quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

barone308@gmail.com

Carlos V de FrançaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Fevereiro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus. Veja como referenciar e citar as fontes.

Carlos V, o Sábio.Carlos V de Valois, o Sábio (Vincennes, 21 de Janeiro 1338 - Beauté-sur-Marne,16 de Setembro 1380) foi Rei de França da Casa de Valois de 1364 até à sua morte.

Seu reino marca o fim da primeira parte da Guerra dos Cem Anos. Conseguiu recuperar todas as terras perdidas por seus predecessores, restaurou a autoridade do Estado e tirou o reino da ruína.

[editar] BiografiaCarlos V nasceu no castelo de Beauté-sur-Marne, perto de Vincennes, filho do rei João II e de Bona do Luxemburgo. Os seus irmãos mais novos foram Luís de Anjou, João de Berry e Filipe da Borgonha. Em Abril de 1350, casou com a sua prima Joanna, filha de Pedro I, Duque de Bourbon. Carlos V foi o primeiro herdeiro do trono francês a usar o título de Delfim de França.

Foi chamado à governação do seu país ainda em vida do seu pai, que tinha sido feito prisioneiro pelos ingleses na batalha de Poitiers (1356).Com apenas dezoito anos, assumiu a regência de França e enfrentou gravíssimos problemas sociais, como a insurreição de Paris comandada por Étienne Marcel ou a revolta popular da Jacquerie. Para além destes distúrbios, ficou a braços com um país à beira da catástrofe financeira e a responsabilidade de negociar o resgate de João II. Apesar de todas as dificuldades, e talvez por causa delas, Carlos conseguiu manter a serenidade e lidou com os problemas à medida que foram aparecendo. A sua capacidade de organização valeu-lhe o cognome de o Sábio (le Sage).

Em 1364, Carlos tornou-se rei de França, pela morte do pai no cativeiro em Londres (para o qual tinha regressado voluntariamente após a sua libertação na sequência do Tratado de Brétigny), e foi coroado na catedral de Reims.

O resto do seu reinado foi marcado pelos problemas resultantes da Guerra dos Cem Anos. Carlos V insistiu numa política de toca e foge face às invasões inglesas e conseguiu evitar outra derrota tão pesada como Poitiers. A estratégia revelou-se eficaz e, apesar dos danos causados pelas tropas estrangeiras e as companhias livres ao seu país, unificou a sua causa. Com os seus condestáveis Bertrand du Guesclin e Olivier de Clisson, conseguiu recuperar a grande maioria dos territórios cedidos a Inglaterra no Tratado de Brétigny.

Carlos V foi um patrono das artes e criou a primeira biblioteca real de França. Teve por astróloga a famosa Cristina de Pisan ou Pizan.

Não se pode esquecer que seu grande amparo foi Bertrand du Guesclin, que conseguiu mesmo de certa maneira repelir os ingleses. Em 14 de março de 1369, du Guesclin venceu o rei de Castela, Pedro o Cruel, em Montiel, sudeste de Castela. Carlos V tinha aproveitado de uma trégua, durante a Guerra, para se desembaraçar dos mercenários sem trabalho que perambulavam pelo campo em pilhagens. Desde o reino de Filipe IV o Belo havia se tornado costume recorrer a mercenários, chamados « routiers», para combater na guerra feudal tradicional. Tais cavaleiros respondiam ao apelo de seus suseranos e os seguiam à guerra, mas não eram obrigados a servir mais de 40 dias seguidos por ano. Havia sempre grandes companhias de mercenários ou routiers, pagas por tarefa, disponíveis.


Carlos V nomeia Bertrand Du Guesclin condestável da França.Entretanto, quando não as ocupavam as guerras, se livravam a extorsões, correrias e pilhagens às custas dos camponeses. Carlos V pediu assim a Du Guesclin levar tais mercenários para a Espanha, onde o rei de Castela enfrentava a rebelião de seu meio-irmão bastardo, Henrique de Trastamara. Enquanto du Guesclin tomou o partido de Henrique, Pedro o Cruel apelou para os serviços do herdeiro inglês, o Príncipe Negro, o principal inimigo do rei de França. Du Guesclin de início foi vencido e preso mas depois de sua libertação contra resgate, assegurou em Montiel a vitória definitiva de Henrique que assumiu o trono de Castela como Henrique II - depois de assassinar Pedro. Com sua tarefa executada, Du Guesclin retornou à França e recebeu o título de condestável.

Carlos V morreu no castelo de Beauté-sur-Marne, na atual comuna de Nogent-sur-Marne, bem no momento em que começava o cisma do Ocidente, no qual tomou o partido de Clemente VII contra Urbano VI. Foi ainda em seu reinado que as armas de França mudaram, passando a constituir-se de três flores de lis em ouro, sobre o fundo azul.


Castelo de Beauté-sur-Marne, gravura de Claude Chastillon, 1610[editar] Casamento e posteridadeCasou em 8 de abril de 1350 em Tain-en-Viennois com Joanna de Bourbon (nascida em Vincennes, na região de Île-de-France em 3 de fevereiro de 1338 e morta em 6 de fevereiro de 1377 em Paris, sepultada em Saint-Denis) filha de Pedro I de Bourbon duque do Bourbonnais e de Isabel de Valois. Descendentes:

1 - João (1359-1364).
2 - João (1366-1366).
3 Luís, Duque de Orléans Paris 1372-1407 Paris), Duque da Touraine 1386, Duque de Orleans 1392, Conde de Valois, Duque de Valois e Conde de Dunois, de Angoulême, de Dreux, Périgord, Beaumont, Soissons 1404, Poitiers, tronco com sua esposa Valentina Visconti (1370-1408) filha de João Galeazo Visconti, Duque de Milão e Isabel de França da Casa de Orleans e Orleans-Angoulême.
4 - Carlos VI, Rei de França (1368-1422)
5 - Joanna ((1357-1360 na abadia de St. Antoine-des-Champs).
6 - Bonne (n. e m. 1360).
7 - Maria (Paris 1370-1377).
8 - Isabel (Paris 1373-1378 Paris).
9 - Catarina (Paris 1378-1388). Casada em 1386 com Jean de Berry, Conde de Montpensier.
O rei deixou ainda dois filhos bastardos:

A. Oudard d'Attainville (Paris 1360-1415) e
B. com Biette Casine: Jean de Montaigu (Paris 1363-1409 decapitado Paris), que deixou descendência de seu casamento com Jacqueline, filha de Etienne de La Grange.
O Commons possui uma categoria com multimídias sobre Carlos V de FrançaPrecedido por
João II Rei de França
1364 - 1380 Sucedido por
Carlos VI
Precedido por
– Delfim de França
1350 — 1364 Sucedido por
João de Valois

[Expandir]v • eMonarcas de França
França Medieval
Casa de Capeto Hugo Capeto • Roberto II • Henrique I • Filipe I • Luís VI • Luís VII • Filipe II • Luís VIII • Luís IX • Filipe III • Filipe IV • Luís X • João I • Filipe V • Carlos IV
França Medieval
Casa de Valois Filipe VI • João II • Carlos V • Carlos VI • Carlos VII • Luís XI • Carlos VIII
Idade Moderna Francesa
Casa de Valois Luís XII • Francisco I • Henrique II • Francisco II • Carlos IX • Henrique III
Idade Moderna Francesa
Casa de Bourbon Henrique IV • Luís XIII • Luís XIV • Luís XV • Luís XVI • Luís XVII (de jure)
Primeiro Império Francês
Casa de Bonaparte Napoleão I
I Restauração dos Bourbon
Casa de Bourbon Luís XVIII
Cem Dias
Casa de Bonaparte Napoleão I • Napoleão II
II Restauração dos Bourbon
Casa de Bourbon Luís XVIII • Carlos X • Luís XIX • Henrique V
Monarquia de Julho
Casa de Orléans Luís Filipe I
Segundo Império Francês
Casa de Bonaparte Napoleão III


Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Carlos_V_de_Fran%C3%A7a&oldid=28108877"
Categorias: Reis da FrançaMonarcas católicos romanosDelfins de FrançaCasa de ValoisMortos em 1380Governantes do século XIVCategorias ocultas: !Artigos que carecem de fontes desde Fevereiro de 2008!Artigos destacados na Wikipédia em francês!Artigos destacados na Wikipédia em húngaro
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAragonés Беларуская ‪Беларуская (тарашкевіца)‬ Български Brezhoneg Bosanski Català Česky Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Euskara فارسی Suomi Français Galego עברית Hrvatski Magyar Ido Íslenska Italiano 日本語 ქართული 한국어 Latina Lietuvių Македонски Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Occitan Polski Română Русский Simple English Slovenčina Српски / Srpski Svenska ไทย Українська Tiếng Việt Yorùbá 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 13h24min de 26 de dezembro de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


copyright wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas