sábado, 11 de dezembro de 2010

6644 - UNIÃO EUROPÉIA

sábado, 17 de abril de 2010A União Européia
A União Européia

A bandeira azul, salpicada de estrelas douradas, já pode ser vista junto às bandeiras nacionais de alguns países europeus, como mostra a foto ao lado. É a bandeira da UE - sigla da União Européia, união econômica e monetária que reúne quinze países da Europa.
Em conferências internacionais, a posição da UE substitui a voz individual de seus associados. O valor do euro, moeda única, já vinha expresso nas mercadorias antes mesmo de entrar em circulação em janeiro de 2002.
Nenhum bloco econômico atingiu ou pretende, por enquanto, atingir o grau de integração dos países da União Européia. Foi preciso um longo caminho para chegar a essa situação.

O caminho da unidade européia

Castigados duramente por conflitos e disputas, durante toda a sua história, os países da Europa ocidental viram na cooperação econômica uma forma de preservar a paz no período que sucedeu a Segunda Guerra Mundial. Além de arrasar o continente, a guerra contribuiu para o declínio das potências européias e a ascensão dos Estados Unidos como líder capitalista.
A Europa tornou-se, então, o continente pioneiro na idéia de cooperação econômica, que resultou na formação dos blocos econômicos. Podemos afirmar que, além da manutenção da paz, foram dois os principais motivos da unificação européia: a resistência à expansão socialista, que já atingia a Europa oriental, e uma forma de enfrentar a competição dos Estados Unidos no mercado capitalista.
Não podemos esquecer, no entanto, que Alemanha, Reino Unido e França já se haviam envolvido em vários conflitos, no decorrer da história.
Por outro lado, as noções de soberania e territorialidade eram e ainda são sentimentos muito profundos no espírito da população desses países. Por isso, a criação de um organismo de integração, dos países da Europa foi extremamente lenta e enfrentou vários obstáculos até chegar ao Tratado de Maastricht,em l991.
Entre esses obstáculos, podemos destacar a rivalidade entre Reino Unido e França e as desigualdades econômicas entre os países que desejavam fazer parte de uma integração mais ampla. Grécia, Portugal e Espanha, além de problemas em suas economias, tiveram de se livrar de suas fortes ditaduras, para serem aceitos na Comunidade Econômica Européia (CEE).
A rivalidade entre França e Reino Unido deu origem à existência de dois blocos econômicos paralelos no continente europeu, até que o último país foi aceito na CEE. A criação da Comunidade Econômica .Européia ou Mercado Comum Europeu (MCE), sua transformação em União Européia (UE) e a existência de outros blocos no continente europeu são os assuntos que veremos a seguir.

Benelux e OECE – 1948

O ano de 1948 marcou o início das duas primeiras associações econômicas européias: o Benelux e a OECE.
O Benelux, união aduaneira composta de três pequenos países da Europa ocidental - Bélgica, Holanda e Luxemburgo-, assinada em 1944, passou avigorarem l"de janeiro de 1948.
Em 16 de abril do mesmo ano, era criada a Organização Européia de Cooperação Econômica (OECE) para administrar os recursos do Plano Marshall na reconstrução dos países da Europa ocidental. Em 1961, essa organização foi substituída pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que tem objetivos mais amplos e reúne países de várias partes do mundo.

A OCDE

Também chamada de "Clube dos Ricos", a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico tem sede em Paris, mas abriga países de outros continentes, como Canadá, Japão, Austrália. Nova Zelândia. México e Coréia do Sul.
Seu objetivo é promover o bem-estar econômico e social dos países membros, além de estimular investimentos em países em desenvolvimento. Os participantes dessa organização produzem, juntos, dois terços de todos os bens e serviços do mundo.

A CECA e o Tratado de Roma- 1952-1957

Depois da criação da OECE, o próximo passo para a unificação européia foi a formação de um mercado comum de carvão e aço, respectivamente, importante fonte de energia e matéria-prima usada na reestruturação do parque industrial europeu, arrasa* do pela guerra. Esse mercado comum foi chamado de Comunidade Européia do Carvão e do Aço (CECA). Ao Benelux, juntaram-se França, Itália e Alemanha Ocidental. Esses países foram os signatários do Tratado de Roma, que criou a CEE ou MCE em 1957. Esse tratado incluiu também a formação da Comunidade Européia de Energia Atômica (Euraton).
A Europa dos Seis, como ficou conhecida essa comunidade, iniciou o processo de unificação européia, que só se concretizaria em 1993, quando entrou em vigor a União Européia.
De 1957 a 1970 foram alcançados os principais objetivos do Tratado de Roma, que consistiam em estabelecer dois pontos principais: a Política Comercial Comum (PCC) e a Política Agrícola Comum (PAC), além de políticas comuns referentes a transporte, energia e telecomunicações. Além disso, foram amenizadas as diferenças econômicas entre os países membros.

A AELC-1959-960

Em 1959, foi criado um segundo bloco econômico na Europa, reunindo sete países da OECE -Áustria, Dinamarca, Noruega, Portugal, Suécia, Suíça e Reino Unido. A Associação Européia de Livre-Comércio (AELC) começou a vigorar efetiva-mente em 3 de maio de 1960.
Tendo como líder o Reino Unido, esse bloco pretendia apenas um espaço para a livre circulação de mercadorias, sem a intenção de ser tão integrado como a CEE, que previa a livre circulação de pessoas e a moeda única.

Europa dos Nove e Europa dos Doze

Na década de 1970, começou o progressivo esvaziamento da AELC ou EFTA (European Free TradeAgreement). Reino Unido, Irlanda e Dinamarca ingressaram na CEE, transformando a Europa dos Seis em Europa dos Nove. Na década de 1980, Grécia (1981), Portugal e Espanha (1986) tornaram-se os mais novos membros da CEE.
Com a Europa dos Doze sedimentada, foi assinado em 1986 o Ato Único Europeu, que fortaleceu definitivamente o mercado comum e aprofundou as relações da comunidade com a Política do Meio Ambiente, a Política Social e a Política e Desenvolvimento (PeD).

O Tratado de Maastricht

Em dezembro de 1991, foi assinado o tratado que criou a União Européia, conhecido como Tratado de Maastricht, nome da cidade holandesa onde foi assinado.
O Tratado de Maastricht previa a integração monetária e econômica na CEE e a cooperação política entre os países membros. Entrou em vigor em "de janeiro de 1993.
A CEE passou a ser denominada União Européia, que aluaria em áreas como política monetária, assuntos externos e de segurança, comércio, agricultura e pesca, transporte, meio ambiente, indústria, pesquisa e desenvolvimento, saúde, justiça, educação, proteção ao consumidor, energia e turismo.
O Tratado de Maastricht criou a figura do cidadão europeu. Os europeus naturais dos países signatários do tratado podem morar e trabalhar em qualquer um desses países, além de votar e candidatar-se ao Parlamento Europeu.
O processo de consolidação da UE prosseguiu nos anos seguintes ao Tratado de Maastricht. Em 1993, caíram todas as barreiras à livre circulação de mercadorias, serviços e capitais. A livre circulação de pessoas só ocorreu em 1995, após o Acordo de Schengen, assinado por sete países: Portugal, Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
Em 1995, a UE recebeu mais três países (Áustria, Suécia e Finlândia), totalizando quinze associa-os. Estava formada a Europa dos Quinze.
Dois anos depois (1997}, era assinado um no-o acordo - o Tratado de Amsterdã -, que completa-a o Tratado de Maastricht e continha as seguintes deliberações:
- Eliminação dos controles nas fronteiras dos países membros (não participaram Reino Unido, Irlanda e Dinamarca).

- Fim do poder de veto de cada nação, a não ser em assuntos constitucionais e impostos.
- Busca de soluções conjuntas para o desemprego.
- Ratificação do Pacto de Estabilidade Económica, que deveria preparar os países para a adoção da moeda única.
Em março de 1998, a Comissão Europeia anunciou as condições da adoção da moeda única, os países que aderiram e os que reuniram as condições exigidas para a adesão (domínio da inflação, do déficit público e das taxas de câmbio e juros).

Moeda única

"A moeda única será adotada em 1º de janeiro de 1997, se a maioria dos membros tiver chegado a uma 'convergência', medida em termos de inflação, taxas de juros, déficit orçamentário e estabilidade das moedas. Caso contrário, a moeda única será adotada automaticamente em l9 de janeiro 1999 pêlos países que tiverem alcançado os requisitos de 'convergência'." (Termos do Tratado de Maastricht.)
O Banco Central Único e a moeda única estavam previstos na nova fase da UE. O Instituto monetário Europeu, administrado pêlos presidentes dos bancos centrais dos países membros, foi criado em lº de janeiro de 1994, para coordenar as políticas monetárias e preparar a moeda única.
Onze países que apresentavam condições para a adoção da moeda única aderiram ao Euro: Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo e Portugal, constituindo a Zona do Euro. Assim, em l" de janeiro de 1999, nascia a primeira união monetária do mundo.
Na época, Reino Unido e Dinamarca optaram por não aderir à moeda única. A Grécia não pôde aderir, por não apresentar as condições exigidas pela UE. A Suécia também não, por ter um Banco Central cuja legislação era incompatível com o Tratado de Maastricht e também pelo fato de sua moeda, a coroa, não ter a estabilidade exigida nos dois anos precedentes à data de avaliação. A Grécia aderiu ao Euro em janeiro de 2001. É prevista a adesão do Hei-no Unido, da Suécia e da Dinamarca.

As Instituições da EU

A UE possui um sistema institucional único no mundo, com três organismos principais (Parlamento Europeu, Conselho da UE e Comissão Européia), além de um Tribunal de Justiça e um Tribunal de Contas.
O Conselho é a principal instância da UE e partilha com o Parlamento decisões legislativas, econômicas, orçamentárias e de política de segurança.
Comissão Européia é a representante da instituição em escala mundial. O Tribunal de Justiça resolve os litígios que ocorrem entre os paises membros. Cabe ao Tribunal de Contas Fiscalizar a legalidade das despesas da União e garantir a correta gestão financeira do orçamento.
A população da UE está diminuindo, principalmente após a década de 1980, devido às taxas muito baixas, e até mesmo negativas, de crescimento populacional dos países membros.
A UE aparece com o maior volume das expor-ações mundiais, à frente dos Estados Unidos, Japão, China e Canadá, e em segundo lugar no volume de importações, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Candidatos à União Européia

Mais de dez anos após o fim do comunismo no _,este europeu, muitos desses países são sérios candidatos a ingressar na União Européia. O mesmo ocorre com Turquia, Chipre e Malta. As datas para a admissão variam de país para país.
No fim de 2000, a UE definiu que serão admitidos doze novos participantes. Hungria,Chipre e Malta provavelmente ingressarão em !003. Polônia, Eslováquia, Lituânia, Eslovênia, Turquia, Romênia, Bulgária, Estónia e República Tcheca entrariam nos anos seguintes.

O Espaço Econômico Europeu

O Espaço Econômico Europeu (EEE), criado em 1992, é resultado da progressiva integração da antiga CEE com a AELC e da participação de países que não desejam uma integração mais completa, uma vez que o EEE é apenas uma zona de livre comércio. A organização conta com dezesseis membros (os quinze da UE mais a Islândia) e o Liechtenstein, que participa apenas como membro observador.
O EEE entrou em vigor em 1994 e funcionou como um estágio intermediário para o ingresso de países da AELC na UE. A AELC ficou totalmente esvaziada e está restrita a quatro países. Apenas Islândia, Noruega, Suíça e Liechtenstein permanecem na associação.
Postado por Prof. Miguel Jeronymo Filho às 06:31 0 comentários:

Postar um comentário



Postagem mais recente Postagem mais antiga Início
Assinar: Postar comentários (Atom) << Home >>

REGIÕES DO MUNDO
Classificação dos Países Por Tamanho

América Anglo-Saxônica

Estados Unidos da América

Estados Unidos - Potência Mundial

México

América Central

Américas Andina e Platina

Américas Latina

Ásia - Aspectos Físicos

Ásia de Monções

Subcontinente Indiano

Índia - Dados Políticos

Índia - Economia

Índia - População

China

China 2

China - Um País e Dois Sistemas

Japão

Canadá e Japão

Os Tigres Asiáticos

O Oriente Médio

Coréia do Norte, Cuba e Vietnã

África

África - Regiões

África - Aspectos Econômicos

África - Aspectos Humanos

África dos Flagelados

Europa Física

Europa - Reino Unido e França

Itália e Alemanha

Benelux

A União Européia

Europa Germânica

Europa Latina

Europa Nórdica

Europa: Um Conceito e Uma Realidade

O Mundo Sem a URSS

O Novo Leste Europeu

C.E.I

Novos Países Industrializados

Oceania

Austrália e Nova Zelândia

A Descolonização Européia

Índia - Economia

Índia - População

China

China 2

China - Um País e Dois Sistemas

Japão

Canadá e Japão

Os Tigres Asiáticos

O Oriente Médio

Coréia do Norte, Cuba e Vietnã

África

África - Regiões

África - Aspectos Econômicos

África - Aspectos Humanos

África dos Flagelados

Europa Física

Europa - Reino Unido e França

Itália e Alemanha

Benelux

A União Européia

Europa Germânica

Europa Latina

Europa Nórdica

Europa: Um Conceito e Uma Realidade

O Mundo Sem a URSS

O Novo Leste Europeu

C.E.I

Novos Países Industrializados

Oceania

Austrália e Nova Zelândia

A Descolonização Européia

Itália

Portugal

Estados Unidos 2

Angola

México 2

Rússia 2

Taiwan



LINKS
OS LINKS ABAIXO DIRECIONAM AOS SITES WIKIPEDIA E BUSSOLA ESCOLAR

PAÍSES E CAPITAIS DA AMÉRICA DO SUL
Argentina — Buenos Aires
Bolívia — La Paz
Brasil — Brasília
Chile — Santiago
Colômbia — Bogotá
Equador — Quito
Guiana — Georgetown
Guiana Francesa — Caiena (Não independente: é um departamento ultramarino da França)
Paraguai — Assunção
Peru — Lima
Suriname — Paramaribo
Uruguai — Montevidéu
Venezuela — Caracas
Idiomas Falados na América do Sul
espanhol, português, francês, neerlandês (holandês) e inglês.
(Indígenas):
Guarani, quíchua, aimara (Aymara), mapuche, borôro, araucano, arawak, ianomano, caiapó, caribe, caingangue, rapa nui (idioma indígena da Ilha de Páscoa, Chile)


CONTINENTES
África
América
Antártica
Ásia
Europa
Oceania


PAÍSES DA AMÉRICA DO NORTE
Países independentes :
Canadá
Estados Unidos da América
México
Dependências :
Bermudas (colônia do Reino Unido)
Groenlândia (região autônoma dinamarquesa)
Saint Pierre et Miquelon (território ultramarino francês)


PAÍSES DA AMÉRICA CENTRAL
Belize
Costa Rica
El Salvador
Guatemala
Honduras
Centro-Sul do México
Nicarágua
Panamá
América Central Ístmica,
A região do Caribe, situada no mar das Caraíbas ou das Antilhas, compreendendo 13 países independentes e diversos territórios dependentes dos Estados Unidos, França, Países Baixos e Reino Unido, também é incluído na América Central. São eles:
Cuba
Bahamas
Jamaica
Haiti
República Dominicana
Porto Rico
São Cristóvão e Nevis
Antígua e Barbuda
Dominica
Sta. Lúcia
São Vicente e Granadinas
Barbados
Granada
Trinidad e Tobago
México


PAÍSES DA EUROPA
Países da Europa
Albânia
Alemanha
Andorra
Áustria
Bielorússia
Bélgica
Bósnia-Herzegovina
Bulgária
República Checa
Croácia
Dinamarca
Eslováquia
Eslovénia
Espanha
Estónia
Finlândia
França
Grécia
Hungria
Irlanda
Islândia
Itália
Letónia
Liechtenstein
Lituânia
Luxemburgo
República da Macedónia (FYROM)
Malta
Moldávia
Mónaco
Montenegro
Noruega
Países Baixos
Polónia
Portugal
Reino Unido
Roménia
Rússia
San Marino
Sérvia
Suécia
Suíça
Ucrânia
Vaticano
dependências:
Ilhas Feroe (Dinamarca)
Gibraltar (Reino Unido)
Guérnsei (Reino Unido)
Ilha de Man (Reino Unido)
Jérsei (Reino Unido)
A Turquia, a Geórgia, o Azerbaijão e o Cazaquistão têm porções de seus territórios localizadas na Europa.
Arménia e Chipre, consideram-se europeus por razões históricas e culturais.
Também se consideram parte da Europa quatro repúblicas ex-soviéticas da Ásia Central (Quirguistão, Tajiquistão, Turquemenistão e Uzbequistão), além de Israel.
As seis línguas mais faladas russo, alemão, francês, inglês, italiano e polonês

Regiões da Europa
Europa central
Europa ocidental
Europa oriental


PAÍSES DA ÁSIA
Países independentes
Afeganistão
Arábia Saudita
Armênia
Azerbaijão
Bahrein
Bangladesh
Brunei
Butão
Camboja
Cazaquistão (parte asiática)
China
Chipre
Coréia do Norte
Coréia do Sul
Egito (parte asiática)
Emirados Árabes Unidos
Filipinas Iêmen
Índia
Indonésia
Irão
Iraque
Israel
Japão
Jordânia
Kuwait
Laos
Líbano
Maldivas
Malásia
Mongólia
Myanmar
Nepal
Omã Paquistão
Qatar
Quirguistão
Rússia (parte asiática)
Singapura
Síria
Sri Lanka
Tadjiquistão
Tailândia
Taiwan
Timor-Leste
Turcomenistão
Turquia
Uzbequistão
Vietname

Territórios não-autônomos
Cisjordânia (sob ocupação de Israel)
Chagos (dependência da colônia britânica Território Britânico do Oceano Índico)
Cocos (dependência australiana)
Gaza (sob ocupação de Israel)
Natal (dependência australiana)

Grandes regiões da Ásia
Ásia Central
Extremo Oriente
Indochina
Médio Oriente
Sibéria
Subcontinente indiano (ou Indostão)
Sueste asiático


REGIÕES DA ÁFRICA
África Meridional
África do Sul
Angola
Botswana
Comores
Lesoto
Madagáscar
Malawi
Maurícia
Moçambique
Namíbia
Suazilândia
Zâmbia
Zimbabwe
África Central
República Centro-Africana
República Democrática do Congo
Chade
Congo
África Setentrional
Argélia
Egipto
Líbia
Marrocos
Mauritânia
Sudão
Tunísia
África Ocidental
Benin
Burkina Faso
Cabo Verde
Camarões
Costa do Marfim
Gabão
Gâmbia
Gana
Guiné
Guiné-Bissau
Guiné Equatorial
Libéria
Mali
Níger
Nigéria
Senegal
Serra Leoa
São Tomé e Príncipe
Togo
África Oriental
Burundi
Djibouti
Eritreia
Etiópia
Quénia
Ruanda
Seychelles
Somália
Uganda
Tanzânia
Norte de África
Magrebe
África subsaariana
Corno de África


ANTÁRTIDA
(Pólo Sul)
Tratado da Antártica, pelo qual as várias nações que reivindicaram território no continente (Argentina, Austrália, Chile, França, Noruega, Nova Zelândia e Reino Unido) concordam em suspender as suas reivindicações, abrindo o continente à exploração científica.


Arquivo do blog
Arquivo do blog Julho (7) Abril (44)





Modelo Awesome Inc.. Imagens de modelo por kickers. Tecnologia do Blogger.



COPYTRIGHT MODELO AWESOME INHC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas