segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

9344 - TRNA´PORTES POR ANIMAIS NO BRASIIL

História 91

OS MEIOS DE TRANSPORTE E COMUNICAÇÃO.

Tema: Evolução do homem em relação as coisas materiais de que necessita.

Para crianças de 7 a 12 anos.

Durante muitos milhares de anos o homem não conheceu outro meio de transporte e locomoção além das próprias pernas. Levando uma vida nômade, deslocava-se de um lugar para outro em busca de alimentos, conduzindo sobre os ombros os seus pertences. Eram criaturas rudes que não conheciam meios de transportes e comunicação. Quando a caça e a pesca não era suficiente em uma região, eles iam para outra.
Depois observando que a madeira na água flutuava, cortavam troncos de árvores e desciam rio abaixo pela correnteza.

Bem mais tarde, uniram diversos troncos bem amarrados e colocaram uma vela de pano ou de pele de animal que ao receber o vento, fazia deslocar a pequena jangada ao destino desejado.



Depois o homem conheceu os animais, tais como o cavalo que lhe serviu de montaria.
O elefante que quando domesticado, presta grandes serviços para o homem. Ele move e transporta pesados troncos de árvores Os elefantes da Índia, são treinados para caçadas ao tigre. Levando em seu dorso uma enorme caixa onde tomam lugares os caçadores. Trabalham horas, transportando materiais de construção , troncos e pesadas pedras.

O camelo, também chamado de "o navio do deserto" por sua capacidade de suportar enormes caminhadas sem parar para beber. Os caravaneiros do deserto servem-se deles para percorrer enormes distâncias, parando somente nos oásis onde descansam os animais. É a condução mais apropriada para esses lugares.

São regiões escaldantes com um sol abrasador a 40 graus a sombra. Esses animais, servem bondosamente ao homem.

Outro tipo de condução é o das regiões árticas.

. Na Rússia, é uma espécie de trenó com deslizadores para a neve puxado por cavalos Também um pequeno trenó, puxado por cachorros que percorrem grandes distâncias, levando o seu dono e pertences.



Os cães, São ainda o mais eficiente meio de transporte dos esquimós. O trenó, mede de 3 a 10 metros de comprimento.
Outro meio de transporte dos esquimós é a barquinho caíque
Em cada região vai aparecer uma nova condução. Este índio pele vermelha, está remando uma pequena canoa. Vemos ainda sua tenda colorida de lona e outro tipo de condução indígena muito diferente, mas eficiente entre eles. Dois troncos roliços em forma de varais, puxando trouxas de roupas e utensílios vários.
Os Vikings, eram povos da antigüidade, que viajaram em seus pequenos barcos através dos oceanos, a muitos anos passados.

Algumas famílias chinesas vivem em seus barcos, chamados juncos.


Em Veneza, cidade da Itália, as gôndolas são usadas como táxis. Veneza, possui canais com água em vez de ruas.
As naus dos antigos descobridores, sangravam os mares em busca de novas terras. Foi assim que Cristóvão Colombo, com 3 pequenos navios, Pinta, Nina e Santa Maria, chegou a América.


A navegação naquele tempo, era a velas. As vezes tempestades violentas e assustadoras sobrevinham, fazendo o frágil barco um casca de nozes, flutuando ao sabor das ondas.
Outro tipo de transporte por via marítima é o submarino. Desliza no fundo do mar. Um submarino pode dar volta ao mundo sem emergir uma única vez para reabastecimento e viajando a alta velocidade.

.
O NAUTILÚS é um submarino atômico, movido por energia atômica. Que atravessou a calota polar. O Mais fantástico feito realizado pela navegação submarina
Invenção da roda

Depois das idades mais antigas no velho Egito o homem na sua ânsia de progresso, inventou a roda. Das criaturas mais bem dotadas e de perfeição mais completa na criação, está o homem. O homem é um espírito reencarnado na terra e sua principal ânsia, sua principal vontade é de progredir, em evolução intelectual e moral. São estas as definitivas conquistas que os impulsionam. Assim procurou sempre melhorar tudo ao seu redor, principalmente as técnicas de aperfeiçoamento de tudo o que necessita. Inventando a roda, partiu para a melhoria de condução e transportes.


O riquixá: Uma condução típica das regiões orientais, Japão e China. É um pequeno veículo de duas rodas, puxado por uma pessoa.
A bicicleta. Muito comum hoje. Quase todo mundo sabe pedalar.

Moto também é um veículo muito usado hoje. É muito potente. E veloz. Necessita de gasolina pois possui um motor pequeno semelhante ao de automóvel.

O carro de bois é um veículo do campo e da fazenda. Tem 2 ou 4 rodas grandes de madeira e é puxado por parelhas de bois. Típico nos sertões mineiro e baiano. Onde fazendeiros utilizam-nos com freqüência. Foi muito usado nos tempo coloniais.

Diligencia, transporte usado no Oeste Americano. Cruzavam as vastas regiões, levando viajantes . Puxadas por parelhas de cavalos. Algumas com 4 ou 6 animais.




Depois que descobriu-se um combustível precioso que é a gasolina e inventado o motor, apareceu o automóvel. Apresentar figuras coladas em cartolina. Automóveis antigos, (Fordinho, Baratinha) mais recentes e bem modernos, conversível e mais modernos ainda.

Os caminhões, ônibus e caminhonetes. ...
Os gigantes das estradas são os caminhões, os ônibus, que levam dezenas de pessoas ou cargas gigantes de cereais, frutas, mercadorias e animais... Esses caminhões possuem de 12 a 20 rodas ou mais. Existem tão grandes que levam em seu interior, uns 20 menores automóveis (são os cegonheiros).

Os Trens

Passaremos a falar de um outro tipo de transporte. O trem é sem dúvida um dos mais perfeitos e confortáveis. E em segurança também. Corre em cima de trilhos de ferro e podem ser a vapor ou elétricos. Percorrem grandes distâncias. "A maior percorrida é a TRASCIBERIANA" que vai da Rússia atravessando a Sibéria.... O trem percorre em alta velocidade enormes regiões. Atravessa colinas, Passa por túneis construídos nas entranhas das montanhas. Passam por rios sobre enormes pontes, chegando em cidades distantes.





Os trens de Metro, atravessam enormes distâncias por baixo da terra. São subterrâneos, Construídos totalmente em baixo da terra. Em São Paulo já funcionam esse tipo de condução.

É importante, porque possibilita a que grande número de pessoas possam trabalhar, vindo e indo de lugares distantes

Aviões

Não foi só por terra e mar que o homem progrediu em matéria de transporte e locomoção.


Desde os tempos primitivos, existe o desejo de voar. Observando os pássaros, o homem também desejou realizar essa proeza. E foi assim que corajosos tentaram voar em balões (aeróstatos) planadores, e dirigíveis (Zepelim) Os primeiros aviões.

Não esqueçamos que foi um brasileiro, Santos Dumont, quem fez as primeiras experiências na França. É chamado de "O Pai da Aviação" Hoje moderna aviação de transporte, leva de um país para outro, centenas de passageiros. Hoje um avião a jato, vai do Brasil a Europa em algumas horas apenas. São enormes, possuindo cabinas, dormitórios, sala de estar, bibliotecas, cinemas...
Os modernos helicópteros, prestam também muitos serviços. Possuem a facilidade de subir e descer em pequenas áreas de terreno. São muito aproveitados para observar do alto , as cidades, rios e florestas.
Hoje a moderna ciência, já fez viagens interplanetárias usando possantes foguetes ou naves espaciais. O homem já desceu na Lua (ALUNIZOU). Nosso satélite natural. Está atualmente planejando ir a outras esferas do nosso sistema, ou de nossa Galáxia. Viajando em um desses foguetes, quem sabe se você não será um deles? Da Terra para Marte, Júpiter ou Saturno . Tudo isso, graças ao desenvolvimento intelectual do Espírito que Deus nosso Pai criou para ser perfeito. JESUS disse: "Sede perfeitos como Deus nosso Pai" Concordamos de que Jesus, disse a verdade. Todos nós somos simples e ignorantes nos primórdios de nossa vida espiritual, mas a medida que vamos conhecendo e nos aperfeiçoando moralmente conseguimos melhorar nossa condição de vida mesmo aqui no plano terrestre. Que Deus nos proteja e nos ajude sempre.
"Proteger a infância, não é provê-la de ilusões adocicadas. Não é só oferecer-lhe brinquedos. É simplesmente, dar-lhe os meios de encontrar seu equilíbrio individual, sexual, social e humano." (M. CHAVANON)

FIM

Voltar







COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas