quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

ANA I DA RÚSSIA

Ana da RússiaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Este artigo ou secção está a ser traduzido. Ajude e colabore com a tradução.
O trecho em língua estrangeira encontra-se oculto, sendo visível apenas ao editar a página.
Ana I
Czarina e Autocrata de todas as Rússias
Retrato da Czarina, por Louis Caravaque (detalhe).
Governo
Reinado 30 de janeiro de 1730 —
28 de outubro de 1740
Consorte Frederico Guilherme de Kettler
Antecessor Pedro II
Herdeiro Ivan Ivanovich
Sucessor Ivan VI
Casa Real Romanov
Vida
Nome completo Anna Ivanovna
Nascimento 7 de fevereiro de 1693
Moscou
Morte 28 de outubro de 1740 (47 anos)
São Petesburgo
Sepultamento Catedral de S. Pedro e S. Paulo
Pai Ivan V da Rússia
Mãe Praskovia Feodorovna Saltykova
ver
Anna Ivanovna (Moscou, 7 de fevereiro de 1693 - 28 de outubro de 1740) reinou como Duquesa da Curlândia (atual Letônia) de 1711 a 1730 e como imperatriz da Rússia de 1730 a 1740.

Índice [esconder]
1 Ascensão ao trono
2 Políticas do reinado
3 Morte e sucessão
4 Referências
5 Fontes

[editar] Ascensão ao tronoAnna era filha de Ivan V da Rússia e sobrinha de Pedro, o Grande. Pedro a casou com Frederico Guilherme, Duque da Curlândia em 1710, mas em uma viagem retornando de São Petersburgo ele acabou falecendo. Anna continuou como Duquesa da Curlândia de 1711 até 1730, sendo assessorada por um supervisor de Moscou chamado Pyotr Bestuzhev. Ela nunca se casou após a morte de seu marido, mas segundo seus inimigos, teve um caso com o Conde de Biron por vários anos[1].

Com a morte de Pedro II da Rússia, o Conselho Privado Russo sob o comando do príncipe Dmitri Galitzine sagrou Anna imperatriz em 1730. O conselho acreditava que Anna seria grata aos nobres por terem feito a sua fortuna, acatando todas as decisões importantes e servindo como fantoche no trono. Tentando estabelecer uma monarquia constitucional na Rússia, os nobres convenceram-na a assinar vários papéis limitando os poderes do Czar. Mesmo assim, essas limitações se mostraram muito pouco eficazes quando Anna se estabeleceu como uma Czarina autoritária, usando sua popularidade com os guardas imperiais e com a nobreza de segundo escalão.

[editar] Políticas do reinadoComo uma das primeiras políticas para estabelecer seu poder, Anna restaurou a polícia de segurança nacional, utilizada para perseguir e punir aqueles que iam contra a sua pessoa e as suas decisões. Mesmo sem ter transferido a capital para Moscou, ela passou boa parte de sua vida na cidade em companhia de suas criadas pouco educadas. Tendo gosto por humilhar a antiga nobreza, Anna arranjou até um casamento do príncipe Dmitri Galitzine com uma de suas criadas, sendo que ambos estavam vestidos de palhaços, obrigando-os a passar a lua-de-mel em um palácio de gelo especialmente construído no inverno terrível de 1739-40.

Sem confiar em nobres russos, Anna dava os cargos de confiança a nobres alemães. Ela deu o Ducado da Curlândia a Ernst Johann von Biron, que ganhou seu favor e tinha grande influência nas políticas do trono. Seu arqui-rival, o antigermânico ministro Artemy Petrovich Volynsky, foi executado alguns meses antes da morte de Anna. Biren era suficientemente prudente para não mexer com os assuntos do exército e relações internacionais, deixando esses assuntos a cargo de outros estrangeiros menos notórios.

Eles aliaram o país com o imperador Carlos VI da Germânia, e envolveram a Rússia na guerra da sucessão polonesa (1733-1735). Depois, fizeram Augusto III rei da Prússia, desprezando Stanisław Leszczyński e outros candidatos. Em 1736 Anna declarou guerra ao Império Otomano, mas Carlos fez um acordo em particular com os turcos obrigando a Rússia a devolver vários territórios ganhos em batalhas, com exceção de Azov. Essa guerra marcou o início de uma sucessão de disputas territoriais no sul do país em que Catarina, a Grande veio a triunfar. O reinado de Anna foi o primeiro a levar os limites russos até a Ásia Central.

[editar] Morte e sucessãoQuando Anna ficou doente declarou que seu sobrinho, Ivan VI, devia sucedê-la. Era uma tentativa de assegurar a linhagem de seu pai, Ivan V, e impedir os descendentes de Pedro I de herdar o trono.

Anna morreu com a idade de 47 anos com problemas nos rins. Ivan VI tinha apenas um ano e sua mãe, Anna Leopoldovna, era odiada por causa de seus vários conselheiros alemães. Como consequência, logo após a morte de Anna, Isabel da Rússia (filha legitimada de Pedro I) conseguiu ganhar o favor da população e aprisionou Ivan VI em um calabouço.

[editar] Referências↑ Michel Heller (2009), p.484
[editar] FontesMichel Heller, Histoire de la Russie et de son empire, Paris, Flammarion, col. « Champs Histoire », 2009, 985 p. (ISBN 2081235335)
Casa de Romanov
Ana I
Nascimento: 7 de fevereiro de 1693; Morte: 28 de outubro de 1740
Precedido por
Pedro II
Czarina da Rússia
1730–1740 Sucedido por
Ivan VI

Portal da Rússia
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ana_da_R%C3%BAssia&oldid=28745785"
Categorias: Mortos em 1740Imperadores da RússiaFamília imperial russaCzaresRussos do Século XVIIICategoria oculta: !Artigos em tradução
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAfrikaans Aragonés العربية Башҡортса Беларуская ‪Беларуская (тарашкевіца)‬ Български Brezhoneg Bosanski Català Česky Cymraeg Dansk Deutsch English Esperanto Español Eesti Suomi Français Gaeilge Galego עברית हिन्दी Hrvatski Magyar Bahasa Indonesia Italiano 日本語 ქართული Қазақша 한국어 Latina Lietuvių Latviešu Македонски മലയാളം Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Română Русский Srpskohrvatski / Српскохрватски Slovenčina Српски / Srpski Svenska Türkçe Татарча/Tatarça Українська 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 09h34min de 7 de fevereiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel



COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas