quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

GEORGE WASHINGTON

George WashingtonOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Para outros significados, veja George Washington (desambiguação).
George Washington

1º presidente dos Estados Unidos
Mandato 30 de abril de 1789
a 4 de março de 1797
Vice-presidente John Adams
Sucessor(a) John Adams
Vida
Nascimento 22 de fevereiro de 1732
Condado de Westmoreland (VA)
Falecimento 14 de dezembro de 1799 (67 anos)
Mount Vernon (VA)
Nacionalidade estadunidense
Religião Igreja da Inglaterra
Profissão Fazendeiro, Soldado
Assinatura
Serviço militar
Serviço/ramo Exército
Graduação General-dos-Exércitos
Comandos Exército Continental
Batalhas/guerras Guerra Franco-Indígena, Guerra da Independência
Condecorações Medalha de Ouro do Congresso
ver
George Washington (22 de fevereiro de 1732 - 14 de dezembro de 1799) foi um político e militar americano[1], foi o primeiro presidente constitucional dos Estados Unidos de 1789 a 1797, precedido por outros 14 presidentes que foram eleitos pelo Congresso dos Estados Unidos, conhecidos como "Os Presidentes Esquecidos", e também foi comandante do Exército Continental na Guerra da Independência dos Estados Unidos de 1775 a 1783. Seu papel na revolução e na subsequente independência e formação dos Estados Unidos foi significativo, e é visto pelos americanos como o "Pai da Pátria".

Índice [esconder]
1 Biografia
1.1 Juventude
1.2 Carreira militar
1.3 O caminho para a independência dos Estados Unidos
1.4 A constituinte e a eleição presidencial
1.5 A retirada
1.6 Memoriais
2 Referências

[editar] Biografia[editar] JuventudeGeorge Washington nasceu a 22 de Fevereiro de 1732 e morreu a 14 de dezembro de 1799 . (11 de Fevereiro, no calendário juliano). Era filho de Augustine Washington e de Mary Ball Washington. Originário de uma família tradicional, estável e abastada, família de agricultores proprietários de terras da Virgínia, tornou-se, em 1748, zelador das propriedades de Shenandoah Valley pertencentes a Lord Fairfax e mais tarde de todo o condado de Culpeper. Estudou agrimensura e de 1749 a 1751 ocupou-se do levantamento topográfico de extensa região da Virgínia. Em 1752, herdou a grande propriedade paterna de Mount Vernon.

[editar] Carreira militarAinda jovem participou ativamente das guerras contra os índios e franceses. Em 1753 foi encarregado de levar um ultimato aos franceses que haviam ultrapassado os limites odo Ohio. Rejeitada a intimação, assumiu o posto de tenente-coronel, no comando de 150 homens. Servia no Primeiro Regimento de Virgínia (parte do exército britânico). Enquanto tentava expulsar os franceses do condado de Ohio, Washington ocasionou uma série de eventos que, no fim, levaram à Guerra Franco-Indígena (1754-1763).

Em 1754, recebeu a missão de estabelecer um forte, onde hoje se localiza a cidade de Pittsburgh. Iniciava-se a luta contra os franceses, que duraria até 1759. Encarregado de tomar a posição francesa de Fort Duquesne, em 28 de maio de 1754 Washington surpreendeu e derrotou as primeiras forças enviadas a seu encontro. Em 3 de Julho, os franceses contra-atacaram, venceram e concederam-lhe termos honrosos após uma resistência de dez horas. George Washington reuniu os sobreviventes e procedeu à retirada. Nova derrota em Monongahela, como integrante das forças britânicas, não o desanimou. Recrutou um contingente de colonos de Virgínia e preparou o ataque, vitorioso, contra o Fort Duquesne, em Novembro de 1758.

Deixou o exército em 1758, no posto de coronel, se casou com uma viúva rica, Martha Washington (1759), e se mudou para Virgínia com sua esposa e família, onde passou a viver do plantio de Tabaco na sua fazenda. Nos anos seguintes, Washington teria um significante papel na fundação dos Estados Unidos.


George Washington: "O primeiro na guerra, o primeiro na paz e o primeiro no coração de seus concidadãos".[editar] O caminho para a independência dos Estados UnidosO domínio da Inglaterra sobre as colónias americanas começou a causar revoltas, tendo então Washington iniciado a sua atividade política na Assembleia de oposição da Virgínia, a qual protestava perante o agravamento das tributações impostas e falta de liberdade de ação. Politicamente, Washington apoiava a resistência às decisões britânicas. Em 1774 foi um dos sete delegados que representou a Virgínia no Primeiro Congresso Continental de Filadélfia, que se reuniu para discutir as medidas a tomar contra os colonizadores. Participou também do Segundo Congresso Continental, que se realizou no ano seguinte. Iniciadas as Guerra da Independência (1775-1783), em 15 de Junho de 1775 foi nomeado por John Adams comandante-em-chefe de todos os exércitos continentais, posto que assumiu em Cambridge, Massachusetts, em 3 de Julho.


George Washington e o Marquês de La Fayette em Vale Forge.Conseguiu impor alguma ordem entre os 16 mil voluntários e, em Março de 1776, expulsou os britânicos de Boston. Em Setembro, após uma inepta defesa de Nova York, liderou brilhantemente o seu exército. Durante os cinco anos seguintes, estabeleceu um "jogo de nervos" com os britânicos em Nova York e Filadélfia, estimulando ataques ocasionais e conflitos como o de Trenton (1776), Princeton, Brandywine, Germantown (1777) e, posteriormente, a campanha do Vale Forge, em Monmouth (1778).

Concluiu, em 6 de Fevereiro de 1778, uma aliança com os franceses. Praticou de uma guerra de guerrilha até que a Espanha e a França, com Rochambeau, entraram em cena, constituindo um decisivo peso para a derrota dos britânicos em Yorktown, Virgínia, em 19 de Outubro de 1781, pondo término à Guerra da Independência dos EUA. Dois anos depois era reconhecida a independência do país. Washington demitiu-se e retirou-se para Mount Vernon em 23 de Dezembro de 1783.

Seus discursos durante a guerra se tornaram famosos por serem não só uma defesa do patriotismo,mas também um pedido de atenção aos valores morais e ao cristianismo,em 1776 escreveu que:

[2]

Enquanto, zelosamente, cumprimos os deveres de bons cidadãos e soldados,certamente não podemos estar desatentos aos deveres maiores da religião.À qualidade de patriota,seria a nossa maior glória, adicionar a qualidade mais distinta de cristão.

— George Washington
[editar] A constituinte e a eleição presidencialA maior realização de Washington foi ter conseguído manter a união de um exército mal armado, acatando deliberações de um congresso dividido. Apreensivo frente à anarquia política pós-guerra, incentivou a convocação da Constituinte. Washington e outros nacionalistas da Virgínia foram os encarregados de organizar a Convenção Constituinte de Filadélfia (1787), da qual foi presidente. Apoiou a Constituição de 1787 e fez com que ela fosse aprovada por todos os estados em 1789. Em 4 de fevereiro de 1789, foi eleito por unanimidade para a presidência da União, derrotando John Adams. Em 1792 foi reeleito e recusou um terceiro mandato "para não dar mau exemplo".


Washington numa nota de um dólar.
Retrato Oficial da Casa Branca do Presidente George Washington.
Washington tomou posse em 30 de Abril de 1789 e presidiu a formação e as operações iniciais do novo governo. Fundou a cidade de Washington em 1793 e praticou uma política de desenvolvimento econômico com base capitalista e de colonização de zonas até então de exclusivo povoamento índio (como o Tennessee e o Kentucky). Apesar de tentar manter seu cargo acima do jogo político, identificou-se com a política federalista (defendia um governo central forte, com leis internas rígidas).

Sua rigorosa dignidade e sentido de decência contiveram o partidarismo que caracterizaria as administrações de seus três sucessores: John Adams, Thomas Jefferson e James Madison. Mesmo assim, tomou várias decisões que tiveram vital importância a longo prazo. Instituiu o gabinete, apesar da Constituição contemplar a formação do dito corpo e actuou de forma independente no Congresso, evitando assim o desenvolvimento de facções. Com a nomeação de Alexander Hamilton como secretário do Tesouro e Thomas Jefferson como secretário de Estado, pôs as duas figuras mais capacitadas e relevantes da geração revolucionária nos postos de maior responsabilidade. Washington apoiou as inovações na política fiscal e financeira propostas por Hamilton, com a criação de uma tarifa alfandegária e de um banco do estado para emissão de moeda. Igualmente, permitiu a Jefferson realizar uma política que favorecia o comércio e a cooperação com todos os estados europeus.

Reeleito presidente por unanimidade em Novembro de 1792, iniciou o segundo mandato presidencial em Janeiro de 1793. Nesse novo mandato, a explosão da guerra entre a França revolucionária e a colisão integrada pela Grã-Bretanha, Prússia e Áustria em 1793, pôs em perigo a política externa norte-americana.

Reprimiu a Revolta do Whisky (1794, contra imposição de taxas sobre esse produto), recusou apoio à França revolucionária e aprovou um acordo de paz com a Reino Unido da Grã-Bretanha em 1794, o chamado Tratado de Jay (Jay's Treaty), para assentar assuntos pendentes com a antiga metrópole depois da Guerra da Independência. Estes actos provocaram o descontentamento do partido democrata republicano liderado por Thomas Jefferson por considerar tal tratado uma ingratidão com os franceses (que tinham prestado auxílio durante a Guerra da Independência) e subserviente em relação aos antigos colonizadores.


Mount Vernon, num desenho do próprio Washington.
Tumba de George Washington em Mount Vernon.[editar] A retiradaRecusou-se a concorrer ao terceiro mandato, o que estabeleceu uma norma na vida eleitoral americana. Após um discurso de adeus ao povo americano, em 19 de Setembro de 1796, retirou-se da vida pública em 3 de Março de 1797, quando acabou o seu segundo mandato, retirando-se para a propriedade herdada do meio-irmão, Mount Vernon, e, com simplicidade digna, voltou aos seus trabalhos agrícolas. Em seu discurso de despedida, deplorava o partidarismo e clamava pela neutralidade norte-americana em assuntos externos.

Em 1798, entretanto, a ameaça de guerra com a França levou-o a aceitar, em 3 de Julho, a comissão de tenente-general e a chefia do comando do Exército, postos que conservou até morrer.

George Washington faleceu em Mount Vernon, em 14 de Dezembro de 1799. Foi "o primeiro na guerra, o primeiro na paz e o primeiro no coração de seus concidadãos", disse Henry Lee, um de seus contemporâneos no dia de sua morte. É considerado o "Pai dos Estados Unidos".

[editar] MemoriaisA face e imagem de George Washington é usada com frequência nos símbolos oficiais dos Estados Unidos. A capital dos Estados Unidos, Washington, DC, é assim chamada em sua homenagem. Possivelmente a mais proeminente comemoração de seu legado é o uso de sua imagem na nota de um dólar e na moeda de 25 cents. Washington, juntamente com Theodore Roosevelt, Thomas Jefferson e Abraham Lincoln, está representado no Monte Rushmore.

Uma das mais respeitadas universidades do mundo, a Universidade George Washington, localizada em Washington, DC, teve o terreno do seu campus principal doado por George Washington, que expressou a necessidade de se ter uma universidade e centro de pesquisas de alto nível na capital do país.[3]

Referências↑ George Washington-Biografia. UOL-Biografia. Página visitada em 14 de dezembro de 2011.
↑ http://etext.virginia.edu/etcbin/ot2www-washington?specfile=/texts/english/washington/fitzpatrick/search/gw.o2w&act=surround&offset=5975853&tag=Writings+of+Washington,+Vol.+5:+GENERAL+ORDERS+Head+Quarters,+New+York,+July+9,+1776.+&query=as+becomes+a+christian&id=gw050226
↑ "George Washington University". The George Washington University. Página visitada em 2008-12-09.
Precedido por
— Presidente dos Estados Unidos
1789 – 1797 Sucedido por
John Adams

[Expandir]v • eSignatários da Constituição dos Estados Unidos
Baldwin • Bassett • Bedford • Blair • Blount • Brearley • Broom • Butler • Carroll • Clymer • Dayton • Dickinson • Few • Fitzsimons • Franklin • Gilman • Gorham • Hamilton • Ingersoll • Jenifer • Johnson • King • Langdon • Livingston • Madison • McHenry • Mifflin • G. Morris • R. Morris • Paterson • C. C. Pinckney • Pinckney • Read • Rutledge • Sherman • Spaight • Washington • Williamson • Wilson

[Expandir]v • ePresidentes dos Estados Unidos
Washington • J. Adams • Jefferson • Madison • Monroe • J.Q. Adams • Jackson • Van Buren • W. Harrison • Tyler • Polk • Taylor • Fillmore • Pierce • Buchanan • Lincoln • A. Johnson • Grant • Hayes • Garfield • Arthur • Cleveland • B. Harrison • Cleveland • McKinley • T. Roosevelt • Taft • Wilson • Harding • Coolidge • Hoover • F. Roosevelt • Truman • Eisenhower • Kennedy • L. Johnson • Nixon • Ford • Carter • Reagan • G.H.W. Bush • Clinton • G.W. Bush • Obama


[Expandir]v • eDireita política
Ideologias principais Liberalismo · Libertarianismo · Democracia cristã · Conservadorismo · Ultranacionalismo
Personalidades Adam Smith · Edmund Burke · Russell Kirk · Alexis de Tocqueville · Olavo de Carvalho · Friedrich Hayek · Ludwig von Mises · José Ortega y Gasset · Arthur Balfour · Margaret Thatcher · Joseph de Maistre · Winston Churchill · Eric Voegelin · John Henry Newman · Eugen Rosenstock-Huessy · Calvin Coolidge · Grover Cleveland · John Adams · Fiódor Dostoiévski · Mortimer Adler · Louis Lavelle · Benjamin Disraeli · Juan Donoso Cortés · Malcolm Muggeridge · Murray Rothbard · William F. Buckley Jr. · George Washington · Carlos Lacerda · Gustavo Corção · Francisco Sá Carneiro · Ronald Reagan
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Citações no Wikiquote
Imagens e media no Commons
Commons
Wikiquote
Este artigo sobre um Presidente dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=George_Washington&oldid=28686587"
Categorias: Mortos em 1799Presidentes dos Estados UnidosGenerais dos Estados UnidosMaçons dos Estados UnidosPessoas da Guerra da Independência dos Estados UnidosCategorias ocultas: !Esboços maiores que 15000 bytes!Esboços de um presidente dos Estados Unidos!Artigos bons na Wikipédia em francês!Artigos destacados na Wikipédia em búlgaro!Artigos destacados na Wikipédia em divehi!Artigos destacados na Wikipédia em chinês clássico
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página CorrelatosCommons Wikiquote Noutras línguasAfrikaans አማርኛ Aragonés Ænglisc العربية ܐܪܡܝܐ مصرى Asturianu Aymar aru Azərbaycanca Башҡортса Boarisch Žemaitėška Bikol Central Беларуская ‪Беларуская (тарашкевіца)‬ Български বাংলা Brezhoneg Bosanski Català Cebuano ᏣᎳᎩ کوردی Corsu Česky Cymraeg Dansk Deutsch ދިވެހިބަސް Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Føroyskt Français Frysk Gaeilge 贛語 Gàidhlig Galego Hawai`i עברית हिन्दी Fiji Hindi Hrvatski Magyar Հայերեն Bahasa Indonesia Ilokano Ido Íslenska Italiano 日本語 Basa Jawa ქართული Қазақша ಕನ್ನಡ 한국어 Ripoarisch Kurdî Kernowek Кыргызча Latina Lëtzebuergesch Lietuvių Latviešu Malagasy Māori Македонски മലയാളം Монгол मराठी Bahasa Melayu မြန်မာဘာသာ مازِرونی Nāhuatl Plattdüütsch नेपाली Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Occitan Kapampangan Papiamentu Polski پنجابی Runa Simi Română Русский Русиньскый Kinyarwanda संस्कृतम् Sicilianu Scots Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Shqip Српски / Srpski Svenska Kiswahili தமிழ் తెలుగు Тоҷикӣ ไทย Tagalog Türkçe Татарча/Tatarça ئۇيغۇرچە / Uyghurche‎ Українська اردو O'zbek Vepsän kel' Tiếng Việt Winaray ייִדיש Yorùbá 中文 文言 Bân-lâm-gú 粵語 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 16h59min de 4 de fevereiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas