domingo, 30 de outubro de 2011

11'077 - EDMUNDO I DA INGLATERRA

Eduardo, o VelhoOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Eduardo, o VelhoEduardo, o Velho (em inglês antigo: Ēadweard se Ieldra) (n.874-877 – 17 de julho de 924) foi o segundo dos filhos homens (6 no total) de Alfredo, o Grande, rei de Wessex e de sua esposa Ethelswitha. Converteu-se no rei de Wessex após a morte de seu pai em 899.

O retrato da ilustração é imaginário e foi realizado junto com o de outros monarcas anglo-saxões por um artista desconhecido no século XVIII. O epônimo de Eduardo, "o Velho" foi usado pela primera vez no século X no escrito Life of St Æthelwold (Vida de Æthelwold) de Wulfstan, para distinguí-lo do rei posterior, Eduardo, o Mártir.

Índice
1 Sucessão e Início de seu Reinado
2 Logros
3 Falecimento
4 Matrimônio e Descendência
5 Fontes
6 Ligações externas

[editar] Sucessão e Início de seu ReinadoA sucessão de Eduardo ao trono de seu pai não estava assegurada, já que quando Alfredo morreu, seu primo Aethelwold, o filho do rei Aethelred I, reclamou seu direito ao trono. Tomou Wimborne, em Dorset, onde havia sido enterrado seu pai, e a igreja cristã em Hampshire, hoje Dorset. Eduardo marchou a Badbury e ofereceu combate, mas Aethelwold se recusou a deixar Wimborne. Quando viu que Eduardo estava pronto para atacar Wimborne, Aethelwold fugiu pela noite e uniu-se aos daneses em Nortúmbria, onde foi proclamado rei, ao passo que Eduardo foi coroado em Kingston upon Thames em 8 de junho de 900 (ver [1]). No ano seguinte, tomou o título de "Rei dos Anglos e Saxões", distinguindo-se de seus predecessores que haviam sido reis de Wessex.

Em 901, Aethelwold chegou a Essex com uma frota e expulsou os daneses que então habitavam aquela região. No seguinte ano, atacou Cricklade e Braydon. Eduardo chegou com um exército e ambos os lados encontraram-se na batalha de Holme. Aethelwold e o rei danês Eohric de Ânglia Oriental foram mortos na batalha.

As relações com o norte foram problemáticas para Eduardo por vários anos mais. A Crônica Anglo-Saxã menciona que ele fez as pazes com os daneses da Ânglia Oriental e de Nortúmbria "por necessidade". Também existe uma menção da reconquista de Chester em 907, o que pode indicar que a cidade foi tomada em uma batalha. [2]

Em 909, Eduardo enviou um exército para arrasar a Nortúmbria. No ano seguinte, os daneses da Nortúmbria tentaram atacar a Mércia, mas encontraram um exército combinado de mercianos e saxões ocidentais na batalha de Tettenhall, onde foram destruídos. Desde então, não voltaram a incursionar ao sul do estuário Humber.

Então Eduardo começou a construção de várias fortalezas em Hertford, Witham e Bridgnorth. Diz-se que também havia construído uma em Scergeat, mas esta localização ainda não foi identificada. Esta série de fortalezas manteve os daneses a distância. Também foram construídas outras fortalezas em Tamworth, Stafford, Eddisbury e Warwick.

[editar] LogrosPode-se afirmar que Eduardo superou os logros militares de seu pai, regressando o Danelaw ao domínio saxão e reinando sobre Mércia a partir de 918 depois da morte de sua irmã Ethelfleda de Wessex (Æðelflǣd). No ano de 918, todos os daneses do sul haviam se submetido a Eduardo. Sua sobrinha Elfwynn, filha de Ethelfleda, foi nomeada sucessora de sua mãe, mas Eduardo a depôs, terminando assim com a independência de Mércia. Já havía anexado as cidades de Londres e Oxford e as terras circundantes a Oxfordshire e Middlesex.

Uma série de invasões escandinavas pelo norte, forçaram a Eduardo a entrar em várias batalhas entre o final de 918 e final de 920. Nesee momento, os escandinavos, os escoceses e os galos o chamavam "pai e senhor". [3] Este reconhecimento de senhorio de Eduardo na Escócia levou a que seus sucessores reclamassem soberania sobre esse reino.

Eduardo reorganizou a igreja em Wessex, criando novos bispados em Ramsbury e Sonning, Wells e Crediton. Apesar disto, há pouca evidência de que Eduardo fosse particularmente religioso. De imediato, o Papa lhe enviou uma reprimenda para que pusesse maior atenção a suas responsabilidades religiosas. [4]

[editar] FalecimentoMorreu liderando um exército contra a rebelião cambro-merciana, em 17 de julho de 924 em Farndon, Cheshire. Seus restos foram sepultados na igreja nova de Winchester, Hampshire, que ele mesmo havia estabelecido em 901. Depois da conquista normanda, a igreja foi substituída pela abadia de Hyde, ao norte da cidade, e o corpo do rei Eduardo foi transferido para lá.

Seu último lugar de descanso está marcado por um bloco de pedra com uma cruz inscrita, fora da abadia, em um parque público.

[editar] Matrimônio e DescendênciaO rei Eduardo teve catorze filhos de seus três matrimônios e pode ser que tenha tido filhos ilegítimos também.

Em 893 casou-se com Egwina, mulher de baixa condição social, com a qual teve 3 filhos:

Athelstan (n. 895 - m. palácio de Gloucester, 27 de outubro de 939), rei de Wessex ao morrer seu irmão Ethelweard (924) e primeiro rei de toda Inglaterra unificada.
Alfredo (n. 896 - m. 924).
Edith (n. 900 - m. como abadesa de Tanworth, Gloucestershire, 937), monja ao enviuvar, foi canonizada; casada com Sihtric II Caoch, rei de York e de Northumbria (n.890-m.927).
Como o status de Egwina, sua primera esposa, era baixo, pouco depois da ascensão de Eduardo ao trono, eles se separaram e seus filhos foram declarados ilegítimos.

Assim, para reconciliar-se com o ramo de Etelredo I, Eduardo casou-se em 901 com Elfleda, sobrinha de Ethelwaldo e neta do rei Etelredo I. Deste matrimônio nasceram 10 filhos:

Ethelweard (n. 901 - m. Oxford, 2 de julho de 924), ermitão, rei de Wessex ao suceder seu pai durante 16 dias (de 17 de junho a 2 de julho de 924).
Edwy (n. 902 - m. afogado no Canal Inglês ou assassinado por órdens do rei Athelstan, 933), sub-rei de Kent.
Edfleda (n. 903 - m. ?), monja en Winchester.
Eadgifu (Ogiva) (n. 904 - m. 953), casada primeiro com Carlos III "o Simples", rei da França (n.879-m.929) e depois com Heriberto, conde de Meaux e de Troyes (n.910-m.984).
Elfleda (n. 905 - m. 963), monja en Winchester.
Ethelfleda (n. 906 - m. ?), monja, abadesa de Ramsey, Hampshire.
Edhilda (n. 907 - m. 937), casada com Hugo, o Grande, conde de Paris e duque da França -descendente de Carlos Magno pela linha feminina (n.895-m.956).
Elgiva (n. 908? - m. 1005), casada con Boleslav II, duque de Boêmia (m.999).
Ethelhilda (n. 909 - m. ?), monja da abadía de Romsey, Hampshire.
Edith (n. 910 - m. 26 de janeiro de 947), casada com Oto I, o Grande, rei da Alemanha e depois imperador do Sacro Império Romano Germânico (n.912-m.973).
Viúvo em 920, Eduardo casa-se pela terceira vez -ainda que pela segunda legalmente com Edgiva de Kent, filha de Sigelhelm, cavalheiro de Kent, de aproximadamente 15 anos de idade, nascendo deste matrimônio 4 filhos:

Edmundo I (n. 921 - m. assassinado, Pucklechurch, Dorset, 26 de março de 946), apelidado "o Magnífico", sucessor de seu meio-irmão Athelstan como rei da Inglaterra (939).
Edburga (n. 922 - m. abadía de Nunnanminster, 15 de junho de 960), monja na abadía de Nunnanminster, depois canonizada.
Edgiva (n. 923 - m. ?), casada com Luis, conde de Thurgau, filho do rei Rodolfo I da Borgonha (m.960).
Edred (n. 924 - m. Frome, Somerset, 23 de novembro de 955), sucessor de seu irmão Edmundo como rei da Inglaterra (946).
[editar] FontesHigham, N.J. Edward the Elder, 899-924, 2001 ISBN 0-415-21497-1
David Nash Ford's Early British Kingdoms
anglo-saxons.net
[editar] Ligações externasThe Laws of King Edward the Elder
Edward the Elder Coinage Regulations
Precedido por
Alfredo Rei de Inglaterra
899 - 924 Sucedido por
Ethelweard

[Esconder]v • eBiografias
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Eduardo,_o_Velho"
Categorias: Reis de Wessex | Monarcas britânicos | Monarcas católicos | Reis anglo-saxões
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar AçõesVer histórico
Busca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAfrikaans Ænglisc Беларуская ‪Беларуская (тарашкевіца)‬ Bosanski Català Česky Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti فارسی Suomi Français עברית Hrvatski Magyar Bahasa Indonesia Italiano 日本語 ქართული Latina Lëtzebuergesch Lietuvių Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Română Русский Simple English Slovenčina Српски / Srpski Svenska ไทย Українська 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 08h44min de 4 de outubro de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel

COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas