quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

PEDRO II DA RÚSSIA

Pedro II da RússiaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus. Veja como referenciar e citar as fontes.
Pedro II

Reinado 1728 a 1730
Predecessor Catarina I
Sucessor Ana
Nascimento 23 de outubro de 1715

Morte 30 de janeiro de 1730

Pedro II (em russo: Пётр II Алексеевич ou Pyotr II Alekseyevich) (23 de outubro de 1715 – 30 de janeiro de 1730) foi imperador da Rússia de 1728 até a data de sua morte. Foi o único filho de Alexei Petrovich, filho de Pedro o Grande com sua primeira esposa Eudoxia Lopukhina, e Carlota Cristina de Brunswick-Wolfenbüttel, filha de Luís Rudolfo de Brunswick-Wolfenbüttel. Foi o único neto homem da linhagem de Pedro o Grande.

Pedro nasceu em São Petersburgo em 18 de outubro de 1715 (calendário juliano). Seu avô, Pedro o Grande, sempre o ignorou. Os seus primeiros governantes foram a esposa de um alfaiate e um taberneiro dinamarquês. Um marinheiro chamado Norman ensinou-lhe o essencial da navegação e, quando mais velho, passou para os cuidados de um refugiado húngaro, Janos Zeikin, que teria sido um professor responsável.

Durante o reinado de Catarina I, Pedro era muito ignorado, mas logo após a morte de Catarina, ficou claro para muitos que Pedro deveria subir ao trono o mais rápido possível. A maior parte da nação e três quartos da nobreza estavam do seu lado. Outra pessoa também ambicionava o trono, o seu tio, Imperador Carlos VI. Após um acordo entre Alexandre Danilovich Menshikov e o conde Andrei Osterman, em 18 de maio de 1727, Pedro II, de acordo com o desejo de Catarina I, foi proclamado soberano autocrata.

O senado e o comitê de conselheiros prestaram juramento imediatamente. A educação do jovem príncipe foi confiada ao vice-chanceler Ostermann. Menshikov, que alojou Pedro II no seu próprio palácio, na ilha de Vasilievsky, procurou casá-lo com sua filha, Maria, mas o plano foi frustrado com sua queda (21 de setembro de 1727). Pedro então ficou sob responsabilidade do príncipe Vasili Lukich Dolgorukov, que o levou de São Petersburgo para Moscou. Foi coroado em 25 de fevereiro de 1728 e, pouco depois, ficou noivo da sobrinha de seu mentor, princesa Catarina Dolgorukova. O casamento ocorreu em 30 de janeiro de 1730, mas naquele mesmo dia faleceu de varíola. É o único monarca russo que teve a honra de ser enterrado no Kremlin.

Com a morte de Pedro, a linhagem masculina da Dinastia Romanov termina, sendo então sucedido por Ana Ivanovna, filha de meio-irmão de Pedro o Grande, Ivan V.

Precedido por
Catarina I Imperador da Rússia
18 de maio de 1727 – 29 de janeiro de 1730 Sucedido por
Ana


Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Pedro_II_da_R%C3%BAssia&oldid=28422467"
Categorias: Imperadores da RússiaCasa de RomanovCrianças soberanasMonarcas ortodoxosRussos do Século XVIIIMortos em 1730Categorias ocultas: !Artigos que carecem de fontes desde fevereiro de 2011!Artigos destacados na Wikipédia em russo
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAfrikaans Aragonés العربية Беларуская ‪Беларуская (тарашкевіца)‬ Български Brezhoneg Català Česky Cymraeg Dansk Deutsch English Esperanto Español Eesti Suomi Français Gaeilge Galego עברית Hrvatski Magyar Հայերեն Íslenska Italiano 日本語 ქართული Қазақша 한국어 Latina Lietuvių Latviešu Македонски मराठी Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Română Русский Srpskohrvatski / Српскохрватски Slovenčina Српски / Srpski Svenska ไทย Türkçe Татарча/Tatarça Українська Tiếng Việt 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 20h25min de 19 de janeiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas