terça-feira, 28 de dezembro de 2010

6996 - RESUMO DO ILUMINISMO

Jurássico – voltamos só em 2011!
DE FÉRIAS! Prof. Fernando
Prof. Mary
Fotos
Aniversário Palmares do Sul 2010 Proeja Capão 2010 raizes2010 Páscoa José Antônio Fotos 2009 Contato
Chat
Seções
Blog da Mary Blog do Fernando EJA T3 T4 T5 T6 T8 T9 Geogr. Ens. Fundamental 6º Ano História Ens. Fundamental 6º ano 7º Ano 8º Ano 9º Ano História Ens. Médio 2º ano 3º ano Arquivos
novembro 2010 outubro 2010 setembro 2010 julho 2010 junho 2010 maio 2010 abril 2010 março 2010 dezembro 2009 novembro 2009 outubro 2009 setembro 2009 julho 2009 Resumo – Abosolutismo e Iluminismo
março 17th, 2010 por Fernando
(obs: atualizdo em 17/03/2010)
Absolutismo
Absolutismo é uma teoria política que defende que uma pessoa (em geral, um monarca) deve deter um poder absoluto, isto é, independente de outro órgão, seja ele judicial, legislativo, religioso ou eleitoral. Os teóricos de relevo associados ao absolutismo incluem autores como Maquiavel, Thomas Hobbes e Jacques Russeau. Esta idéia tem sido algumas vezes confundida com a doutrina protestante do “Direito Divino dos Reis”, que defende que a autoridade do governante emana diretamente de Deus, e que não podem ser depostos a não ser por Deus.

Surge na época do absolutismo o processo de formação das nações europeias, sobretudo, a francesa e a inglesa. A ideia de Nação estava vinculada à necessidade de apoiar a soberania do monarca, vital para a construção de um Estado forte que deixaria de ser um agregado de feudos para se tornar uma “Nação”, isto é, um Estado em que todos se identificavam e que era governado por um único soberano, o rei absolutista.

Na França, o longo processo de centralização do poder monárquico atingiu seu ponto culminante com o rei Luís XIV, conhecido como “Rei Sol”, que reinou entre 1643 e 1715. A ele atribui-se a célebre frase “o Estado sou eu”. Ao contrário de seus antecessores, recusou a figura de um “primeiro-ministro”, reduziu a influência dos parlamentos regionais e jamais convocou os Estados Gerais.

Na Inglaterra, o absolutismo teve início em 1509 com Henrique VIII, que apoiado pela burguesia, ampliou os poderes monárquicos, diminuindo os do parlamento. No reinado da Rainha Elizabeth I, o absolutismo monárquico foi fortalecido, tendo iniciado a expansão marítima inglesa, com a colonização da América do Norte. Contudo, após a Guerra Civil Inglesa, o Absolutismo perdeu força em Inglaterra, com o rei gradualmente perdendo poderes em favor do Parlamento. A Revolução de 1688 – a “Revolução Gloriosa” – pôs um ponto final no absolutismo inglês.

Abaixo, um vídeo da série Navegantes sobre o absolutismo. Diga-se de passagem, procurem outros vídeos deles no Youtube pois são muito bons esses vídeos dessa série.



O Iluminismo
Este movimento surgiu na França do século XVII e defendia o domínio da razão sobre a visão teocêntrica que dominava a Europa desde a Idade Média. Segundo os filósofos iluministas, esta forma de pensamento tinha o propósito de iluminar as trevas em que se encontrava a sociedade. Os pensadores que defendiam estes ideais acreditavam que o pensamento racional deveria ser levado adiante substituindo as crenças religiosas e o misticismo, que, segundo eles, bloqueavam a evolução do homem. O homem deveria ser o centro e passar a buscar respostas para as questões que, até então, eram justificadas somente pela fé.

A apogeu deste movimento foi atingido no século XVIII, e, este, passou a ser conhecido como o Século das Luzes. O Iluminismo foi mais intenso na França, onde influenciou a Revolução Francesa através de seu lema: Liberdade, igualdade e fraternidade. Também teve influência em outros movimentos sociais como na independência das colônias inglesas na América do Norte e na Inconfidência Mineira, ocorrida no Brasil.

Para os filósofos iluministas, o homem era naturalmente bom, porém, era corrompido pela sociedade com o passar do tempo. Eles acreditavam que se todos fizessem parte de uma sociedade justa, com direitos iguais a todos, a felicidade comum seria alcançada. Por esta razão, eles eram contra as imposições de caráter religioso, contra as práticas mercantilistas, contrários ao absolutismo do rei, além dos privilégios dados a nobreza e ao clero.

Os burgueses foram os principais interessados nesta filosofia, pois, apesar do dinheiro que possuíam, eles não tinham poder em questões políticas devido a sua forma participação limitada. Naquele período, o Antigo Regime ainda vigorava na França, e, nesta forma de governo, o rei detinha todos os poderes. Uma outra forma de impedimento aos burgueses eram as práticas mercantilistas, onde, o governo interferia ainda nas questões econômicas.

No Antigo Regime, a sociedade era dividida da seguinte forma: Em primeiro lugar vinha o clero, em segundo a nobreza, em terceiro a burguesia e os trabalhadores da cidade e do campo. Com o fim deste poder, os burgueses tiveram liberdade comercial para ampliar significativamente seus negócios, uma vez que, com o fim do absolutismo, foram tirados não só os privilégios de poucos (clero e nobreza), como também, as práticas mercantilistas que impediam a expansão comercial para a classe burguesa.

A difusão do iluminismo acabou abrindo portas para novas interpretações da economia e do governo. A fisiocracia defendia que as produções das riquezas dependiam fundamentalmente da terra. As demais atividades econômicas era apenas um simples desdobramento da riqueza produzida em terra. Além disso, a economia não poderia sofrer a intervenção do Estado, pois teria formas naturais de se organizar e equilibrar.

Ao mesmo tempo, o iluminismo influenciou as monarquias nacionais que viam com bons olhos os princípios racionalistas defendidos pelo iluminismo. Essa adoção dos princípios iluministas por parte de algumas monarquias empreendeu uma modernização do aparelho administrativo com o objetivo de atender os interesses dos nobres e da burguesia nacional.

Principais filósofos iluministas

Os principais filósofos do Iluminismo foram: John Locke (1632-1704), ele acreditava que o homem adquiria conhecimento com o passar do tempo através do empirismo; Voltaire (1694-1778), ele defendia a liberdade de pensamento e não poupava crítica a intolerância religiosa; Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), ele defendia a idéia de um estado democrático que garanta igualdade para todos; Montesquieu (1689-1755), ele defendeu a divisão do poder político em Legislativo, Executivo e Judiciário; Denis Diderot (1713-1784) e Jean Le Rond d´Alembert (1717-1783), juntos organizaram uma enciclopédia que reunia conhecimentos e pensamentos filosóficos da época.

Abaixo umas perguntinhas para testar sua compreensão.

1 – Explique por que o absolutismo aumenta o poder do Rei.

2 – Como o absolutismo serviu para reunir a fragmentação do Feudalismo para para a formação das nações europeias?

3 – Quais os dois casos clássicos de Absolutismo e seus principais líderes?

4 – Por que o iluminismo combatia o pensamento religioso?

5 – De que maneira o iluminismo combatia a sociedade atual?

6 – Por que o iluminismo era vantajoso aos Burgueses, que benefícios esse pensamento trouxe à eles?

Marcadores: Absolutismo · França · História Medieval · História Moderna · Iluminismo · Inglaterra
16 Comentários

Deixe um comentário (Cancel)
Nome
Mail
Website
Seu comentário


16 respostas adicionadas ↓
Fernando
out 21, 2010 em 6:22 PM
Nice. Conheço sim quem faz enceja. Vou pesquisar e te dou um retorno. Mas que eu saiba a prova de geografia/história não é muito difícil. Vou ver se pesquiso e te dou um retorno por e-mail.
nice
out 21, 2010 em 3:33 PM
Olá, vou fazer o encceja, estou fazendo pesquisa de tudo….
visto q n~temos materiais disponivel , gostaria de saber se vcs conhecem quen ja fez …..
se é dificil e o que cai na prova .
há….é do ensino fundamental ……talvez n~seja né …
olha pessoal descupe-me, mas é q eu já tenho 45 anos viu
obrigada…..
Fernando
jul 22, 2010 em 12:20 AM
Muito obrigado pelo apoio Luana. Se precisar de algum conteudo mais específico avise.
luana
jul 20, 2010 em 8:19 PM
voce nao sabe o quanto me ajudou !!
sou orrivel em historia
e vou sempre vir pesquisar aqui !
Fernando
jul 15, 2010 em 8:17 PM
Jura que eu não tenho indenpendência dos EUA no site??? Puxa eu jurava que tinha isso! =/

Perâe… http://www.jurassico.com.br/independencia-dos-eua/

Vou ver se não tem nenhum bug na ferramenta de pesquisa que está engolindo os posts… =/ que doido isso que você falou! Mas segue o jogo. Bom estudo!
Aluna
jul 15, 2010 em 1:18 PM
Poderia ter a Independência dos E.U.A….. seria bom.
Fernando
jun 24, 2010 em 1:32 PM
Tranquilo…. precisando.. volte sempre….
camila
jun 21, 2010 em 12:06 PM
bom valeu por todo
Fernando
mai 6, 2010 em 12:15 AM
Hum… tenho grandes dificuldades de explicar isso em ala de aula. Acho que vou editar e melhorar um pouco aqui no site também.
jessyca nayalla
mai 5, 2010 em 3:06 PM
adorei esse resumo mim ajudou muito
Fernando
mar 18, 2010 em 1:38 AM
Hum… vou bater nos meus alunos pois eles disseram que tava difícil… hehehe…
Valeu Rafael!
Rafael
mar 17, 2010 em 9:22 PM
Bha esta bem espricado!
Valeu
Fernando
mar 17, 2010 em 1:45 PM
Oba! Adorei saber que a gente tem uma freguesia fiel! Lembrando, se precisar de algo específico. Peça que a gente procura. Ainda vamos colocar mais coisas durante o ano mas conforme a demanda, se a série que for estudar o assunto só estudar em novembro…. só em novembro para que a gente poste o assunto… hehehe… abração!
Joyce
mar 17, 2010 em 9:25 AM
Gente voçês é 10 para mim pesquisar trabalho da escola eu só venho aqui brigadão mesmo bjão
Fernando
mar 2, 2010 em 7:48 PM
De nada Josie. Daqui à alguns dias retornaremos às aulas. Eu e minha esposa prometemos grandes inovações para o site. Abraços!
josie
mar 1, 2010 em 7:27 PM
trabalho de historia me mata
aiiiiiiii valeu msm pessoal
bjão..
« Previous
Next »
Principal
Topo
Responder
Pesquisar
O que pode ser melhorado no site?


Qual conteúdo você mais sente falta no site?

Brasil Colônia/Império Brasil República História Antiga História Medieval História Moderna e Contemporânea

View Results

Loading ...Arquivo de enquetesÚltimas novidades
Teste vocacional
Lenin escolheu Stalin?
XXI Raízes – Edição Balneário Pinhal
A Prostiuição da Educação (por 10 reais)
CLAC – Centro de Lazer, Arte e Cultura
Resumo – Proclamação da República
Filme: Germinal
Filme: Adeus Lenin
Guerra Fria
República Velha
Últimos comentários
Fernando em República VelhaEven Oliveira em República VelhaFernando em Resumo – Proclamação da Repúblicapriscila em Resumo – Proclamação da RepúblicaFernando em República VelhaFernando em República VelhaFotos aleatóias do site
Links úteis
Airton Descobre
Atlas da Pré-História
Blog do Prefeito
Cineastas Indígenas
Da Praia News
Esporte Pinhal
Prefeitura de Balneário Pinhal
Twitter (@Fernando_Pinhal)
@GabrielaMunhoz_
kkkkk.. deixa quieto, isso acontece. 27/12/2010@TaianeMaia_
As costas dela:
http://img694.imageshack.us/img694/7395/costascamisa.th.jpg
27/12/2010@TaianeMaia_
Tó a
camisahttp://img821.imageshack.us/img821/361/frentecamisa.th.jpg
(frente) e as costas vemno próximo tweet 27/12/2010@GabrielaMunhoz_
Huahuaa.. tenham mais calma uma com a outra, um dia você(s) está estressada e "desestressam" uma na outra e dá nisso... kkk 27/12/2010© 2009–2010 Jurássico – voltamos só em 2011! — Cutline tema feito por Chris Pearson.


COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas