sexta-feira, 28 de outubro de 2011

11041 - ETHELRED II (O DESPREPARADO)

Etelredo II de InglaterraOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Ethelred IIEtelredo II de Inglaterra (ou Ethelred; em inglês antigo: Æþelred; c. 968 - 23 de Abril, 1016) foi Rei de Inglaterra entre 978 e 1013 e depois de 1014 a 1016. Etelredo era filho do segundo casamento do rei Edgar de Inglaterra com Elfrida e sucedeu no trono depois do assassinato do seu meio-irmão mais velho, Eduardo o Mártir.

O cognome de Etelredo, Unræd, é frequentemente escrito no inglês como "The Unready" ("O Despreparado"), mas na verdade isso é um erro de tradução. O significado real é "mau conselho" ou "sem conselho", uma brincadeira com o nome dele que significa "conselho nobre", demonstrando a reputação dele como um dos piores reis da Inglaterra.

Durante o seu reinado, Etelredo enfrentou uma invasão viking liderada por Olaf Tryggvason, um senhor da guerra norueguês. Depois de algumas derrotas, Etelredo conseguiu expulsar os vikings por meio de um enorme tributo oferecido a seus líderes. A guerra estava no entanto reaberta e, em 13 de Novembro de 1002, Etelredo ordena o massacre das comunidades vikings estabelecidas na costa de Inglaterra.

Esta atitude brutal provocou uma série de campanhas lideradas por Svend I da Dinamarca contra a Inglaterra. Em 1013, Etelredo foi obrigado a fugir para a Normandia para salvar a vida, regressando à Inglaterra no ano seguinte para recuperar a coroa. Apesar dos reveses militares, o reinado de Etelredo foi marcado por boas condições económicas e prosperidade, como indica a alta qualidade das moedas cunhadas durante esse período.

Etelredo foi pai de pelo menos dezesseis crianças, incluindo Eduardo o Confessor, dos seus dois casamentos: com Ælfgifu da Nortúmbria e Ema da Normandia. O sobrinho-neto de Ema Guilherme, Duque da Normandia utilizou essa relação familiar como argumento para invadir as Ilhas Britânicas em 1066.

Precedido por
Eduardo, o Mártir Rei de Inglaterra
978 - 1013 Sucedido por
Svend I
Precedido por
Svend I Rei de Inglaterra
1014 - 1016 Sucedido por
Edmundo II

[Esconder]v • eBiografias
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Etelredo_II_de_Inglaterra&oldid=26642540"
Categorias: Monarcas britânicosMonarcas católicosReis anglo-saxões
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAfrikaans ‪Беларуская (тарашкевіца)‬ Bosanski Català Česky Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti فارسی Suomi Français עברית Hrvatski Magyar Bahasa Indonesia Íslenska Italiano 日本語 ქართული Latina Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Română Русский Simple English Slovenčina Slovenščina Svenska ไทย Türkçe Українська 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 22h37min de 25 de agosto de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas