sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

6827 - MALDIVAS

Por favor leia:
Um apelo urgente de
Jimmy Wales, fundador da Wikipédia
Leia agora
Maldivas
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coordenadas: 1°S -7°N, 72°-74° W
ދިވެހިރާއްޖޭގެ ޖުމުހޫރިއްޔާ
(Divehi Rajjeyge Jumhuria)
República das Maldivas

Bandeira Brasão de Armas

Lema: nenhum
Hino nacional: "ޤައުމީ ސަލާމް" (Gaumii salaam)
("Saudação Nacional")
Gentílico: maldivo(a), maldívio(o)[1]



Capital Malé
4° 10' N 73° 30' E
Cidade mais populosa Malé
Língua oficial Divehi
Governo República presidencialista
- Presidente Mohamed Nasheed
- Vice-presidente Mohammed Waheed Hassan
- Porta-voz dos Majlis Abdulla Shahid
- Chefe da Justiça Ahmed Faiz
Independência do Reino Unido
- Data 26 de julho de 1965
Área
- Total 298 km² (186.º)
- Água (%) <0,1
Fronteira fronteira marítima com o territória indiano das Laquedivas, a norte
População
- Estimativa de 2008 385.925 hab. (169.º)
- Densidade 1.163 hab./km² (5.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2007
- Total US$ : 1,588 bilhões (163.º)
- Per capita US$ : 4.604 (109.º)
Indicadores sociais
- IDH (2010) 0,602[2] (107.º) – médio
- Esper. de vida 68,5 anos (122.º)
- Mort. infantil 34,1/mil nasc. (124.º)
- Alfabetização 97,0% (58.º)
Moeda Rupia maldívia (MVR)
Fuso horário (UTC+5)
- Verão (DST) não observado (UTC+5)
Clima Tropical úmido
Org. internacionais ONU, OMC, OCI, MNA, SAARC, Comunidade das Nações
Cód. ISO MDV
Cód. Internet .mv
Cód. telef. +960
Website governamental http://www.maldivesinfo
.gov.mv/home/index.php



A República das Maldivas (em maldívio ދިވެހިރާއްޖޭގެ ޖުމުހޫރިއްޔ, transl. Divehi Rajjeyge Jumhuria) é um pequeno país insular situado no Oceano Índico ao sudoeste do Sri Lanka e da Índia, ao sul do continente asiático, constituido por 1.196 ilhas, das quais 203 são habitadas, localizadas a cerca de 450 km ao sul da península do Decão. A sua única fronteira real é com o território indiano das Laquedivas, a norte, mas são também os vizinhos mais próximos do Território Britânico do Oceano Índico, um conjunto de ilhas localizadas ao sul das Maldivas.

Estão agrupadas em 26 atóis, cada um possuindo o nome de uma ou duas letras da escrita thaana. Seu nome seria derivado de maldwipa, no idioma malabar, onde mal significa "mil" e dwipa, "ilhas", ou do sânscrito Malaya(vara)dwipa, "ilhas de Malabar".[3]

Possuí um clima tropical e úmido com uma precipitação aproximada de 2000 mm ao ano. O Islã é a religião predominante, a qual foi introduzida em 1153. Foi colônia portuguesa (1558), holandesa (1654) e britânica (1887). Em 1953 tentou-se estabelecer uma república, mas poucos meses depois se restabeleceu o sultanato. Obteve a independência em 1965 e em 1968 foi reinstaurada a república, contudo, em 38 anos o país só teve dois presidentes, ainda que as restrições políticas tenham diminuído recentemente. É o país menos populoso da Ásia e o menos populoso entre os países muçulmanos.

Índice [esconder]
1 História
2 Geografia
3 Demografia
4 Política
5 Subdivisões
6 Economia
7 Infraestrutura
8 Cultura
9 Referências
10 Ver também
11 Ligações externas


[editar] História
Ver artigo principal: História das Maldivas
A história antiga das Maldivas é obscura. Segundo a lenda maldívia, um príncipe cingalês chamado Koimale encalhou com sua esposa, filha do rei do Sri Lanka, numa lagoa das Maldivas e dominou a região como o primeiro sultão.

Com o passar dos séculos, as ilhas foram visitadas por marinheiros dos países do Mar Arábico e dos litorais do Oceano Índico, que deixaram a sua marca. Os piratas de MPLA, procedentes da costa do Malabar, atualmente o Estado Indiano de Kerala, arrasaram as ilhas.

No século XVI, entre 1558 e 1573, os portugueses estabeleceram uma pequena feitoria nas Maldivas, que administraram a partir da colónia principal portuguesa de Goa. Por quinze anos dominaram as ilhas, mas a actuação do feitor foi muito impopular. Quinze anos passados um líder local chamado Muhammad Thakurufaanu Al-Azam e seu irmão organizaram uma revolta popular e expulsaram os portugueses das Maldivas. Este acontecimento ainda hoje é celebrado como dia nacional das Maldivas e num pequeno museu e memorial em honra do herói nacional e depois Sultão Muhammad Thakurufaanu Al-Azamna sua ilha natal Utheemu no sul do atol Thiladhummathi.

O país foi governado como um sultanato islâmico independente na maior parte de sua história entre 1153 e 1968. Foi um protetorado britânico desde 1887 até 25 de julho de 1965. Em 1953, por um breve período, implantou-se uma república mas o sultanato se restabeleceu.

Os maldívios seguiam o budismo antes de se converterem ao Islamismo, conversão esta explicada em uma controvertida história mitológica acerca de um demônio chamado Rannamaari.

A independência do Reino Unido foi obtida em 1965, seguindo o sultanato por três anos mais. Em 11 de novembro de 1968 foi abolido e substituído por uma república.

Em 26 de dezembro de 2004, as ilhas foram devastadas por um tsunami, que se seguiu a um forte terremoto, produzindo ondas de 1,2 a 1,5 metro de altura e inundando o país quase por completo. Ao menos 75 pessoas morreram, incluindo seis estrangeiros, e a infraestrutura se destruiu por completo em 13 ilhas habitadas e 29 das ilhas turísticas.

[editar] Geografia
Ver artigo principal: Geografia das Maldivas
As Maldivas tem um recorde mundial de ser o país com a mais baixa altitude do mundo, o ponto mais elevado está à 2,3 metros do nível do mar, e a altitude média do país é de 1,5 metros e a maioria do território habitado está apenas a um metro de altitude. A capital, Malé, está a 90 centímetros do nível do mar e vivem 100 mil pessoas.

[editar] Demografia
Ver artigo principal: Demografia das Maldivas
População: 290.000 habitantes (2000), composta de maldívios 97%, árabes 2% e outros 1%. (1996). Malé é a capital e cidade principal das Maldivas, possuía 62.973 habitantes em 1995.

Idioma: Maldivense (oficial)
Religião: Islamismo (sunitas).
Densidade demográfica: 959,73 hab./km²
População urbana: 26% (1998)
Crescimento demográfico: 3% ao ano (1998)
Taxa de fecundidade: 5,4 filhos por mulher (1995-2000)
IDH: 0,725 (1998)
Expectativa de vida: Homens 66 anos e mulheres 63 anos (1995-2000)
Mortalidade infantil: 50 por 1.000 (1995-2000)
Analfabetismo: 3,7% (2000)
[editar] Política
Ver artigo principal: Política das Maldivas

Malé, capital das Maldivas.As Maldivas são uma república presidencialista na qual o presidente é o chefe de estado e governo. O presidente é eleito por cinco anos, por voto secreto do parlamento e depois referendado pela população.

O poder legislativo é exercido por um parlamento unicameral, a Majlis das Maldivas, composta por cinquenta membros, quarenta e dois eleitos por sufrágio universal e oito nomeados pelo presidente. Renova-se a cada cinco anos.

Até 2005 as Maldivas tinham um sistema unipartidarista dominado pelo Dhivehi Rayyithunge Party. Nesse ano foram legalizados outros partidos políticos, sendo o Partido Democrata das Maldivas o principal partido de oposição.

O primeiro Presidente eleito democraticamente nas Maldivas foi Mohamed Nasheed. As Maldivas pertencem a um grupo de países, parecido à união europeia, com o nome de: Commonwealth. O Commonwealth é governado pela rainha de Inglaterra, Rainha Elizabeth II.(em inglês, Commonwealth of Nations)

[editar] Subdivisões

Pôr-do-sol nas Maldivas.Ver artigo principal: Divisões administrativas das Maldivas
São cerca de 1.200 ilhas, agrupadas em 26 atóis, das quais cerca de 200 são habitadas.

[editar] Economia
Ver artigo principal: Economia das Maldivas
A economia das Maldivas foi durante séculos totalmente dependente da pesca e de outros produtos marinhos. Por esta razão a pesca tem sido e ainda permanece sendo a principal ocupação da população. Este fato também tem significado que o governo dá uma prioridade especial a seu desenvolvimento.

Além da pesca, outra atividade que tem crescido durante os últimos anos é o turismo. Seu desenvolvimento tem criado direta e indiretamente emprego, e tem gerado oportunidades de trabalho em outras áreas, como a indústria. Na atualidade o turismo é a principal fonte de ingresso de moeda estrangeira, contribuindo com cerca de 20% do PIB. Com 86 centros turísticos em operação, no ano 2000 foram recepcionados 467.174 turistas estrangeiros.

A maior parte dos alimentos é importada. O país sofreu consideráveis danos com o tsunami de dezembro de 2004.

[editar] Infraestrutura
Educação
Analfabetismo: 3,7% (2000)
Saúde
Expectativa de vida: Homens 66 anos e mulheres 63 anos (1995-2000)
Mortalidade infantil: 50 por 1.000 (1995-2000)
[editar] Cultura
Ver artigo principal: Cultura das Maldivas
A cultura das Maldivas foi influenciada por diversos fatores e fontes. Estes incluem sua proximidade com o Sri Lanka, o sul da Índia, o leste da África, a Insulíndia e o Oriente Médio. São notados na cultura do pequeno país, características oriundas da Arábia e da Indonésia. A cultura das Maldivas ainda compartilha semelhanças em muitos aspectos com a encontrada no já citado Sri Lanka e em Kerala.

Feriados Data Nome em português Nome local Observações


Referências
↑ Portal da Língua Portuguesa, Dicionário de Gentílicos e Topónimos das Maldivas.
↑ Ranking do IDH 2010. PNUD. Página visitada em 4 de novembro de 2010.
↑ Dicionário Houaiss, verbete maldívio.
[editar] Ver também
Ásia
Lista de países
Missões diplomáticas de Maldivas
Oceano Índico
Império Português
[editar] Ligações externas
O Wikimedia Commons possui multimedia sobre MaldivasTurismo
Maldivas Turismo
Informações turísticas
Fotos das Maldivas



Maldivas
História • Política • Subdivisões • Geografia • Economia • Demografia • Cultura • Turismo • Portal • Imagens

[Expandir]Maldivas
[Expandir]v • eÁsia
Países Afeganistão • Arábia Saudita • Arménia • Azerbaijão • Bahrein • Bangladesh • Brunei • Butão • Camboja • Cazaquistão • China • Chipre • Coreia do Norte • Coreia do Sul • Emirados Árabes Unidos • Filipinas • Geórgia • Iémen • Índia • Indonésia • Irão • Iraque • Israel • Japão • Jordânia • Kuwait • Laos • Líbano • Maldivas • Malásia • Mongólia • Mianmar • Nepal • Omã • Paquistão • Qatar • Quirguistão • Rússia • Singapura/Cingapura • Síria • Sri Lanka • Tadjiquistão • Tailândia • Taiwan • Timor-Leste • Turquemenistão • Turquia • Uzbequistão • Vietname
Territórios Palestina (Cisjordânia e Faixa de Gaza) • Cocos • Natal • Território Britânico do Oceano Índico

[Expandir]v • e Antigos territórios e colónias do Império Português
(Princípio: 1415; Fim: 1999 ou 2002)
Norte de África: Aguz (1506-1525) • Alcácer-Ceguer (1458-1550) • Arzila (1471-1550, 1577-1589) • Azamor (1513-1541) • Ceuta (1415-1640) • Mazagão (1485-1550, 1506-1769) • Mogador (1506-1525) • Safim (1488-1541) • Agadir (1505-1769) • Tânger (1471-1662) • Ouadane (1487-meados do século XVI)
África subsariana: Acra (1557-1578) • Angola (1575-1975) • Ano Bom (1474-1778) • Arguim (1455-1633) • Cabinda (1883-1975) • Cabo Verde (1642-1975) • São Jorge da Mina (1482-1637) • Fernando Pó (1478-1778) • Costa do Ouro (1482-1642) • Guiné Portuguesa (1879-1974) • Melinde (1500-1630) • Mombaça (1593-1698, 1728-1729) • Moçambique (1501-1975) • Quíloa (1505-1512) • Fortaleza de São João Baptista de Ajudá (1680-1961) • São Tomé e Príncipe 1753-1975 • Socotorá (1506-1511) • Zanzibar (1503-1698) • Ziguinchor (1645-1888)
Ásia Ocidental: Bahrein (1521-1602) • Ormuz (1515-1622) • Mascate (1515-1650) • Bandar Abbas (1506-1615)
Subcontinente indiano: Ceilão Português (1518-1658) • Laquedivas (1498-1545) • Maldivas (1518-1521, 1558-1573) • Baçaim (1535-1739); Bombaim (Mumbai) (1534-1661); Calecute (1512-1525); Cananor (1502-1663); Chaul (1521-1740); Chittagong (1528-1666); Cochim (1500-1663); Cranganor (1536-1662); Dadrá e Nagar-Aveli (1779-1954); Damão (1559-1962); Diu (1535-1962); Goa (1510-1962); Hughli (1579-1632); Nagapattinam (1507-1657); Paliacate (1518-1619); Coulão (1502-1661); Salsete (1534-1737); Masulipatão (1598-1610); Mangalore (1568-1659); Surate (1540-1612); Thoothukudi (1548-1658); São Tomé de Meliapor (1523-1662; 1687-1749)
Ásia Oriental e Oceânia: Bante (séc. XVI-XVIII) • Flores (século XVI-XIX) • Macau, como estabelecimento português, colónia e província ultramarina (1557-1976); como território chinês sob administração portuguesa (1976-1999) • Macáçar (1512-1665) • Malaca Portuguesa (1511-1641) • Molucas (Amboina 1576-1605, Ternate 1522-1575, Tidore 1578-1650) • Nagasaki (1571-1639) • Timor Português (Timor-Leste), como colónia e província ultramarina (1642-1975), invadida pela Indonésia, sob o nome de Timor Timur (1975-1999), como protectorado (1999-2002)
América do Norte: Terra Nova (1501–1570?) • Labrador (1501-1570?) Nova Escócia (1519–1570?)
América Central e do Sul: Brasil (1500-1822) • Barbados (1536-1620) • Província Cisplatina (1808-1822) • Guiana Francesa (1809-1817) • Colônia do Sacramento (1680-1777) • (Colonização do Brasil)
Madeira e Açores Estes dois arquipélagos, localizados no Atlântico Norte, foram colonizados pelos portugueses no início do século XV e fizeram parte do Império Português até 1832, quando se tornaram províncias de Portugal. A partir de então passaram a ser consideradas como um prolongamento da metrópole europeia (as chamadas Ilhas Adjacentes) e não como colónias. Hoje são regiões autónomas de Portugal.

[Expandir]v • e Organização da Conferência Islâmica (OCI)
Membros Afeganistão • Albânia • Arábia Saudita • Argélia • Azerbaijão • Bahrein • Bangladesh • Benim • Brunei • Burkina Faso • Camarões • Cazaquistão • Chade • Comores • Costa do Marfim • Djibouti • Egito • Emirados Árabes Unidos • Gabão • Gâmbia • Guiana • Guiné • Guiné-Bissau • Iémen • Indonésia • Irã • Iraque • Jordânia • Kuwait • Líbano • Líbia • Malásia • Maldivas • Mali • Marrocos • Mauritânia • Moçambique • Níger • Nigéria • Omã • Palestina • Paquistão • Qatar • Quirguistão • Senegal • Serra Leoa • Síria • Somália • Sudão • Suriname • Tadjiquistão • Togo • Tunísia • Turcomenistão • Turquia • Uganda • Uzbequistão
Observadores
Associados Bósnia e Herzegovina • Índia • República Centro-Africana • Rússia • Tailândia
Predefinição:MNA
[Expandir]v • eAssociação Sul-Asiática para a Cooperação Regional (SAARC)
Membros Afeganistão · Bangladesh · Butão · Índia · Maldivas · Nepal · Paquistão · Sri Lanka
Observadores China (RPC) · Coreia do Sul · Estados Unidos da América · Irão · Japão · União Europeia

[Expandir]v • eComunidade das Nações
Estados soberanos África do Sul · Antígua e Barbuda · Austrália · Bahamas · Bangladesh · Barbados · Belize · Botswana · Brunei · Camarões · Canadá · Chipre · Dominica · Fiji · Gâmbia · Gana · Granada · Guiana · Índia · Ilhas Salomão · Jamaica · Kiribati · Lesoto · Malásia · Malawi · Maldivas · Malta · Maurícias · Moçambique · Namíbia · Nauru · Nigéria · Nova Zelândia · Papua Nova Guiné · Paquistão · Quénia · Reino Unido · Ruanda · Samoa · Santa Lúcia · São Cristóvão e Nevis · São Vicente e Granadinas · Serra Leoa · Seychelles · Singapura · Sri Lanka · Suazilândia · Tanzânia · Tonga · Trinidad e Tobago · Tuvalu · Uganda · Vanuatu · Zâmbia

Territórios dependentes Austrália Ilhas Ashmore e Cartier · Ilha Christmas · Ilhas Cocos (Keeling) · Ilha Heard e Ilhas McDonald · Ilhas do Mar de Coral · Ilha de Norfolk Território Antárctico Australiano ·

Nova Zelândia Dependência de Ross · Ilhas Cook · Niue · Tokelau

Reino Unido Akrotiri e Dhekelia · Anguilla · Bermudas · Gibraltar · Guernsey · Ilha de Man · Ilhas Caimão · Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul · Ilhas Virgens Britânicas · Jersey · Malvinas · Montserrat · Pitcairn · Santa Helena (inclui a ilha de Ascensão e a Ilha de Tristão da Cunha) · Território Antártico Britânico · Território Britânico do Oceano Índico · Turks e Caicos



[Expandir]v • ePaíses subdesenvolvidos
África Angola | Benim | Burkina Faso | Burundi | Chade | Comores | Djibouti | Eritreia | Etiópia | Gâmbia | Guiné | Guiné-Bissau | Guiné Equatorial | Lesoto | Libéria | Madagascar | Malauí | Mali | Mauritânia | Moçambique | Níger | República Centro-Africana | República Democrática do Congo | Ruanda | São Tomé e Príncipe | Senegal | Serra Leoa | Somália | Sudão | Togo | Tanzânia | Uganda | Zâmbia
América Haiti
Ásia Afeganistão | Bangladesh | Butão | Camboja | Iêmen | Laos | Maldivas | Mianmar | Nepal | Timor-Leste
Oceania Ilhas Salomão | Quiribáti | Samoa | Tuvalu | Vanuatu



Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Maldivas"
Categoria: Maldivas
Categoria oculta: !Artigos destacados na Wikipédia em tártaro
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Acèh Afrikaans Alemannisch Aragonés العربية مصرى Asturianu Azərbaycanca Žemaitėška Bikol Central Беларуская Беларуская (тарашкевіца) Български Bahasa Banjar বাংলা བོད་ཡིག ইমার ঠার/বিষ্ণুপ্রিয়া মণিপুরী Brezhoneg Bosanski Català Cebuano Qırımtatarca Česky Cymraeg Dansk Deutsch Zazaki ދިވެހިބަސް Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara Estremeñu فارسی Suomi Français Arpetan Nordfriisk Frysk Gaeilge Gagauz Gàidhlig Galego ગુજરાતી Gaelg Hak-kâ-fa Hawai`i עברית हिन्दी Fiji Hindi Hrvatski Kreyòl ayisyen Magyar Հայերեն Bahasa Indonesia Interlingue Ido Íslenska Italiano 日本語 Basa Jawa ქართული Қазақша ಕನ್ನಡ 한국어 कश्मीरी - (كشميري) Kurdî Коми Kernewek Latina Lëtzebuergesch Limburgs Líguru Lumbaart Lingála Lietuvių Latviešu Македонски മലയാളം Монгол मराठी Bahasa Melayu Malti Dorerin Naoero Nāhuatl Plattdüütsch नेपाली Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Novial Diné bizaad Occitan Иронау Kapampangan Norfuk / Pitkern Polski Piemontèis پنجابی Runa Simi Română Русский संस्कृत Саха тыла سنڌي Sámegiella Srpskohrvatski / Српскохрватски සිංහල Simple English Slovenčina Slovenščina Soomaaliga Shqip Српски / Srpski Svenska Kiswahili தமிழ் తెలుగు ไทย Tagalog Türkçe Татарча/Tatarça Удмурт ئۇيغۇرچە / Uyghurche‎ Українська اردو O'zbek Tiếng Việt Volapük Winaray Wolof 吴语 Хальмг Yorùbá 中文 Bân-lâm-gú Esta página foi modificada pela última vez às 22h29min de 15 de dezembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais

COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas