terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

9390 HISTÓRIA DO TRANSPOERTE AÉREO NO BRASIL

Transporte aéreoOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Airbus A380
Este artigo faz parte da série
Aviação
Índice de artigos
História
História da aviação

Aeronaves
Avião | Helicóptero
Planador | Balão | Dirigível

Tráfego aéreo
Aeroporto
Aeródromo | Aeroclube
Controle aéreo | Espaço aéreo
Segurança aérea

Gêneros
Aeronáutica (aviação) | Transporte aéreo
Aviação civil | Aviação militar
Aviação comercial | Aviação geral
Linhas aéreas

Listas
Aviões | Helicópteros
Acidentes aéreos



O Transporte aéreo é o movimento de pessoas e mercadorias pelo ar com a utilização de aviões ou helicópteros. O transporte aéreo é usado preferencialmente para movimentar passageiros ou mercadorias urgentes ou de alto valor.


A partir da Segunda Guerra Mundial a aviação comercial assistiu a um grande desenvolvimento, transformando o avião num dos principais meios de transporte de passageiros e mercadorias no contexto mundial.

O transporte aéreo foi o que mais contribuiu para a redução da distância-tempo, ao percorrer rapidamente distâncias longas. Rápido, cômodo e seguro o avião suplantou outros meios de transporte de passageiros a médias a longas distâncias.

Este meio de transporte implica construção de estruturas muito especiais. Os aeroportos requerem enormes espaços e complicadas instalações de saída e entrada dos voos. Por outro lado, os custos e a manutenção de cada avião são bastante elevados. Tudo isto contribui para encarecer este meio de transporte.

Voar sempre foi um dos grandes sonhos da humanidade. Primeiro vieram os balões, no final do século XVIII, que ganhavam os céus graças à utilização de gases mais leves que o ar, como hidrogênio e hélio. Em 1900, o conde alemão Ferdinand von Zeppelin ia mais além, inventou o zepelim, um enorme dirigível, feito de metal e cheio de hidrogênio.

Três anos depois, em 1903, os irmãos estadunidenses Wilbur e Orville Wright deram um voo ainda mais alto. Eles conseguiram manter uma embarcação por 59 segundos no ar. Era um avião primitivo, que foi lançado por uma espécie de catapulta. Mas quem conseguiu pilotar um avião pela primeira vez, sem rampas nem ajuda externa, foi o brasileiro Alberto Santos Dumont, em 1906. Isso foi na França e o nome do avião era 14-Bis. Dumont também foi o primeiro a controlar o vôo de um veículo mais leve que o ar, auxiliando em muito os intentos de Zepelim.

Até hoje, estadunidenses e brasileiros disputam o título de inventor do avião. Para os estadunidenses, foram os irmãos Wright, por serem os primeiros a voarem com um aparelho mais pesado que o ar e com um motor a combustão interna, embora não haja provas concretas deste voo através de filmagens e houvesse apenas três testemunhas no local além dos irmãos. Para os brasileiros, Santos Dumont, por ser o primeiro a voar sob os olhares de juízes e de uma multidão, além da cobertura feita pela imprensa na época e a existência ainda hoje de uma gravação em rolo do momento em que o 14-bis deixava o chão. A verdade é que a invenção do brasileiro, além de melhor documentada foi mais eficiente, porque voou por conta própria, somente com o impulso dado pelo motor, ou seja, por seus próprios meios. A dos estadunidenses necessitava de um impulso externo, ou seja, não obteria a velocidade necessária por seus próprios meios.

A Wikipédia possui o

Portal da Aviação




Índice [esconder]
1 Linhas aéreas
2 Aeroportos
3 Transporte aéreo no Brasil
4 Transporte aéreo em Portugal
5 Referências
5.1 Referências bibliográficas
6 Ver também

[editar] Linhas aéreas
Este artigo é parte
da série sobre Transportes
Meios...

Aéreo
Animal
Espacial
Ferroviário
Hidroviário
Humano
Marítimo
Rodoviário
Teleférico
Tubular

Veja também...
Tópicos | Portal
ver • editar
Ver artigo principal: Linha aérea
As linhas aéreas cobrem todo o mundo, mas de forma irregular encontrando-se uma maior densidade nos países desenvolvidos, subdesenvolvidos industrializados (Brasil, Argentina, etc), alguns países petrolíferos, e nos novos países industrializados (Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Japão, etc)

Vantagens:
É o mais rápido para transportar passageiros a médias e grandes distâncias
Grande liberdade de movimentos
É dos mais seguros e cômodos
É o mais adequado para o transporte de mercadorias de alto valor (diamantes, instrumentos de óptica, produtos farmacêuticos, etc.) e de mercadorias perecíveis (fruta, flores, etc.)
Desvantagens
Elevada poluição atmosférica, devido à emissão de dióxido de carbono
Poluição sonora nas áreas circundantes aos aeroportos
Forte consumidor de espaço, devido à construção das infra-estruturas
Elevado consumo de combustível
É muito dispendioso
Algumas áreas estão congestionadas, devido à densidade do tráfego, gerando problemas de segurança
Muita dependência das condições atmosféricas(nevoeiro, ventos fortes…)
Reduzida capacidade de carga(em relação a transportes marítimo e ferroviário)
[editar] AeroportosVer artigo principal: Aeroportos
Localização: os aeroportos localizam-se, normalmente longe das cidades, por questões de segurança e acessibilidade.
Periferia: em torno dos aeroportos desenvolvem-se bairros de hotéis, escritórios indústrias, redes de auto-estradas e de vias-férreas.
A maior parte do tráfego de produtos de alta tecnologia é feita por via aérea. Por este motivo muitas indústrias instalam-se cada vez mais, nas proximidades dos aeroportos internacionais, o que contribui para o desenvolvimento destes espaços.

[editar] Transporte aéreo no BrasilVer artigo principal: Transporte aéreo no Brasil
A Aviação Brasileira cresceu muito nos últimos anos, com o surgimento de novas companhias aéreas e a modernização das demais, foi possível aumentar o número de assentos disponíveis na malha aérea e popularizar o transporte aéreo no Brasil.

As maiores empresas aéreas brasileiras são: TAM, Gol, VARIG (extinta), OceanAir, novas empresas aéreas como a WebJet, Azul estão entrando na competição com as grandes empresas, com essa maior concorrência foi possível melhorar o serviço e reduzir as tarifas.

Grandes companhias internacionais também operam no Brasil: American Airlines, Continental, United Airlines, Delta, Lufthansa, Iberia, Japan Airlines, South African Airways, British Airways, Air France, Air Canada, Copa Airlines, TAP Portugal, Turkish Airlines, Korean Air, Emirates e outras mais.

Em 2006 foram voadas aproximadamente 847.000 horas no Brasil, a grande maioria para o mercado doméstico (aproximadamente 685.000),[1] e uma pequena minoria para o internacional (aproximadamente 162.000 horas), o que demonstra um pequeno crescimento com relação a 2005 (824.000)[2]

[editar] Transporte aéreo em PortugalAo contrário do que se pensa em outros países, a TAP Portugal (Transportes Aéreos Portugueses), não foi a primeira companhia aérea a ser fundada em Portugal, e sim a SATA, em 21 de Agosto de 1941. A sociedade começou com o nome de "Sociedade Açoriana de Estudos Aéreos", e seu primeiro vôo foi entre as ilhas de São Miguel e Santa Maria com um Beechcraft com capacidade para sete passageiros, em 15 de Junho de 1947. A TAP foi fundada em 14 de Março de 1945, quatro anos depois da primeira companhia aérea portuguesa, e, logo depois começou a operar a primeira rota comercial entre Lisboa e Madrid, com dois DC-3, que compunham sua rota[3]

Referências↑ [1]
↑ Anuário de 2005 da aviação comercial no Brasil
↑ Breve artigo sobre a aviação comercial em Portugal
[editar] Referências bibliográficasLong, Douglas,International Logistics. 1.ª edição Springer, 2003, ISBN 978-1402074530
Penteado, João Ricardo,Voar: histórias da aviação e do pára-quedismo civil brasileiro, Senac, 2001, ISBN 978-8573592160
Wensveen, John G., Air Transportation: A Management Perspective, 6.ª edição, Ashgate, 2007, ISBN 978-0754671718
[editar] Ver tambémAvião
Aviação
Helicóptero
Indústria aeroespacial
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Transporte_a%C3%A9reo"
Categorias: Aviação | Meios de transporte | Transporte aéreo | Logística
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar AçõesVer histórico
Busca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguasEspañol Esta página foi modificada pela última vez às 22h01min de 23 de novembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais

COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas