sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

BASÍLIO IV DA RÚSSIA

Basílio IV da RússiaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Basílio Chuiski
O tsar russo Basílio IV é compelido a ajoelhar-se diante do rei polonês Sigismundo III da Polônia em Varsóvia (1611)Basílio Ivanovitch Chuiski (em russo: Василий IV Иванович Шуйский) (22 de setembro de 1552 – 12 de setembro de 1612) foi Tsar da Rússia entre 1606 e 1610, após o assassinato do Falso Demétrio.

Descendia dos príncipes soberanos de Nizhny Novgorod. Foi um importante boiardo durante os reinados de Teodoro I e Boris Godunov.

Foi ele quem, obedecendo a ordens secretas do Tsar Boris, foi a Uglitch para investigar a causa da morte do tsarevitch Demétrio Ivanovitch, um dos filhos de Ivã, o Terrível, que falecera misteriosamente na cidade. Chuiski relatou que teria sido um caso de suicídio, apesar de muitos rumores do tsarevitch ter sido assassinado por ordens do regente Boris Godunov. Alguns suspeitaram que Demétrio escapara do assassinato e que outro garoto teria sido morto em seu lugar, o que motivou a contínua aparição de impostores. Com a morte de Boris, que havia se tornado tsar, e a ascensão de seu filho Teodoro II, Chuiski retrata-se visando o apoio do pretendente Falso Demétrio, que tentava adquirir o trono se fazendo passar pelo tsarevitch falecido. Chuiski reconhece o pretendente como o "verdadeiro" Demétrio apesar de ter afirmado anteriormente que o garoto cometera suicídio. Isso ajudou a justificar o assassinato de Teodoro, que já estava sendo planejado por grupos descontentes.

Posteriormente, Chuiski conspira contra o Falso Demétrio, além de confessar publicamente que o verdadeiro Demétrio estava morto e que o tsar era um impostor, estimulando o seu assassinato em maio de 1606. Logo em seguida, os partidários de Chuiski o proclamaram tsar (19 de maio de 1606).

Ele reinou até 19 de julho de 1610, mas nunca possuiu o devido reconhecimento.

Até mesmo em Moscou ele tinha pouca ou nenhuma autoridade e somente não foi deposto pelos mais influentes boiardos por não terem ninguém para colocar em seu lugar.

Somente a popularidade do seu primo, príncipe Mikhail Skopin-Chuiski, que liderou suas forças, além de soldados da Suécia, cuja assistência foi obtida com a concessão de territórios russos, o preservou por mais algum tempo no trono. Sigismundo III Vasa da Polônia considerou os acordos com a Suécia um pretexto para a guerra, e, em outubro de 1609, sitia Smolensk. Alguns meses depois, diante do avanço das tropas polonesas, os moscovitas se revoltam. Em 27 de julho de 1610, Basílio Chuiski é deposto por antigos príncipes partidários (Vorotinsky e Mstislavsky) e transportado para Varsóvia pelo hetman polonês Stanislaus Zolkiewski. Morreu encarcerado no castelo de Gostynin, próximo à Varsóvia, em 1612.

[editar] ReferênciasD. I. Ilovaisky, The Troubled Period of the Muscovite Realm (Russ), (Moscou, 1894).
S. I. Platonov, Sketches of the Great Anarchy in the Realm of Moscow, (S. Petersburgo, 1899).
D. V. Tsvyeltev, Tsar Vasily Shuisky (Russ), (Varsóvia, 1901-1903).
Precedido por
Falso Demétrio Tsar da Rússia
1606–1610 Sucedido por
Sucessão quebrada devido ao
Tempo de Dificuldades
(trono reclamado por Władysław IV)
Sucedido pelo tsar Miguel I
[editar] Ligações externasOs ancestrais do tsar Basílio IV da Rússia (em russo)
De Godunov a Nicolau II (em inglês), por Saul Zaklad
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Bas%C3%ADlio_IV_da_R%C3%BAssia&oldid=27600789"
Categorias: CzaresMonarcas ortodoxos
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAfrikaans Беларуская ‪Беларуская (тарашкевіца)‬ Български Bosanski Català Česky Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Suomi Français עברית Hrvatski Íslenska Italiano 日本語 ქართული Latviešu Македонски मराठी Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Русский Srpskohrvatski / Српскохрватски Српски / Srpski Svenska Türkçe Українська 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 12h07min de 12 de novembro de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas