quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

6488 - AMÉRICA ANDINA

Principal Notícias Cursos Online Contato Empregos
--------------------------------------------------------------------------------
InfoEscola » Geografia »
América Andina
Por Thais Pacievitch

É chamada de América Andina a região da América do Sul cortada pela Cordilheira dos Andes, uma cadeia montanhosa que se estende de norte a sul da costa oeste da América do Sul. Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Chile são os países cortados pela Cordilheira dos Andes, que compõem a América Andina.

Na América Andina são encontradas três paisagens com clima e vegetação distintas: A Cordilheira dos Andes; as planícies litorâneas (às margens do Oceano Pacífico) e as planícies orientais (terras baixas amazônicas). O clima varia de acordo com a distância da Cordilheira: pode ser tropical, desértico, equatorial, mediterrâneo ou temperado.

Os habitantes da América Andina são predominantemente mestiços, com descendência espanhola e indígena, embora Equador e Peru sejam exceções, pois nesses países a maioria é indígena. A língua oficial nos países andinos é o espanhol, e a religião predominante é a católica, o que segundo Silva (2006, p. 72), “reflete a colonização espanhola”.

A maior parte da população está concentrada nos planaltos em torno da Cordilheira dos Andes ou nas planícies litorâneas, predominantemente em zona urbana, o que piora as condições de vida de grande parte da população desses países que são considerados subdesenvolvidos.

A economia dos países andinos é baseada em atividades primárias, tais como: mineração, pesca, agricultura e pecuária. Em relação à mineração, os principais recursos encontrados são: Petróleo (Equador, Colômbia e sobretudo na Venezuela); chumbo e prata (Peru); cobre (Chile); estanho, bauxita e gás (Bolívia). A pesca é destaque no Equador, Colômbia e principalmente no Peru. A agricultura familiar, ou de subsistência, é pratica entre os camponeses mais pobres, que plantam com poucos recursos. Contrastando com a agricultura de subsistência, a agricultura comercial utiliza técnicas modernas, e se concentra em grandes propriedades cujos produtos são voltados para a exportação. A pecuária, tanto de bovinos quanto de ovinos é de baixa produtividade, e não chega a atender o mercado interno (SILVA, 2006, p. 72).

Bolívia, Colômbia, Equador e Peru são países membros da Comunidade Andina de Nações (CAN), que é um Bloco Econômico formado a partir do Acordo de Cartagena, em 1969. O Chile deixou o bloco em 1977, embora permaneça como país associado. A Venezuela deixou a Comunidade Andina em 2006.

Referência:
COMUNIDADE ANDINA. Disponível em: Acesso em 03 jul. 2010.

SILVA, José Ultemar da. A importância da Comunidade Andina para a economia da América Latina. Revista Gerenciais, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 71-82, 2006.


Fique ligado nas notícias do ENEM e dos Vestibulares! Clique aqui!
Data de publicação: 07/07/2010
Categorias: América, Geografia Exercícios | Imprimir | Recomendar | Link



Nenhum comentário sobre "América Andina". Clique aqui para adicionar um comentário.
Deixe um Comentário
Clique aqui para cancelar a resposta.
Você precisa estar logado para comentar este texto.

Pesquisa personalizada

ConteúdoAdministração Artes Astronomia Biografias Biologia Ciências Curiosidades Direito Doenças Drogas Economia Educação Espanhol Esportes Filosofia Física Francês Geografia História Informática Inglês Literatura Matemática Medicina Mitologia Política Português Profissões Psicologia Química Redação Religião Sexualidade Sociedade Sociologia





--------------------------------------------------------------------------------
Política de Privacidade | Feed RSS | Twitter | Facebook | XML Sitemap
Copyright 2006-2010 - Todos os direitos reservados. É proibida a cópia do conteúdo deste site, exceto para trabalhos escolares. (Lei 9610/98).


COPYRIGHRT INFOESCOLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas