terça-feira, 22 de junho de 2010

1122 - UNIVERSIDADE DOS ESTADO DE SÃO PAULO

EsconderA Wikipedia está a mudar de aparência.Help us find bugs and complete user interface translations
Universidade de São Paulo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Se procura outras acepções, veja USP (desambiguação).
USP
Universidade de São Paulo

Lema Scientia Vinces (Vencerás pela Ciência)
Fundação 25 de janeiro de 1934 (76 anos)
Tipo de instituição Universidade Pública Estadual
Mantenedora {{{mantenedora}}}
Orçamento anual R$ 2.871.105.162,03(Tesouro do Est. SP)[1]
Funcionários 15.438
Docentes 5.638
Total de estudantes 87.182
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Ensino Médio integrado ao Técnico
Ensino Técnico de nível médio
Graduação 55.863[2]
Pós-graduação 25.495[2]
Reitor(a) João Grandino Rodas[3]
Vice-reitor(a)
Diretor(a)
Vice-diretor(a)
Localização São Paulo
Piracicaba

São Carlos

Ribeirão Preto

Bauru

Pirassununga

Lorena
São Paulo

Cores
Afiliações ABRUEM,[4] CRUB e RENEX[5]
Nomes anteriores
Página oficial [21]
Contato Rua da Reitoria, 109 - Cidade Universitária
São Paulo, SP, Brasil
CEP: 05508-900
Telefone: +55 11 3091-4313
[[Imagem:|250px]]
[[Imagem:|250px]]
Instituições de ensino superior do Brasil
A Universidade de São Paulo (USP) é uma das mais importantes instituições brasileiras de ensino superior, exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária em todas as áreas do conhecimento. A USP está posicionada entre as maiores universidades do Brasil: é a sexta maior universidade brasileira em número de alunos, sendo a maior entre as públicas. Contribuindo com cerca de um quarto da produção científica brasileira, em 2009 foi eleita como a 53ª melhor universidade do mundo, segundo o Conselho Superior de Investigaçoes Científicas da Espanha,[6] ou como a 78ª melhor universidade, de acordo com o Higher Education Evaluation & Accreditation Council of Taiwan.[7] A faculdade de medicina da USP destaca-se entre as 100 melhores do mundo.[8] É uma instituição pública caracterizada como autarquia, sendo mantida pelo governo do estado de São Paulo.

Suas unidades de ensino estão distribuídas em sete campi universitários: São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos.

O lema da USP é a frase em latim Scientia Vinces, em português, significa Vencerás pela ciência.

Índice [esconder]
1 Visão geral
2 História
3 Estrutura
3.1 Organização
4 Números da universidade
4.1 População
5 Bibliotecas
5.1 Administração
5.2 Reitores
6 Graduação
7 Campi da USP
7.1 São Paulo
7.2 São Carlos
7.3 Ribeirão Preto
7.4 Piracicaba
7.5 Bauru
7.6 Pirassununga
7.7 Lorena
8 Referências
9 Ver também
10 Ligações externas


[editar] Visão geral

Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, na Zona Oeste de São Paulo. Em destaque, na imagem, os edifícios da FAU-USP e da FEA-USP.Entre as universidades públicas, é aquela com o maior número de vagas de graduação e de pós-graduação no Brasil, sendo responsável também pela formação do maior número de mestres e doutores do mundo,[9] bem como responsável por metade de toda a produção científica do estado de São Paulo e mais de 25% da brasileira.[10] Como o Brasil é responsável por cerca de 2% da produção mundial, pode-se dizer que a USP é responsável por 0,5% das pesquisas do mundo.[9] Além disso, entre as pós-graduações no Brasil com conceitos 6 e 7 da Capes (os mais altos conceitos), 25% estão na USP, chegando à porcentagem de 55% se considerado apenas o território paulista.[11] Em conseqüência disto, muitas universidades brasileiras possuem em seus quadros docentes formados pela USP, de forma que ela é considerada muito importante para o pensamento acadêmico brasileiro.[12]

Em pesquisas feitas por diversos institutos, a USP é reconhecida como destaque na América Latina: é considerada a melhor universidade dessa região e uma das 130 melhores do mundo,de acordo com a edição de 2007 do Academic Ranking of World Universities.[13] Em 2008, foi classificada pela revista "The Times" (The Times Higher Education Supplement) como a melhor universidade da América Latina e a 196ª do mundo.[14]


Faculdade de Direito (Centro).No Brasil, a USP tem assumido sistematicamente esse papel de destaque, atuando na criação de infra-estrutura científica e tecnológica e na formação da elite intelectual do país. A contribuição da USP para a história brasileira é evidente mesmo nos detalhes mais superficiais: mais de uma dezena de presidentes brasileiros se formaram na universidade, como o sociólogo Fernando Henrique Cardoso e o advogado Jânio Quadros - este último e outros dez apenas na Faculdade de Direito, que também formou 53 ministros na história do Supremo Tribunal Federal[15] e cuja fundação precede em 108 anos a da própria Universidade.

Como as duas outras universidades estaduais paulistas (Unicamp e Unesp), a USP é mantida principalmente através da arrecadação do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), por parte do Governo do estado de São Paulo. Tal dotação orçamentária é fixa: desta forma, a USP (assim como as duas outras universidades citadas) é uma das poucas instituições públicas do país a possuir autonomia financeira. Recebe também verbas de instituições de fomento à pesquisa e ao ensino superior (como a FAPESP e o CNPq). Como terceira fonte de arrecadação, conta com uma série de fundações privadas que atuam em forma de parceria com a universidade, utilizando-se de seus pesquisadores e instalações e fornecendo em troca verbas e know-how específico. Tais fundações são questionadas no tocante ao seu interesse público: críticos afirmam que elas representam o início de um processo de privatização do ensino superior público.

O ensino na USP é regimentalmente gratuito (ou seja, é considerada ilegal a oferta de cursos universitários pagos em suas dependências) e o ingresso à graduação, aberto a qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio, se dá por concurso público (conhecido como vestibular), realizado pela Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), órgão autônomo ligada à universidade. No concurso para o ano letivo de 2009, foram quase 140.000 candidatos a umas das 10.557 vagas oferecidas pela USP, além de 100 oferecidas pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e 50 oferecidas pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Tais números colocam o exame aplicado pela Fuvest como o maior e um dos mais concorridos do país.[16]

[editar] História
Ver artigo principal: História da Universidade de São Paulo

Faculdade de Medicina no início do século XX.A USP surgiu da união da recém-criada Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) com as já existentes Escola Politécnica de São Paulo, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Faculdade de Medicina, Faculdade de Direito e Faculdade de Farmácia e Odontologia. A FFCL surgiu como o elemento de integração da universidade, reunindo cursos nas diversas áreas do conhecimento. Ainda em 1934 havia sido criada a Escola de Educação Física do Estado de São Paulo, primeira faculdade civil de educação física no Brasil e que viria a ser incorporada pela USP anos depois. Na sequência foi criada a respeitada Escola de Engenharia de São Carlos - EESC/USP, da qual nasceram o Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), o Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP) e o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP). De igual modo, outras várias unidades foram sendo criadas pela universidade nos anos seguintes. Na década de 1960 a universidade passou a gradualmente transferir as sedes de suas unidades localizadas na capital para a Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, em São Paulo, uma estratégia do regime militar em vigor no país de desarticular os alunos e professores, visto que algumas das principais organizações de oposição ao regime se constituíam de membros da universidade.

Além do político Armando de Salles Oliveira, um outro homem de grande importância na fundação da USP foi o jornalista Júlio de Mesquita Filho.

[editar] Estrutura
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência (desde junho de 2009)
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto ou em notas de rodapé. Encontre fontes: Google — news, books, scholar, Scirus

Praça do Relógio na Cidade universitária Armando de Salles Oliveira.Atualmente a USP é formada por 36 unidades de pesquisa e ensino, 24 das quais se localizam em São Paulo, cidade que abriga também a reitoria, um centro de práticas esportivas (CEPEUSP, o maior da América Latina), 4 museus, 2 hospitais (HU e HRACF), o Centro Universitário "Maria Antônia" e diversos órgãos especializados da universidade. Além disso, se vinculam ou a ela se subordinam, para fins de ensino, pesquisa e extensão, diversos outros órgãos públicos do estado. Recentemente, a USP expandiu-se para um novo local em São Paulo, dando origem à EACH, localizada na Zona Leste de São Paulo, que iniciou suas atividades de graduação e extensão em 2002.A Cidade Universitária localiza-se na Zona Oeste do município.

[editar] Organização

Monumento a Ramos de Azevedo na Cidade Universitária.A USP, assim como a maior parte das universidades latino-americanas, corresponde à idéia de "universidade" como um conjunto de escolas, institutos e faculdades autônomas, cada um deles responsável por uma área do conhecimento (as já citadas 36 unidades de ensino, pesquisa e extensão). A USP, assim como a maioria das universidades brasileiras, confere autonomia a suas unidades de ensino, pesquisa e extensão no que concerne à organização didática e definição curricular de cada um dos cursos, o que resulta muitas vezes em uma considerada excessiva fragmentação do ensino e da pesquisa e da desconexão entre o conhecimento produzido em cada uma das unidades.

Cada unidade está dividida em departamentos. Um departamento normalmente é responsável por um dos cursos oferecidos pela unidade ou por uma linha de pesquisa específica. No caso de unidades com apenas um ou dois cursos, os departamentos não ficam responsáveis pela totalidade do curso, mas por uma parte dele. Devido à já citada fragmentação e descentralização da universidade, é comum ver departamentos com perfis semelhantes em unidades diferentes, o que gera críticas quanto à eficácia dos investimentos públicos e duplicação de esforços.

[editar] Números da universidade

Conjunto residencial da Cidade Universitária em São Paulo (CRUSP). Antes, esses prédios eram a vila olímpicos dos Jogos Panamericanos de São Paulo[editar] População
Segundo dados do último anuário, conjunto de informações relevantes sobre o funcionamento e situação da instituição,[2] a USP possui:

86.187 alunos matriculados;
54.361 matriculados na Graduação (1º semestre);
25.433 matriculados na Pós-Graduação;
13.165 dos pós-graduandos estão no Mestrado
12.278 dos pós-graduandos estão no Doutorado;
53,48% (46.090) de estudantes homens e 46,52% (40.097) de mulheres;
5.434 docentes (dos quais 4.469 dedicam-se em tempo integral); e
15.221 funcionários, em todas as funções.
[editar] Bibliotecas
A Universidade de São Paulo possui 42 bibliotecas instaladas nas unidades de ensino dos diversos campi. Juntas, elas formam um dos principais acervos bibliotecários do Brasil, com cerca de 7.052.084 unidades, entre livros, teses e periódicos.[17] Essas bibliotecas são geridas pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi), que também é responsável pelo catálogo online das bibliotecas da USP (Dedalus).

O Dedalus é um catálogo global, que possibilita a consulta simultânea em todas as bibliotecas da Universidade ou pelo catálogo específico de cada biblioteca. Assim, o usuário é capaz de localizar a referência bibliográfica de qualquer item do acervo da USP. Alguns artigos já possibilitam o acesso à informações online, provindas de Revistas Eletrônicas, dinamizando as pesquisas.

Esse sistema representa um passo importante para a melhoria do acesso à informação e modernização do ensino superior público. Outro passo importante da USP, em conjunto com Unicamp e Unesp, é o de integrar os acervos das três universidades estaduais paulistas via a rede mundial de computadores. Tarefa tida como de extrema importância para o processo de internacionalização dessas.

Parte das teses e dissertações defendidas na Universidade de São Paulo está disponível para consulta na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Nessa, estão disponíveis mais de 15.921 documentos de autoria dos estudantes e docentes de instituição. O usuário pode pesquisar o conteúdo desejado a partir de palavras-chave, além de consultar a relação dos materiais disponíveis por tipo (tese de doutorado, dissertação de mestrado ou tese de livre-docência), área do conhecimento (humanidades, ciências exatas e ciências biológicas) ou pela unidade responsável pelo trabalho.[18]

[editar] Administração

Relógio de sol localizado na Praça do Relógio, Cidade Universitária.A estrutura administrativa da USP tem na Reitoria o seu órgão central, assim como no Reitor a figura principal da Universidade. Subordinadas à Reitoria estão as quatro Pró-Reitorias, órgãos especializados em cada um dos campos de atuação da universidade:

Pró-Reitoria de Graduação (PRG)
Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG)
Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP)
Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRC)
Nos últimos anos tem se discutido a criação de uma Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, assunto que segundo os críticos sempre foi considerado secundário para os dirigentes da Universidade.

[editar] Reitores
Ver artigo principal: Lista de reitores da Universidade de São Paulo
[editar] Graduação
A USP oferece atualmente 229 cursos de graduação,[19] cada um deles subordinado a sua respectiva unidade, com exceção de alguns cursos interunidades, como, por exemplo, o curso de Informática Biomédica, oferecido pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto em conjunto com a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. No primeiro semestre de 2004, foram oferecidas 3.225 disciplinas, as unidades básicas de ensino na USP. Os cursos de graduação são classificados pela Universidade em três grandes áreas: Humanidades, Ciências Biológicas e Ciências Exatas.

Ciências Biológicas


--------------------------------------------------------------------------------

Ciências da Atividade Física
Ciências Biológicas
Ciências dos Alimentos
Ciências Fundamentais da Saúde
Educação Física
Enfermagem
Esporte
Farmácia - Bioquímica
Fisioterapia
Fonoaudiologia
Gerontologia
Medicina
Medicina veterinária
Nutrição
Obstetrícia
Odontologia
Psicologia
Terapia Ocupacional
Ciências Exatas


--------------------------------------------------------------------------------

Ciência da Computação e Informática
Ciências da Natureza
Ciências Exatas – Licenciatura Plena
Ciências Físicas e Biomoleculares
Ciências Moleculares
Educador em Geociências e Meio Ambiente
Engenharia Aeronáutica
Engenharia Agronômica
Engenharia de Alimentos
Engenharia Ambiental
Engenharia Bioquímica
Engenharia de Biossistemas
Engenharia Civil
Engenharia de Automação e Controle
Engenharia de Computação
Engenharia Elétrica
Engenharia de Energia
Engenharia Florestal
Engenharia Industrial Química
Engenharia de Materiais
Engenharia Mecânica
Engenharia Mecatrônica
Engenharia Metalúrgica
Engenharia de Minas
Engenharia Naval
Engenharia de Petróleo
Engenharia de Produção
Engenharia Química
Engenharia de Sistemas Eletrônicos
Engenharia de Telecomunicações
Estatística
Física
Física Computacional
Física Médica
Geofísica
Geografia
Geologia
Informática
Informática Biomédica
Matemática
Matemática Aplicada
Matemática Aplicada e Computacional
Meteorologia
Oceanografia
Química
Sistemas de Informação
Zootecnia
Humanidades


--------------------------------------------------------------------------------

Administração
Arquitetura e Urbanismo
Artes Cênicas
Artes Plásticas
Atuária
Audiovisual
Biblioteconomia
Ciências Atuariais
Ciências Contábeis
Ciências da Informação e da Documentação
Ciências Econômicas
Ciências Sociais
Design
Direito
Economia
Editoração
Filosofia
Geografia
Gestão Ambiental
Gestão de Políticas Públicas
História
Jornalismo
Lazer e Turismo
Letras
Marketing
Música
Pedagogia
Publicidade e Propaganda
Relações Internacionais
Relações Públicas
Têxtil e Moda
Turismo


[editar] Campi da USP
Ver página anexa: Anexo:Lista de institutos, faculdades e escolas da Universidade de São Paulo

Cidade universitária Armando de Salles Oliveira, campus da USP na cidade de São Paulo. Em destaque na foto, a Praça do Relógio
Estação USP Leste da CPTM.[editar] São Paulo
Ver artigo principal: Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira
Na Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira está localizada a estrutura administrativa de toda a Universidade de São Paulo, nesse campus localiza-se a maioria das unidades de ensino, pesquisa e extensão da universidade, além dos órgãos centrais da USP, como o gabinete do reitor e as pró-reitorias. Fora da Cidade Universitária mas ainda na cidade de São Paulo estão localizados:

Escola de Artes, Ciências e Humanidades (USP Leste)
Faculdade de Direito
Faculdade de Medicina
Escola de Enfermagem
Faculdade de Saúde Pública
[editar] São Carlos
O Campus da USP de São Carlos[20] foi implantado em 1948 com a criação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Porém, as atividades tiveram início, efetivamente, cinco anos depois, com a primeira aula proferida no dia 18 de abril de 1953, no prédio que hoje abriga o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), localizado na região central da cidade.


Campus da USP em São Carlos.O crescimento da escola - tanto no número de alunos quanto no de atividades - forçou a transferência da unidade para um terreno maior, onde foi construído o atual Campus universitário. Na década de 1970, a diversificação e o crescimento das atividades da Escola de Engenharia se multiplicaram, resultando em um transbordamento da divisão de então. Isso levou à criação de novas unidades de ensino: o Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos (ICMSC) e o Instituto de Física e Química de São Carlos (IFQSC). Mais tarde, em 1994, o IFQSC se divide, resultando na criação do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e do Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Já no ano de 1998, o ICMSC muda de nome e passa a ser chamado de Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC).[21]

Atualmente, essas quatro unidades de ensino - EESC, ICMC, IFSC e IQSC, somadas à Prefeitura do Campus Administrativo de São Carlos (PCASC), ao Centro de Informática de São Carlos (CISC), ao Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) e a outros órgãos/serviços, formam a USP-São Carlos.

A unidade já possui um segundo Campus, conhecido como Campus 2, criado em decorrência da estagnação da capacidade do Campus original e também de novos cursos. Foi criado em 2001, possui uma área de pouco mais de 100 hectares, e foi inaugurado oficialmente em 4 de novembro de 2005, ano em que passou a incorporar as atividades acadêmicas da Universidade na cidade.

Os Campi de São Carlos contam com uma população de 8.023 pessoas entre alunos de graduação e pós-graduação, professores e funcionários. São Carlos é conhecida como o berço dos doutores, possuindo a maior relação de doutores por km2 do país e a terceira maior do mundo. A cidade São Carlos é considerada uma ilha de excelência tecnológica no estado de São Paulo, envolta por dezenas de pequenas empresas que desenvolvem tecnologia de ponta, muitas delas fundadas por ex-alunos da EESC-USP através do ParqTec.

[editar] Ribeirão Preto
No Campus da cidade, são oferecidos 24 cursos (totalizando 1300 vagas oferecidas anualmente), distribuídos nas seguintes unidades:[22]

Escola de Comunicação e Artes de São Paulo (Departamento de Música de Ribeirão Preto);
Escola de Educação Física de Ribeirão Preto;
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto;
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto;
Faculdade de Direito de Ribeirão Preto;
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto;
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto;
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto;
Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto; e
Centro de Informática de Ribeirão Preto.
O Campus também conta a estrutura desejada para seu pleno funcionamento, como, por exemplo, uma prefeitura,[23] centrais de tratamento odontológico, bibliotecas e o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto - esse último vinculado à Faculdade de Medicina.[24]

[editar] Piracicaba
O Campus de Piracicaba foi criado em 25 de junho de 1985. O Campus é constituído pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA), pela Prefeitura do Campus "Luiz de Queiroz"(PCLQ), pelo Centro de Informática (CIAGRI) e pela Unidade Básica de Saúde (UBAS).

[editar] Bauru

Entrada do Campus da USP em Bauru.O Campus da USP em Bauru foi implantado em 24 de setembro de 1948 com a criação da Faculdade de Odontologia de Bauru.

A estrutura física do campus de Bauru inclui alojamento estudantil, berçário e maternal, centro cultural, centro de convivência, complexo desportivo e restaurante, localizados em uma área de 156.850 m², integrado por uma comunidade de 1.500 pessoas, entre alunos, professores e funcionários.

[editar] Pirassununga
O Campus de Pirassununga é o maior campi da USP em extensão territorial, sendo, na realidade uma fazenda com área total de 22.690.337,770 m² de área e com 67.595,76 m² de área edificada, dividida pela Via Anhanguera entre os quilômetros 211 e 218.

A fazenda, que, em 1945, iniciou suas atividades como Escola Prática de Agricultura Fernando Costa, integrou-se à Faculdade de Zootecninca de Engenharia de Alimentos em 1992. Há no Campus três unidades:

Coordenadoria do Campus Administrativo de Pirassununga;
Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos; e
Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia.
Além disso, o campus possui uma estrutura semelhante às cidades universitárias da USP e da Unicamp, com moradia estudantil, agências bancárias, restaurantes universitários, centros esportivos, de eventos e serviço de atendimento médico e odontológico.

[editar] Lorena
A Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP)[25] é a mais recente unidade da Universidade de São Paulo. Ela nasceu da transferência das atividades acadêmicas, de ensino e de pesquisa da extinta FAENQUIL - Faculdade de Engenharia Química de Lorena, criada em 1970 - para USP em 29 de maio de 2006. Lorena fica a 180 km de São Paulo.

Situada no Vale do Paraíba (SP), atende anualmente em média 1600 alunos, de várias partes do país. Oferece cursos de graduação em Engenharia Química, Engenharia Industrial Química, Engenharia Bioquímica e Engenharia de Materiais; e mestrado em Engenharia Química, mestrado e doutorado em Engenharia de Materiais, e em Biotecnologia Industrial. Possui também cursos de especialização em Engenharia Ambiental, Engenharia da Qualidade e Matemática, e ainda Ensino Médio e Técnico Profissionalizante em Química.

Referências
↑ Evolução das Liberações Financeiras do Tesouro do Estado de São Paulo para a USP
↑ a b c [1]
↑ http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u651773.shtml
↑ [2]
↑ [3]
↑ Top 8000 Universities
↑ 2009 Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities (em Inglês). Higher Education Evaluation & Accreditation Council of Taiwan (2009). Página visitada em 20/02/2010.
↑ http://www.arwu.org/FieldMED2009.jsp
↑ a b [4]
↑ [5]
↑ [6]
↑ [7]
↑ [8]
↑ [9]
↑ [10]
↑ [11]
↑ [12]
↑ [13]
↑ [14]
↑ [15]
↑ [16]
↑ [17]
↑ [18]
↑ [19]
↑ [20]
[editar] Ver também
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Imagens e media no Commons
Commons
Universidades mais antigas do mundo
Lista das 100 melhores universidades do mundo
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
Professores da Universidade de São Paulo
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
Fuvest
[editar] Ligações externas
Portal da Universidade de São Paulo (em português)
Ranking Mundial de Universidades na Web (em espanhol) (em inglês)
Movimento Estudantil na USP
FUVEST - Promotora dos exames de seleção para ingresso aos cursos de graduação da USP (em português)
[Expandir]Universidade de São Paulo
[Expandir]v • e Governo do Estado de São Paulo
Secretarias Administração Penitenciária • Agricultura e Abastecimento • Assistência e Desenvolvimento Social • Casa Civil • Casa Militar • Comunicação • Desenvolvimento • Direitos da pessoa com deficiência • Economia • Educação • Trabalho • Ensino Superior • Selt • Fazenda • Gestão Pública • Habitação • Justiça • Meio Ambiente • PGE • Relações Institucionais • Saneamento e Energia • Saúde • SSP • Transportes • STM
Empresas CDHU • CESP • CETESB • CODASP • Companhia Docas de São Sebastião • COSESP • CPOS • CPTM • DERSA • EMAE • Emplasa • EMTU • Imprensa Oficial • IPT • Metrô • Prodesp • Sabesp
Autarquias AGEM • AGEMCAMP • ARSESP • Artesp • Bolsa do Café • CBPM • Centro Paula Souza • DAEE • DAESP • DER • Famema • Famerp • HCFMRP/USP • HCFM/USP • Iamspe • Imesc • IPEM• IPEN • Ipesp • SPPrev • SUCEN • Sutaco • Unesp • Unicamp • USP
Fundações CASA (FEBEM)• CEPAM • Ceret • Fapesp • FDE • Funap • Fundap • Florestal • Itesp • Procon• Furp • Memorial • FOSP• Padre Anchieta • Pró-Sangue • Seade • Zoo-SP
Extintas/privatizadas Banespa • Badesp • CESP/Elektro • Comgás • Eletropaulo • Fepasa • Nossa Caixa • Telesp • Vasp

[Expandir]v • eUniversidade de São Paulo
Unidades de ensino,
pesquisa e extensão EACH · ECA · EE · EEFE · EERP · EEL · EESC · EP · ESALQ · FAU · FCF · FCFRP · FD · FDRP · FE · FEA · FEARP · FFCLRP · FFLCH · FM · FMRP · FMVZ · FO · FOB · FORP · FSP · FZEA · IAG · IB · ICB · ICMC · IF · IFSC · IGC · IME · IO · IP · IQ · IQSC · IRI
Institutos especializados Cebimar · CENA · IEE · IEA · IEASC - IEB · IMTSP
Hospitais HRACF · HU · HCFMUSP
Institutos especializados da FMUSP InCor · IC · ICr · InRad · IOT · IPq · LIM · IMFR · HAS · HAC · Casa da Aids
Museus Museu de Arte Contemporânea · Museu de Arqueologia e Etnologia · Museu de Ciências · Museu de Zoologia · Museu Paulista
Unidades auxiliares CCE · CEFER · CEFERSC · CEC · CIB · CIRP · CISC · CIAGRI · CEPEUSP · Museu de Anatomia Veterinária · Museu de Geociências · Museu Republicano de Itu
Unidades complementares
e órgãos de extensão CDCC · CAASO · CPC · CEUMA · CORALUSP · Escola de Aplicação · EAD · Escola do Futuro · Estação Ciência · OSUSP
Instituições vinculadas
e/ou associadas à USP Hospital das Clínicas de São Paulo · Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto · Instituto Dante Pazzanese · Instituto de Criminalística · IPEN · IPT · SVOC · SVOI
Fundações ligadas à USP FAEPA · FIPE · FIPECAFI · FIA · FFM · Fundação Vanzolini · Fundação Zerbini · FUNDACE · FUVEST
Serviços e programas SiBi-USP

[Expandir]v • e Tópicos sobre a cidade de São Paulo
[Expandir]v • e● Edificações esportivas ●
Autódromo de Interlagos · Circuito Anhembi · Complexo Municipal de Tênis · Estádio de Futebol do Canindé · Estádio Olímpico do Ibirapuera · Estádio de Futebol do Morumbi · Estádio Municipal de Futebol · Estádio de Futebol Palestra Itália · Estádio Municipal de Beisebol · Ginásio de Esportes · Hipódromo Municipal (Jockey Club)

[Expandir]v • e● Edifícios e monumentos ●
Bolsa de Valores · CENU · Centro Histórico de São Paulo · Conjunto Nacional · Edifício Altino Arantes · Edifício do Banespa · Edifício Copan · Edifício Dacon · Edifício Itália · Edifício Martinelli · Edifício Sampaio Moreira · Eldorado Tower · Estação da Luz · Estação Júlio Prestes · E-Tower · Ipiranga 165 · marco zero · Mercado Municipal · Mirante do Vale · Monumento à independência · Monumento a Ramos de Azevedo · Monumento às Bandeiras · Obelisco do Ibirapuera · Palácio das Indústrias · Palácio do Anhangabaú · Palácio dos Bandeirantes · Palácio dos Campos Elísios · Palácio dos Correios · Pátio do Colégio · Planetário do Ibirapuera · Planetário do Carmo · Plaza Centenário · Sambódromo do Anhembi · Sede do BankBoston · Torre São Paulo · Torre da TV Bandeirantes · World Trade Center de São Paulo

[Expandir]v • e● Eventos ●
Aberto de São Paulo de Tênis · Anima Mundi · Bienal de Artes · Bienal do Livro · Carnaval · Corrida Internacional de São Silvestre · Fenatran · Festival Internacional da Linguagem Eletrônica · GP do Brasil de Formula 1 · GP São Paulo de Turfe · Maratona Internacional · Natal · Parada do orgulho LGBT · Marcha para Jesus · Mostra Internacional de Cinema · Salão do Automóvel · São Paulo Fashion Week · São Paulo Indy 300 · Skol Beats · Virada Cultural

[Expandir]v • e● Instituições privadas de ensino superior ●
Anhembi Morumbi · Belas Artes · Cásper Líbero · ESPM · FAAP · FEI · FGV · FMU · Insper (ex-IBMEC) · Mackenzie · Metodista · Oswaldo Cruz · PUC-SP · Santa Casa · Senac · Senai · São Marcos · Unasp · Unip · USJT

[Expandir]v • e● Instituições públicas de ensino superior ●
USP (Cidade Universitária) · Unesp · Unifesp · Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo · Centro Paula Souza(Fatec)

[Expandir]v • e● Institutos de pesquisa ●
Instituto Biológico · Instituto de Botânica · Instituto Butantan · Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) · Instituto Florestal (IF) · Instituto de Medicina Tropical · Instituto Pasteur · Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) · Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT)

[Expandir]v • e● Logradouros ●
Avenida Aricanduva · Avenida Brasil · Avenida Brigadeiro Faria Lima · Avenida Brigadeiro Luís Antônio · Avenida dos Bandeirantes · Avenida Doutor Arnaldo · Avenida Doutor Ricardo Jafet · Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini · Avenida Ipiranga · Avenida Água Espraiada · Avenida Juscelino Kubitschek · Avenida Marechal Tito · Avenida Nove de Julho · Avenida Paulista · Avenida Prestes Maia · Avenida Radial Leste · Avenida Rebouças · Avenida São João · Avenida Tiradentes · Avenida Vinte e Três de Maio · Avenida Washington Luís · Elevado Presidente Costa e Silva · Largo do Arouche · Largo do Paiçandu · Largo São Francisco · Marginal Pinheiros · Marginal Tietê · Ponte Estaiada · Praça do Ciclista · Praça Ramos de Azevedo · Praça da República · Praça Roosevelt · Praça da Sé · Rua da Consolação · Rua Haddock Lobo · Rua Oscar Freire · Rua Vinte e Cinco de Março · Túnel Jornalista Fernando Vieira de Mello · Vale do Anhangabaú · Viaduto do Chá · Viaduto Santa Ifigênia

[Expandir]v • e● Museus e espaços culturais ●
AACPG · Arquivo Histórico Municipal · Arquivo Público · Auditório Ibirapuera · Biblioteca Mário de Andrade · Casa das Rosas Casa do Grito · · Centro Cultural Banco do Brasil · Centro Cultural SP · Cinemateca Brasileira · Complexo do Anhembi · Credicard Hall · Estação Ciência · Estação Pinacoteca · Fundação Ema Gordon Klabin · Fundação Maria Luisa e Oscar Americano · Galeria Prestes Maia · MAC · MAM · MASP · Memorial da América Latina · Memorial do Imigrante · Museu Afro Brasil · Museu Anchieta · Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) · Museu da Aeronáutica · Museu da Casa Brasileira · Museu da Imagem e do Som (MIS) · Museu da Língua Portuguesa · Museu de Arqueologia e Etnologia · Museu de Arte Brasileira · Museu de Arte Sacra · Museu de Ciências · Museu de Geociências · Museu de Zoologia · Museu do Futebol · Museu do Ipiranga · Museu do Relógio · Museu do Transporte Público · Museu Herculano Pires · Museu Lasar Segall · Museu Memória do Bixiga · Museu Paulo Machado de Carvalho · Paço das Artes · Pinacoteca do Estado · Sala São Paulo · Teatro Municipal · Teatro São Pedro · Via Funchal

[Expandir]v • e● Parques ●
Horto Florestal · Jardim Botânico · Jardim da Luz · Parque Anália Franco · Parque Anhanguera · Parque da Aclimação · Parque da Água Branca · Parque Burle Marx · Parque da Cantareira · Parque da Independência · Parque da Juventude · Parque do Carmo · Parque do Ibirapuera · Parque do Piqueri · Parque do Povo · Parque Ecológico do Tietê · Parque Ecológico da Vila Prudente · Parque Estadual do Jaraguá · Parque do Guarapiranga · Parque Estadual Fontes do Ipiranga · Parque Luís Carlos Prestes · Parque Previdência · Parque Trianon · Parque Villa-Lobos · Parque Zoológico

[Expandir]v • e● Templos ●
Basílica José de Anchieta · Catedral Ortodoxa · Catedral da Sé · Igreja Nossa Senhora do Brasil · Igreja da Ordem Terceira do Carmo · Igreja de de Jesus Cristo (SUD) · Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos · Igreja de Santa Ifigênia · Igreja de Santo Antônio · Igreja de São Cristóvão · Mosteiro de São Bento

[Expandir]v • e● Transportes ●
Aeroporto de Congonhas · Aeroporto Campo de Marte · Estação da Luz · Estação Júlio Prestes · Estação Brás · Estação Sé · Terminal Tietê · Terminal Palmeiras-Barra Funda · Terminal Jabaquara · Expresso Tiradentes · CPTM · Metrô · SPTrans · Bilhete Único

[Expandir]v • e● Shoppings ●
Shopping Anália Franco · Aricanduva · Boulevard Tatuapé · Bourbon Pompéia · Capital · Center Norte · Central Plaza Shopping · Cidade Jardim · Conjunto Nacional · Eldorado · Frei Caneca · Ibirapuera · Iguatemi São Paulo · Itaim Paulista · Jardim Sul · Light · Market Place Shopping Center · Metrô Itaquera · Metrô Santa Cruz · Morumbi Shopping · Metrô Tatuapé · Pátio Paulista · Pátio Higienópolis · "Pátio" West Plaza · Penha · Plaza Sul · Santana Parque Shopping · Shopping D · Vila Olímpia · Villa Lobos


[Expandir]v • eUniversidades Estaduais de São Paulo
Universidade de São Paulo · Universidade Estadual de Campinas · Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"


Portal Educação Portal São Paulo
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_de_S%C3%A3o_Paulo"
Categorias: Universidade de São Paulo | ABRUEM | Universidades de Bauru
Categoria oculta: !Artigos que carecem de fontes desde Junho de 2009
Ferramentas pessoais
Funcionalidades novas Entrar / criar conta Espaços nominais
Página Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca

PesquisaNavegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Correlatos
Commons Noutras línguas
Alemannisch العربية Català Deutsch English Español Suomi Français עברית Italiano 日本語 한국어 Türkçe Українська 中文 Esta página foi modificada pela última vez às 08h27min de 22 de junho de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas