terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

FRANKLIN D. ROOSEVELT

Franklin Delano RooseveltOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Para outros significados de Roosevelt, veja Roosevelt (desambiguação).
Franklin Delano Roosevelt

32º presidente dos Estados Unidos
Mandato 4 de Março de 1933
a 12 de Abril de 1945
Vice-presidente John N. Garner (1933–1941)
Henry A. Wallace (1941–1945)
Harry S. Truman (1945)
Antecessor(a) Herbert Hoover
Sucessor(a) Harry S. Truman
Governador de Nova Iorque
Mandato 1º de janeiro de 1929
a 31 de dezembro de 1932
Antecessor(a) Al Smith
Sucessor(a) Herbert H. Lehman
Vida
Nascimento 30 de Janeiro de 1882
Hyde Park, Nova Iorque
Falecimento 12 de abril de 1945 (63 anos)
Warm Springs, Geórgia
Nacionalidade estadunidense
Partido Democrata
Religião Igreja Episcopal
Profissão Advogado
Assinatura
ver


Vídeo produzido pelos Estados Unidos sobre o presidente.Franklin Delano Roosevelt (Hyde Park, 30 de janeiro de 1882 — Warm Springs (Geórgia), 12 de abril de 1945) foi o 32.° presidente dos Estados Unidos (1933-1945), realizou quatro mandatos e morreu durante o último. Do Partido Democrata, foi o primeiro presidente a conseguir mais de dois mandatos, e será o único devido à 22.ª emenda. Durante sua estada na Casa Branca, teve de enfrentar o período da Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial. Em 1939, foi o primeiro presidente dos Estados Unidos a aparecer na televisão, mesmo ela tendo sido inventada com Calvin Coolidge no cargo.[1]

Índice [esconder]
1 Biografia
1.1 Nome de família
1.2 Primeiros anos
1.3 Atuação na Presidência
1.4 Educação e casamento
1.5 Poliomielite
1.6 Serviço Governamental
2 A posse
3 Reeleições
4 Legado de Franklin D. Roosevelt
4.1 Investigações sobre Roosevelt no Senado em 1938
5 Bibliografia
5.1 Bibliografia acadêmica de fontes secundárias
6 Referências
7 Ver também
8 Ligações externas
8.1 Discursos e citações: áudio e transcrições

[editar] Biografia[editar] Nome de família
O jovem Roosevelt em 1899, navegando com Helen R. Roosevelt e seu pai, James Roosevelt.Roosevelt é uma forma anglicizada do sobrenome neerlandês 'Van Rosevelt', ou 'Van Rosenvelt', significando 'originário do campo das rosas.[2]

Uma das famílias mais antigas e ricas do estado de Nova Iorque, os Roosevelt se distinguiram em áreas que não a política. Uma prima-irmã de Franklin, Ellen Roosevelt, foi campeã em simples e duplas do Campeonato Nacional de Tênis dos Estados Unidos de 1890 e integra o International Tennis Hall of Fame.

Seu primo em quinto grau, Theodore Roosevelt, também fora presidente dos Estados Unidos.

Sua mãe batizou-o com o nome de seu tio favorito, Franklin Delano.[3] O progenitor da família Delano nas Américas, chegado em 1621, foi Philippe de la Noye, o primeiro huguenote que desembarcou no Novo Mundo, cujo nome de família foi anglicizado para Delano.[4]

[editar] Primeiros anosFranklin Delano Roosevelt nasceu em 30 de janeiro de 1882, no Vale Hudson, cidade de Hyde Park, Nova Iorque. Seu pai, James Roosevelt, e sua mãe, Sara, eram cada um de antigas famílias abastadas de Nova York, de ascendências holandesa e francesa, respectivamente. Franklin era seu filho único. Sua avó paterna, Maria Rebecca Aspinwall, era prima de Elizabeth Monroe, esposa do quinto presidente dos Estados Unidos, James Monroe. Um de seus antepassados foi John Lothropp, também um antepassado de Benedict Arnold e Joseph Smith, Jr. Um de seus parentes distantes do lado materno é a escritora Laura Ingalls Wilder. Seu avô materno, Warren Delano II, um descendente dos passageiros do Mayflower Richard Warren, Isaac Allerton, Degory Priest e Francis Cooke, durante um período de doze anos que passou na China fez fortuna de mais de um milhão de dólares no comércio de chá em Macau, Cantão e Hong Kong, mas ao retornar aos Estados Unidos, perdeu tudo no Pânico de 1857. Em 1860, retornou à China e fez fortuna no notório e altamente rentável fornecimento de medicamentos à base de ópio[5] para o Departamento de Guerra dos Estados Unidos durante a Guerra Civil Americana, embora não exclusivamente.[6]

[editar] Atuação na Presidência
Franklin Roosevelt com o presidente brasileiro Getúlio Vargas, em 1943.Franklin Delano Roosevelt foi o responsável pela entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial após o ataque a Pearl Harbor. Foi um grande amigo e parceiro de Sir Winston Churchill, primeiro-ministro britânico. Em 1943, os três maiores governantes do mundo (Stalin, Roosevelt e Churchill) reuniram-se em Teerã, e em 1945 em Yalta para decidirem entre outros, o destino da Alemanha e da Polônia. A grande maioria dos historiadores acadêmicos afirma que Franklin Delano Roosevelt recuperou os EUA após a crise de 29 (dando condições melhores de trabalho aos americanos, alcançando metas militares e industriais, levando energia elétrica e modernidade às regiões mais pobres do país), traçando o destino dos estadunidenses.

Roosevelt foi o único presidente norte-americano a se eleger para mais de dois mandatos, e era conhecido por suas iniciais FDR. Ganhou a primeira de suas quatro eleições em 1932, quando os Estados Unidos estavam no fundo da Grande Depressão. A combinação do otimismo natural de FDR com políticas econômicas keynesianas são usualmente considerados como sendo os principais responsáveis por se ter evitado que a crise econômica se transformasse numa crise política. FDR conduziu os Estados Unidos através de quase toda a Segunda Guerra Mundial e morreu no cargo, de uma hemorragia cerebral, pouco antes da guerra terminar.

Roosevelt denominou sua política, de combate à situação econômica caótica que herdara, como New Deal; ela consistia tanto em legislação aprovada pelo Congresso americano quanto em Ordens Executivas [Executive orders (United States)]. Dentre as principais Ordens Executivas incluem-se o Emergency Banking Act, declarado assim que tomou posse, legislação criando novas agências governamentais, tais como a Works Progress Administration e a National Recovery Administration, que visava criar novos empregos para os quinze milhões de estadunidenses desempregados que FDR herdara de Herbert Hoover. Outras leis criaram uma rede de assistência direta para os indivíduos, como a Social Security Act (lei de Seguridade Social), que permanece em vigor até hoje.

Roosevelt dominou o cenário político estadunidense não só durante seus doze anos como presidente, mas também nas décadas seguintes. A coligação de FDR unia elementos tão díspares quanto os brancos do sul e os afro-americanos das cidades do norte dos Estados Unidos.

Críticas
Um livro polêmico, escrito por Thomas DiLorenzo, e intitulado How Capitalism Saved America: The Untold History of Our Country, from the Pilgrims to the Present, se propõe a contestar e, segundo o autor, a "corrigir" as versões acadêmicas da historiografia de Roosevelt e nos apresenta um Franklin Delano Roosevelt que poucos conhecem. Para Thomas DiLorenzo a biografia de Roosevelt teria sido "protegida amiúde, como tem sido feito pelas universidades e pelos historiadores ideologicamente engajados"|data=Fevereiro de 2010}}.

[editar] Educação e casamentoObteve sua primeira graduação na Universidade de Harvard em 1904 e uma segunda na Escola de Direito de Columbia em 1908 antes de se empregar em uma prestigiada empresa de Wall Street. Em uma sexta-feira, Dia de São Patrício, 1905, se casou com Anna Eleanor Roosevelt, uma prima distante. Tiveram seis filhos:

Anna Eleanor Roosevelt, 3 de Maio de 1906 - 1 de Dezembro de 1975.
James Roosevelt, 23 de Dezembro de 1907 - 13 de Agosto de 1991.
O primeiro Franklin Delano Roosevelt Jr., 18 de Março de 1909 - 1 de Novembro de 1909.
Elliot Roosevelt, 23 de Setembro de 1910 - 27 de Outubro de 1990.
O segundo Franklin Delano Roosevelt, Jr., 17 de Agosto de 1914 - 17 de Agosto de 1988.
John Aspinwall Roosevelt, 13 de Março de 1916 – 27 de Abril de 1981.
[editar] Poliomielite
Uma das raras fotos do presidente Roosevelt usando cadeira de rodas.Roosevelt contraiu poliomielite em 1921 aos 39 anos, uma doença que o deixou com grande dificuldade de movimento desde então. Frequentemente utilizava cadeira de rodas, mas fez grandes esforços para esconder esta dificuldade do grande público. De facto, só existem duas fotos conhecidas de Roosevelt em cadeira de rodas. Mesmo como Presidente dos Estados Unidos, preferia caminhar com a ajuda de um guarda-costas do Serviço Secreto, do que andar de cadeira de rodas. Entretanto, uma estátua de Roosevelt sentado numa cadeira de rodas foi construída em Washington, DC, em 2001.

[editar] Serviço GovernamentalComo o primo, Theodore Roosevelt, Franklin Roosevelt tornou-se subsecretário da Marinha de 1912 até 1920. Em 1928, apoiado por Alfred Smith, que tinha como interesse tornar Roosevelt submisso a ele no governo de Nova York, F.D.R. vence as eleições para governador do estado natal. Porém diferentemente do que Al Smith queria, Roosevelt governou sozinho. Apesar de Franklin ganhar muitos votos para o parceiro de partido no estado de Nova York, Al Smith perdeu as eleições presidenciais mas Roosevelt continuou no cargo até 1930 quando foi reeleito com esmagadora vantagem.

Influente e famoso, Roosevelt alcançou votos maiores em 1932 quando foi eleito presidente dos Estados Unidos por estreita margem. Margem essa que aumentou muito na reeleição do presidente em 1936, que se manteve até o fim do segundo mandato apesar das divergências e desacordos com a Suprema Corte dos Estados Unidos.

[editar] A posseRoosevelt tomou posse num período de desespero generalizado, no quarto ano da Grande Depressão, o que levantava sérias dúvidas acerca da possibilidade de sobrevivência econômica do Ocidente. O historiador inglês Arnold Toynbee comentou que “O ano de 1931 se distinguiu dos demais...por uma característica relevante: em 1931, homens e mulheres, em todo o mundo, estavam contemplando seriamente, e discutindo francamente, a possibilidade de que o sistema econômico ocidental poderia se desarticular, e deixar de funcionar”.

No dia em que Roosevelt tomou posse o PIB norte-americano já tinha caído à metade, e mais de quinze milhões de norte-americanos estavam desempregados. Todos os estados haviam fechado os bancos, ou restringido severamente suas operações e, no dia da posse de Roosevelt, o New York Stock Exchange fechou suas portas, suspendendo indefinidamente seus pregões.[7]

Algumas semanas após a posse de Roosevelt o “espírito do país havia mudado. Foi-se o torpor dos anos de Hoover, foi-se também a paralisia politica.” (…) Havia algo no ar que não estava lá antes, e durante o New Deal isso permaneceu o tempo todo,. Não era apenas por um dia ...” No New York Curb Exchange, onde o pregão reabriu em 15 de março, o stock ticker encerrou suas cotações do dia com uma alegre nota: Boa noite...Os dias alegres voltaram”.[7]

Por volta de 1935 os Estados Unidos já tinham conseguido alcançar alguma recuperação econômica. Banqueiros e homens de negócios se voltavam mais e mais contra o New Deal de Roosevelt. Eles temiam seus experimentos econômicos, até então inéditos, e ficaram apavorados quando Roosevelt tirou o país do “padrão ouro”.[8]

Roosevelt reagiu às críticas dos banqueiros com um novo programa de reformas: Seguridade Social, impostos maiores para os mais ricos, maior controle sobre as atividades bancárias e sobre os serviços de utilidade pública, e a criação um imenso programa para diminuir o desemprego da população americana.

Na eleição de 1936 Roosevelt foi reeleito presidente por uma grande margem de votos, sagrando-se vitorioso em todos os estados norte-americanos exceto Vermont e Maine. Sentindo que tinha um forte mandato popular a cumprir, Roosevelt tentou nomear mais juízes para a Corte Suprema, que vinha sistematicamente bloqueando vários programas do New Deal. Roosevelt perdeu sua batalha contra a Suprema Corte, mas provocou uma revolução na interpretação da lei constitucional: a partir de então ficou decidido que o Governo poderia, legal e constitucionalmente, regulamentar a economia norte-americana [9].

[editar] ReeleiçõesPassados oito anos na Casa Branca, Roosevelt tentou o inimaginável, concorrendo e vencendo as eleições de 1940, para o terceiro mandato, e governando durante a Segunda Guerra Mundial. Efetivamente, as medidas durante a Segunda Guerra Mundial ajudaram Roosevelt a vencer as eleições, então para um quarto mandato, no qual acabou por falecer em 1945, ainda exercendo funções e com os Estados Unidos ainda participando da Guerra. Foi citado na canção "They Don't Care About Us" de Michael Jackson em 1996 na parte: "The government don't wanna see But if Roosevelt was livin' He wouldn't let this be, no, no..."

[editar] Legado de Franklin D. Roosevelt
As quatro liberdades gravadas no Franklin Delano Roosevelt Memorial em Washington.Uma pesquisa realizada em 1999 pela C-SPAN revelou que, por uma larga margem, os historiadores acadêmicos consideram Abraham Lincoln, George Washington e Roosevelt os três maiores presidentes dos Estados Unidos, o que coincide com outras pesquisas.[10] Ver, por exemplo:

Opinion Journal
Gvsu.edu, website da Grand Valley State University
The Washington Post considerou Washington, Lincoln e Roosevelt como sendo os únicos "grandes" presidentes dos Estados Unidos. Roosevelt é o sexto colocado na Lista Gallup de Pessoas Popularmente Admiradas do século XX pelos cidadãos norteamericanos, de acordo com uma pesquisa Gallup.[11]
Depois da morte de Franklin, Eleanor Roosevelt continuou a representar uma importante presença na política dos Estados Unidos e do mundo, tendo sido delegada estadunidense na conferencia que fundou a ONU, e destacou-se como defensora dos direitos civis. Muitos colaboradores da administração Roosevelt representaram importantes papéis nas administrações subsequentes de Truman, Kennedy and Johnson, todos os quais abraçaram o legado político de Roosevelt [12].


Túmulo de Franklin e Eleanor Roosevelt no Rose Garden em sua casa do Hyde Park.O historiador da Universidade de Stanford, David Kennedy, descreveu várias características que, na sua opinião, explicam o sucesso de Roosevelt: ele entendia as coisas com muita rapidez; ele conseguia se ligar às pessoas; ele tinha autoconfiança; ele era dedicado à causa pública; ele desenvolveu um caráter forte; ele tinha uma visão clara da nação norte-americana e de seu papel no mundo; ele tinha as habilidades políticas necessárias para levar seus projetos além das pranchetas; e ele tinha sorte.[13][14]

Em reflexões sobre a presidência de Roosevelt, seu biógrafo Jean Edward Smith disse que Roosevelt: “ conduziu os Estados Unidos através da Grande Depressão e da Segunda Guerra Mundial para um futuro próspero” . ”Roosevelt se levantou de uma cadeira de rodas para erguer uma nação que estava de joelhos” [15]

O Franklin Delano Roosevelt Memorial está localizado em Washington, D.C ao lado do Jefferson Memorial na Tidal Basin e a imagem de Roosevelt aparece na moeda de dez centavos (dime) estado-unidense. Muitos parques e escolas, bem como o porta-aviões USS Franklin D. Roosevelt (CV-42), uma estação de metrô de Paris, bem como centenas de ruas e praças através do mundo, levam seu nome.

[editar] Investigações sobre Roosevelt no Senado em 1938De acordo com o que destaca um livro intitulado How Capitalism Saved America: The Untold History of Our Country, from the Pilgrims to the Present, de (Thomas DiLorenzo), por muitos considerado polêmico, em 1938 houve uma série de investigações sobre a campanha de Roosevelt, que podem ser resumidas abaixo:[carece de fontes?]

Em um programa estatal de empregos denominado de Works Progress Administration (WPA), em Kentucky, 349 empregados foram colocados a trabalhar no preparo de listas de preferências eleitorais de cada empregado no programa. Muitos daqueles que declararam que não pretendiam votar em Roosevelt foram deixados de lado.
Em outro distrito do mesmo programa, também em Kentucky, exigia-se que os trabalhadores empregados no programa votassem no senador senior (atual) de Kentucky, que era um apoiante de Franklin D. Roosevelt. Os que se recusaram foram excluídos dos seus empregos.
Os republicanos em Kentucky eram avisados que teriam de trocar suas afiliações partidárias se eles quisessem se manter empregados no programa WPA. O mesmo aconteceu na Pensilvânia.
Cartas eram enviadas aos empregados no WPA em Kentucky instruindo-os a doar 2 por cento dos seus salários para a campanha de Roosevelt se eles quisessem manter seus empregos. O mesmo ocorreu no Tennessee.
Na Pensilvânia, comerciantes que mantinham contratos de fretes com o WPA eram requisitados a oferecer cem dólares - uma soma formidável naquele tempo - como contribuição de campanha.
A distribuição de empregos aumentara dramaticamente justo antes das eleições. Na Pensilvânia, foram distribuídos "vales-emprego" com a duração de duas a quatro semanas pelo tempo das eleições.
Um homem que recebia um (bom) salário de 60.50 dólares por mês em um emprego burocrático foi transferido para um outro cargo, para trabalhar com uma picareta em uma mina de calcário ,depois de ter recusado a mudar sua filiação partidária de republicano para democrata.
Em Illinois, 450 empregados no WPA foram instruídos a angariar votos para os democratas por volta das eleições de 1938, e todos foram dispensados após as eleições.
O senado norte-americano inspecionou apenas quatro estados em 1938, mas existem razões para se acreditar que práticas similares ocorreram em todos os estados[carece de fontes?].

[editar] BibliografiaRIDINGS, William J., Jr. E McIVER, Stuart B. Rating the Presidents: A Ranking of U.S. leaders, from the Great and Honorable to the Dishonest and Incompetent. Secaucus, NJ: Carol Publishing, 1997. ISBN 0-8065-1799-9.;
SCHLESINGER, Jr. Arthur M. Ranking the Presidents: From Washington to Clinton, Political Science Quarterly (1997) 112:179-90;
SKIDMORE, Max J. Presidential Performance: A Comprehensive Review (2004);
SKIDMORE, Max J. Ranking and Evaluating Presidents: The Case of Theodore Roosevelt White House Studies. Volume: 1. Issue: 4. 2001. pp 495+.
TARANTO, James e LEO, Leonard, eds. Presidential Leadership: Rating the Best and Worst in the White House. New York: Wall Street Journal Books, 2004. ISBN 0-7432-5433-3, for Federalist Society surveys.
[editar] Bibliografia acadêmica de fontes secundáriasAlter, Jonathan. The Defining Moment: FDR's Hundred Days and the Triumph of Hope (2006), popular history
Beasley, Maurine, et al. eds. The Eleanor Roosevelt Encyclopedia (2001) online
Bellush, Bernard; Franklin D. Roosevelt as Governor of New York (1955) online
Graham, Otis L. and Meghan Robinson Wander, eds. Franklin D. Roosevelt: His Life and Times. (1985). encyclopedia
Kennedy, David M. Freedom From Fear: The American People in Depression and War, 1929–1945. (1999), wide-ranging survey of national affairs
Leuchtenburg, William E. Franklin D. Roosevelt and the New Deal, 1932–1940. (1963). A standard interpretive history of era.
Leuchtenburg, William E. In the Shadow of FDR: From Harry Truman (2001), his long-term influence
Leuchtenburg, William E. "Showdown on the Court." Smithsonian 2005 36(2): 106–113. Issn: 0037-7333 Fulltext: at Ebsco
McMahon, Kevin J. Reconsidering Roosevelt on Race: How the Presidency Paved the Road to Brown. U. of Chicago Press, 2004. 298 pp.
Miscamble, Wilson D. (2007), From Roosevelt to Truman: Potsdam, Hiroshima, and the Cold War, Cambridge University Press, ISBN 0521862442
Parmet, Herbert S. and Marie B. Hecht; Never Again: A President Runs for a Third Term (1968) on 1940 election
Ritchie, Donald A,; Electing FDR: The New Deal Campaign of 1932 U. Press of Kansas, 2007.
Rosen, Elliot A. Roosevelt, the Great Depression, and the Economics of Recovery. U. Press of Virginia, 2005. 308 pp.
Schlesinger, Arthur M. Jr., The Age of Roosevelt, 3 vols, (1957–1960), the classic narrative history. Strongly supports FDR. Online at vol 2 vol 3
Shaw, Stephen K.; Pederson, William D.; and Williams, Frank J., eds. Franklin D. Roosevelt and the Transformation of the Supreme Court. Sharpe, 2004.
Sitkoff, Harvard, ed. Fifty Years Later: The New Deal Evaluated (1985)
Hakim, Joy. A History of Us: War, Peace and all that Jazz. New York: Oxford University Press, 1995. 100–104 p. ISBN 0-19-509514-6
[editar] Referências↑ Biografias - Franklin Roosevelt - Só História. Acessado em 08/09/2011
↑ ROOSEVELT - Surname Meaning, Origin for the Surname Roosevelt Genealogy.
↑ Smith, Jean Edward. FDR, p. 17, Random House, 2007 ISBN 978-1-4000-6121-1
↑ Smith, Jean Edward. FDR, p. 10, Random House, 2007 ISBN 978-1-4000-6121-1
↑ Patrick D. Reagan, Designing a New America: The Origins of New Deal Planning, 1890–1943 (2000) p. 29
↑ Smith, Jean Edward FDR, pp. 10-13, Random House, 2007 ISBN 978-1--4000-6121-1
↑ a b LEUCHTENBURG, William E. The FDR Years: On Roosevelt and His Legacy. Conferência sobre Leadership in the Modern Presidency na Woodrow Wilson School da Princeton University em 3 de abril de 1987.
↑ Franklin D. Roosevelt 1933-1945 – Presidents, sítio oficial da Casa Branca
↑ Franklin D. Roosevelt 1933-1945 – Presidents, sítio oficial da Casa Branca
↑ American Presidents
↑ William E. The FDR Years: On Roosevelt and His Legacy, Chapter 1, Columbia University Press, 1997
↑ William E Leuchtenburg, In the Shadow of FDR: From Harry Truman to George W. Bush (2001)
↑ KENNEDY, David. The Life of FDR and the Meaning of History," aula proferida na National Conference for History Education, em Los Angeles, 16 de outubro de 2003.
↑ [Franklin Roosevelt as a Leader http://cigarmas.com/browse.php?u=http%3A%2F%2Fwww.gvsu.edu%2Fhauenstein%2Findex.cfm%3Fid%3D5F79D8E9-02B9-0869-58A8E677684F8347&b=4 Gvsu.edu]
↑ Jean Edward Smith, FDR. New York: Random House, 2007 (ISBN 978-1-4000-6121-1).
[editar] Ver tambémArsenal da Democracia
New Deal
Grande Depressão
Segunda Guerra Mundial
[editar] Ligações externasSaiba mais sobre Franklin Delano Roosevelt
nos projetos irmãos da Wikipedia:

Definições no Wikcionario
Livros e manuais no Wikilivros
Citações no Wikiquote
Documentos originais no Wikisource
Imagens e media no Commons
Notícias no Wikinotícias
Recursos no Wikiversidade
(em inglês)IPL POTUS -- Franklin Delano Roosevelt
(em inglês)An archive of political cartoons from the presidency of Franklin D. Roosevelt
Franklin Delano Roosevelt: A Resource Guide from the Library of Congress
Hyde Park NY Home of FDR
Campobello Island Summer Home of FDR
FDR Memorial Washington DC
The Franklin D. Roosevelt Presidential Library and Museum
Academic Data Related to the Roosevelt Administration
TIME Magazine Cover: Franklin D. Roosevelt, May 28, 1923
Roosevelt at Warm Springs
Franklin D. Roosevelt American Heritage Center Museum One of the largest FDR-related resources in the world
Photographs of Franklin D. Roosevelt, 1913-1945 Photographic collection from the National Archives
[editar] Discursos e citações: áudio e transcriçõesFull audio of over 40 Roosevelt speeches (including a full set of fireside chats) via the Miller Center of Public Affairs (UVa)
famous quotes
The American Presidency Project at University of California at Santa Barbara
Public Papers of the Presidents: Franklin D. Roosevelt
State of the Union Addresses
1934, 1935, 1936, 1937, 1938, 1939, 1940, 1941, 1942, 1943, 1944
State of the Union Written Messages
1945
Inaugural Addresses
1933, 1937, 1941, 1945
Fireside Chats
Presidential Elections
1932, 1936, 1940, 1944
FDR - Day of Infamy video clip (2 min.)
Court "Packing" Speech March 9, 1937
University of Virginia graduating class speech ("Stab in the Back" speech) June 10, 1940
Precedido por
Pierre Laval Pessoa do Ano
1932 Sucedido por
Hugh Samuel Johnson
Precedido por
Herbert Hoover Presidente dos Estados Unidos
1933 – 1945 Sucedido por
Harry Truman
Precedido por
Hugh Samuel Johnson Pessoa do Ano
1934 Sucedido por
Haile Selassie
Precedido por
Winston Churchill Pessoa do Ano
1941 Sucedido por
Josef Stalin

[Expandir]v • ePessoa do Ano segundo a Revista Time
[Esconder] 1927–1950

Charles Lindbergh (1927) · Walter Chrysler (1928) · Owen Young (1929) · Mahatma Gandhi (1930) · Pierre Laval (1931) · Franklin Delano Roosevelt (1932) · Hugh Samuel Johnson (1933) · Franklin Delano Roosevelt (1934) · Haile Selassie (1935) · Wallis Simpson (1936) · Chiang Kai-shek / Soong May-ling (1937) · Adolf Hitler (1938) · Josef Stalin (1939) · Winston Churchill (1940) · Franklin Delano Roosevelt (1941) · Josef Stalin (1942) · George Marshall (1943) · Dwight D. Eisenhower (1944) · Harry Truman (1945) · James F. Byrnes (1946) · George Marshall (1947) · Harry Truman (1948) · Winston Churchill (1949) · Forças Armadas dos Estados Unidos (1950)


[Expandir] 1951–1975

Mohammed Mossadegh (1951) · Elizabeth II (1952) · Konrad Adenauer (1953) · John Foster Dulles (1954) · Harlow Curtice (1955) · Hungarian Freedom Fighters (1956) · Nikita Khrushchev (1957) · Charles de Gaulle (1958) · Dwight D. Eisenhower (1959) · U.S. Scientists: George Beadle / Charles Draper / John Enders / Donald A. Glaser / Joshua Lederberg / Willard Libby / Linus Pauling / Edward Purcell / Isidor Rabi / Emilio Segrè / William Bradford Shockley / Edward Teller / Charles Townes / James van Allen / Robert Woodward (1960) · John F. Kennedy (1961) · Papa João XXIII (1962) · Martin Luther King, Jr. (1963) · Lyndon B. Johnson (1964) · William Westmoreland (1965) · The Generation Twenty-Five and Under (1966) · Lyndon B. Johnson (1967) · The Apollo 8 Astronauts: William Anders / Frank Borman / James Lovell (1968) · The Middle Americans (1969) · Willy Brandt (1970) · Richard Nixon (1971) · Henry Kissinger / Richard Nixon (1972) · John Sirica (1973) · King Faisal (1974) · American Women: Susan Brownmiller / Kathleen Byerly / Alison Cheek / Jill Conway / Betty Ford / Ella Grasso / Carla Hills / Barbara Jordan / Billie Jean King / Carol Sutton / Susie Sharp / Addie Wyatt (1975)


[Expandir] 1976–2000

Jimmy Carter (1976) · Anwar Sadat (1977) · Deng Xiaoping (1978) · Ayatollah Khomeini (1979) · Ronald Reagan (1980) · Lech Wałęsa (1981) · The Computer (1982) · Ronald Reagan / Yuri Andropov (1983) · Peter Ueberroth (1984) · Deng Xiaoping (1985) · Corazon Aquino (1986) · Mikhail Gorbachev (1987) · The Endangered Earth (1988) · Mikhail Gorbachev (1989) · George H. W. Bush (1990) · Ted Turner (1991) · Bill Clinton (1992) · The Peacemakers: Yasser Arafat / F.W. de Klerk / Nelson Mandela / Yitzhak Rabin (1993) · Papa João Paulo II (1994) · Newt Gingrich (1995) · David Ho (1996) · Andrew Grove (1997) · Bill Clinton / Kenneth Starr (1998) · Jeffrey P. Bezos (1999) · George W. Bush (2000)


[Expandir] 2001–presente

Rudolph Giuliani (2001) · The Whistleblowers: Cynthia Cooper / Coleen Rowley / Sherron Watkins (2002) · The American Soldier (2003) · George W. Bush (2004) · The Good Samaritans: Bono Vox / Bill Gates / Melinda Gates (2005) · Você (2006) · Vladimir Putin (2007) · Barack Obama (2008) · Ben Bernanke (2009) · Mark Zuckerberg (2010) · O Manifestante (2011)



[Expandir]v • ePresidentes dos Estados Unidos
Washington • J. Adams • Jefferson • Madison • Monroe • J.Q. Adams • Jackson • Van Buren • W. Harrison • Tyler • Polk • Taylor • Fillmore • Pierce • Buchanan • Lincoln • A. Johnson • Grant • Hayes • Garfield • Arthur • Cleveland • B. Harrison • Cleveland • McKinley • T. Roosevelt • Taft • Wilson • Harding • Coolidge • Hoover • F. Roosevelt • Truman • Eisenhower • Kennedy • L. Johnson • Nixon • Ford • Carter • Reagan • G.H.W. Bush • Clinton • G.W. Bush • Obama


[Expandir]v • eGovernadores de Nova Iorque (1777 — 2012)
G. Clinton · Jay · Lewis · Tompkins · Tayler · D. Clinton · Yates · D. Clinton · Pitcher · Van Buren · Throop · Marcy · Seward · Bouck · Wright · Young · Fish · Hunt · Seymour · Clark · King · Morgan · Fenton · Hoffman · J Adams Dix · Tilden · Robinson · Cornell · Cleveland · Hill · Flower · Morton · Black · T. Roosevelt · Odell · Higgins · Hughes · White · J. Alden Dix · Sulzer · Glynn · Whitman · Smith · Miller · F. Roosevelt · Lehman · Poletti · Dewey · Harriman · Rockefeller · Wilson · Carey · Cuomo · Pataki · Spitzer · Paterson · Cuomo

Este artigo sobre um Presidente dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.



Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Franklin_Delano_Roosevelt&oldid=28975969"
Categorias: Mortos em 1945Presidentes dos Estados UnidosGovernadores de Nova IorquePessoas da Segunda Guerra MundialFamília RooseveltNeerlando-americanosFilatelistasDemocratas de Nova IorqueCategorias ocultas: !Artigos que carecem de notas de rodapé desde Fevereiro de 2010!Esboços maiores que 35000 bytes!Esboços de um presidente dos Estados Unidos!Artigos destacados na Wikipédia em búlgaro!Artigos destacados na Wikipédia em francês!Artigos destacados na Wikipédia em chinês
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAfrikaans አማርኛ Aragonés العربية مصرى Asturianu Azərbaycanca Žemaitėška Bikol Central Беларуская ‪Беларуская (тарашкевіца)‬ Български বাংলা Brezhoneg Bosanski Català Cebuano Corsu Česky Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Võro Føroyskt Français Frysk Gaeilge Gàidhlig Galego Gaelg עברית हिन्दी Fiji Hindi Hrvatski Magyar Հայերեն Bahasa Indonesia Ido Íslenska Italiano 日本語 Basa Jawa ქართული Адыгэбзэ Қазақша 한국어 Kurdî Кыргызча Latina Lëtzebuergesch Limburgs Lietuvių Latviešu Македонски മലയാളം मराठी Bahasa Melayu မြန်မာဘာသာ Plattdüütsch Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Occitan Kapampangan Polski Piemontèis پنجابی Runa Simi Rumantsch Română Русский Русиньскый Kinyarwanda संस्कृतम् Sicilianu Scots Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Shqip Српски / Srpski Svenska Kiswahili தமிழ் తెలుగు ไทย Tagalog Türkçe ئۇيغۇرچە / Uyghurche‎ Українська اردو Tiếng Việt Winaray ייִדיש Yorùbá 中文 Bân-lâm-gú 粵語 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 13h36min de 19 de fevereiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas