terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

ANDREW JACKSON

Andrew JacksonOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Andrew Jackson

7º presidente dos Estados Unidos
Mandato 4 de março de 1829
a 4 de março de 1837
Vice-presidente Martin Van Buren
Antecessor(a) John Quincy Adams
Sucessor(a) Martin Van Buren
1° Governador Militar da Flórida
Mandato 10 de março de 1821
a 31 de dezembro de 1821
Antecessor(a) novo cargo
Sucessor(a) William Pope Duval
Senador do Tennessee
Mandato 26 de setembro de 1797
a abril de 1798
Antecessor(a) William Cocke
Sucessor(a) Daniel Smith
Mandato 4 de março de 1823
a 14 de outubro de 1825
Antecessor(a) John Williams
Sucessor(a) Hugh Lawson White
Vida
Nascimento 15 de março de 1767
Waxhaws (entre NC e SC)
Falecimento 8 de junho de 1845 (78 anos)
Nashville (TN)
Nacionalidade estadunidense
Partido Democrata
Religião Presbiteriano
Profissão Advogado
Assinatura
ver
Andrew Jackson (Waxhaws, 15 de março de 1767 — Nashville, 8 de junho de 1845) foi um advogado e político estadunidense. Foi o sétimo presidente dos Estados Unidos, de 1829 a 1837.

Foi também governador militar da Flórida (1821), comandante das forças americanas na Batalha de Nova Orleans (1815), e epônimo da Democracia Jacksoniana. Jackson foi uma figura polarizadora, que dominou a política americana dos anos 1820 aos anos 1830.

Sua ambição política, combinada com a ampliação da participação política por mais pessoas, que moldaram o moderno Partido Democrata. Famoso pela sua dureza, ele era apelidado de "Old Hickory" (Velho Coiote).

Índice [esconder]
1 Carreira Militar
1.1 Guerra de 1812
2 Eleições Presidenciais de 1828
3 Presidência (1829 - 1837)
3.1 Dívida Pública
3.2 Colégio Eleitoral
3.3 Remoção dos Índios
3.4 Ataque e tentativa de assassinato
4 Morte
5 Referências

[editar] Carreira Militar[editar] Guerra de 1812Andrew Jackson foi nomeado comandante da milícia do Tennessee, em 1801, com a patente de Coronel.

Durante a Guerra de 1812, Tecumseh incitavam a "Red Stick" Creek (índios do norte do Alabama e Geórgia) para atacar assentamentos brancos. Quatrocentos colonos foram mortos no Massacre do Forte Mims, resultando na Guerra Creek. Jackson, então, comandou as forças americanas, que incluiu a milícia do Tennessee, E.U. regular, e cherokee, Choctaw, e o sul, dos índios Creek.

Jackson derrotou o Red Stick na Batalha de Horseshoe Bend, em março de 1814. Oitocentos "Red Sticks" foram mortos, mas Jackson poupou o chefe William Jackson Weatherford. Sam Houston e David Crockett, serviram Jackson no âmbito desta campanha.

Após a vitória, Jackson impõe o Tratado de Fort Jackson sobre ambos os inimigos do Norte e do Sul do Creek Creek aliados, tomando vinte milhões de acres (81.000 km ²) de todos os arroios branco para assentamento. Jackson foi nomeado o Major-General após essa ação.

Em novembro de 1814 tomou Pensacola (no oeste da Flórida, na época território do Império Espanhol, e expulsou os britânicos, com quem os Estados Unidos estavam em guerra - Batalha de Pensacola.

Jackson, também, pelo serviço na Guerra de 1812 contra o Reino Unido, foi notável. Quando forças britânicas ameaçaram Nova Orleans, Jackson assumiu o comando das defesas, incluindo a milícia de vários Estados do Oeste e territórios. Ele era um oficial rigoroso, mas era popular com as suas tropas. Foi dito que ele era "um velho lobo-da-guerra" de madeira sobre o campo de batalha, o que lhe deu o seu apelido.

Na Batalha de Nova Orleans, em 8 de janeiro de 1815, Jackson com, 5000 soldados norte-americanos, conquistou uma vitória sobre soldados 7500 soldados britânicos. O exército britânico teve mais de duas mil vítimas, e o de Jackson apenas 13 mortos e 58 feridos ou desaparecidos.

A guerra, em especial esta vitória, tornou Jackson um herói nacional. Graças a isso, ele recebeu do Congresso uma medalha de ouro, por resolução de 27 de fevereiro de 1815.

Entre 1816-1818 voltou a atuar na Flórida, na época território do Império Espanhol, na destruição do Forte Negro e na Primeira das Guerras Seminoles. O território dos índios Seminole era um refúgio para escravos fugitivos.

[editar] Eleições Presidenciais de 1828Jackson renunciou ao Senado em outubro de 1825, mas continuou sua cruzada para a Presidência. A legislatura do Tennessee nomeou Jackson novamente para presidente.

Jackson atraiu o então vice-presidente John C. Calhoun, Martin Van Buren, Thomas e Ritchie em seu campo (as últimas duas anteriores apoiantes de Crawford). Van Buren, com a ajuda de seus amigos na Filadélfia e Richmond, reviveu o antigo Partido Republicano, dando-lhe um novo nome, o Partdi Democrata. Com isso, foram restauradas, também, antigas rivalidades partidárias, e forjada uma organização nacional de durabilidade. A coligação de Jackson derrotou o candidato Handily Adams.

Durante a eleição, os oponentes de Jackson referiam-se a ele como um "idiota". Jackson gostou do nome e usou o palhaço como símbolo de um tempo, mas ele morreu para fora. No entanto, ele mais tarde se tornou o símbolo do Partido Democrata, quando o cartunista Thomas Nast popularizou-o.

A campanha foi muito mais uma questão pessoal. Embora nenhum candidato houvesse feito campanha pessoalmente, seus seguidores políticos organizaram muitos eventos. Ambos os candidatos foram retoricamente atacados na imprensa, que chegou a um ponto baixo, quando acusou Rachel Jackson, mulher de Andrew Jackson, de bigamia. Embora a acusação fosse verdadeira, tal como foram nivelados mais ataques pessoais contra ele durante a campanha, que era baseado em eventos que ocorreram muitos anos antes (1791 a 1794).

Jackson disse que ele iria perdoar quem insultou-o, mas ele nunca iria perdoar a quem atacou a mulher dele. Rachel faleceu subitamente em 22 de dezembro de 1828, antes da posse presidencial do marido, e foi enterrada na véspera de Natal.

Jackson foi o primeiro presidente a convidar o público a assistir ao jogo na Casa Branca, homenageando sua primeira inauguração. Muitas pessoas pobres vieram para o baile inaugural em suas roupas caseiras. A multidão se tornou tão grande que os seguranças de Jackson não puderam mantê-los fora da Casa Branca. A Casa Branca ficou tão lotada de pessoas, que pratos e peças decorativas começaram a estilhaçar-se. Algumas pessoas ficaram em cadeiras, calçadas em boas botas, mas enlameadas, apenas para buscar um olhar do presidente. A multidão tinha-se tornado tão selvagem que os atendentes derramaram rum em banheiras e colocaram-nas no gramado da Casa Branca para seduzir as pessoas para fora. Por causa da demagogia áspera de Jackson, ele ganhou o apelido de "King Mob" (Rei da Mão-de-Ferro).

[editar] Presidência (1829 - 1837)[editar] Dívida PúblicaEm 1835, Jackson conseguiu reduzir a dívida pública federal para apenas US$ 33.733,05. Este foi o menor índice desde o primeiro ano fiscal de 1791. No entanto, esta realização foi fugaz, e gerou uma depressão grave a partir de 1837, e que se estendeu até 1844, causando um exagerado aumento da dívida nacional, no seu primeiro ano.

[editar] Colégio EleitoralJackson apelou repetidas vezes para a abolição do Colégio Eleitoral, por emenda constitucional, em suas mensagens anuais ao Congresso, como presidente.

Na sua terceira mensagem anual, ele expressou o ponto de vista: "Tenho recomendado alterações na Constituição Federal, dando à eleição do Presidente e do Vice-Presidente para as pessoas e limitando o serviço do antigo para um único termo. Então, eu considero importante fazer estas alterações na nossa lei fundamental, que não posso, de acordo com o meu senso de dever, ao omitir pressioná-los mediante a consideração de um novo Congresso".

Mesmo com tantas tentativas, a instituição de mantém até os presentes dias.

[editar] Remoção dos Índios
Retrato Oficial do Presidente Andrew Jackson, na Casa Branca.Talvez o aspecto mais controverso da presidência de Jackson tenha sido a sua política em relação aos índios americanos. Jackson foi um líder defensor de uma política conhecida como Indian Removal (Remoção Indígena). Em 8 de dezembro de 1829, na sua primeira mensagem anual ao Congresso, Jackson declarou:

"Esta emigração deve ser voluntária, pois seria tão cruel quanto injusta para obrigar os indígenas a abandonar os túmulos de seus pais e procurar uma casa em uma terra distante. Mas eles devem ser claramente informados de que se permanecerem dentro dos limites dos Estados, devem ser sujeitos a suas leis. Em troca de sua obediência, como indivíduos que irão, sem dúvida, ser protegidos, no gozo desses bens que eles têm melhorado por sua indústria."

Antes de sua eleição para presidente, Jackson tinha sido envolvido com a questão da remoção indígena em dez anos. A remoção dos Índios americanos para a região oeste do rio Mississíppi tinha sido grande parte de sua agenda política, em 1824 e 1828 nas eleições presidenciais. Após a sua eleição, assinou a lei indiana de Remoção em 1830. A lei autorizou o presidente a negociar tratados para adquirir terras no leste tribais em troca de novas terras oeste, fora das fronteiras existentes dos estados.

Embora freqüentemente, mediante cara amarrada nas regiões Norte, a remoção foi mais popular no Sul, onde o crescimento demográfico e a descoberta de ouro nas terras Cherokee tinha aumentado a pressão sobre terras tribais.

O estado da Geórgia se envolveu numa disputa com a jurisdição contenciosa Cherokees, culminando, em 1832, no Supremo Tribunal Americano, que deliberou que a Geórgia não podia impor as suas leis sobre as terras tribais Cherokees. Jackson é frequentemente citado (quanto à decisão), como tendo dito: "John Marshall já tomou sua decisão, agora deixa-lo valer-se!". Quer ou não que ele realmente tenha dito, ainda é contestado.

Em qualquer caso, Jackson usou a crise da Geórgia para pressionar líderes Cherokees a assinarem um tratado de remoção. Uma pequena facção de Cherokees liderada, por John Ridge, negociou o Tratado de Nova Echota com representantes de Jackson. Ridge não era um reconhecido líder da Nação Cherokee e esse documento foi rejeitado pela maioria da tribo e considerado ilegítimo. Mais de quinze mil Cherokees assinaram uma petição em protesto, que foi ignorada pelo Supremo Tribunal. O tratado foi executado pelo sucessor de Jackson, Van Buren, que mandou 7.000 soldados armados para eliminar os Cherokees. Isto resultou na morte de mais de quatro mil indígenas, sobre a "Trilha das Lágrimas".

Pelos anos 1830, sob constante pressão dos assentados, cada uma das cinco tribos do sul havia cedido a maior parte das suas terras, mas bastante significativos grupos de auto-governo viveram na Geórgia, Alabama, Mississípi e Flórida. Todos estes haviam se transformado muito, devido à convivência com os brancos, eles resistiram e sugestões que eles deviam retirar voluntariamente de si. Por seus métodos não-violentos, eles ganharam o título das Cinco tribos civilizadas.

Ao todo, mais de 45.000 índios americanos foram relocados para o Ocidente durante a administração de Jackson. Durante este tempo, o governo comprou cerca de 100 milhões de acres (400.000 km²) de terras indianas para cerca de US$ 68 milhões e 32 milhões de acres (130.000 km²) de terras ocidentais. Jackson foi criticado na época por seu papel nestes eventos, bem como a crítica tem crescido ao longo dos anos. Remini caracteriza a era da Remoção Indígena como "um dos capítulos unhappiest (deploráveis) na história americana."

[editar] Ataque e tentativa de assassinato
Andrew Jackson, aos 78 anos, em Nashville, no Tennessee.As primeiras tentativas de atentados corporais graves para um presidente estadunidense foram contra Andrew Jackson. Jackson ordenou a destituição de Robert B. Randolph, um grande desfalque para a Marinha.

Em 6 de maio de 1833, na USS Cygnet de Fredericksburg, Jackson navegava rumo ao túmulo de Maria Ball Washington, mãe de George Washington. Durante uma parada perto de Alexandria, na Virgínia, Randolph apareceu e surpreendeu o presidente. Em seguida, ele fugiu da cena com vários membros do seu partido perseguindo-o, incluindo o conhecido escritor Washington Irving. Jackson decidiu apresentar queixa.

Em 30 de janeiro de 1835, o que se acreditava ser a primeira tentativa de matar um presidente dos Estados Unidos, ocorreu no Capitólio dos Estados Unidos. Quando Jackson estava deixando o Capitólio, fora do Oriente Pórtico, após o funeral do representante da Carolina do Sul, Warren R. Davis; Richard Lawrence, um desempregado e demente pintor da Inglaterra, dirigiu um tiro de pistola a Jackson, que falhou. Lawrence, em seguida, tirou uma segunda pistola e atirou novemente, mas esta também falhou. Desde então, tem sido postulado que a umidade do dia contribuiu para o atentado. Lawrence foi, então, sóbrio, com legenda dizendo que Jackson o havia atacado com sua bengala, levando seus assessores para restringir a ele. Outros presentes, incluindo David Crockett, queriam desarmar e sequestrar Lawrence.

Richard Lawrence deu aos médicos várias razões para a atestação da demência. Ele havia, recentemente, perdido o emprego de pintar casas e, de algum modo, culpou Andrew Jackson. Ele afirmou que, com o presidente morto, "dinheiro seria mais abundante" - uma referência à luta com o Banco dos Estados Unidos, de Jackson. E que ele "não poderia aumentar até que o presidente caisse". Por fim, ele informou aos seus interrogadores que ele realmente foi um rei inglês deposto - Richard III, especificamente, morto desde 1485 - e que Jackson foi apenas o seu balconista. Ele era considerado louco, institucionalizado, e nunca foi punido pelos seus atentados.

[editar] MorteCom o fim do seu mandato presidencial, em 1837, Andrew Jackson veio a falecer em Nashville, no Tennessee, em 8 de junho de 1845.

Encontra-se sepultado em The Hermitage, Nashville, Tennessee nos Estados Unidos.[1]

Referências↑ Andrew Jackson no Find a Grave
Precedido por
John Q. Adams Presidente dos Estados Unidos
1829 — 1837 Sucedido por
Martin Van Buren

[Expandir]v • ePresidentes dos Estados Unidos
Washington • J. Adams • Jefferson • Madison • Monroe • J.Q. Adams • Jackson • Van Buren • W. Harrison • Tyler • Polk • Taylor • Fillmore • Pierce • Buchanan • Lincoln • A. Johnson • Grant • Hayes • Garfield • Arthur • Cleveland • B. Harrison • Cleveland • McKinley • T. Roosevelt • Taft • Wilson • Harding • Coolidge • Hoover • F. Roosevelt • Truman • Eisenhower • Kennedy • L. Johnson • Nixon • Ford • Carter • Reagan • G.H.W. Bush • Clinton • G.W. Bush • Obama


[Expandir]v • eGovernadores da Flórida (1821 — 2012)
Militar (1821) Jackson
Território (1822 — 1845) Duval · Eaton · Call · Reid · Call · Branch

Estado (desde 1845) Moseley · Brown · Broome · Perry · Milton · Allison · Marvin · Walker · Reed · Hart · Stearns · Drew · Bloxham · Perry · Fleming · Mitchell · Bloxham · Jennings · Broward · Gilchrist · Trammell · Catts · Hardee · Martin · Carlton · Sholtz · Cone · Holland · Caldwell · Warren · McCarty · Johns · Collins · Bryant · Burns · Kirk · Askew · Graham · Mixson · Martinez · Chiles · MacKay · Bush · Crist · Scott

Este artigo sobre um Presidente dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Portal da política Portal dos Estados Unidos
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Andrew_Jackson&oldid=28576154"
Categorias: Mortos em 1845Presidentes dos Estados UnidosGovernadores da FlóridaSobreviventes de tentativas de assassinatoMaçons dos Estados UnidosCategorias ocultas: !Esboços maiores que 15000 bytes!Esboços de um presidente dos Estados Unidos
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasአማርኛ Ænglisc العربية مصرى Azərbaycanca Bikol Central Беларуская ‪Беларуская (тарашкевіца)‬ Български বাংলা Bosanski Català Cebuano Corsu Česky Cymraeg Dansk Deutsch ދިވެހިބަސް Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Français Gaeilge Gàidhlig Galego Gaelg עברית हिन्दी Hrvatski Magyar Bahasa Indonesia Ido Íslenska Italiano 日本語 Basa Jawa ქართული 한국어 Ripoarisch Kurdî Latina Lëtzebuergesch Lietuvių Latviešu Македонски मराठी Bahasa Melayu မြန်မာဘာသာ नेपाली Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Diné bizaad Occitan Kapampangan Polski پنجابی Română Русский Kinyarwanda Sicilianu Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Shqip Српски / Srpski Svenska Kiswahili தமிழ் ไทย Tagalog Türkçe Українська اردو Tiếng Việt Winaray ייִדיש Yorùbá 中文 Bân-lâm-gú Esta página foi modificada pela última vez à(s) 12h08min de 30 de janeiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


,COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas