quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

6590 - AMÉRICA CENTRAL

iG Home iG Último Segundo Economia Esporte TV iG Gente Delas ASSINE E-mail Acesso Internet Suporte Antivírus SAC
Shopping
Publicidade
Anúncios Curso de Logística
Faça o curso online, pela Catho Educação.
Cursos Online
Faça um curso online, a partir de R$ 49,90 mensais.
Curso de Economia
Preste assessoria em assuntos econômico-financeiros.
Catho Empregos
Busque uma vaga de emprego. Teste por 7 dias grátis.
Banco de Concursos
Precisando de informações sobre os principais concursos públicos?
Vagas no Brasil
Veja os concursos com inscrições abertas em todo o Brasil.
Segunda Guerra
Os motivos que desencadearam a 2ª Guerra mundial.
Regras da ABNT
Com dúvidas nos padrões da ABNT? Tire-as aqui!
Concursos Públicos
Veja as notícias mais recentes sobre concursos públicos.
Concurso Público
Veja a lista de concursos públicos em todo o país.
Guerra Fria
O conflito político-ideológico entre os Estados Unidos e a URSS
Brasil EscolaAcesso Restrito

Esqueci minha senha Cadastre-se Eventos Especiais
Férias Natal Twitter Matérias
Artes Biografias Biologia Educação Física Espanhol Filosofia Física Geografia Geografia do Brasil Gramática História História da América História do Brasil História Geral Inglês Italiano Literatura Matemática Português Química Redação Sociologia Do 1º ao 5º Ano
Ciências Geografia História Matemática Português Vestibular
Bolsas de Estudo Cotas Enem Guia de Profissões Intercâmbio Notícias Vestibular ProUni Resumos de Livros Simulado Universidades Para Educadores
Estratégias de Ensino Gestão Educacional Orientação Escolar Pais e Professores Professores Trabalho Docente Pesquisa Escolar
Acordo Ortográfico Animais Cultura Curiosidades Datas Comemorativas Dicas de Estudo Doenças Drogas Economia e Finanças Educação Folclore Informática Mitologia Psicologia Religião Saúde e Bem-estar Sexualidade Brasil Escola » Geografia » Continentes » América » América Central
América Central






Mapa da América Central.

O continente americano é dividido em três partes: América do Sul, América Central e América do Norte. Abordaremos a seguir as informações específicas da América Central que se enquadra na América Latina, onde se localizam os países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento.

A América Central é dividida em trecho continental e insular. A América Central Continental corresponde à uma restrita faixa de terras emersas que liga a América Central à América do Norte e à América do Sul. Nesse istmo estão estabelecidos sete países: Belize, Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica e Panamá.

A América Central Insular (ou formado por ilhas), corresponde a um grupo de ilhas localizadas no Mar das Antilhas conhecido como Mar do Caribe, que é ramificado em Grandes Antilhas, Pequenas Antilhas e Bahamas. Na primeira Antilha estão presentes as nações mais importantes do Caribe tais como Cuba, Jamaica, Haiti, República Dominicana e Porto Rico, que faz parte do controle dos Estados Unidos, apesar disso não possui representantes no congresso.

As Pequenas Antilhas são compostas por oito nações autônomas: Antígua e Barbuda, Barbados, Dominica, Granada, Santa Lúcia, São Cristóvão, Nevis, São Vicente, Granadinas e Trinidad e Tobago, além de cinco possessões do Reino Unido: Anguilla, Ilhas Cayman, Ilhas Turks e Caicos, Ilhas Virgens Britânicas e Montsserat. Existem ainda duas possessões da Holanda, as Antilhas Holandesas e Aruba; duas possessões da França: Guadalupe e Martinica; e uma possessão dos Estados Unidos: as Ilhas Virgens Americanas.

Características naturais da América Central

Uma grande parcela do território que compõe a América Central é ocupada por montanhas que periodicamente desenvolve o processo de vulcanismo e também de terremotos. As áreas que apresentam as planícies se restringem à costa do Atlântico e do Pacífico.

A América Central está situada praticamente em sua totalidade na zona intertropical, no entanto, desenvolve outros tipos de climas provenientes das altitudes, a partir disso é possível identificar três domínios climáticos.

Terras quentes representam as regiões onde estão as planícies e os baixos planaltos, onde ocorrem temperaturas médias mensais de cerca de 25ºC, com características de climas tropical úmido e equatorial.

Terras temperadas localizam-se em áreas entre as planícies e as montanhas, predominam temperaturas médias de aproximadamente 20ºC e desenvolve o clima tropical de altitude.

Terras frias correspondem a lugares que são constituídos por montanhas elevadas e que por isso ocasionam temperaturas semelhantes de clima frio.

O relevo das Ilhas do Caribe é constituído por montanhas formadas por eventos vulcânicos, na verdade, muitas dessas montanhas são vulcões, alguns são ativos como Pelée localizado em Martinica.

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola


América - Continentes - Geografia - Brasil Escola

O que você achou deste texto? Ótimo, texto completo Bom, mas faltam exemplos e/ou imagens Regular, faltam informações Ruim, texto confuso Péssimo, pouco esclarecedor Participação: 20 Comentários

Avaliação:

Atualmente /5Se você quer comentar também Clique aqui



Compartilhe ou guarde este conteúdo

Mais Matérias de Geografia
Agricultura e Conservação: questões históricas
Considerações acerca dos métodos de cultivo do... O trabalho do Geógrafo na sociedade
A função do profissional e sua importância. Política de Privacidade| Termos de Uso| Ajuda| Quem Somos| Anuncie Aqui| Fale Conosco
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002-2010 BrasilEscola.com - Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).



COPYRIGHT BRASILESCOLA.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas