sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

9238 - RIO HUANG HO (RIO AMARELO)

Rio Amarelo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Huang He (rio Amarelo)

Localização do Rio Amarelo (Huang He)
Comprimento c. 5464 km
Posição: 7
Nascente Bayan Kara Ula (Qinghai)
Altitude da nascente 4.500 m
Débito médio 90.800 m³/s
Foz Mar de Bohai
Área da bacia 752.000 km²
País(es) República Popular da China
O Rio Amarelo , também conhecido como Huang He ou Huang Ho, é o segundo mais longo rio da China e o 6º maior rio do mundo, medindo 5.464 km, e tem uma bacia de 752.000 km².

É de grande importância para a economia chinesa pois o seu vale tem terras férteis, bons pastos e importantes jazidas minerais.

Foi nesse rio que a civilização chinesa começou.

Seu nome deve-se à grande quantidade de materiais em suspensão que arrastam suas turbulentas águas, lodos e loess —partículas de areia muito finas, com predominio de cuarzo—, que lhe dão sua cor característico.

[editar] Início da Civilização Chinesa
Os primeiros chineses provavelmente migraram do oeste para o leste a partir do neolitico da asia central mais antigo que o do vale do Mekong, estabelecendo-se nas terras férteis das proximidades do Rio Amarelo compostas por um loesse trazido e depositado pelas águas ao longo de milênios dos planaltos da China central e pelos ventos que vinham dos desertos a oeste. Nesta terra irrigada, os antigos chineses cultivaram painço, hortaliças e frutas nativas, sobretudo ao longo dos alto e médio cursos do rio. No setor baixo do Rio Amarelo, cultivava-se arroz. Durante o terceiro milênio antes de Cristo, o excedente de produção favoreceu o estabelecimento de vilarejos permanentes, como Banpo e Erlitou, e logo em meados daquele milênio havia quase um contínuo de povoados e vilas ao longo do rio, dando contornos rudimentares a um princípio de civilização. Os chineses antigos do norte teriam recebido tres grandes influencias principais: a do neolitico central-asiatico antigo (cavaleiros transferindo o neolitico sumeriano pelas estepes eurasianas a exemplo dos proto-citas), a do Nordeste Siberiano antigo e a do vale do Mekong antigo, que por sua vez já era uma mera expansão do neolitico norte-indiano em direção ao SE da asia se adaptando as condições locais a exemplo da cultura do arroz.

[editar] Domesticação do Rio Amarelo

Huang He na cidade de LanzhouO Rio Amarelo recebe no verão um grande volume de águas originadas do degelo nas montanhas no oeste da China, e isso causava grandes inundações períódicas em toda a bacia. O loesse trazido pelo rio sedimenta-se, causando seu assoreamento, agravando as enchentes. No início do estabelecimento humano, as enchentes repentinas causavam tantas mortes que os chineses ainda apelidam o Rio Amarelo de "Rio das Lamentações". Por causa destas eventualidades, os chineses demoraram séculos para ocupar de forma permanente a grande e fértil planície central da bacia do Rio Amarelo.

O controle das inundações surgiu em algum momento por volta de 2.200 a.C., quando um extenso sistema de diques, canais de escoamento e reservatórios foi construído, contendo o excesso de água proveniente do degelo e possibilitando o cultivo permanente da planície central.

A construção destes sistemas data de antes dos registros escritos, e por isso sua documentação posterior é cercada de lendas. Uma delas a atribui a um imperador lendário, Yü o Grande, que teria coordenado a construção dos diques e terminado com uma inundação que teria durado 13 anos. Após tal feito, ele teria sido alçado ao status de divindade. A lenda perpetrou-se na cultura chinesa posterior, e há um provérbio local que diz: "Não somos peixes graças a Yü".

Este artigo sobre geografia da República Popular da China é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui multimídias sobre Rio Amarelo
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Amarelo"
Categoria: Rios da China
Categorias ocultas: !Esboços sobre geografia da China | !Artigos bons na Wikipédia em chinês clássico
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar AçõesVer histórico
Busca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
粵語 አማርኛ Aragonés العربية Беларуская Беларуская (тарашкевіца) Български বাংলা བོད་ཡིག Bosanski Català Česky Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Français Frysk Galego עברית हिन्दी Fiji Hindi Hrvatski Magyar Հայերեն Bahasa Indonesia Íslenska Italiano 日本語 Basa Jawa ქართული 한국어 Latina Lëtzebuergesch Lietuvių Latviešu Македонски മലയാളം मराठी Bahasa Melayu မြန်မာဘာသာ Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Occitan Polski پنجابی Runa Simi Română Русский संस्कृत Srpskohrvatski / Српскохрватски සිංහල Simple English Slovenčina Slovenščina Shqip Српски / Srpski Svenska Kiswahili தமிழ் Тоҷикӣ ไทย Tagalog Türkçe ئۇيغۇرچە / Uyghurche‎ Українська اردو Tiếng Việt Winaray 吴语 Vahcuengh 中文 文言 Bân-lâm-gú Esta página foi modificada pela última vez às 18h16min de 6 de fevereiro de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais
COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas