quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

6751 - HUNGRIA

Por favor leia:
Um apelo pessoal
de Lilaroja, editora da Wikipédia
Leia agora
Hungria
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Se procura o cantor brasileiro de rap e hip hop, veja Hungria (cantor).
Magyar Köztársaság
República da Hungria

Bandeira Brasão de armas

Hino nacional:
Himnusz ("Isten, áldd meg a magyart")
Hino ("Deus, abençoe os húngaros")
Gentílico: Húngaro


Localização da Hungria (em verde escuro)
- Continente Europeu (em verde e cinza escuro)
- União Europeia (em verde)

Capital Budapeste
47º26'N 19º15'E
Cidade mais populosa Budapeste
Língua oficial Húngaro
Governo República parlamentar
- Presidente Pál Schmitt
- Primeiro-ministro Viktor Orbán
- Presidente da Assembleia Nacional László Kövér
Independência História
- Formação do Reino da Hungria fevereiro de 1000
- Ocupada pelos Otomanos 29 de agosto de 1526
- do Império Austro-Húngaro 31 de outubro de 1918
Entrada na UE 1 de maio de 2004
Área
- Total 93.030 km² (109.º)
- Água (%) 0,74
População
- Estimativa de 2007 10.064.000 hab. (79.º)
- Censo 2001 10.198.315 hab.
- Densidade 109 hab./km² (92.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2007
- Total US$ : 208,157 bilhões (48.º)
- Per capita US$ : 20.700 (39.º)
Indicadores sociais
- Gini (2008) 24,96 – baixo
- IDH (2010) 0,805 (36.º) – muito elevado[1]
- Esper. de vida 73,3 anos (78.º)
- Mort. infantil 6,8/mil nasc. (40.º)
- Alfabetização 98,9% (43.º)
Moeda Florim húngaro (forint) (HUF)
Fuso horário (UTC+1)
- Verão (DST) (UTC+2)
Clima Temperado Continental
Org. internacionais UE, OTAN, OMC, Conselho da Europa, OCDE
Cód. ISO HUN
Cód. Internet .hu¹
Cód. telef. +36
Website governamental http://www.magyarorszag.hu



1. Também .eu, compartilhado com outros Estados-membros da União Européia.
A Hungria (em húngaro: Magyarország), oficialmente República da Hungria (Magyar Köztársaság), é um país sem saída para o mar na planície da Panônia, na Europa Central. Limita com Áustria, Eslováquia, Romênia, Ucrânia, Sérvia, Croácia e Eslovênia. Sua capital é a cidade de Budapeste, a maior do país. A Hungria é membro da OCDE, OTAN, UE e do Grupo de Visegrád, e é um Estado Schengen. Sua língua oficial é o húngaro, que integra a família lingüística fino-úgrica.

Em seguida a períodos de ocupação céltica (após 450 a.C.) e romana (de 9 a.C. até o século IV), considera-se que as bases da fundação do Estado húngaro foram estabelecidas no século IX pelo chefe magiar Árpád, cujo bisneto Estêvão I ascendeu ao trono com uma coroa enviada por Roma em 1000. O Reino da Hungria existiu sem interrupções por 946 anos, e em diversos momentos foi visto como um dos centros culturais do mundo ocidental. Uma potência significativa até os anos 1910, a Hungria perdeu mais de dois terços de seu território (e 3,3 milhões de húngaros étnicos) devido ao tratado de Trianon de 1920. Sucedeu ao reino um regime comunista (1947-1989) durante o qual o país recebeu ampla atenção da comunidade internacional por conta da Revolução de 1956 e, posteriormente, a abertura de sua fronteira com a Áustria em 1989, que acelerou o colapso do Bloco Oriental. Desde aquele ano, o país é uma república parlamentarista. Hoje a Hungria é um país de alta renda e seu objetivo é tornar-se um país desenvolvido pelos padrões do FMI.

Em 1 de janeiro de 2004, a Hungria ingressou formalmente na União Europeia.

Índice [esconder]
1 Etimologia
2 História
3 Geografia
3.1 Relevo
3.2 Clima
4 Demografia
4.1 Religião
5 Política
6 Divisões administrativas
7 Economia
8 Infraestrutura
8.1 Educação
8.1.1 Nível superior
8.2 Ciência e tecnologia
9 Cultura
9.1 Gastronomia
9.2 Literatura
9.3 Desporto
10 Ver também
11 Notas e referências
12 Referências
13 Ligações externas


[editar] Etimologia
O topônimo "Hungria" foi recebido pela língua portuguesa do francês Hongrie.[2] Crê-se que o termo originou-se no século VII, quando tribos magiares integravam uma aliança búlgara chamada On-Ogour, que em túrquico búlgaro significa "dez flechas".[3]

O gentílico "húngaro" é registrado em português a partir de 1512.[4]

[editar] História
Ver artigo principal: História da Hungria

Pintura do final do século XIX, que retrata a chegada dos húngaros nas Planície da Panónia em 895.O império romano chamava a região a oeste do Danúbio de Panônia, na qual estabeleceram uma província no local, com este nome. Ao século IV, os hunos começaram as ondas de migração que passariam pelas terras húngaras, montando o grande império dos Hunos, que entraria em colapso em 455. Após a queda do Império Romano em 476, sucederam-se ondas migratórias de germanos, eslavos, ávaros, francos, búlgaros e, finalmente, magiares, estes no final do século IX.

Segundo a tradição, os magiares atravessaram os Cárpatos e entraram na planície panônia em895, sob a liderança de Árpád, o líder dos magiares que queria a aproximação com a Europa Cristã.[5] Em 1000, o Rei Santo Estêvão I, filho de Géza da dinastia dos Árpads, fundou o Reino da Hungria, ao receber uma coroa enviada pelo Papa Silvestre II e sedimentou o reino em 1006, com o extermínio dos opositores crentes da fé pagã.[6]

Entre 1241 e 1242, uma invasão mongol devastou a Hungria, com grandes perdas em vidas e propriedades. Quando os mongóis foram embora, o rei Béla IV, mandou construir castelos de pedra, que seriam importantes na batalha contra os otomanos, no século XIV.Paulatinamente, o Reino da Hungria conseguiu livrar-se das ingerências polacas, boêmias e papais, consolidando a sua independência. Matias Corvino, que reinou entre 1458 e 1490, fortaleceu o país, repeliu os otomanos e fez com que a Hungria se tornasse um centro cultural europeu durante o Renascimento.


Hungria dividida, aproximadamente em 1550, nas três partes: Otomana ao sul, Austríaca à oeste e o Principado sob a Dinastia dos Zápolya a leste.A independência da Hungria chegou ao fim em 1526, após a queda de Nándorfehérvár (Belgrado) e a derrota para os otomanos na batalha de Mohács.[7] O Reino foi então dividido em três partes: o terço meridional caiu sob o controle otomano e o ocidental, sob o controle austríaco. A porção oriental permaneceu nominalmente independente, com o nome de Principado da Transilvânia e sob a dinastia dos Habsburgos, que retomariam a totalidade da Hungria das mãos dos otomanos 150 anos depois, no final do século XVII.

Com o recuo dos turcos, começou a luta da nobreza húngara por autonomia no seio do Império Austríaco. A Revolução de 1848 e a posterior guerra civil eliminaram a servidão e garantiram os direitos civis, mas a revolução foi duramente reprimida pelos austríacos em 1849. Em 1867, porém, após duras batalhas internas e externas, a Áustria se obrigou a fazer reformas internas, e para evitar a independência húngara, fez um acordo na qual reconhecia o estado autônomo da Hungria, surgindo então a chamada Monarquia Dual, ou Austro-Húngara. O governo húngaro, que era autônomo mas obedecia às mesmas regras que a Áustria, deu início a um processo de magiarização das populações de outras etnias, o que motivou o nacionalismo sérvio, eslovaco e romeno dentro do reino. A magiarização continuou até o término da Primeira Guerra Mundial, quando todo o Império Austro-Húngaro desmoronou. Em novembro de 1918, a Hungria tornou-se uma república independente. Após uma experiência comunista sob Béla Kun, que proclamou uma república soviética húngara, e uma invasão por tropas romenas, forças militares de direita sob o comando do Almirante Miklós Horthy, entraram em Budapeste e instalaram um novo governo.[8] Em 1920 elegeu-se uma assembleia unicameral, expressivamente de direita, Horthy foi indicado Regente e a Hungria voltou a ser uma monarquia, embora sem rei designado.

O Tratado de Trianon, criado para se refazer as pazes com os países vencedores, criado em junho de 1920, determinou as fronteiras da Hungria no pós-guerra. O território perdido foi distribuído da maneira seguinte:

A Hungria foi reduzida a 93.000 km².
A Romênia recebeu a Transilvânia 102.000 km², diziam os líderes romenos que lhes interessavam uma ferrovia húngara, nos limites da Transilvânia, por isso tão grande parte de terra foi lhes concedida, mas possivelmente as riquezas minerais locais também estavam sendo cobiçadas.
A Croácia, a Eslavônia e a Voivodina uniram-se à Sérvia (63 000 km²).
A Tchecoslováquia recebeu a Rutênia e a Eslováquia num total de 63 000 km², foi dividida da forma que é hoje, pois para a Tchecoslováquia interessava ter acesso ao Rio Danúbio.
A Áustria recebeu a Burgenland (4 000 km²) da qual a cidade de Sopron voltou à Hungria após o referendo de 1921. O país perdia então 71% de seu território, 66% de sua população, grande parte das suas reservas de matéria prima e seu único porto marítimo (Fiume, hoje Rijeka, na Croácia) para os países vizinhos.
A Hungria não quis aceitar a divisão de seu país, mas enfraquecida, não havia força militar para desfazer o tratado. O inconformismo com a perda de territórios e população foi a tônica do processo político húngaro do entre-guerras e perdura. Há quem diga que os húngaros que viviam em terras que passaram às mãos de outros países, sofriam alta discriminação e ataques (exemplo seriam as cidades húngaras alagadas pela criação de barragens na Transilvânia). Muitos húngaros abandonaram suas casas e migraram para outros países. O único país que futuramente ofereceria ajuda para recuperar as terras seria então a Alemanha nazista.[9]


Ilustração que mostra Sándor Petõfi, recitando o Nemzeti Dal, a canção que inspirou a Revolução de 1848, em busca da autonomia húngara, no império austríaco.Não se sabe a intenção dos países vencedores em dividir a Hungria de forma tão drástica, possivelmente para que o país não pudesse de tornar forte militar e culturalmente novamente, no museu das armas, em Paris, há um quadro que nomeia o tratado de Trianon como "Tratado de paz". Até hoje os húngaros sofrem com o resultado do Tratado de trianon nos países vizinhos onde vivem, como, por exemplo a proibição por lei de que cidadãos eslovacos de falar húngaro, impondo uma língua aos húngaros que ali vivem ainda hoje, e a proibição do Presidente Húngaro de entrar em território eslováco de forma não oficial.[10][11]

Após um período conturbado politicamente na década de 1920, e após o suicídio de Teleki Pál, primeiro-ministro húngaro que não concordava com uma Hungria nazista e não via saída frente a dominação alemã, assumiu István Bethlen, a Hungria então se aliou aos nazistas alemães a partir dos anos 1930, durante a Grande Depressão, na expectativa, conforme explicações de seus líderes da época, de obter de volta os territórios perdidos. E foi o que ocorreu, entre 1938 e 1941, a Hungria retomou territórios como a Eslováquia, a Rutênia, a Transilvânia e parte da Iugoslávia.[12] Declarou guerra em 1941 à União Soviética, mesmo enfraquecida, pois até então seguia às intenções alemãs, houve sucessivas derrotas, milhares de soldados húngaros foram enviados à campos de guerra em situações precárias onde foram aniquilados cerca de 40 000 homens, após a mudança de lado de vários países e principalmente da Romênia, a Hungria tentou um acordo com os Aliados, mas não foi aceita.[13] Hitler com medo de que mudasse de lado, ordenou a invasão da Hungria em março de 1944. No período de invasão alemã, ocorreram os envios de judeus à campos de concentração na Polônia. Depois de diversas batalhas por toda a Hungria, os alemães foram derrotados em 4 de abril de 1944.

Como consequência, ao fim da Segunda Guerra Mundial, tornou-se um Estado comunista sob a influência de Moscou. A Revolução de 1956 foi a oportunidade para que os húngaros se manifestassem contra o regime soviético instalado no país. Após o primeiro-ministro deposto Imre Nagy tentar tomar o poder, apoiado pela população, a União Soviética invadiu Budapeste e, pela força das armas, acabou com a revolução, prendeu Nagy e executou-o tempo depois.[14]

Nos anos 1980, a Hungria foi um dos primeiros países da órbita soviética a procurar dissolver o Pacto de Varsóvia e a evoluir para uma democracia pluripartidária e para uma economia de mercado. As primeiras eleições livres nessa nova fase da história da Hungria foram realizadas em 1990, onde, com poucos votos, os socialistas foram rechaçados. Mas, em 1994, voltaram ao poder, apoiados pela queda do padrão de vida e da economia húngara. Desde então, socialistas e centro-direitistas disputam o poder político na Hungria. Seguiu-se de uma aproximação com o Ocidente que levou o país a aderir à OTAN em 1999 e à União Europeia em 2004.

[editar] Geografia
Ver artigo principal: Geografia da Hungria

Mapa topográfico da Hungria, onde a imensa parte amarelo clara e verde são as planícies que cobrem quase 90% do território húngaro.Com 93 000 km², a Hungria é um dos maiores países da Europa Central. Suas dimensões são de 250 quilômetros de norte à sul e 524 quilômetros de leste à oeste, com 2 258 quilômetros de divisas com os 7 países (Sérvia, Croácia, Eslovênia, Ucrânia, Romênia, Eslováquia e Áustria) que o cerca.

Sua população é estimada em 10 064 000 de habitantes, apresentando um decréscimo populacional desde o último censo oficial em 2001. Tal fato vem ocorrendo nos últimos anos no país, seguindo uma linha de todos os países do leste europeu. A Hungria é um país mediamente povoado, apresentando uma densidade de 109 habitantes por km².

A maior cidade é a capital Budapeste, que em sua região metropolitana tem 2 550 000 de habitantes. Com menor proporção, a universitária Debrecen, em Hajdú-Bihar, é a segunda maior com 205 000 habitantes. A terceira é Miskolc, com pouco mais de 179 000 habitantes, no condado de Borsod-Abaúj-Zemplén, no nordeste húngaro.

[editar] Relevo

Pôr-do-sol no Lago Balaton.A maior parte do país é composta por planícies, que não chegam a 200 m de altitude. Em alguns pontos existem pequenas cadeias de montanhas, mas as que passam de 300 metros de altura são apenas 2% do território húngaro. O ponto mais alto é a montanha Kékes com 1.014 metros e está localizada à nordeste de Budapeste. O ponto mais baixo é nas proximidades de Szeged no sul, em uma depressão com 77,6 metros.

Os maiores e mais importantes rios que cruzam a Hungria são o Danúbio e o Tisza. O Danúbio é um dos rios mais importantes da Europa e, na Hungria, ele é navegável por 418 quilômetros. O Tisza é navegável por 444 quilômetros. Vale ainda ressaltar o lago Balaton, que com uma área de 592 km² é o maior lago da Europa Central e Oriental, e até é conhecido por "Mar Húngaro". Outros lagos menores são o Velence e o Neusiedl, que tem 315 km² de superficie, mas apenas 75 km² em território húngaro (o restante localiza-se na Áustria).

[editar] Clima
A Hungria possui um clima temperado continental,[15] com um frio e úmido inverno e um verão quente. A temperatura média anual é de 9,7°C(com extremos de 42 °C e -29 °C).[16] A média pluviométrica é de 600 mm por ano. As chuvas são irregulares, caindo mais à oeste do Danúbio do que ao leste. Uma pequena vila, próxima de Pécs, tem um clima diferente do resto do país, semelhante ao clima mediterrâneo, o que é um diferencial na região.

Durante os anos 1980, a Hungria começou a sentir os efeitos da poluição das indústrias e dos agrotóxicos nas plantações. Continuamente foram relatados contaminações em reservatórios de água e uma sensível mudança na fauna. Até hoje, não foi feita nenhuma grande mudança sobre o meio ambiente, apenas pequenas discussões são feitas.

[editar] Demografia

Gráfico populacional da Hungria entre 1715 e 2008.Ver artigo principal: Demografia da Hungria
Para 94% da população, na sua maioria composta por húngaros, a língua utilizada é o húngaro, uma língua fino-úgrica distantemente relacionada com o finlandês e o estoniano. Existem muitas minorias étnicas na Hungria: Ciganos (2,1%), Alemães (1,2%), Eslovacos (0,4%), Croatas (0,2%), Romenos (0,1%), Ucranianos (0,1%) e Sérvios(0,1%).[17]

Devido à sua história, quando países vizinhos faziam parte do mesmo país, existem minorias húngaras significativas em países vizinhos como Romênia (na Transilvânia), Eslováquia, Sérvia (em Voivodina), Ucrânia, Croácia (na Eslavônia) e Áustria. A Eslovênia, no entanto, tem um número muito grande de húngaros nas cidades próximas à fronteira e até adota o húngaro como língua oficial.

Cidades mais populosas da Hungria ver • editar
Posição Cidade Subdivisão População Posição Cidade Subdivisão População
Budapeste

Debrecen

Miskolc


1 Budapeste Budapeste 1 696 128 11 Szolnok Jász-Nagykun-Szolnok 75 474
2 Debrecen Hajdú-Bihar 204 124 12 Tatabánya Komárom-Esztergom 70 541
3 Miskolc Borsod-Abaúj-Zemplén 172 637 13 Kaposvár Somogy 67 746
4 Szeged Csongrád 164 883 14 Békéscsaba Békés 65 206
5 Pécs Baranya 156 649 15 Érd Pest 62 408
6 Győr Győr-Moson-Sopron 128 265 16 Veszprém Veszprém 62 023
7 Nyíregyháza Szabolcs-Szatmár-Bereg 116 298 17 Zalaegerszeg Zala 61 898
8 Kecskemét Bács-Kiskun 109 847 18 Sopron Győr-Moson-Sopron 57 210
9 Székesfehérvár Fejér 109 600 19 Eger Heves 56 647
10 Szombathely Vas 179 534 20 Nagykanizsa Zala 50 823
Censo 2007.
[editar] Religião

Catedral Basílica de Santo Estêvão em Budapeste, sede da arquidiocese católica da Hungria. A Hungria é um país predominantemente cristão, sendo metade do país de católicos.A maioria dos húngaros era cristã no século X, data da criação do reino da Hungria. O primeiro rei, Santo Estêvão da Hungria trouxe o cristianismo ocidental ao país. E assim, a Hungria permaneceu até o século XVI, quando a onda protestante que atingia a Europa chegou ao país, primeiramente com o luteranismo e, em seguida, com o calvinismo. Mas na segunda metade desse mesmo século, os jesuítas prepararam uma grande contra-reforma para buscar novamente os fiéis perdidos. Construíram diversas escolas, igrejas e a mais antiga universidade da Hungria, que permanece até hoje, a Pázmány Péter. Alguns lugares afastados de Budapeste, principalmente ao redor de Debrecen e na Transilvânia ainda seguiram o protestantismo e assim o fazem até hoje.

Os judeus sempre estiveram presentes na Hungria, desde os primórdios da Idade Média, e a maior sinagoga da Europa se localiza hoje em Budapeste. Entretanto, a maioria dos judeus sofreu com o holocausto, durante a invasão alemã na Segunda Guerra Mundial. A grande maioria foi deportada para os campos de concentração ou simplesmente executada. Atualmente, declaram-se judeus apenas 0,1% de toda a população húngara.

A grande maioria da população é de cristãos, que chegam a quase 75% dos habitantes, em grande parte católicos (54,5%),[18] mas a população protestante também é numerosa (19,5%).[19] O número de pessoas que se definiram sem religião é de 14,5%, o que está bem próximo à média européia.

[editar] Política
Ver artigo principal: Política da Hungria

Parlamento de Budapeste, onde se reúne a Assembleia Nacional da Hungria, às margens do rio Danúbio em Budapeste.O Presidente da República, eleito pela Assembleia Nacional da Hungria a cada 5 anos, é o comandante-chefe das forças armadas e nomeia o primeiro-ministro, cujo nome também deve ser aprovado pela Assembléia. O primeiro-ministro é quem seleciona o gabinete de ministros e, segundo a constituição húngara, dispõe da prerrogativa de demiti-los. Os indicados devem ser formalmente nomeados pelo presidente.

A Assembléia Nacional (Országgyűlés) - o parlamento húngaro - é um órgão legislativo unicameral, com 386 membros eleitos diretamente. Na última eleição, 176 foram eleitos pelo voto direto dos distritos eleitorais, 152 pela representação proporcional do partido e 58 pelo votos de compensação. Num primeiro turno, os eleitores votam em um candidato e também em um partido. O candidato que obtiver mais de 50% dos votos do distrito eleitoral ocupa um assento na assembléia. Quando no distrito não houver a maioria ou a participação for menor que 50%, há segundo turno. este ocorre da mesma forma que o primeiro, mas o candidato mais votado assume o cargo. É declarada inválida a eleição que não obtiver 25% de participação, sendo esses assentos preenchidos com os votos de compensação. A distribuição dos votos de compensação é feita pela ordem de votação dos partidos.[20] Na Hungria, dois partidos dominam o cenário eleitoral: o Magyar Polgári Szövetség ("União Cívica Húngara"), ou Fidesz,[21] e o Magyar Szocialista Párt ("Partido Socialista Húngaro"), ou MSzP.[22]

O Poder Judiciário húngaro inclui a Corte constitucional, que é formada por apenas onze membros, e pode julgar a constitucionalidade das leis. Ademais, a Suprema Corte e os tribunais civis e penais são independentes do Poder Executivo.

[editar] Divisões administrativas

Mapa da Hungria com os 19 condados em laranja e a capital Budapeste em vermelho.Ver artigo principal: Condados da Hungria
Administrativamente, a Hungria é dividida em 19 condados mais a capital, que é independente de qualquer condado. Esses são o terceiro nível de divisão administrativa da Hungria. Os 19 condados e Budapeste são agrupados em 7 regiões, para propósitos demográficos e de desenvolvimento. São eles o segundo nível de divisão húngaro: Transdanúbia Ocidental, Transdanúbia Meridional, Transdanúbia Central, Hungria Central, Hungria Setentrional, Grande planície setentrional, Grande planície meridional.

Os 19 condados são, ainda, subdividos em 173 sub-regiões e Budapeste é a sua própria sub-região. Cada sub-região pode ser classificada em Cidade ou Vila, ou ainda em Condado urbano, uma cidade com direitos de condado, mas que tem que se submeter às ordens do condado na qual está inserida, não tendo, portanto, independência política do condado.

Condados da Hungria Condado
(Capital)
Bács-Kiskun
(Kecskemét) Fejér
(Székesfehérvár) Komárom-Esztergom
(Tatabánya) Tolna
(Szekszárd)
Baranya
(Pécs) Győr-Moson-Sopron
(Győr) Nógrád
(Salgótarján) Vas
(Szombathely)
Békés
(Békéscsaba) Hajdú-Bihar
(Debrecen) Pest
(Budapeste) Veszprém
(Veszprém)
Borsod-Abaúj-Zemplén
(Miskolc) Heves
(Eger) Somogy
(Kaposvár) Zala
(Zalaegerszeg)
Csongrád
(Szeged) Jász-Nagykun-Szolnok
(Szolnok) Szabolcs-Szatmár-Bereg
(Nyíregyháza) Budapeste
(Capital)

Todas as capitais de condados são cidades com "direitos de condado" ou condados urbanos. Além delas, mais 5 cidades detém esses direitos: Érd, Dunaújváros, Hódmezővásárhely, Nagykanizsa e Sopron.

[editar] Economia
Ver artigo principal: Economia da Hungria

Banco Nacional Húngaro.Durante o Império Austro-Húngaro, a Hungria foi o principal território utilizado para a agricultura. As vastas planícies que cobrem 90% do país e as terras férteis em abundância, comum nessa parte da Europa, favoreceram a intensivo uso da agricultura em toda a sua história. Durante o período socialista, a agricultura foi mecanizada e modernizada. Mas com o fim da URSS, a agricultura húngara perdeu o apoio que tinha do estado e sofreu de uma crise, só igualando a sua produção de 16 milhões de toneladas de grãos no século XXI.

Durante o regime socialista, a Hungria passou também por uma forte industrialização, através de projetos que usufruiam melhor os abundantes recursos naturais do país. Na década de 1980, a Hungria foi considerada o país mais moderno industrialmente, exportando bens de consumo até para grandes países industrializados como Alemanha e Estados Unidos.


O crescimento da economia húngara entre 1996-2006 que se manteve constante, na média de 4,3%.Depois da queda do regime socialista, com o fim da União Soviética, o país sofreu um baque com a entrada e adaptação ao regime capitalista. No entanto, devido à sua economia já ser voltada à exportação, o país sofreu um menor viés em sua economia do que os outros país ex-soviéticos.

Entre 1990 e 1993, a economia húngara recuou 18%, frente à, por exemplo, 40% da Bulgária. Em 1994, após algumas reformas econômicas reagiu e, desde 1996 a taxa média de crescimento do PIB é de 4,3%. Em 2006, o PIB fechou em 197,1 bilhões de dólares,[23] sendo 80% vindo de capital privado e fortemente influenciado pelas altas taxas de capital estrangeiro aplicada no país.

Atualmente, a maior parte do PIB da Hungria vem da área de serviços, que sofreu um forte crescimento na década de 1990 com a capitalização da economia. A inflação e o desemprego diminuiram substancialmente desde 1998 - era de 13%, hoje é 7,4%. As medidas de reforma econômica, tais como a reforma da saúde, tributária e do financiamento da administração local, ainda não foram postas em prática pelo atual governo. Em 1º de janeiro de 2004, junto com outros países do leste, a Hungria entrou na União Européia e o país prepara a economia para a adoção do euro, fato que deve ocorrer entre 2010 e 2014.[24]

[editar] Infraestrutura
[editar] Educação
[editar] Nível superior
A Hungria conta com as seguintes instituições de ensino superior:[25]

Academia de Teatro e Cinematografia
Academia Húngara de Arte e Design
Academia de Belas Artes de Budapeste
Academia de Música Liszt Ferenc de Budapeste
Academia Teológica Reformada de Debrecen
Andrássy-Gyula Deutschsprachige Universität Budapest (AUB) ou Universidade Júlio Andrássy (Nota: A língua corrente e todos os cursos oferecidos nesta instituição são em língua alemã)
Faculdade de Formação de Professores Dániel Berzsenyi
Faculdade de Medicina de Debrecen
Faculdade de Medicina de Pécs
Faculdade Universitária Kodolányi János
Universidade de Medicina Albert Szent-Györgyi
Universidade Corvinus de Budapeste
Universidade Centroeuropéia
Universidade de Agronomía Debrecen
Universidade Eötvös Loránd
Universidade de Agronomía de Gödöllő
Universidade Haynal Imre de Ciências da Saúde de Budapeste
Universidade Húngara de Educação Física
Universidade Janus Pannonius
Universidade de Szeged
Universidade Károli Gáspár da Igreja Reformista
Universidade Lajos Kossuth
Universidade católica Pázmány Péter (Pe. Pedro Pázmány foi um jesuita histórico que reconverteu muitos protestantes ao catolicismo)
Universidade Semmelweis de Medicina
Universidade Técnica de Budapeste. Fundada em 1782, mudou de nome ao longo de sua história. Ver Budapesti Műszaki és Gazdaságtudományi Egyetem (em húngaro); ou Budapest University of Technology and Economics (em inglês).
Universidade de Horticultura e Indústria Alimentícia
Universidade de Miskolc
Universidade de Pécs
Universidade de Sopron
Universidade de Veszprém
Universidade de Veterinária
Universidade da Hungria do Oeste
[editar] Ciência e tecnologia

John Von Neumann é um dos precursores da computação digital no mundo.
Cubo de RubikA Hungria é famosa pelo seu excelente ensino na matemática, que produziu diversos cientistas de sucesso. O rol de matemáticos famosos húngaros inclui Paul Erdős, famoso por ter seus trabalhos produzidos em 40 línguas na qual os números de Erdõs ainda são procurados; János Bolyai desenvolvedor da geometria não euclidiana em 1831[26] e John Von Neumann, um pioneiro da computação digital, que leva o seu nome em uma das arquiteturas de processador para computadores. Muitos dos cientistas judeus, como Erdõs e Von Neumann, sofreram perseguições durante a época do anti-semitismo na Europa e fizeram as suas contribuições nos Estados Unidos.

Muitas invenções são atribuídas a inventores húngaros. Algumas delas são os fósforos sem barulho de János Irinyi, o Cubo de Rubik de Ernő Rubik, e a lâmpada de criptônio de Imre Bródy. Ainda mais invenções são de húngaros, como a holografia (Dennis Gabor), a caneta esferográfica (László Bíró), a teoria da Bomba de hidrogênio (Edward Teller) e a linguagem de programação BASIC (John Kemeny, com Thomas E. Kurtz).[26] Estes últimos inventores registraram seus produtos nos Estados Unidos, em vista da Segunda Guerra Mundial.

[editar] Cultura
Ver artigo principal: Cultura da Hungria
[editar] Gastronomia

Goulash, um dos pratos típicos húngaros mais conhecidos.A cozinha húngara tem uma posição de destaque na cultura da Hungria, com tradicionais pratos como o goulash, difundido por todo o mundo e uma das bases da culinária húngara. A batata é usada em diversos pratos, e as sopas e os guisados são componentes da culinária dos húngaros.

Os pratos são geralmente temperados com páprica, cebola e pimenta preta. Os guisados são, comumente, encontrados com elementos tradicionais como carne de porco e de gado, como usado no pörkölt. Existe ainda, diversas sobremesas tais como o somlói galuska que é um doce coberto de creme de laranja ou rum. Na culinária húngara que são feitas com frutas, sendo elas umas das especialidades da cozinha húngara.

Existe ainda, uma influência de outros povos na culinária, como elementos da cozinha turca e a presença de doces e bolos, fruto da influência alemã. Mas durante a existência da Áustria-Hungria, alguns pratos, como o goulash, foram passados aos austríacos e tchecos.

[editar] Literatura

Primeira página do Gesta Hungarorum, que conta a história dos húngaros, escrito em 1200.Nos tempos antigos, a língua húngara era escrita com um alfabeto rúnico (no entanto ela não foi utilizada na literatura, devido aos interesses de uma interpretação moderna para ela). O país mudou para o alfabeto latino após ser cristianizado sob o reino de Estevão I(1000-1038). Não existem documentos anteriores ao século XI, sendo o mais antigo relato em húngaro um fragmento do documento de fundação da Abadia de Tihany(1055), na qual contém muitos termos húngaros, entre elas as palavras feheruuaru rea meneh hodu utu rea, "até a estrada militar de Fehérvár". O resto do documento está em latim. O mais antigo texto completo é o "Sermão e Oração para Funeral" (Halotti beszéd és könyörgés) (1192–1195), a tradução de um sermão em Latim. O mais antigo poema é o "Lamentos de Maria", tradução do Latim do século XIII. É também o mais antigo poema Fino-Úgrico. Entre as primeiras crônicas sobre a história húngara está o Gesta Hungarorum("Feitos dos Húngaros") e o Gesta Hunnorum et Hungarorum ("Feitos dos Hunos e dos Húngaros") por Simon Kézai. Ambos em latim. Tais crônicas misturam história com lendas, mas historicamente elas não são sempre certas. Outra crônica conhecida é a Képes krónika ("Crônica Ilustrada"), que foi escrita por Luis, o Grande.

O iluminismo húngaro aconteceu aproximadamente cinqüenta anos depois se comparados ao iluminismo da Europa Ocidental. Os novos pensamentos chegaram à Hungria através de Viena. Os primeiros escritores do iluminismo húngaro foram György Bessenyei e János Batsányi. Contemporâneos a eles, Mihály Csokonai Vitéz e Dániel Berzsenyi eram os grandes poetas da época e a grande figura da reforma da língua era Ferenc Kazinczy. Através dessa reforma, a língua húngara tornou-se praticável para explanações científicas, com a criação de muitas palavras novas para descrever as novas invenções, preservando assim a língua húngara.

[editar] Desporto

Ferenc Puskás, jogador de futebol húngaro.Destaca no esporte coletivo do polo aquático, bem como no lançamento de martelo. Também tem muita tradição a natação pela que Hungria conseguiu muitos sucessos internacionais. Sua figura máxima no esporte de todos os tempos foi o futebolista Ferenc Puskás, que realizou uma exitosa carreira no clube de futebol espanhol Real Madri e na seleção húngara de futebol, A Hungria também foi considerada até meados do século XX, como uma potência no futebol, possui dois vice-campeonatos de copa do mundo, na copa de 1938 e na copa de 1954, a seleção húngara de futebol também é a maior vencedora de olimpíadas com três títulos olímpicos conquistados nos jogos olímpicos de verão de 1952, 1964 e 1968, e até hoje possui o recorde das duas maiores goleadas aplicadas em uma copa do mundo, com um 10 x 0 sobre a seleção salvadorenha na copa de 1982 e 9 x 0 sobre a seleção sul-coreana na copa de 1954, e foi a primeira seleção não britânica a derrotar em solo inglês os inventores do futebol, a seleção inglesa, e em pleno estádio de wembley, em 1953. Têm à grande jogadora de tênis Zsofia Jakab que está jogando pela Longwood University atualmente, além da maior jogadora de xadrez de todos os tempos, Judit Polgar.

A melhor participação de Hungria nos Jogos Olímpicos, foi em 1952 quando obteve em terceiro posto em quadro de medalhas.

[editar] Ver também
Povo húngaro
Castelo de Buda
Museu de Belas Artes de Budapeste
Bandeira da Hungria
Grande Hungria
Hino nacional da Hungria
Seleção Húngara de Futebol
Soberanos da Hungria
Chefes de Estado da Hungria
Cidades na Hungria
Igreja Greco-Católica Húngara
[editar] Notas e referências
Lázár, István - Hungary - A brief History. 2ª edição. Editora Corvina. Budapeste, 1990. ISBN 963-13-2946-1
Perjes, Geza - War and Society in East Central Europe - Vol XXVI - The Fall of the Medieval Kingdom of Hungary: Mohács 1526 - Buda 1541. 206 páginas. Editora da Universidade de Columbia. New Jersey, 1989. ISBN 0-88033-152-6
Referências
↑ Ranking do IDH 2010. PNUD. Página visitada em 4 de novembro de 2010.
↑ Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, verbete "Hungria".
↑ Hungary, Encyclopædia Britannica.
↑ Dicionário Houaiss, verbete "húngaro".
↑ http://www.hungarian-history.hu/lib/lazar/zar04.htm
↑ http://www.hungarian-history.hu/lib/lazar/zar05.htm
↑ The Fall of The Medieval Kingdom of Hungary: Mohacs 1526 - Buda 1541 por Geza Perjes em http://www.hungarian-history.hu/lib/warso/warso19.htm
↑ http://www.hungarianhistory.com/lib/wils/wils06.htm
↑ http://www.arkadirodalom.hu/index.php/tortenelem_vallas_filozofia/hu/megoltek_e_teleki_pal_magyar_miniszterelenokot_
↑ http://pt.euronews.net/2009/08/22/presidente-hungaro-impedido-de-entrar-na-eslovaquia/
↑ http://dn.sapo.pt/inicio/globo/Interior.aspx?content_id=1366357
↑ http://www.hungarianhistory.com/lib/newce/11newce.h tm
↑ http://www.hungarianhistory.com/lib/newce/14newce.htm
↑ http://www.hungarianhistory.com/lib/longroad/index.htm#old2 10
↑ Hungria na FAO.
↑ www.met.hu/pages/climate/Some_characteristics_of_the_climate_of_Hungary_since_1901.pdf
↑ http://www.nepszamlalas.hu/eng/volumes/06/00/tabeng/1/load01_10_0.html
↑ Católicos Romanos: 51,9% e Católicos Gregos: 2,6%
↑ Calvinistas: 15,9%, Luteranos: 3,0%, Outros: 0,6%
↑ http://www.valasztas.hu/en/02/acts/1997c_en.html
↑ Site oficial do Fidesz (em húngaro e algumas partes em inglês) www.fidesz.hu
↑ Site oficial do MSzP (em húngaro) www.mszp.hu
↑ Fundo Monetário Internacional
↑ "Gyurcsány modifies date", Világgazdaság
↑ Lista universidades húngaras (em inglês)
↑ a b Contribuição dos húngaros para a cultura universal (incluindo inventores), Embaixada da República da Hungria, Damasco Síria, 2006.
[editar] Ligações externas
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Imagens e media no Commons
Commons
Casa da Nação - O parlamento húngaro (em inglês)
O gabinete do presidente da Hungria (em inglês)
O gabinete do primeiro-ministro (em inglês)
Hungary.hu - Site oficial do governo (em inglês)
Informações sobre a história da Hungria (em inglês)



Hungria
História • Política • Subdivisões • Geografia • Economia • Transportes • Comunicações • Demografia • Educação • Cultura • Turismo • Portal • Imagens


[Expandir]Hungria
[Expandir]v • e União Europeia
Estados-membros Plenos Alemanha • Áustria • Bélgica • Bulgária • Chipre • Dinamarca • Eslováquia • Eslovénia • Espanha • Estónia • Finlândia • França • Grécia • Hungria • Irlanda • Itália • Letónia • Lituânia • Luxemburgo • Malta • Países Baixos • Polónia • Portugal • Reino Unido • República Checa • Roménia • Suécia
Candidatos Croácia • República da Macedónia/FYROM • Turquia • Sérvia

História Comunidade Europeia do Carvão e do Aço • Comunidade Económica Europeia • Comunidade Europeia da Energia Atómica • Cronologia
Governação Instituições Parlamento • Comissão Europeia • Conselho Europeu • Conselho da União Europeia • Tribunal de Justiça da União Europeia (Tribunal Geral) • Banco Central Europeu
Agências Eurojust • Europol • Frontex • Ambiente • Espacial • Reconstrução • Prevenção e Controlo das Doenças

Política Eleições • Circunscrição do Parlamento Europeu • Partidos • Grupos políticos • Integração • Eurocepticismo • Comités • Relações internacionais • Parlamentares
Direito Acervo comunitário • Jornal Oficial • Lei da Concorrência • Directivas • Direitos de Autor • Quatro Liberdades • Procedimentos • Regulação • Tratados • (Opt-outs) • Acordo de Schengen
Geografia Fronteiras • Pontos extremos • Cidades • Áreas urbanas por população • Áreas metropolitanas por população • Áreas urbanas • Estados-membros • Regiões ultraperiféricas
Economia Moedas • Política Agrícola Comum • Orçamento • Euro • Banco Central • Banco de Investimento • Fundo de Investimento • Zona Euro • Energia • Desenvolvimento regional • Transportes (Galileo)
Cultura Cidadania (Passaporte) • Demografia • Carta de condução • Educação • Instituto da Inovação e da Tecnologia • Línguas • Comunicação Social • Religião • Desporto • Biblioteca • Símbolos • Estatísticas
Outros tópicos Conselhos • Directivas • Partidos políticos • Presidência • NUTS • Matrículas automóveis • Forças armadas
Teoria Supranacionalismo • Intergovernentalismo • União supranacional • Variável geométrica europeia • Euroesfera
Categoria • Portal

[Expandir]v • eEuropa
Países Albânia • Alemanha • Andorra • Arménia • Áustria • Azerbaijão • Bélgica • Bielorrússia • Bósnia e Herzegovina • Bulgária • Cazaquistão • República Checa • Chipre • Croácia • Dinamarca • Eslováquia • Eslovénia • Espanha • Estónia • Finlândia • França • Geórgia • Grécia • Hungria • Irlanda • Islândia • Itália • Kosovo1 • Letónia • Listenstaine • Lituânia •Luxemburgo • República da Macedónia/FYROM • Malta • Moldávia • Mónaco • Montenegro • Noruega • Países Baixos • Polónia • Portugal • Reino Unido • Roménia • Rússia • San Marino • Sérvia • Suécia • Suíça • Turquia • Ucrânia • Vaticano
Territórios Dependências e Colónias da Coroa Britânica: Ilhas do Canal (Guernsey e Jersey), Gibraltar e Ilha de Man
Região Autónoma da Dinamarca: Ilhas Faroé
Região Autónoma da Finlândia: Åland
Regiões Autónomas de Portugal: Açores e Madeira
Estados não reconhecidos República Turca do Chipre do Norte • Transnístria • Abecásia • Ossétia do Sul • República do Nagorno-Karabakh
1 Kosovo declarou independência da Sérvia dia 17 Fevereiro 2008, ver também Reacção internacional à declaração de independência do Kosovo de 2008.

[Expandir]v • eOrganização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE)
Alemanha | Austrália | Áustria | Bélgica | Canadá | Chile| Coreia do Sul | Dinamarca | Eslováquia | Eslovénia | Espanha | Estados Unidos da América | Finlândia | França | Grécia | Hungria | Irlanda | Islândia | Israel | Itália | Japão | Luxemburgo | México | Noruega | Nova Zelândia | Países Baixos | Polónia | Portugal | Reino Unido | República Checa | Suécia | Suíça | Turquia

[Expandir]v • eOrganização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN)
Países membros Albânia • Alemanha • Bélgica • Bulgária • Canadá • Croácia • Dinamarca • Eslováquia • Eslovénia • Espanha • Estados Unidos da América • Estónia • França • Grécia • Hungria • Islândia • Itália • Letónia • Lituânia • Luxemburgo • Noruega • Países Baixos • Polónia • Portugal • Reino Unido • República Checa • Roménia • Turquia

[Expandir]v • e Organização Internacional da Francofonia
Membros Bélgica • Benim • Bulgária • Burkina Faso • Burundi • Cabo Verde • Camarões • Camboja • Canadá • Chade • Chipre • Comores • Costa do Marfim • Djibouti • Dominica • Egito • França • Gabão • Gana • Guadalupe • Guiana Francesa • Guiné • Guiné-Bissau • Guiné Equatorial • Haiti • Laos • Líbano • Madagáscar • Mali • Marrocos • Martinica • Mauritânia • Maurícia • Níger • Nova Brunswick • Ontário • Quebec • República Centro-Africana • República Democrática do Congo • República do Congo • Roménia • Ruanda • Saint Pierre et Miquelon • Santa Lúcia • São Tomé e Príncipe • Senegal • Seychelles • Suíça • Togo • Tunísia • Vanuatu • Vietname
Observadores Arménia • Áustria • Croácia • Eslováquia • Eslovénia • Geórgia • Hungria • Letónia • Lituânia • Moçambique • Polónia • República Checa • Sérvia • Ucrânia

Nações de Línguas fino-úgricas[Expandir]
Fino-Permianas

Estônia • Finlândia • República da Carélia • Lapônia • Mari El • Mordóvia • Udmúrtia • República de Komi

Úgricas

Hungria • Khantia-Mansia




Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Hungria"
Categoria: Hungria
Categorias ocultas: !Artigos bons na Wikipédia em alemão | !Artigos bons na Wikipédia em esperanto
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Correlatos
Commons Noutras línguas
Аҧсуа Acèh Afrikaans Alemannisch አማርኛ Aragonés Ænglisc العربية ܐܪܡܝܐ مصرى Asturianu Azərbaycanca Boarisch Žemaitėška Bikol Central Беларуская Беларуская (тарашкевіца) Български Bislama বাংলা བོད་ཡིག ইমার ঠার/বিষ্ণুপ্রিয়া মণিপুরী Brezhoneg Bosanski Català Нохчийн Cebuano Corsu Qırımtatarca Česky Kaszëbsczi Словѣ́ньскъ / ⰔⰎⰑⰂⰡⰐⰠⰔⰍⰟ Чӑвашла Cymraeg Dansk Deutsch Zazaki Dolnoserbski ދިވެހިބަސް Eʋegbe Ελληνικά Emiliàn e rumagnòl English Esperanto Español Eesti Euskara Estremeñu فارسی Suomi Võro Føroyskt Français Arpetan Nordfriisk Furlan Frysk Gaeilge Gagauz Gàidhlig Galego Avañe'ẽ ગુજરાતી Gaelg Hak-kâ-fa Hawai`i עברית हिन्दी Fiji Hindi Hrvatski Hornjoserbsce Kreyòl ayisyen Magyar Հայերեն Interlingua Bahasa Indonesia Interlingue Ido Íslenska Italiano 日本語 Lojban Basa Jawa ქართული Qaraqalpaqsha Kongo Қазақша Kalaallisut 한국어 Перем Коми Къарачай-Малкъар Kurdî Коми Kernewek Кыргызча Latina Ladino Lëtzebuergesch Limburgs Líguru Lumbaart Lingála Lietuvių Latviešu Мокшень Олык Марий Māori Македонски മലയാളം Монгол मराठी Кырык мары Bahasa Melayu Malti Эрзянь Dorerin Naoero Nāhuatl Nnapulitano Plattdüütsch Nedersaksisch नेपाली Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Novial Nouormand Diné bizaad Occitan Иронау Pangasinan Kapampangan Papiamentu Deitsch Norfuk / Pitkern Polski Piemontèis پنجابی Ποντιακά پښتو Runa Simi Rumantsch Romani Română Русский संस्कृत Саха тыла Sicilianu Scots Sámegiella Srpskohrvatski / Српскохрватски සිංහල Simple English Slovenčina Slovenščina Gagana Samoa Soomaaliga Shqip Српски / Srpski SiSwati Seeltersk Svenska Kiswahili Ślůnski தமிழ் తెలుగు Tetun Тоҷикӣ ไทย Tagalog Tok Pisin Türkçe Татарча/Tatarça Удмурт ئۇيغۇرچە / Uyghurche‎ Українська اردو O'zbek Vèneto Tiếng Việt Volapük Winaray Wolof 吴语 Хальмг ייִדיש Yorùbá Zeêuws 中文 文言 Bân-lâm-gú 粵語 Esta página foi modificada pela última vez às 13h16min de 12 de dezembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais

COPYRIGHGT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas