sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

BASÍLIO I DA RÚSSIA

Basílio I da RússiaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Basílio I da RússiaVasili I Dmitrievich (em russo Василий I Дмитриевич) (1371 — Fevereiro de 1425), foi Grão-Duque de Moscou a partir de 1389, filho primogênito de Demétrio Donskoi e Eudoxia Dmitrievna, filha do Grão-Príncipe Demétrio Constantinovich de Nizhny Novgorod.

[editar] Política DomésticaVasili I manteve o processo de unificação das terras russas. Em 1392, anexou os principados de Nizhny Novgorod e Murom. Em 1397-1398, anexa Kaluga, Vologda, Veliki Ustyug e Komi.

Durante o seu reinado, a apropriação de terras feudais continuou aumentando. Com o aumento de autoridade do príncipe em Moscou, poderes judiciais feudais foram parcialmente reduzidos e transferidos para partidários de Vasili.

[editar] Política ExternaVasili I formou uma aliança com a Lituânia em 1392 e se casou com Sofia da Lituânia, filha única de Vytautas o Grande, com a finalidade de evitar confrontos com a Horda Dourada. A aliança se fragilizou quando Vytautas resolve capturar Viazma e Smolensk em 1403–1404.

Durante o reinado de Vasili, ocorreu a invasão de Tamerlão (1395), que arruinou muitas regiões do Volga, mas não conseguiu invadir Moscou. De qualquer modo, os ataques de Tamerlão acabaram por ajudar o príncipe russo, devido à devastação que fez contra a Horda Dourada, que nos doze anos seguintes passou por um período de anarquia. Durante esse período, nenhum tributo foi pago ao khan Olug Moxammat, apesar de enormes quantias de dinheiro terem sido coletadas por Moscou para propósitos militares. Em 1408, Edigu devastou os territórios moscovitas, mas não conseguiu tomar Moscou. Em 1412, contudo, Vasili voltou a pagar os tributos, em sinal de submissão à Horda.

O casamento de Ana, filha de Vasili, com o Imperador João VIII de Constantinopla ajudou a aumentar a influência de Moscou.

Precedido por
Demétrio Donskoi Grão-Príncipe de Moscou
1389–1425 Sucedido por
Vasili II

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Bas%C3%ADlio_I_da_R%C3%BAssia&oldid=27684145"
Categorias: Monarcas da RússiaDinastia RurikovichMonarcas ortodoxos
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAfrikaans Беларуская Български Bosanski Català Deutsch English Español فارسی Suomi Français Hrvatski Magyar Italiano 日本語 ქართული Latina Lietuvių Македонски ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Русский Srpskohrvatski / Српскохрватски Српски / Srpski Svenska Türkçe 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 11h17min de 19 de novembro de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas