quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

6309 - LÍNGUAS DO SURINAME

Por favor leia:
Um apelo pessoal de
Jimmy Wales, fundador da Wikipédia
Suriname
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Se procura o bairro do município brasileiro de Coronel Fabriciano, Minas Gerais, veja Surinan.
Republiek Suriname
República do Suriname

Bandeira Brasão de armas

Lema: Justitia - Pietas - Fides
("Justiça - Piedade - Lealdade")
Hino nacional: God zij met ons Suriname
("Deus esteja conosco, Suriname")
Gentílico: Surinamês



Capital Paramaribo
5°50'N 55°10'W
Língua oficial Neerlandês
Governo República parlamentarista
- Presidente Desi Bouterse
Independência dos Países Baixos
- Data 25 de Novembro de 1975
Área
- Total 163 821 km² (90.º)
- Água (%) 1,10%
População
- Estimativa de 2007 470 000 hab. (163.º)
- Densidade 2,8 hab./km² (223.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2005
- Total US$ 2,898 bilhões (160.º)
- Per capita US$ 5 683 (96.º)
Indicadores sociais
- IDH (2010) 0,646[1] (94.º) – médio
- Esper. de vida 70,2 anos (113.º)
- Mort. infantil 27,7/mil nasc. (111.º)
- Alfabetização 90,4% (93.º)
Moeda Dólar do Suriname (SRD)
Fuso horário CET (UTC-4)
- Verão (DST) CEST
Org. internacionais OEA, Unasul, Caricom, OTCA, AEC
Cód. ISO SUR
Cód. Internet .sr
Cód. telef. +597
O Suriname, ou, raramente, Surinão[2] (em neerlandês: Suriname; em surinamês: Sranan), oficialmente chamado de República do Suriname (Republiek Suriname), é um país do nordeste da América do Sul, limitado a norte pelo oceano Atlântico, a leste pela Guiana Francesa, a sul pelo Brasil e a oeste pela Guiana.

Índice [esconder]
1 História
1.1 Golpe de Estado
1.2 Redemocratização
1.3 Década de 1990
1.4 História recente
2 Geografia
2.1 Clima
3 Demografia
3.1 Religiões
4 Política
5 Subdivisões
6 Economia
7 Infraestrutura
7.1 Educação
8 Cultura
8.1 Feriados
9 Ligações externas
10 Referências


[editar] História
Ver artigo principal: História do Suriname
Embora mercadores neerlandeses tivessem estabelecido várias colónias na região da Guiana antes, os neerlandeses não tomaram posse do que é hoje o Suriname até ao Tratado de Breda, em 1667, que marcou o fim da Segunda Guerra Anglo-Holandesa.

Depois de se tornar numa parte autónoma do Reino dos Países Baixos em 1954, o Suriname conseguiu a independência em 1975. Um regime militar dirigido por Desi Bouterse governou o país nos anos 80 até que a democracia foi restabelecida em 1988.

O Suriname é um país de baixa densidade demográfica.

[editar] Golpe de Estado
Diferente de outros países da América Latina que tiveram governos militares nas décadas de 60 e 70, o Suriname sofreu com um golpe de estado em 25 de fevereiro de 1980 dado pelo General Desi Bouterse, declarando o país como uma República Socialista. No dia seguinte o Primeiro-Ministro foi afastado por decisão do Conselho Militar Nacional (CMN) que fez um apelo aos líderes da oposição para governar o país, momento no qual vários líderes esquerdistas tomaram as rédeas do governo.

Nos primeiros anos o governo estabeleceu relações com Cuba, enfrentando oposição interna e externa vinda principalmente dos Estados Unidos e dos Países Baixos. Em 8 de dezembro de 1982 jornalistas, intelectuais e líderes sindicais contrários ao governo de Bouterse foram presos, torturados e assassinados, provocando a suspensão de todos os acordos de cooperação assinados entre os Países Baixos e sua ex-colônia (desde agosto de 2008 Bouterse aguarda julgamento no Suriname por estes crimes).

Em um esforço para reduzir o isolamento do Suriname, o governo aderiu à Comunidade do Caribe (CARICOM), como observador, restabelecendo relações com países como Granada, Nicarágua, Brasil e Venezuela.

Em 29 de novembro de 1986, mais uma vez a violência do governo de Bouterse foi direcionada contra os opositores em um ataque efetuado por uma unidade militar à aldeia de Moiwana. A casa do chefe da oposição armada, Ronnie Brunswijker, foi incendiada e 35 pessoas foram sumariamente executadas, principalmente mulheres e crianças. A repressão foi tanta que quando as investigações do caso foram reabertas em 1990, o inspetor-chefe encarregado do novo inquérito, Herman Gooding, foi assassinado, sendo seu corpo jogado na frente dos escritórios de Bouterse.

[editar] Redemocratização
Em Abril de 1987, a Assembleia Nacional aprovou uma Constituição que proporcionou um enquadramento para o retorno às instituições. O projeto teve o apoio dos três principais partidos políticos do país e do exército.

Nas eleições de 1988, a Frente para a Democracia e Desenvolvimento foi vitoriosa. Em Julho de 1989, o Presidente Ramsewak Shankar negociou uma anistia para os guerrilheiros, dando a possibilidade destes manterem-se armados no interior da selva. Bouterse, do PDN (Partido Democrático Nacional) opôs-se à medida, alegando que seria legalizar uma força militar autônoma.

[editar] Década de 1990
A Nova Frente (NF) venceu as eleições para a Assembleia Nacional em Maio de 1991, e uma das suas principais propostas foi a de restabelecer as relações com o governo neerlandês.

Em 16 de setembro, Ronald Venetiaan, líder da NF, foi eleito presidente em outubro e iniciou uma política de redução de gastos da defesa e das Forças Armadas. Deu-se início a um processo de paz com a guerrilha e movimentos de desarmamento, sob a supervisão da Guiana e do Brasil, representando as Nações Unidas.

Em 1993, o país sofreu com a queda no preço de bauxita e sua economia diminuiu a uma taxa média anual de 2,6%. O novo governo civil teve um rigoroso programa de ajustamento estrutural, o que resultou em um significativo descontentamento na população.

Pobreza e desemprego no país formaram o pano de fundo da ocupação da barragem de Afobakka, a 100 km ao sul de Paramaribo, em março de 1994. Os rebeldes, que exigiam a deposição do governo, foram expulsos por tropas governamentais após quatro dias de ocupação.

Em Abril de 1997, os Países Baixos lançaram um mandado de captura internacional contra o ex-ditador Bouterse, que era suspeito de manter ligações com o tráfico de drogas no Suriname.

Em resposta, o presidente Jules Wijdenbosch foi nomeado como assessor do ex-ditador do Estado, com o que ganhou imunidade diplomática.

Mais tarde naquele ano, uma tentativa de golpe levou à prisão de 17 oficiais de baixa graduação. A tentativa de golpe foi relacionada às condições de trabalho dos soldados, prejudicada pelos baixos salários e equipamentos obsoletos.

Agitação social e uma crise econômica sem precedentes intensificaram-se no início de 1999. A maior greve geral na história do Suriname, que praticamente paralisou o país, e grandes manifestações de protesto ocorreram em Paramaribo tomou meses para colocar ao parlamento em Junho, o gabinete Wijdenbosch, acusando o colapso econômico do país.

[editar] História recente
Em Maio de 2000, a FN venceu as eleições parlamentares e, em agosto, Venetiaan foi eleito presidente com 37 dos 51 votos da Assembleia Nacional.

As tensões entre Suriname e Guiana, devido à disputa que durante décadas foi exacerbada por águas territoriais, aumentaram em Junho de 2000, quando um navio surinamês foi forçado a retirar para a empresa canadense CGX Energia, que tinha obtido permissão de exploração petrolífera da Guiana.

Em julho, depois de os líderes de ambos os países não chegarem a um acordo após vários dias de negociações na Jamaica, a empresa canadense suspendeu o projeto.

Em meados de 2001, durante a cerimónia de transferência de comando, o antigo comandante do exército nacional Sedney Glenn ofereceu suas desculpas à comunidade surinamesa por "feridas e divisões" que os militares haviam causado no passado.

Em maio de 2002, o presidente Ronald Venetiaan expressa a necessidade de monitorar continuamente o respeito pela liberdade de expressão e do reconhecimento de que, em l980 e as décadas de 1990, houve incidentes de intimidação contra jornalistas e editores e estações de rádio. Venetiaan assinou a Declaração de Chapultepec, pela liberdade de expressão. A Associação dos Jornalistas recebeu as boas-vindas, salientando a necessidade de alterar algumas leis em conformidade com as orientações contidas na declaração.

Em uma manobra que visa a fortalecer a economia, em Janeiro de 2004, o governo estabeleceu o Dólar do Suriname como a nova moeda, substituindo o florim neerlandês.

Nenhum dos candidatos alcançou dois terços dos votos parlamentares necessários para a presidência no primeiro turno das eleições, em Julho de 2005, na segunda ronda a mesma coisa aconteceu. Finalmente, a Assembleia do Povo Unido, um organismo regional composto por 891 deputados e representantes de bairros, reelegeu Venetiaan presidente com 560 dos 879 votos.

Em Maio de 2006, fortes chuvas atingiram o país causando graves inundações. Mais de 30 000 quilômetros quadrados de terra foram submersos por água e 175 aldeias foram virtualmente "varridas do mapa" a ser coberto por camadas de até dois metros de lama. Cerca de 25 000 pessoas perderam tudo que tinham. O governo, que descreveu a situação como "catástrofe", pediu assistência internacional de agências.

El anuario El Mundo Indígena 2006, elaborado pelo Grupo Internacional de Trabalho sobre Assuntos Indígenas (IWGIA), denunciou que un projeto de Lei de Mineração, que estava sendo estudado pela Assembleia Nacional, era racialmente discriminatório. O projeto, se aprovado, forçaria várias comunidades indígenas no norte do país a deixar suas terras para o assentamento de novas minas. Além disso, segundo o IWGIA, os habitantes das áreas circunvizinhas tornar-se-iam demasiado vulneráveis aos impactos do mercúrio usado na mineração, que poderia resultar em malformações congênitas, bem como intoxicações em adultos.

Em Outubro de 2006, o assassinato de várias pessoas sem teto enquanto eles dormiam nas ruas da capital chocou o país. Dois deles haviam sido filmados em fevereiro e dois outros queimados com gasolina em maio. A última vítima foi morta com um machado, e a polícia suspeitou que um assassino serial seria o responsável pelas mortes.

O número de pessoas sem teto, a maioria deles doentes mentais, tem sido cada vez maior na capital nos últimos anos.

A disputa com a Guiana para os direitos de uma bacia submarina teve início em 2004, até agosto de 2007 ainda estava pendente. Ambos os governos aguardam uma resolução da ONU a respeito do embate. De acordo com especialistas, a bacia pôde deter cerca de 15 000 milhões de barris de petróleo e gás natural exploráveis.

Na madrugada de 19 de Julho de 2010, o ex-ditador Desi Bouterse foi reestabelecido ao governo surinamês em votação realizada no Parlamento do país, conseguindo 36 dos 50 votos possíveis.

[editar] Geografia
Ver artigo principal: Geografia do Suriname
Antiga colônia neerlandesa, a atual República do Suriname é um país sul-americano, cujos limites geográficos são os seguintes:

ao norte: Oceano Atlântico
a leste: Guiana Francesa
ao sul: Brasil
a oeste: Guiana
A maior parte do Suriname encontra-se inserida no Escudo das Guianas.

[editar] Clima
Localizado na região equatorial, o Suriname tem um clima tropical muito quente, e as temperaturas médias máximas e mínimas dos dias são praticamente idênticas em todos os meses, em Paramaribo as mínimas médias são 23 °C e as máximas médias 28 °C. O ano tem duas estações de chuvas, de abril a agosto e de novembro a fevereiro. E tem também duas estações secas, de agosto a novembro e de fevereiro a abril.

[editar] Demografia
Ver artigo principal: Demografia do Suriname

Evolução populacional entre 1961 e 2003.A população do Suriname é constituída por vários grupos raciais, étnicos e culturais. A maior porcentagem, cerca de 37% da população, corresponde aos chamados hindustani, descendentes de imigrantes indianos que chegaram durante o século XIX. Seguem-se os crioulos, descendentes de escravos africanos frequentemente misturados com brancos, com cerca de 31%, ao passo que os javaneses ("importados" das antigas Índias Orientais Holandesas. hoje Indonésia) representam 15% da população. Os "negros do mato" são descendentes de escravos africanos que fugiram dos seus donos e frequentemente se misturaram com índios e/ou indianos, e constituem 10% da população. O restante é formado por ameríndios, chineses e brancos. Também vive no país uma pequena comunidade judaica, composta por várias famílias, descendentes de sefarditas que haviam fugido da península Ibérica para os Países Baixos. Em tempos, dirigiram uma região autónoma do Suriname chamada Jodensavanne.

Devido ao grande número de grupos étnicos no país, não há uma religião principal. A maioria dos hindustani são hindus, mas o islamismo e o cristianismo também são muito comuns. O cristianismo é dominante entre os crioulos e os pardos.

A língua neerlandesa é a língua oficial do Suriname. Os surinameses também falam outras línguas como o javanês e o indonésio, e o hindi, último muito utilizado pela parcela hindustani da população, além do sranan ou surinamês, idioma crioulo desenvolvido no país a partir do inglês, com influências do neerlandês, do português e de idiomas africanos. Os habitantes ameríndios originais, caribes e aruaques, falam as suas próprias línguas, e o mesmo acontece com os descendentes dos escravos fugitivos que se estabeleceram no interior do país, como o aucano (n'Djuga) e o saramacano.

O inglês é também bastante utilizado, principalmente em instalações orientadas para o turismo.

[editar] Religiões
As religiões que predominam no Suriname são:

Hinduísmo: - 27%
Protestantismo: - 25%
Catolicismo: - 22%
Islamismo: - 20%
[editar] Política
Ver artigo principal: Política do Suriname
O Suriname é uma democracia sujeita à constituição de 1987. O ramo legislativo do governo é a Assembleia Nacional, que consiste de 51 membros, eleitos de cinco em cinco anos. A Assembleia Nacional elege o chefe do ramo executivo, o presidente, através de uma maioria de dois terços. Se nenhum candidato atingir essa maioria, o presidente é eleito pela Assembleia do Povo, uma instituição de 340 membros que é composta pelos membros da Assembleia Nacional e por representantes regionais.

O Suriname é um membro de pleno direito da UNASUL, CARICOM, OEA e CEPAL.

[editar] Subdivisões
Ver artigo principal: Subdivisões do Suriname

Subdivisões do Suriname.O Suriname está dividido em dez distritos e cada distrito por sua vez é subdividido em ressorten (singular ressort):

Brokopondo
Commewijne
Coronie
Marowijne
Nickerie
Para
Paramaribo
Saramacca
Sipaliwini
Wanica
[editar] Economia
Ver artigo principal: Economia do Suriname
O Suriname é um dos principais produtores mundiais de bauxita, tendo sua modesta economia baseada na exploração e no beneficiamento desse minério, do qual se produz alumínio. A Amazônia surinamesa, pouco explorada, é a fornecedora de matéria prima à indústria madeireira. No setor primário, as principais culturas são as de arroz e cana-de-açúcar. A utilização da extensa rede hidrográfica do país gera aproximadamente 50% de sua energia elétrica.


Ministério de Finanças.Moeda: dólar do Suriname.
PIB: US$ 335 milhões (1995).
PIB agropecuária: 7% (1995).
PIB indústria: 34,7% (1995).
PIB serviços: 58,3% (1996).
Crescimento do PIB: 4% ao ano (1995).
Renda per capita: US$ 1.660 (1998).
Força de trabalho: 150 mil (1998).
Agricultura: Principalmente arroz, banana e banana-da-terra.
Pecuária: bovinos, suínos, aves.
Pesca: 13 mil t (1997).
Mineração: bauxita, ouro, petróleo. Reservas de minério de ferro.
Indústria: metalúrgica (alumínio), tabaco, bebidas, química, alimentícia.
Exportações: US$ 440 milhões (1998).
Importações: US$ 600 milhões (1998).
Principais parceiros comerciais: EUA, Países Baixos, Trinidad e Tobago e Noruega.
[editar] Infraestrutura
[editar] Educação
Ver artigo principal: Educação no Suriname
A educação no Suriname é gratuita e obrigatória até os 12 anos. O governo e as igrejas católica romana e irmandade de Moravian proveem desde a educação infantil até a escola secundária. Como regra, todas as instruções são em neerlandês, com três exceções: International Academy of Suriname, Christian Liberty Academy e AlphaMax Academy.

O índice de alfabetização de adultos é de aproximadamente 89,6%. As instituições de treinamento de professores, escola secundária e escola técnica emitem diplomas de conclusão.

[editar] Cultura
Ver artigo principal: Cultura do Suriname
A cultura envolve artesanato, biografia, cibercultura, cinema, esporte, entretenimento, folclore, gastronomia, passatempos, jogos, misticismo, mitologia, ocultismo, religião e turismo.

A mistura étnica do país evidencia-se nas crenças religiosas do povo. As maiores influências vêm de costumes católicos, apesar de existir fortes traços da religião dos hindus. O desenvolvimento das artes locais diminuiu pelo fato de grande parte da população erudita morar fora do país (principalmente nos Países Baixos), em busca de melhores oportunidades econômicas e também por causa da repressão militar. Contudo, podem se apreciar esculturas que expressam parte da cultura dos índios e da população negra.

[editar] Feriados
1 de Janeiro - Ano novo
8 de Fevereiro - Dia da Vodka
1 de Abril - Dia da mentira
1 de Maio - Dia do trabalho
5 de Junho - Dia da imigração dos indianos
1 de Julho - Dia da Emancipação (se comemora o fim da escravidão)
8 de Agosto - Dia das pessoas indígenas
9 de Agosto - Imigração do Javanês
25 de Novembro - Dia da Independência
24 de Dezembro - Véspera de Natal
25 de Dezembro - Natal
26 de Dezembro - 2º dia de Natal
27 de Dezembro - Pós-Natal
28 de Dezembro até 30 de Dezembro - Pré-Ano Novo
31 de Dezembro - Dia Festivo
[editar] Ligações externas
O Wikimedia Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre SurinameO Wikinotícias tem uma ou mais notícias relacionadas com este artigo: Quilombolas atacam e matam vários brasileiros no SurinameAssembléia Nacional do Suriname (em neerlandês)
Constituição do Suriname (em inglês)
Encyclopaedia Britannica - Suriname Country Page (em inglês)
Referências
↑ Ranking do IDH 2010. PNUD. Página visitada em 4 de novembro de 2010.
↑ Ciberdúvidas da Língua Portuguesa – Sobre os adjectivos pátrios
Suriname
Bandeira • Brasão • Culinária • Cultura • Demografia • Economia • Geografia • História • Portal • Política • Subdivisões • Imagens

[Expandir]Suriname
[Expandir]v • eAmérica do Sul
Países Argentina • Bolívia • Brasil • Chile • Colômbia • Equador • Guiana • Paraguai • Peru • Suriname • Uruguai • Venezuela
Territórios Ilhas Malvinas (Reino Unido) • Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul (Reino Unido) • Guiana Francesa (França)

[Expandir]v • eOrganização dos Estados Americanos (OEA)
Membros Antigua e Barbuda • Argentina • Bahamas • Barbados • Belize • Bolívia • Brasil • Canadá • Chile • Colômbia • Costa Rica • Dominica • República Dominicana • Equador • El Salvador • Granada • Guatemala • Guiana • Haiti • Honduras • Jamaica • México • Panamá • Paraguai • Peru • Santa Lúcia • São Vicente e Granadinas • São Cristóvão e Nevis • Suriname • Trinidad e Tobago • Estados Unidos da América • Uruguai • Venezuela
Suspensos Cuba;• Nicarágua

[Expandir]v • e União de Nações Sul-Americanas (UNASUL)
Membros Argentina • Bolívia • Brasil • Chile • Colômbia • Equador • Guiana • Paraguai • Peru • Suriname • Uruguai • Venezuela

Portal
América do Sul
Observadores México • Panamá
Tratados Cusco • Constitutivo • Energético • Margarita
Órgãos Banco do Sul • Conselho de Defesa • Conselho de Desenvolvimento Social • Conselho de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação • Conselho Energético • Conselho de Infraestrutura e Planejamento • Conselho de Luta contra o Narcotráfico • Conselho de Saúde • Parlamento • Presidência Pro Tempore • Secretaria Geral
Ver também Bandeira • Moeda única • IIRSA (Trem do Sul · Corredor bioceânico) • Anel energético (Camisea · Transcaribenho · Grande do Sul) • Cúpula Sul-Americana • Reunião de Energia • ASPA (Brasília 2005 · Doha 2009 · Lima 2011)

[Expandir]v • e Comunidade do Caribe (CARICOM)
Membros Antígua e Barbuda • Bahamas • Barbados • Belize • Dominica • Granada • Guiana • Haiti • Jamaica • Montserrat • Santa Lúcia • São Cristóvão e Nevis • São Vicente e Granadinas • Suriname • Trinidad e Tobago
Associados Ilhas Virgens Britânicas • Anguilla • Bermudas • Ilhas Caymans • Turks e Caicos
Observadores Aruba • Colômbia • México • Porto Rico • República Dominicana • Venezuela • Antilhas Holandesas

[Expandir]v • e Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA)
Bolívia • Brasil • Colômbia • Equador • Guiana • Peru • Suriname • Venezuela

[Expandir]v • eAssociação dos Estados do Caribe (AEC)
Membros Antígua e Barbuda • Bahamas • Barbados • Belize • Colômbia • Costa Rica • Cuba • Dominica • Rep. Dominicana • El Salvador • Granada • Guatemala • Guiana • Haiti • Honduras • Jamaica • México • Nicarágua • Panamá • São Cristóvão e Nevis • Santa Lúcia • São Vicente e Granadinas • Suriname • Trindade e Tobago • Venezuela
Associados Antilhas Neerlandesas • Aruba • Guadalupe • Guiana Francesa • Ilhas Turks e Caicos • Martinica


Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Suriname"
Categorias: Suriname | Antigos territórios neerlandeses
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Acèh Afrikaans Alemannisch Aragonés العربية مصرى Asturianu Azərbaycanca Žemaitėška Bikol Central Беларуская Беларуская (тарашкевіца) Български বাংলা བོད་ཡིག ইমার ঠার/বিষ্ণুপ্রিয়া মণিপুরী Brezhoneg Bosanski Català Cebuano Qırımtatarca Česky Чӑвашла Cymraeg Dansk Deutsch Zazaki Dolnoserbski ދިވެހިބަސް Eʋegbe Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara Estremeñu فارسی Suomi Võro Français Arpetan Frysk Gaeilge Gàidhlig Galego Avañe'ẽ ગુજરાતી Gaelg Hak-kâ-fa עברית हिन्दी Fiji Hindi Hrvatski Kreyòl ayisyen Magyar Հայերեն Bahasa Indonesia Interlingue Ilokano Ido Íslenska Italiano 日本語 Lojban Basa Jawa ქართული Қазақша Kalaallisut ಕನ್ನಡ 한국어 कश्मीरी - (كشميري) Kurdî Kernewek Latina Lëtzebuergesch Limburgs Líguru Lumbaart Lingála Lietuvių Latviešu Олык Марий Македонски മലയാളം Монгол मराठी Bahasa Melayu Nāhuatl Plattdüütsch Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Novial Diné bizaad Occitan Иронау Kapampangan Papiamentu Deitsch Polski Piemontèis پنجابی پښتو Runa Simi Română Русский Саха тыла Sicilianu Scots Sámegiella Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Soomaaliga Shqip Српски / Srpski Sranantongo Basa Sunda Svenska Kiswahili தமிழ் తెలుగు Tetun ไทย Tagalog Türkçe Татарча/Tatarça ئۇيغۇرچە / Uyghurche‎ Українська اردو O'zbek Vèneto Tiếng Việt Volapük Winaray Wolof 吴语 Хальмг ייִדיש Yorùbá 中文 Bân-lâm-gú Esta página foi modificada pela última vez às 22h46min de 1 de dezembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Melhores correspondências para LÍNGUAS DO SURINAME
A língua neerlandesa é a língua oficial do Suriname. Os surinameses também... Ir para o texto »


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas