sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

MIGUEL I DA RÚSSIA

Miguel I da RússiaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Miguel I

Governo
Reinado 1613–1645
Antecessor Basílio IV
Sucessor Aleixo I
Casa Real Romanov
Vida
Nome completo Miguel Romanov
Nascimento 1596
Morte 1645
ver
Miguel Romanov (em russo: Михаи́л Фёдорович Рома́нов, Mikhail Feodorovich Romanov) (12 de julho de 1596 — 13 de julho de 1645) foi o primeiro czar da Rússia da Casa Romanov e filho de Fiódor Romanov.


Pintura de Grigory Ugryumov: a coroa é oferecida a Miguel, com apenas 16 anos de idade, no Monastério de Ipatiev em 1613Miguel foi eleito por unanimidade czar da Rússia por uma assembleia nacional em 21 de fevereiro de 1613, mas somente em 24 de março que os representantes da assembleia encontraram o tsar, junto à sua mãe no Monastério de Ipatiev, próximo à Kostroma. Marta protestou, alegando que seu filho era muito jovem para tal responsabilidade em tempos tão conturbados. Miguel acabou por aceitar o trono após a súplica de boiardos, que declarararam que se continuasse a negá-lo, seria responsabilizado pela destruição da Rússia.

A capital estava em um estado tão calamitoso que Miguel precisou esperar por algumas semanas no Mosteiro da Santíssima Trindade de São Sérgio, antes que finalmente pudesse se acomodar em Moscou. Foi coroado em 22 de julho. A primeira tarefa do novo czar foi livrar a nação do alto nível de roubos. Teve que lidar depois com a Suécia (tratado de Stolbova, 17 de fevereiro de 1617) e a Polônia, resultando na trégua de Deulino (1 de dezembro de 1618). Um resultado importante de tal trégua foi o retorno do pai do czar, que estava no exílio. A partir de então, seu pai passou a dirigir o governo até a sua morte, enquanto que Miguel ficou em uma posição de subordinado.

Casou-se duas vezes, primeiramente com Maria Vladimirovna Dolgorukova (1624), que faleceu quatro meses após o casamento. Depois com Eudoxia Streshneva (1608 — 45), com quem teve dez filhos. Miguel não conseguiu casar a sua filha Irene com o príncipe Waldemar da Dinamarca, pois este recusava em aceitar a ortodoxia. Tal evento o afligiu e acabou contribuindo para a sua morte em 12 de julho de 1645.

Precedido por
Sucessão quebrada devido ao
Tempo de Dificuldades
(trono reclamado por Władysław IV)
precedido por Basílio IV Czar da Rússia
1613–1645 Sucedido por
Aleixo I

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Miguel_I_da_R%C3%BAssia&oldid=28593004"
Categorias: CzaresCasa de RomanovMonarcas ortodoxos
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAfrikaans العربية Беларуская Български Català Česky Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Suomi Français Galego עברית Hrvatski Magyar Bahasa Indonesia Íslenska Italiano 日本語 Basa Jawa ქართული 한국어 Latina Lietuvių Latviešu Македонски मराठी Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Română Русский Srpskohrvatski / Српскохрватски Српски / Srpski Svenska ไทย Türkçe Українська 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 16h32min de 31 de janeiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas