sexta-feira, 28 de outubro de 2011

11037 - SVEND I DA INGLATERRA

Pesquisa no site :


Accueil L'association Connaître et rencontrer les membres Catalogue en ligne Pays DocumentsActualitésNous contacter
Publications et émissions Représentation Liens et partenariats Petites annoncesCommandes GroupéesForum
Países

Países da zona euro
Países da UE (fora da zona Euro)
Introdução
Búlgária
Dinamarca <<
Hungria
Letónia
Lituânia
Polónia
Reino Unido
República Checa
Roménia
Suécia
Países ligados













Dinamarca


--------------------------------------------------------------------------------


Dados gerais
Identidade
Superfície : 43 094 km²
População: 5,48 millions
Densidade : 126 hab/km²
Capital : Copenhage
Línguas : dinamarquês (língua do grupo nórdico oriental, que inclui também o Suéco e a Norueguês " bokmal "). o nórdico é um ramo das línguas germanicas
Origens : dinamarquesa
Religião : maioritáriamente protestante
PIB per capita : 36 550 € (n°7)
Taxa de fertelidade : 1,2
Esperança de vida : 76 anos
Moeda : coroa dinamarquesa

História
Quando se pensa na Escandinávia, geograficamente, abrange a Noruéga e a Suécia (a Finlândia é completamente diferente culturalmente).
Culturalmente, o conjunto dos povos escandinavos fala o mesmo grupo de línguas: dinamarquês, sueco, norueguês, feroês, islandês.
No ínicio da Idade Média, os países escandinavos estavam, culturamnete, muito próximos. São notáveis navegadores, descobridores de litorais bem mais ricos que os seus !
Os dinamarqueses conduzem suas expidições através da Inglaterra e França,onde Rollon fundou o futuro ducado da normandia, e se converteu ao cristianismo. Estes Vikings (" aventureiros do mar ") misturam-se, progressivamente, nas populações locais.
Quando Carlos Magno apresenta aos saxões, a paz em (811) e determina uma fronteira e no século 10, o rei Harold funda um reino cristão. Seu filho Svend conquista a Inglaterra. O filho de Sven, Knud o Grande, anexa a Noruéga ao novo reino ! Estas possessões externas serão perdidas após o seu reinado. No entanto, a Estónia tornou-se dinamarquesa em 1219.
O rei Valdemar IV o « restaurador » (1340-1375) rejeita os suecos, tornando-os os inimigos hereditários. Sua filha, Margaret, esposa do rei da Noruega, Hakon VI, reinará na Dinamarca, na Noruega e na Suécia após a a morte de seu marido, até 1412. Ela designa seu sobrinho Eric da Pomerâ como seu sucessor, é " a União de Kalmar ", totalmente dominada pela Dinamarca.
Sob o seu sucessor Christian I , que herda de Schleswig e de Holstein, a união continua.
Mas após o massacre de Estocolmo (1520) com Christian II, a Suécia elege como rei Gustave Vasa, acabando com a União.
Posteriormente, a Dinarmarca e a Suécia estarão em rivalidade permanente até 1720.
O único elemento unificador é a adopção do luteranismo pela escandinávia.
Desde 1720, a monarquia torna-se absoluta lançando-se em aventuras coloniais (Antilhas, Groenlândia).

A Dinamarca, aliada de Napoleão, vai pagar um preço bem alto : perda da Noruega adjudicada pela Suécia.
Em 1848, o rei Frederico VII aceita a monarquia constitucional.
A grande questão será, portanto, o futuro de Schleswig - Holstein em confilto com a Prússia. Finalmentr, estes docados foram incoporados na Prússia em 1864.
Neutros durante a Primeira Guerra Mundial, os Dinamarqueses recebem entretanto uma parte de Schleswig, o norte do ducado, o sul manteve-se alemão após refendo em 1920 (sempre a fronteira actual).
Invadida pela Alemanha nazista, a Dinamarca mantém-se relativamente independente, mantendo mesmo o Schleswig do norte.
Mas a resistência dos Dinamarqueses a Hitler pôs fim a esta independência em 1943. O país foi libertado somente em Maio de 45.
Durante a guerra , a Islândia separou-se da Dinamarca em 1942 (república proclamada em 17 de junho de 1944, após referendo.
A Dinamarca é um membro da CEE (mais tarde UE) desde 1973. Ver abaixo.
As Ilhas Faroé (43 000 habitantes), e a imensa Gronelândia (56 000 habitantes), são províncias dinamarquesas, que desfrutam de uma autonomia considerável, mesmo quando a adesão à UE está em discução.
Margrethe II, após a morte de seu pai FrederiK em 1972, torna-se raínha da Dinamarca.

O Dinamarquês
É uma língua do grupo nórdico oriental, que compreênde, também, o sueco e o noruegês « bokmal ». O nórdico é um ramo das línguas germânicas



A Dinamarca e o Euro
A dinamarca tornou-se membro da CEE em 1973, ao mesmo tempo que a Irlanda e a Inglaterra. Nessa qualidade, o governo dinamarquês participou na famosa « maratona de Maastricht » concluída por um projeto de tratado em 1991.

Em Junho de 1992, os Dinamarqueses causaram uma grande supresa ao rejeitar, por referendo, o Tratado, (Sendo, no entanto, a primeira vez, não deixou de criar mossas). A cimeira de Edimburgo, seis meses mais tarde, dá à Dinamarca a possibilidade de optar pelas clausulas ditas « opt-out » na Defesa, na cidadania europeia, e nos assuntos internos da justiça E, especialmente, em questões monetárias: isto foi proposto aos Dinamarqueses, com a finalidade de eles continuarem com a politica de integração económica e monetária, mas, chegado o momento, o Euro não foi adoptado. Este Tratado « extra » foi adoptado, por referendo, em Maio de 1993.
Com efeito, a Dinamarca estava qualificada para o final de 1999, jogou, come lhe competia, a cláusula de isenção.

Em Setembro de 2000, realizou-se um novo referendo sobre o Euro (o qual permitia a introdução da moeda ao mesmo tempo que os outros 12 Estados). Lembram-se, sem dúvida, da publicação pelo governo das futuras imagens das moedas do euro , muito mal redigidas (do estilo " as peças que você terá em sua carteira amanhã") suscitou um enorme clamor no país, e provavelmente determinou a vitória do " não "…. a desde então , a Dinamarca permaneceu na zona Euro (no MCE II).

Protótipos de 2004


1 cent 2 cent 5 cent 10 cent

20 cent 50 cent 1 euro 2 euro

O Primeiro Ministro Anders Fogh Rasmussen, facilmente reeleito para um segundo mandato na primavera de 2008, tem apelado repetidamente pró- europeu. Não desprovido de segundas intenções, uma vez que ele é um dos candidatos mais plausível a primeiro presidente da Europa. Fala-se num referendo sobre as cláusulas " opt-out " para o outono. Em todos os casos, acima citados: a questão do euro, provalvelmente, ficará para mais tarde. Por duas razões :
- as previsões sombrias, feitas naquele tempo, sobre o futuro económico da Dinamarca , sem euro Euro, revelaram-se falsas : a coroa portou-se lindamente.
- O fim da isenção monetária implica a adopção imediata, o país cumpre todas as exigências, inclusivé com a presença de 2 anos no MCE II : o tempo de cunhar as famosas peças (com a efigie da rainha Margrethe II) e de emitir as notas com a letra W, e a coisa está feita !

O referendo Irlandês colocou tudo em questão: como levar os eleitores a votar se o quadro institucinal europeu está completamente indeciso ? Resposta…. não, até ao fim de 2009 !

Em Julho de 2008, a pedido do governo dinamarquês, o conselho de governadores do BCE decidiu sobre a supressão dos 25 ORE dinamarqueses. Este corte tem um contra-valor de 3,17 euros, então, quando este país adotar o Euro deverá igualmente adoptar as moedas de 1 e 2 cêntimos !

Em Outubro de 2008, na sequência da crise económica que os diferentes países do mundo conheceram, em fins de 2008, o ministro dinamarquês lamentou, cada vez mais o que o seu país conhece, por se manter fora da zona Euro (ver comunicado da imprensa) !

Contacto
E-mail : pays@amisdeleuro.org

Links
- O banco nacional da dinamarca : http://www.nationalbanken.dk/

- o site do Instituto monetário Dinamarquês : http://www.kgl-moent.dk/



--------------------------------------------------------------------------------

Voltar ao topo da página


Última actualização 29/09/2010 por Olivier Fournier

Presse Mentions légales
pieces euro, piece euro, numismate, association, collection, collectionneur, euro, euros, cotation, collection numismatique, monnaies, monnaie, cotations, artefacts, billet, billets, euro monnaies, billets banque, piece monnaie, pieces monnaie, collection monnaie, euro slovaquie, piece 2 euro, vente pièces euro, collection pièces, vente euros


COPYRIGHT OLIVIER FOURNIER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas