terça-feira, 14 de dezembro de 2010

6733 - ALBÂNIA

Por favor leia:
Um apelo pessoal de
Jimmy Wales, fundador da Wikipédia
Leia agora
Albânia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coordenadas: 41° 21' N, 19° 59' O
Republika e Shqipërisë
República da Albânia

Bandeira Brasão de armas

Lema: Ti Shqipëri më jep nder, më jep emrin shqipëtar! (Tu, Albânia, me deste honra, me deste o nome Albanês).
Hino nacional: Hymni i Flamurit
("Hino a Bandeira")

Gentílico: Albanês
Albano[1]



Capital Tirana
41° 20' 00" N 19° 48' 00" E
Cidade mais populosa Tirana
Língua oficial Albanês
Governo República parlamentar
- Presidente Bamir Topi
- Primeiro-ministro Sali Berisha
Independência da Itália e do Império Otomano
- do Império Otomano 28 de Novembro de 1912
- da Itália Na Primeira Guerra Mundial
Área
- Total 28 748 km² (139.º)
- Água (%) 4,7
População
- Estimativa de 2009 4 249 942[2] hab. (134.º)
- Densidade 123 hab./km² (63.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2005
- Total US$ : 16,9 bilhões (112.º)
- Per capita US$ : 5 405 (100.º)
Indicadores sociais
- IDH (2010) 0,719 (64.º) – elevado[3]
- Esper. de vida 76,4 anos (46.º)
- Mort. infantil 19,2/mil nasc. (91.º)
- Alfabetização 99,0% (19.º)
Moeda Lek (ALL)
Fuso horário CET (UTC+1)
Cód. ISO ALB
Cód. Internet .al
Cód. telef. +355



A Albânia (em albanês: Republika e Shqipërisë) é um país europeu situado na península Balcânica, cuja capital é Tirana. Faz fronteira ao norte com o Montenegro, a nordeste com o Kosovo, a leste com a Macedónia, a leste e a sul com a Grécia e a oeste com o Mar Adriático, do outro lado do qual se encontra a Itália. A língua oficial é o albanês.

Índice [esconder]
1 Etimologia
2 História
2.1 Antiguidade
3 Geografia
4 Demografia
4.1 Religião
5 Política
5.1 Símbolos nacionais
5.1.1 A bandeira
5.1.2 O escudo
5.1.3 Hino
6 Subdivisões
7 Economia
8 Infraestrutura
8.1 Educação
8.2 Saúde
9 Cultura
10 Referências
11 Ver também
12 Ligações externas


[editar] Etimologia
Albânia é o nome latino medieval da região chamada Shqipëri por seus habitantes. Em grego medieval, o nome da região é Albania (grego: Αλβανία) além das variantes Albanitia, Arbanitia.

[editar] História
Ver artigo principal: História da Albânia
[editar] Antiguidade
Os primeiros habitantes recordados no território da Albânia foram os ilírios, um povo indo-europeu que habitou a área correspondente ao norte e centro da Albânia. Na parte mais ocidental do território da Albânia viveram os brígios, um povo frígio, e no sul estavam os gregos caonianos.

No começo do século VII a.C., colônias gregas se estabeleceram na costa ilíria. As mais importantes foram os apolônios, avlônios, epidamnos e lissus. A redescoberta da cidade grega de Buthrotum (hoje Butrint), um patrimônio mundial da humanidade da UNESCO, é provavelmente mais significante hoje que quando Júlio César a utilizou como depósito de abastecimento de suas tropas durante suas camapnhas no século I a.C. Ao mesmo tempo, foi considerada um posto fronteiriço sem importância, obscurecido pelos apolônios e epidamnos.

No século IV a.C., o rei ilírio Bardyllis uniu várias tribos ilírias e engajou um conflito com os macedônios no sudoeste, mas foi derrotado. Bardyllis foi sucedido por Grabos, depois por Bardyllis II, e depois por Cleitus o Ilírio, que foi derrotado por Alexandre o Grande. Depois, em 229 a.C., a rainha Teuta de Ardiaei entrou em conflito com os romanos e iniciou as guerras ilírias, as quais resultaram em derrota e no fim da independência ilíria em 168 a.C, quando o rei Gentius foi derrotado pelo exército romano.

As terras que compreendem a Albânia atual foram incorporadas pelo Império Romano como parte da província dos ilírios até acima do rio Drin, e a Macedônia Romana (especificamente como Epirus Nova). Os ilíricos foram depois divididos nas porvíncias de Dalmatia e Pannonia.

A Albânia foi o local de diversas colônias gregas, e mais tarde fez parte da província romana de Ilíria (em latim: Illyricum). Depois de ter sido conquistada por um conjunto variado de nações, foi absorvida pelo Império Otomano em 1478.

Após a primeira guerra balcânica, a Albânia declarou a independência do Império Otomano (1912), mas o país permaneceu instável. Foi ocupada pela Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Quando os italianos saíram, a resistência stalinista liderada por Enver Hoxha tomou o poder.

Até 1990, cinco anos após a morte de Hoxha, a Albânia foi um estado isolado quer do ocidente quer dos outros estados situados no outro lado da Guerra Fria, como a União Soviética e a China. Atualmente, está a ser implantada no país uma democracia de tipo ocidental. O país sofre problemas económicos e tem problemas com o crime organizado e com os refugiados do Kosovo.

[editar] Geografia
Ver artigo principal: Geografia da Albânia

Imagem de satélite da Albânia.A Albânia consiste, principalmente, de terreno montanhoso ou de colinas, com a montanha mais elevada a atingir 2 753 m acima do nível do mar (Monte Korab). A maior parte do país tem um clima continental, com invernos frios e verões quentes.

Além da capital, Tirana, que tem 520 000 habitantes, as cidades principais são Durrës, Elbasan, Shkodër, Gjirokastër, Vlorë e Korçë.

[editar] Demografia
Ver artigo principal: Demografia da Albânia
A população é composta de albaneses (95%) e de uma minoria grega de 3%.

Muitos albaneses étnicos vivem também na fronteira com Kosovo. A língua oficial é o albanês, embora alguns também falem grego.

[editar] Religião
Embora a maioria dos albaneses possuir filiação religiosa, a maioria são não-praticantes.

65,70%: Ateístas, Agnósticos
10,33%: Cristãos Ortodoxos
9,43% Muçulmanos (Sunitas)
8,09%: Católicos Romanos
1,27%: Bektashis
0,6%: Cristãos Protestantes
0,1%: Evangélicos
0,6%: Outros
[editar] Política
Ver artigo principal: Política da Albânia
O chefe de estado é o presidente, que é eleito pelo Kuvendi Popullor, ou Assembleia do Povo. A maior parte dos 155 membros da Assembleia do Povo é eleita pelos albaneses em eleições realizadas de 5 anos em 5 anos. O presidente é ajudado por um conselho de ministros, que é nomeado pelo presidente.

[editar] Símbolos nacionais
[editar] A bandeira
Ver artigo principal: Bandeira da Albânia
A bandeira nacional da Albânia é uma bandeira vermelha com uma águia bicéfala negra. Deriva do brasão, de desenho similar, de Gjergj Kastriot Skanderbeg, um líder albanês do século XV que esteve à frente da revolta contra o Império Otomano que resultou num breve período de independência da Albânia, entre 1443 e 1478.

Seu desenho foi inspirado na águia bizantina, símbolo comum em toda Europa oriental. Com o comunismo, sua interpretação foi alterada para enaltecer a segurança e união do país, com uma cabeça voltada para o norte e outra para o sul.

A bandeira atual foi oficialmente adoptada a 7 de Abril de 1992, mas anteriores estados albaneses, como o Reino da Albânia e o estado comunista do pós-guerra usaram uma bandeira basicamente igual, com o primeiro a incluir o "Capacete de Skanderbeg" sobre a águia e o segundo uma estrela vermelha orlada a amarelo na mesma posição.

[editar] O escudo
Ver artigo principal: Brasão de armas da Albânia
O emblema da Albânia é uma adaptação da bandeira da Albânia. O emblema acima da cabeça das duas-cabeças de águia é o capacete de Skanderbeg, encimada com cornos de cabra.

O emblema tem dimensões de 1:1.5. Por vezes é considerada a violar a regra do esmalte, porque, na heráldica inglesa e francesa, sable (preto) é considerado uma cor, enquanto que noutros países, muitas vezes, é considerada uma pele [carece de fontes?].

[editar] Hino
Ver artigo principal: Hino nacional da Albânia
Hymni i Flamurit é o hino nacional da Albânia. A letra foi escrita pelo poeta albanês Aleksander Stavre Drenova, tendo sido publicada originalmente como um poema na Liri e Shqipërisë (Liberdade da Albânia), um jornal albanês de Sófia, na Bulgária. A música do hino foi composta pelo compositor romeno, Ciprian Porumbescu.

[editar] Subdivisões
Ver artigos principais: Prefeituras, Distritos, Comunas e municipalidades.
A Albânia está dividida em 12 prefeituras (em albanês: qarke, singular qark), às vezes designadas regiões. As prefeituras estão por sua vez divididas em 36 distritos (em albanês: rrethe, singular rrethi), às vezes traduzidos como subprefeituras. Apesar de terem sido dissolvidos em 2000, os distritos continuam mantendo papel administrativo. Os distritos estão subdivididos em 309 comunas (em albanês: komuna) e 65 municipalidades (em albanês: Bashkia). A municicipalidade de Tirana, onde se localiza a capital, tem um estatuto especial.


Prefeituras da Albânia.Nº Prefeitura Distritos Capital
1 Berat Berat, Kuçovë, Skrapar Berat
2 Dibër Bulqizë, Dibër, Mat Peshkopi
3 Durrës Durrës, Krujë Durrës
4 Elbasan Elbasan, Gramsh, Librazhd, Peqin Elbasan
5 Fier Fier, Lushnjë, Mallakastër Fier
6 Gjirokastër Gjirokastër, Përmet, Tepelenë Gjirokastër
7 Korçë Devoll, Kolonjë, Korçë, Pogradec Korçë
8 Kukës Has, Kukës, Tropojë Kukës
9 Lezhë Kurbin, Lezhë, Mirditë Lezhë
10 Shkodër Malësi e Madhe, Pukë, Shkodër Shkodër
11 Tirana Kavajë, Tirana Tirana
12 Vlorë Delvinë, Sarandë, Vlorë Vlorë

[editar] Economia
Ver artigo principal: Economia da Albânia
A Albânia é um dos países mais pobres da Europa, com metade da população economicamente ativa acoplada ainda à agricultura e com um quinto trabalhando no exterior.

O país tem que tratar de uma taxa de desemprego elevada, de corrupção no governo e do crime organizado. A Albânia é ajudada financeiramente pela Itália e Grécia.

O país não exporta quase nada e importa muito da Grécia e da Itália.

O dinheiro vem de empréstimos e de refugiados que trabalham no exterior.

[editar] Infraestrutura
[editar] Educação
Ver artigo principal: Educação na Albânia
Antes dos comunistas chegarem ao poder, a taxa de alfabetismo na Albânia era muito baixa, apenas 15%. Escolas eram escassas na época entre a Primeira Guerra Mundial e a Segunda. Quando os comunistas chegaram ao poder em 1944 o regime queria acabar com o analfabetismo. O regulamento era tão estrito que qualquer um entre 12 e 40 anos que não pudesse ler ou escrever era mandato para participar de aulas para aprender. Desde essa época de luta contra o analfabetismo a taxa de alfabetização aumentou bastante.[4] Em 2008 a taxa de alfabetismo na Albânia era de 98,7%, sendo a taxa para os homens de 99,2% e para as mulheres de 98,3%.[5] Desde os mais largos êxodos rurais na década de 1990, a educação se moveu também, com milhares de professores se mudando para as áreas urbanas acompanhando seus estudantes.

[editar] Saúde
Ver artigo principal: Saúde na Albânia
A Albânia possui um sistema de tratamento de saúde nacionalizado gratuito. A maioria dos hospitais se localizam em Tirana e Durrës. A Faculdade de Medicina da Universidade de Tirana (Universiteti i Tiranës) é a principal instituição na área de saúde mas há também escolas de enfermagem em várias outras cidades.

As doenças relacionadas ao sistema circulatório são a principal causa de morte, sendo a segunda causa as doenças de Neoplasia.

[editar] Cultura
Ver artigo principal: Cultura da Albânia
Referências
↑ Portal da Língua Portuguesa - Dicionário de Gentílicos e Topónimos.
↑ CIA - The World Factbook - Albania. Cia.gov. Página visitada em 02-jan-2009.
↑ Ranking do IDH 2010. PNUD. Página visitada em 4 de novembro de 2010.
↑ Zickel, Iwaskiw, 1994
↑ CIA - The World Factbook - Albania.
[editar] Ver também
O Wikiquote tem uma coleção de citações de ou sobre: Categoria:Albaneses.Lista de países
Europa
[editar] Ligações externas
O Wikimedia Commons possui multimedia sobre AlbâniaConsulado Geral da Albânia em Pernambuco (em português)
A Country Study: Albania (em inglês) Library of Congress.
National Tourism Organization (em inglês) Albania's official website for travel & tourism information.
Ministério das Relações Exteriores (em inglês)






Albânia
Bandeira • Brasão • Culinária • Cultura • Demografia • Economia • Forças Armadas • Geografia • História • Portal • Política • Subdivisões • Imagens

[Expandir]Albânia
[Expandir]v • eEuropa
Países Albânia • Alemanha • Andorra • Arménia • Áustria • Azerbaijão • Bélgica • Bielorrússia • Bósnia e Herzegovina • Bulgária • Cazaquistão • República Checa • Chipre • Croácia • Dinamarca • Eslováquia • Eslovénia • Espanha • Estónia • Finlândia • França • Geórgia • Grécia • Hungria • Irlanda • Islândia • Itália • Kosovo1 • Letónia • Listenstaine • Lituânia •Luxemburgo • República da Macedónia/FYROM • Malta • Moldávia • Mónaco • Montenegro • Noruega • Países Baixos • Polónia • Portugal • Reino Unido • Roménia • Rússia • San Marino • Sérvia • Suécia • Suíça • Turquia • Ucrânia • Vaticano
Territórios Dependências e Colónias da Coroa Britânica: Ilhas do Canal (Guernsey e Jersey), Gibraltar e Ilha de Man
Região Autónoma da Dinamarca: Ilhas Faroé
Região Autónoma da Finlândia: Åland
Regiões Autónomas de Portugal: Açores e Madeira
Estados não reconhecidos República Turca do Chipre do Norte • Transnístria • Abecásia • Ossétia do Sul • República do Nagorno-Karabakh
1 Kosovo declarou independência da Sérvia dia 17 Fevereiro 2008, ver também Reacção internacional à declaração de independência do Kosovo de 2008.

[Expandir]v • eOrganização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN)
Países membros Albânia • Alemanha • Bélgica • Bulgária • Canadá • Croácia • Dinamarca • Eslováquia • Eslovénia • Espanha • Estados Unidos da América • Estónia • França • Grécia • Hungria • Islândia • Itália • Letónia • Lituânia • Luxemburgo • Noruega • Países Baixos • Polónia • Portugal • Reino Unido • República Checa • Roménia • Turquia


Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Alb%C3%A2nia"
Categoria: Albânia
Categoria oculta: !Artigos que carecem de notas de rodapé desde Dezembro de 2008
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Gagauz Аҧсуа Acèh Afrikaans Alemannisch አማርኛ Aragonés Ænglisc العربية ܐܪܡܝܐ مصرى Asturianu Azərbaycanca Boarisch Žemaitėška Bikol Central Беларуская Беларуская (тарашкевіца) Български Bislama বাংলা བོད་ཡིག ইমার ঠার/বিষ্ণুপ্রিয়া মণিপুরী Brezhoneg Bosanski Català Нохчийн Cebuano ᏣᎳᎩ Soranî / کوردی Corsu Qırımtatarca Česky Kaszëbsczi Словѣ́ньскъ / ⰔⰎⰑⰂⰡⰐⰠⰔⰍⰟ Чӑвашла Cymraeg Dansk Deutsch Zazaki Dolnoserbski ދިވެހިބަސް ཇོང་ཁ Eʋegbe Ελληνικά Emiliàn e rumagnòl English Esperanto Español Eesti Euskara Estremeñu فارسی Suomi Võro Føroyskt Français Arpetan Furlan Frysk Gaeilge Gàidhlig Galego Avañe'ẽ ગુજરાતી Gaelg Hak-kâ-fa Hawai`i עברית हिन्दी Fiji Hindi Hrvatski Hornjoserbsce Kreyòl ayisyen Magyar Հայերեն Interlingua Bahasa Indonesia Interlingue Ilokano Ido Íslenska Italiano 日本語 Basa Jawa ქართული Qaraqalpaqsha Kongo Қазақша Kalaallisut ភាសាខ្មែរ ಕನ್ನಡ 한국어 Перем Коми Къарачай-Малкъар Kurdî Коми Kernewek Кыргызча Latina Ladino Lëtzebuergesch Limburgs Líguru Lumbaart Lingála Lietuvių Latviešu Malagasy Māori Македонски മലയാളം Монгол मराठी Кырык мары Bahasa Melayu Malti မြန်မာဘာသာ مازِرونی Dorerin Naoero Nāhuatl Plattdüütsch नेपाली Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Novial Diné bizaad Occitan Иронау Kapampangan Papiamentu Deitsch Norfuk / Pitkern Polski Piemontèis پنجابی Ποντιακά پښتو Runa Simi Rumantsch Romani Română Armãneashce Русский संस्कृत Саха тыла Sardu Sicilianu Scots Sámegiella Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Soomaaliga Shqip Српски / Srpski Sranantongo SiSwati Seeltersk Basa Sunda Svenska Kiswahili Ślůnski தமிழ் తెలుగు Tetun Тоҷикӣ ไทย Türkmençe Tagalog Tok Pisin Türkçe Татарча/Tatarça Удмурт ئۇيغۇرچە / Uyghurche‎ Українська اردو O'zbek Vèneto Tiếng Việt Volapük Winaray Wolof 吴语 Хальмг ייִדיש Yorùbá Zeêuws 中文 Bân-lâm-gú 粵語 Esta página foi modificada pela última vez às 06h32min de 6 de dezembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais



COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas