados Unidos
Por Thais Pacievitch

A data oficial da fundação dos Estados Unidos é 4 de julho de 1776, quando o Segundo congresso Continental, representando as 13 colônias secessionistas, assinou a declaração da independência. Contudo, a estrutura do governo sofreu uma grande mudança em 1788, quando os Artigos da Confederação foram substituídos pela Constituição dos Estados Unidos.

A cidade de New York foi a capital durante um ano, antes do governo transferir-se para a Filadélfia. Em 1791, os estados ratificaram a Carta dos Direitos, dez emendas à constituição que proíbem as restrições às liberdades pessoais e garantem uma série de proteções legais. Os estados do norte aboliram a escravidão entre 1780 e 1804. Em 1800, o governo federal mudou-se para Washington, DC (Distrito de Columbia).

No intuito de expandir seu território em direção ao o oeste, o governo americano iniciou um ciclo de guerras contra as populações indígenas, que durou até o fim do século XIX. A guerra contra a Inglaterra, que acabou empatada, serviu para reforçar o nacionalismo americano.

As tensões entre estados escravistas e abolicionistas, junto com o aumento dos desacordos entre o governo federal e os estatais provocaram conflitos na expansão da escravidão nos novos estados. Abraham Lincoln, candidato do partido republicano e um grande abolicionista, foi eleito presidente em 1860. Antes que tomasse posse do seu cargo, os sete estados escravistas declararam sua secessão, formando os Estados Confederados da América. O governo federal argumentou que a secessão era ilegal e, assim, teve início a Guerra Civil Estadunidense.

Em 1867, os Estados Unidos compram da Rússia o Alaska, completado a expansão continental do país. Em 1898, o Havaí foi anexado pelos americanos. No mesmo ano, os americanos vencem a Espanha, anexando Porto Rico e as Filipinas.

Quando começou a I Guerra Mundial, os EUA mantiveram-se neutros, mas em 1917, uniram-se aos Aliados, contribuindo com a derrota das Potências Centrais.

Durante a maior parte da década de 1920, os EUA viveram um período de prosperidade. Em 1929, teve início a Grande Depressão, causada pelo aumento da dívida e um mercado de valores inflacionados. A este fato, o então presidente Frank D. Roosvelt, responde com o New Deal, uma série de políticas de aumento da intervenção do governo na economia.

Durante a fase inicial da II Guerra Mundial, os EUA também foram neutros, mas, no dia 7 de dezembro de 1941, juntaram forças com os aliados contra as Potências do Eixo, depois do ataque japonês a Pearl Harbour, fato que ajudou os EUA a alavancarem sua economia. Os EUA foram o único país a enriquecer com a guerra.

Em agosto de 1945, os EUA lançaram bombas atômicas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, pondo fim à guerra, perante a rendição japonesa.

Entre 1958 e 1975, os EUA participaram de uma guerra contra o Vietnã e a perderam.

A influência estadunidense, depois disso, atingiu níveis nunca antes alcançados em vários aspectos, tais como: econômico, científico, tecnológico e cultural.

Em 1969, os americanos chegam à Lua com o Apolo XV.

O governo dos EUA influenciam a política de vários países, promovendo golpes militares, financiando guerrilhas e derramando muito sangue por trás da máscara de libertar povos e instalar a democracia. O que se pretendia mesmo era aumentar o poder, a pilhagem de riquezas alheias e as áreas de influência.

Com o desmanche da URSS e o consecutivo fim da Guerra Fria, os EUA tornam-se a única superpotência do globo. Em 1991, participam da Guerra do Golfo, expulsando as tropas iraquianas que tinham invadido o Kuwait.


Data de publicação: 08/01/2009
Categorias: Estados Unidos, História Imprimir | Recomendar | Link



Nenhum comentário sobre "História dos Estados Unidos". Clique aqui para adicionar um comentário.
Deixe um Comentário
Clique aqui para cancelar a resposta.
Você precisa estar logado para comentar este texto.
Conteúdo

Administração Artes Astronomia Atualidades Biografias Biologia Ciências Curiosidades Direito Doenças Drogas Economia Educação Espanhol Esportes Filosofia Física Francês Geografia História Informática Inglês Literatura Matemática Medicina Mitologia Política Português Profissões Psicologia Química Redação Religião Sexualidade Sociedade Sociologia NotíciasEducação Enade Enem Gabaritos Inscrições Matrículas ProUni Vestibular


--------------------------------------------------------------------------------
Anuncie | Política de Privacidade | Feed RSS | Twitter | Facebook | XML Sitemap
Copyright 2006-2012 - Todos os direitos reservados.

COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas