quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

6314 - LÍNGUAS DO SURINAME

This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do site GIRAFAMANIA

REPÚBLICA DO SURINAME (11/1975)
ex-Guiana Holandesa (Reino dos Países Baixos)


Guiana Holandesa – Colony of the Netherlands
Nome oficial – Republiek van Suriname.
Capital – Paramaribo.
Religião – Cristianismo 39,6% (católicos 21,6%, protestantes 18%), hinduísmo 26%, islamismo 18,6%, outras 15,8% (1983).
Moeda (numismática) – florim surinamês (Suriname Florin). Código internacional ISO 4217: ? Anteriormente, utilizou o sistema monetário da Holanda... Nota: Cédula deste país aparece em selo postal de São Tomé e Príncipe.

Antiga colônia dos Países Baixos (Holanda), o Suriname (ex-Guiana Holandesa) está localizado ao norte da América do Sul.

Seu litoral é pantanoso e o interior, coberto por cerrados e floresta tropical.

A população é heterogênea, sendo os maiores grupos os crioulos e os descendentes de indianos e paquistaneses. Apenas 1% dos habitantes descende dos antigos colonizadores.


--------------------------------------------------------------------------------

História

Os espanhóis são os primeiros a explorar o litoral da região. Os holandeses chegam no final do século XVI. Entretanto, colonos britânicos a povoam a partir de 1630. Em 1667, a Inglaterra cede o território à Holanda em troca da cidade de Nova Amsterdã (atual Nova York, EUA). O domínio holandês só é oficializado em 1815.

Muitos escravos africanos – que trabalham nas lavouras de cana-de-açúcar e café – fogem para o interior, onde restabelecem o sistema tribal africano. A escravidão é abolida em 1863. Imigrantes chineses, indianos e javaneses vêm trabalhar no cultivo da cana-de-açúcar.

Em 1954, a Guiana Holandesa ganha autonomia interna e torna-se independente em 1975, com o nome de Suriname.

Regime militar

A rivalidade entre negros e indianos paralisa o Parlamento e, em 1980, um golpe militar derruba o governo do primeiro-ministro Henck Arron, substituído pelo Conselho Militar Nacional. O presidente Johan Ferrier é deposto seis meses depois em um golpe liderado pelo major (depois coronel) Dési Bouterse.

Um gabinete civil encabeçado por Henry Neyhorst renuncia em 1982, após a execução de 15 oposicionistas pelos militares. Países Baixos (Holanda) e EUA cortam a ajuda ao país, que entra em recessão econômica e enfrenta ação de guerrilheiros negros no interior.

A aprovação de nova Constituição e a vitória da oposição nas eleições legislativas de 1987 marcam o fim do regime militar. Em 1988, Ramsewak Shankar assume a Presidência e Henck Arron torna-se o Primeiro-ministro.

Bouterse opõe-se à política do governo de estreitar relações com os Países Baixos (Holanda) e estabelecer um acordo com o grupo rebelde Comando da Selva, de Ronnie Brunswijk. Em dezembro de 1990, Bouterse deixa o comando militar e seu preposto, o coronel Iwan Graanoogst, depõe o presidente Shankar.

Guerrilha e narcotráfico

O líder da oposicionista Nova Frente para a Democracia e o Desenvolvimento (NF), Runaldo Venetiaan, vence as eleições de maio de 1991. Bouterse reassume o posto de comandante mas, em 1992, é acusado de envolvimento no tráfico de drogas, renuncia ao posto e o Conselho Militar Nacional é abolido.

No início de 1996, o Parlamento debate a concessão de contratos a madeireiras asiáticas para o desmatamento de 40% do território surinamês, mas deixa a decisão para a próxima legislatura. Nas eleições de maio de 1996 vence a governista NF, mas não obtém os dois terços de votos necessários para formar o novo governo.

Um conselho elege para presidente Jules Wijdenbosch, do Partido Nacional Democrático (NDP) de Bouterse, mas impede seu partido de ocupar os ministérios estratégicos. A partir de março de 1997, Wijdenbosch aprofunda a vigilância ao tráfico aéreo de drogas entre seu país e os Países Baixos (Holanda).



--------------------------------------------------------------------------------

Selos foram emitidos pela Colônia da Holanda em 1873.

Os selos com numeração 1 e 2 do catálogo Scott (1c cinza e 2c amarelo) foram emitidos em 1885 (abaixo, lado direito o Scott: 1 ou SG: 32), com valor facial de 1 cent (cinza).

Já o selo de número 3 é o primeiro selo postal do Suriname, emitido em 1873 (lado esquerdo, Scott: 3, SG: 14, Michel: 1), com valor facial de 2½ cents (vermelho).

Ambos mostram a efígie do Rei William III, assim como o primeiro selo postal da Holanda, emitido 21 anos antes (1852), chamado de “POST ZEGEL” por causa de sua inscrição.

1º selo – 1873
2º selo – 1885


Selos são emitidos pelo Suriname desde 1975?





--------------------------------------------------------------------------------
FILATELIA
--------------------------------------------------------------------------------


Indianos e paquistaneses 37%, eurafricanos 31%, javaneses 15%, afro-americanos 10%, ameríndios 3%, chineses 2%, outros 2% (1996), compõem a população (437 mil; 1997) de nacionalidade surinamesa.

Habitada por crioulos e descendetes de indianos e paquistaneses, apenas 1% dos habitantes descende dos antigos colonizadores... O idioma oficial é o neerlandês, mas também são falados o hindustani, javanês, inglês, francês, crioulo...

► “Girafa” em diferentes línguas no Suriname – giraf (neerlandês) – ? (hindustani) – ? (javanês) – giraffe (inglês)
► Girafas em Zoológicos Americanos


--------------------------------------------------------------------------------

Standard ISO: SR – Membro UPAEP – Adesão UPU: 01/05/1877 e 20/04/1976



Surpost (apenas em neerlandês – Dutch)
surpost@surpost.com – www.surpost.com
Surpost Main Office: 1, Kerkplein – Paramaribo – Suriname

Localização do país – norte da América do Sul.
Características – colinas com savanas (75% do território); planície fértil (N); florestas com algumas savanas (interior).
Divisão administrativa – 9 distritos.
Cidades principais – Nieuw Nickerie.

Última atualização: 27/09/2009.

--------------------------------------------------------------------------------

Melhores correspondências para LÍNGUAS DO SURINAME
“Girafa” em diferentes línguas no Suriname – giraf (neerlandês) – ?... Ir para o texto »


COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas