segunda-feira, 31 de outubro de 2011

11107 - EDUARDO, O VELHO (INGLATERRA - 899 A 924)

Rσყคl Hσusε σf Tudσr



Páginas
Início Reis da Inglaterra

Reis da Inglaterra



-Reis da Inglaterra-
O primeiro monarca a usar o título de Anglorum Rex (Rei do Inglês) foi Offa de Mércia, embora o seu poder não tenha sobrevivido a ele. No século IX, os reis de Wessex conquistaram Kent e Sussex, no ano de 825, que tornou os mesmos os mais poderosos monarcas dentre todos os reinos que formaram a Inglaterra. A contínua lista de monarcas ingleses começa, então, tradicionalmente com Egbert de Wessex, em 829. No entanto, é Alfredo O Grande e seu filho, Eduardo, O Velho que são os primeiros da Casa de Wessex a usar o título de "rei dos anglo-saxões". Depois que Athelstan conquistou Nortúmbria em 927, ele adotou o título de Rex Anglorum. Por fim, no reinado de Henrique II em 1154, o título ficou Angliae Rex (Rei da Inglaterra).


O Principado de Gales foi incorporado no Reino da Inglaterra ao abrigo do Estatuto de Rhuddlan em 1284, e em 1301, Eduardo I investiu seu filho mais velho, o futuro Eduardo II, como Príncipe de Gales. Desde aquela época, com exceção de Eduardo III, todos os filhos mais velhos dos monarcas ingleses vieram a ganhar esse título.


-Casa de Mércia-
Segundo algumas fontes, o primeiro governante a ter assumido o título de Rex Anglorum deve ter sido Offa em 774, que tinha sido rei de Mércia desde 757, mas essa afirmação é baseada em cartas, aparentemente forjadas, do século X. No entanto, em algumas moedas, Offa se descreve como RX A, que acredita-se significar Offa Rex Anglorum. Este é provavelmente um significado diferente do que o que foi adquirido depois, ou seja, "rei dos anglos", não necessariamente dos saxões, como veio a ser mais tarde. Vários reis anteriores são chamados de Anglorum Rex ou alguma variante, por algumas fontes: Alfrith de Nortúmbria por Aldhelm, Ethelred de Mércia no Felix Vita sancti Guthlaci (vida de São Guthlac) e Aethelbald de Mércia por São Bonifácio.





-Offa de Mércia *774-796*-
-Casa de Wessex-

A lista contínua começa tradicionalmente com Egbert, Rei de Wessex desde 802, o primeiro rei de Wessex a ter soberania sobre grande parte da Inglaterra. Ele derrotou os mercianos em 825 e se tornou Bretwalda em 829, embora mais tarde venha a perder o controle sobre Mércia. Alfredo O Grande e seu filho Eduardo O Velho usaram o título de "rei dos anglo-saxões". Depois que Athelstane conquistou Nortúmbria em 927, ele adotou o título de Rex Anglorum (Rei do Inglês).


Há algumas evidências de que Elfweard de Wessex pode ter sido rei durante quatro semanas, em 924, entre o pai de Eduardo O Velho e de seu irmão Athelstane, embora que o mesmo não tenha sido coroado. No entanto, ele não é aceito por todos os historiadores.

-Egbert de Wessex *802-839*-

-Ethelwulf de Wessex *839-856*-

-Aethelbald de Wessex *856-860*-

-Ethelberht de Wessex *860-865*-

-Ethelred de Wessex *865-871*-

-Alfredo O Grande *871-899*-

-Eduardo, O Velho *899-924*-

-Aethelstan *924-939*-

-Edmundo I *939-946*-

-Eadred *946-955*-

-Eadwig *955-959*-

-Edgar o Pacífico *959-975*-

-Eduardo, o Mártir *975-978*-



-Ethelred o Unready *978-1013*(primeiro reinado)-
-Casa da Dinamarca-
A Inglaterra ficou sob o domínio de reis dinamarqueses durante e após o reinado de Ethelred o Unready.

-Sweyn Forkbeard *1013-1014*-
-Casa de Wessex- (restaurado pela primeira vez)



Após a morte de Sweyn Forkbeard, Ethelred o Unready retornou do exílio e foi novamente proclamado rei em 3 de Fevereiro de 1014. Seu filho lhe sucedeu depois de ser escolhido pelo rei, pelos cidadãos de Londres e por parte de Witan, apesar dos esforços dinamarqueses em arrebatar a coroa dos Anglo-Saxões.
(em construção)










Início
Assinar: Postagens (Atom)

Seguidores

Quem sou eu
Hσusε σf Tudσr
Visualizar meu perfil completo
Arquivo do blog
▼ 2011 (5)
► Maio (3)
Casamento na Casa Real da Bolívia
Sua Majestade participa da Liga das Nações.
Primeira visita não-oficial de Henrique VIII ao Im...
▼ Abril (2)
Henry VIII participa do Monarchia Organization
Discurso Oficial sobre a Semana de Páscoa







Modelo Simple. Tecnologia do Blogger.


COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas