quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

ALEXANDRE II DA RÚSSIA

Alexandre II da RússiaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alexandre II

Imperador e Autocrata de Todas as Rússias

Czar Alexandre II.
Governo
Reinado 2 de Março de 1855–14 de Março de 1881
Coroação 7 de Setembro , 1856
Consorte Maria de Hesse-Darmstadt
Antecessor Alexandre I
Herdeiro Nicolau Alexandrovich da Rússia
Sucessor Alexandre III
Casa Real Romanov
Dinastia Romanov
Vida
Nascimento 29 de Abril , 1818
São Petersburgo
Morte 13 de Março de 1881 (62 anos)
São Petersburgo
Pai Nicolau I da Rússia
Mãe Alexandra Feodorovna (Carlota da Prússia)
ver
Alexandre II (em russo: Александр II Николаевич, Aleksandr II Nikolaevich) (Moscou, 29 de Abril de 1818 — São Petersburgo, 13 de Março de 1881) foi Czar da Rússia desde 2 de Março de 1855 até ao seu assassinato. Como tal, foi também grão-duque da Finlândia (1855-1881) e rei da Polônia até 1867.

É conhecido por suas reformas liberais e modernizantes, através das quais procurou renovar a cristalizada sociedade russa.

Em 19 de Fevereiro de 1861,[1] decretou o fim da servidão na Rússia. Foram libertados, ao todo, 22,5 milhões de camponeses servos - preservando-se, todavia, a propriedade dos latifúndios .[2]

Índice [esconder]
1 Educação
2 Casamento
3 Czar reformador
4 Assassinato
5 Descendência
6 Ver também
7 Referências
8 Ligações externas

[editar] EducaçãoFilho mais velho de Nicolau I, Alexandre formou-se dentro do espírito reacionário predominante na Europa do início do século XIX e que, na Rússia, predominou até o fim do reinado de seu pai - o que absolutamente não favorecia qualquer pensamento original, já que o governo reprimia a liberdade de pensamento e de iniciativa. Havia censores em todos os níveis da sociedade e eventuais críticas eram vistas como ameaça à autoridade.

Alexandre recebera a típica educação dos jovens russos bem-nascidos: uma tintura de conhecimentos gerais e um bom conhecimento de línguas européias. O futuro czar demonstrava, no entanto, escasso interesse por questões militares, o que era francamente desaprovado por seu pai.

[editar] CasamentoEm 1841 casa-se com a filha de Grão-Duque Ludwig II de Hesse, Massimiliana Guilhermina Maria, que depois seria conhecida como Maria Alexandrovna. Do matrimônio nasceram duas filhas e seis filhos, dentre os quais o futuro czar Alexandre III.

[editar] Czar reformadorNo primeiro ano do seu reinado, Alexandre II se dedica ao prosseguimento da guerra da Criméia e, após a queda de Sebastopol, às negociações de paz. Em seguida, abre-se um período das reformas mais radicais, apoiadas pela opinião pública embora aplicadas de maneira autocrática. O governo de Nicolau I, que havia sacrificado todos os demais interesses para fazer da Rússia uma potência militar, também demonstrara a sua ineficiência durante a guerra da Criméia. Era clara, portanto, a necessidade de reformas.

Apesar de cioso dos seus direitos e privilégios autocráticos, Alexandre tendia a projetar uma imagem do monarca constitucional europeu. Logo após a guerra, promulga uma série de modificações na legislação da indústria e do comércio, que terão como consequência o nascimento de um grande número de empresas.

Ao mesmo tempo é preparado o plano de uma grande rede ferroviária, que visa tanto o maior aproveitamento dos recursos naturais quanto o aumento do poder de ataque e defesa do exército.

Um imenso obstáculo às reformas era a persistência do sistema de servidão na Rússia. Alexandre decide enfrentar o problema que o pai sempre havia preferido deixar de lado e assim, 1861, no sexto aniversário da sua coroação, a lei de emancipação é assinada e publicada.

Alexandre II também favoreceu o nacionalismo finlandês, ao outorgar a idioma finlandês a mesma importância dada a sueco.

[editar] AssassinatoMorreu assassinado pelo grupo revolucionário Narodnaya volya (A vontade do povo), que arrojou uma bomba em sua carruagem no dia 13 de Março de 1881 (1° de março pelo calendário juliano), em São Petersburgo. O czar escapou incólume, mas foi morto logo depois, enquanto procurava socorrer os feridos.

Foi sucedido por seu filho Alexandre III.

[editar] DescendênciaCom a sua primeira esposa, Maria Alexandrovna teve os seguintes filhos legítimos:

Nome Nascimento Morte Observações
Alexandra Alexandrovna da Rússia 30 de Agosto de 1842 10 de Julho de 1849 morreu de Meningite aos 6 anos de idade; sem descendência.
Nicolau Alexandrovich da Rússia 20 de Setembro de 1843 24 de Abril de 1865 morreu de Tuberculose quando estava noivo da Princesa Maria da Dinamarca; sem descendência.
Alexandre III da Rússia 10 de Março de 1845 1 de Novembro de 1894 Imperador da Rússia de 1881 a 1894; casado com a Princesa Maria da Dinamarca, mais tarde Maria Feodorovna; com descendência.
Vladimir Alexandrovich da Rússia 22 de Abril de 1847 17 de Fevereiro de 1909 casado com a Grã-duquesa Maria Pavlovna; com descendência; os seus descendentes são os actuais pretendentes ao trono russo.
Alexis Alexandrovich da Rússia 14 de Janeiro de 1850 14 de Novembro de 1908 casamento morganático com Alexandra Vasilievna Zhukovskaya; com descendência.
Maria Alexandrovna da Rússia 17 de Outubro de 1853 20 de Outubro de 1920 casada com Alfredo, Duque de Saxe-Coburgo-Gota; com descendência.
Sérgio Alexandrovich da Rússia 29 de Abril de 1857 4 de Fevereiro de 1829 casado com a Grã-duquesa Isabel Feodorovna; sem descendência.
Paulo Alexandrovich da Rússia 3 de Outubro de 1860 24 de Janeiro de 1919 casado com a Princesa Alexandra da Grécia; com descendência. Após a morte de Alexandra teve um casamento morganático com Olga Valerianovna Paley; com descendência.

Durante o seu casamento, Alexandre teve muitas amantes, das quais teve, pelo menos, 7 filhos ilegítimos. Alguns deles são:

Antoinette Bayer (20 de Junho de 1856 - 24 de Janeiro de 1948) fruto da sua relação com Wilhelmine Bayer;
Michael-Bogdan Oginski (10 de Outubro de 1848 - 25 de Março de 1909) com a sua amante, a Coundensa Olga Kalinovskya (1818-1854);
Joseph Raboxicz.
Com a morte de Maria Alexandrovna, Alexandre II casou-se com a sua amante Catarina Dolgorukov de quem já tinha 4 filhos:

Nome Nascimento Morte Observações
Jorge Alexandrovich Romanov Yurievsky 12 de Maio de 1872 13 de Setembro de 1913 casado com a Coundensa Alexandra Zarnekau; com descendência. Mais tarde o casal divorciou-se.
Olga Alexandrovna Romanov Yurievsky 7 de Novembro de 1874 10 de Agosto de 1925 casou-se com o Conde Jorge Nikolaus de Nassau, Conde de Merenberg
Boris Alexandrovich Yurievsky 23 de Fevereiro de 1876 11 de Abril de 1876 morreu aos dois meses de idade.
Catarina Alexandrovna Romanov Yurievsky 9 de Setembro de 1879 22 de Dezembro de 1959 casada duas vezes; com descendência.
[editar] Ver tambémO Commons possui multimídias sobre Alexandre II da RússiaGrão Duque Vladimir Alexandrovich de Russia
Pervomartovtsi
Kreopostnoje Pravo
Zemstvo - Novo sistema de administração introduzido por uma das reformas de Alexandre II
Narodnik
Referências↑ Nota-livro de Anton Chekhov
↑ Reforma Camponesa de 1861
[editar] Ligações externasOs Romanov



Precedido por
Nicolau I da Rússia Imperador da Rússia
1855 - 1881 Sucedido por
Alexandre III da Rússia

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Alexandre_II_da_R%C3%BAssia&oldid=28580370"
Categorias: Família imperial russaImperadores da RússiaCasa de Holstein-Gottorp-RomanovCasa de RomanovCavaleiros da Ordem do Tosão de OuroMonarcas assassinadosNaturais de MoscouMonarcas ortodoxosMortos em 1881
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAfrikaans Aragonés العربية Asturianu Беларуская Български Brezhoneg Català Česky Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Français Gaeilge Galego עברית Hrvatski Magyar Հայերեն Ido Italiano 日本語 ქართული 한국어 Latina Lietuvių Latviešu Македонски मराठी Bahasa Melayu Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Occitan Polski پنجابی Română Русский Srpskohrvatski / Српскохрватски Slovenčina Српски / Srpski Svenska தமிழ் ไทย Türkçe Татарча/Tatarça Українська Tiếng Việt 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 18h52min de 30 de janeiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas