segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

9357 - TRANSPORTE FERROVIÁRIO NO BRASIL


Abril.com Blogs PinFotos Gostei Entrar: OK Salvar Criar blog Ajuda Buscar
28.02.2010
Meios de transporte: história do transporte ferroviário
O trem foi o principal meio de transporte do século XIX, tendo sofrido grande expansão mundial entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, principalmente na Europa e na América do Norte.

Grande número de ferrovias foi construído na Europa, ligando as áreas portuárias ao interior, bem como as capitais às diversas regiões, promovendo a integração nacional, estimulando o comércio e facilitando a circulação de pessoas e mercadorias.

Em países de grande extensão territorial, como os EUA e o Canadá, foram construídas grandes ferrovias (transcontinentais), algumas delas cruzando o território de leste a oeste, ligando os oceanos Atlântico e Pacífico. Na União Soviética foi construída a Transiberiana (a maior ferrovia do mundo), ligando Moscou a Vladivostok, no litoral do Pacffico. Essas ferrovias foram de grande importância na ocupação territorial de áreas distantes, na dinamização econômica e comercial, no maior controle governamental e na própria unidade e integração nacional.

Entre 1940 e 1960, verificou-se certa estagnação e até mesmo declínio das ferrovias, chegando muitas delas a ser desativadas. A causa dessa estagnação foi a expansão das estradas de rodagem em conseqüência do uso de novas fontes energéticas (petróleo, por exemplo).

Entretanto, a partir da década de 70, deu-se uma reativação do transporte sobre trilhos, em razão das novas conjunturas decorrentes de fatores como a crise do petróleo, o desenvolvimento tecnológico no setor de transportes (trens modernos e velozes, metrô, turbotrem, hovertrem), a expansão populacional e urbana exigindo transportes de massa etc. Na verdade, com o aparecimento de trens ultravelozes, que já atingem velocidade de 200km/h a 300kmIh (turbotrem) e até 400km/h (hovertrem), o transporte ferroviário começa a concorrer com o aéreo.

De qualquer modo, o transporte ferroviário mundial apresentou grande expansão nos últimos 150 anos, passando de 8.000 km em 1840 para 1.245.000 km em 1988.

No caso do Brasil temos: 1854= 14,5 km; 1920= 28.000 km; 1989= 30.350 km.

Embora simplificados, esses números relativos ao Brasil mostram que, até a década de 20, as ferrovias apresentaram grande expansão no pais, ao passo que após essa década verificou-se uma verdadeira estagnação do sistema ferroviário. Os atuais 30.350 km de ferrovias (pois pouco expandiu desde 1989), se comparados com a extensão territorial do país (8.511.965 km2), resultam numa densidade ferroviária extremamente baixa (0,3 km de trilhos para cada 100 km2 de área), inferior à de países como Argentina (1,0), Índia (1,5), Bélgica (17,0) e EUA (3,5).

Eis algumas características e vantagens do transporte ferroviário:

* grande capacidade no transporte de cargas e passageiros;

* é mais econômico que o rodoviário;

* possui diversas opções energéticas (vapor, diesel, eletricidade);

* material rodante é de longa duração;

* os trens modernos podem atingir grandes velocidades;

* estimula o desenvolvimento das indústrias de base.

De modo geral, o transporte ferroviário é o mais utilizado no deslocamento de cargas nos países desenvolvidos.

Fonte: Presenteparahomem.com.br

postado por Assessoria de Imprensa, às 20:23

Tags:ferroviários, trem-bala, blog do celino, ferrovias, blog ferroviario, transportes, bonde, vlt, modal ferroviario, celino soares silva, revista ferroviaria, trem, cptm, all, fca, rffsa, mrs, metro, valec, abpf, ferroban, ferronorte, fepasa, sorocabana, sindicatos, infraestrutura, segmento ferroviario, sindicato, trem europeu, rubens craveiro, antt, cnt, contêineres, trem expresso, cade, tav brasil, dnit, ppps, portos, trem turistico, locomotivas, maria fumaça, ferromodelismo, industria ferroviaria, secretaria de transportes, pac, transporte de massa, equipamentos ferroviários, via permanente, trilhos, vagoes, preservaçao ferroviaria, noticia ferroviaria, trem do pantanal, alston, siemens, bunge, maruca, trensurb, metrofor, monotrilho, legislação, sistema ferroviario, links ferroviários, sites ferroviarios, cbtu, malha ferroviaria, pátio ferroviário, malha ferroviária, trem do aeroporto, log-in logística intermodal, cosan, maxion, trem das montanhas, passeio turísticoPermalink: Copiar
Compartilhe: Reportar AbusoPermalinkCompartilheEnvieEste blog não está aceitando comentários anônimos, para comentar faça o login.Voltar ao Blog
ComentáriosSeja bem vindo! ***417 MIL ACESSOS** » Visitas (552563)

» Posts (2710)

» Comentários (2)

» Fãs (2)

» Colaboradores (0)

» Criar widget deste blog
Busca no blog Buscar RSS RSS Arquivo de posts 2011 JANFEVMARABRMAIJUNJULAGOSETOUTNOVDEZÁrea Vip
Mais recentes
» Além das...


» Blog do JJ -...


» Tv Aberta


» Estilo Certo


» Climazzen

+ Veja mais
Mais vistos da semana
Blog...

108922 vezes
Climazzen

97394 vezes
Coisas...

80649 vezes
Blog...

59196 vezes
TV -...

56070 vezes
+ Veja mais
Mais comentados
» Blog do JJ... (142)
» TV -... (82)
» TVOPINIÃO (68)
» Climazzen (44)
» Vestibular... (42)
+ Veja mais




Publicidade

Termos e Condições | Política de privacidade | Fale conosco

Copyright © 2008, Abril Digital - Todos os direitos reservados
Caros Usuários

Informamos o encerramento das atividades do serviço "Blogs Abril" a partir do dia de 31 de Março de 2011.

Agradecemos a todos os blogueiros que se juntaram à Abril durante este período e, lembramos que em conformidade com o disposto no item 15 de seu Termos de Uso, todo o material dos usuários que se encontra armazenado em nossos servidores, incluindo fotos e textos, será apagado definitivamente.

Dessa forma, SUGERIMOS a todos os interessados, que providenciem o imediato backup de todo o seu material postado. Para tanto, já se encontra disponível a ferramenta de DOWNLOAD dos arquivos.

Após o encerramento do Blogs Abril, todo o conteúdo deixará de existir em nossos servidores, mas seu cadastro na Abril continuará ativo e você poderá continuar usando nossos serviços normalmente.

Equipe Abril Internet

Fechar

COPÝRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas