quinta-feira, 3 de junho de 2010

188 - CIVILIZAÇÃO CHINESA

ASSINE 0800 703 3000BATE-PAPOE-MAILSACSHOPPINGÍNDICE PRINCIPALÁlbum de FotosAntivírus e FirewallAplicativosAssistência TécnicaBanda LargaBate-papo UOLBelezaBibliotecaBichosBlogosferaBuscaCarros - Tabela Fipe - Comparar CarrosCartõesCasa e ImóveisCelebridadesCelularCiência e SaúdeCinema e FilmesClube UOLComparar PreçosCopa do MundoCriançasDownloadsEconomia - Cotações - Imposto de Renda - UOL InvestEducação - Dicionários - VestibularE-MailEmpregos - Enviar currículoEntretenimento - Guia Cultural SPEsporte - Bolão - Fórmula 1 - Futebol - LibertadoresEstilo - ModaFolha.comFotoblogGay - Namoro gayHoróscopoHumorÍndiceJogos - Loja de jogosJornais - InternacionaisJovemMapasMúsica - Loja de músicaNamoroNotícias - Cotidiano - Internacional - Jornais - Política - Tablóide - Últimas NotíciasRádio UOL (nova) - Velha rádioReceitasRevistasSACServiçosSexoSites PessoaisTecnologiaTelevisão - Novelas - ProgramaçãoTempo e TrânsitoTV UOLUOL KUOL MaisViagemVídeosVoipWi-Fi
UOL BUSCA Web|Pesquisa escolar|Dicionários|Imagens Alemão/Português Francês/Português Inglês/Inglês Inglês/Português Italiano/Português Português Português/Alemão Português/Francês Português/Inglês Português/Italiano Português/Vários Idiomas História GeralTodos os Dossiês
Ensino Fundamental
Ensino Médio

China antiga (1)
O Rio Amarelo e as origens da civilização chinesa
Túlio Vilela*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Crânio do homem de Pequim, um dos mais antigos fósseis de hominídeos

A civilização chinesa é uma das mais antigas conhecidas, quase tão antiga quanto as que existiram no Egito e na Mesopotâmia. O Império chinês já existia muitos séculos antes de Roma se tornar uma das maiores potências do mundo antigo e continuou existindo séculos após a queda do Império romano.

Assim como a cultura grega serviu de modelo e inspiração para diversos povos do Ocidente, a cultura chinesa influenciou o desenvolvimento cultural de diversos países vizinhos, dentre os quais, o Japão e a Coréia. Os chineses também foram responsáveis pela descoberta da pólvora e pelas invenções do papel e da bússola.

Não bastasse tudo isso, a cultura chinesa sobrevive em nossos dias e, segundo muitos analistas econômicos, a China deverá se tornar em décadas futuras a maior economia do mundo, posição atualmente ocupada pelos Estados Unidos. Que tal conhecer um pouco mais a respeito do passado dessa civilização fascinante?


Homem de Pequim
A China atual é um país continental, ou seja, seu território é muito grande. A presença de grupos humanos no território que hoje é a China é bastante remota. Só para se ter uma idéia, foi lá que foram achados os vestígios fósseis do chamado Homem de Pequim, cujo nome científico é Homo erectus pekinensis, um dos mais antigos hominídeos (a família a qual pertence a nossa espécie). Esse nosso provável antepassado viveu há mais de 400 mil anos, andava ereto e é possível que já soubesse utilizar o fogo.

Na parte leste do território que veio a se tornar a nação chinesa, é onde se encontra a chamada Grande Planície de China. Dois rios que nascem nas montanhas, correm por ela: o Huang-Ho (também chamado de rio Amarelo) e o Yang-Tsé-Kiang. Semelhante ao que ocorreu no Egito em relação ao rio Nilo, o rio Huang-Ho favoreceu o desenvolvimento da agricultura e o surgimento de cidades na região.

Esse rio se torna muito raso e arenoso durante as secas. Após as chuvas, ele se enche e cobre as planícies por dezenas e mesmo centenas de quilômetros. Quando isso acontecia, os camponeses aproveitavam para irrigar as terras. Além disso, uma espécie de poeira fina e amarela, trazida de longe pelo vento, ajudava a fertilizar as terras.


Às margens do rio Amarelo
Durante muito tempo, acreditou-se que as margens do rio Huang-Ho foram o berço de toda a civilização chinesa. Escavações arqueológicas mais recentes levaram os historiadores a concluírem que as margens do rio Huang-Ho foram apenas um dos centros de difusão de uma das várias culturas que originou a civilização chinesa.

Em 1986, foram encontrados no sudoeste da China, na vila de Sanxingdui, objetos de bronze da mesma época da Dinastia Shang (aproximadamente 1500-1050 a.C.), mas com um estilo muito diferente do de objetos da mesma época encontrados no leste do país. Esses e outros achados são exemplos de que o processo de povoamento e o desenvolvimento cultural da China antiga foram muito mais complexos do que se imaginava.

A ênfase exagerada no estudo das populações que viviam próximas ao rio Huang-Ho, fez com que os arqueólogos não dessem a a devida atenção ao estudo das populações que viviam em outras regiões da China. Atualmente, esse erro está sendo corrigido. Exemplo disso é a atenção que vem sendo dada ao estudo da culturas que se desenvolveram no vale do rio Yang-Tsé-Kiang, que também era muito fértil.

No passado, esse vale era coberto por densas florestas. O vale do Yang-Tsé-Kiang era um dos vários importantes centros culturais da China Antiga. Alguns historiadores chineses chegam até a afirmar que a cultura surgida no vale do Yang-Tsé-Kiang chegava a ser tecnicamente superior à surgida nas margens do rio Huang-Ho.


Dificuldades geográficas
Na China Antiga, os grupos que viviam na parte oeste tiveram um desenvolvimento bem diferente daquele dos grupos que viviam próximos das margens do rios Huang-Ho e Yang-Tsé-Kiang. Em parte, isso pode ser explicado pelo fato de que os grupos que viviam no oeste encontraram condições geográficas mais adversas e tiveram que encontrar outras soluções para sobreviverem.

Quanto mais ao oeste da China nos dirigimos, menos chuvas ocorrem. Por isso, secas severas são comuns no oeste do país, que é uma região montanhosa, coberta por estepes e desertos. Isso dificultava as viagens e travessias, tornando-as mais árduas e perigosas.

Enquanto as condições geográficas no leste favoreceram o surgimento de grupos sedentários que se dedicavam ao cultivo do arroz e de outros cereais, as condições geográficas no oeste favoreceram o surgimento de grupos nômades.


As primeiras dinastias
Diferentes linhagens de reis e imperadores governaram a China. Costuma-se dividir a história da China Antiga nos períodos em que cada uma dessas linhagens ou dinastias governou o país. Por sua vez, podemos dividir esses períodos em duas épocas: Época da três dinastias régias e Época Imperial, que durou de 221 a.C. ao ano 1911 da nossa Era.

Por razões de espaço e para não fugir do tema China antiga, trataremos a seguir apenas das cinco primeiras dinastias.





Leia mais sobre a China


China antiga (2) - As cinco primeiras dinastias chinesas

China medieval - Dinastias Sui e Tang: reunificação e esplendor do império

China imperial (1) - Dinastia Manchu controlava sociedade agrícola

China imperial (2) - Colapso do sistema imperial e o advento da República

China republicana (1) - Chiang Kai-shek e o domínio do Kuomintang

China republicana (2) - Camponeses abrem caminho para a Revolução

China comunista (1) - Camponeses se juntam ao movimento revolucionário

China comunista (2) - Conflito entre China e URSS e o Grande Salto

China comunista (3) - O Livro Vermelho de Mao e a Revolução Cultural

China comunista (4) - Deng Xiaoping promove reformas econômicas

*Túlio Vilela, formado em história pela USP, é professor da rede pública do Estado de São Paulo e um dos autores de "Como Usar as Histórias em Quadrinhos na Sala de Aula" (Editora Contexto).
HISTÓRIA GERALIMPRIMIR ENVIAR
COMUNICAR ERRO
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Links Patrocinados Anuncie aquiCursinhos? São Os Outros!

Venha para o vestibulinho do Rumo. Entre nas melhores escolas técnicas

www.rumovestibulares.com.br

Curso Pilates Metacorpus

Aprenda a técnica de Joseph Pilates Cursos em todas regiões do Brasil

www.metacorpuspilates.com.br/cursos

Seus Alunos Em Brasília

Turismo cívico pedagógico na Capital. Guias especializados

www.terramarbrasilia.com.br

Churrasco na Copa?

Jogo combina com churrasco e cerveja, temos tudo pra você!

www.submarino.com.br
Reforma Ortográfica Escolha da escola Disciplinas
Artes Atualidades Biologia Cidadania Ciências Cultura Brasileira Espanhol Filosofia Física Geografia História do Brasil História Geral Inglês Literatura Matemática Português Química Sociologia Onde Estudar
Cursinhos Pré-vestibular Cursos de Idiomas Educação a Distância Escolas em São Paulo Faculdades Intercâmbio Pós-graduação Últimas Notícias Fotos Vídeos
Curtas-Metragens Escolha uma carreira Enquetes Grupos de Discussão Pré-escola
Ditados Histórias Jogos Lição de Casa Operações Matemáticas Ensino Fundamental
Datas Comemorativas Ditados Folclore Operações Matemáticas Ensino Médio
Dicas de Português Inglês com a BBC Vestibular Ensino Superior
Pós-graduação Ranking de Cursos UOL Bolsa Pesquisa Pais e Professores
Blog da Rosely Sayão Dicas de Educação Vídeos Educativos Planos de Aula Resenhas Banco de Redações
Temas Como Participar Biblioteca Biografias Dicionários Fórum Grupos de Discussão Mapas Testes e Simulados
Provas de Vestibular Quizzes Simulados Testes de Idiomas Enade Enem Fies ProUni Sites Relacionados
5.400 anos de história
Almanaque da Folha
Aprendiz
Arquivos da Folha
Atlas Melhoramentos
Aulete
Catraca Livre
Ciência Hoje
Clickeaprenda
Enciclopédia Ilustrada
Ensino Superior
Filosofia - Ciência e Vida
Folhinha
Guia de Pós-graduação
História Viva
JC Online
Leituras da História
Língua Portuguesa
Novos Estudos
Revista Educação
Revista Filosofia
Revista Geografia
Revista Língua Portuguesa
Revista Literatura
R2direito
Scientific American Brasil
Sociologia - Ciência e Vida
Receba notícias
Boletim
Celular
Clipping
Podcast
RSS
WIDGETS

FALE COM UOL EDUCAÇÃOShopping UOL
Fox 1.0
Pelo
melhor preço. Por ordem alfabética

A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z
CATEGORIASArqueólogosArquitetosArtistas plásticos brasileirosArtistas plásticos estrangeirosAstronautasAtletas brasileirosAtletas estrangeirosAtores brasileirosAtores estrangeirosAviadoresBailarinosBrasil Colônia/ImpérioChefes de Estado estrangeirosCientistasCineastasDramaturgosEconomistasEducadoresEscritores luso-brasileirosEscritores estrangeirosEstilistasFilósofosFotógrafosHistoriadoresInventoresJornalistasMédicosMonarcas estrangeirosMúsicos brasileirosMúsicos estrangeirosNavegadoresPolíticos brasileirosPolíticos estrangeirosPresidentes do BrasilPresidentes dos EUAReligiosos Sociólogos
Veja a história dos
dias dedicados a comemorações, mês
a mês


História Viva
Linha do Tempo
Banco de Dados da Folha de S.Paulo
UOL Jornais
UOL Mídia Global
UOL 1ª Página

Prepare-se para a prova de história com resumos da disciplina


Monte sua prova
Simulados
Quizzes

Porta Curtas
Procure um filme por tema, nome do diretor, ano de produção ou outra palavra-chave




Aulete
Português


Houaiss
Português


Michaelis
Selecione o idioma Português / Português Português / Inglês Inglês / Português Português / Espanhol Espanhol / Português Português / Alemão Alemão / Português Português / Francês Francês / Português Português / Italiano Italiano / Português

Tradutor Babylon

Traduzir para português alemão chinês (S) chinês (T) espanhol francês hebráico holandês inglês (US) italiano japonês
Outros dicionários
Shopping UOL
Incrível: Notebook
Várias marcas a partir de
R$ 1.299!
Roteador Wireless
Internet sem fio a partir de
R$ 99.
WebCam
Diversos modelos
a partir de
R$ 34,20! ASSINE 0800 703 3000BATE-PAPOE-MAILSACSHOPPINGÍNDICE PRINCIPALÁlbum de FotosAntivírus e FirewallAplicativosAssistência TécnicaBanda LargaBate-papo UOLBelezaBibliotecaBichosBlogosferaBuscaCarros - Tabela Fipe - Comparar CarrosCartõesCasa e ImóveisCelebridadesCelularCiência e SaúdeCinema e FilmesClube UOLComparar PreçosCopa do MundoCriançasDownloadsEconomia - Cotações - Imposto de Renda - UOL InvestEducação - Dicionários - VestibularE-MailEmpregos - Enviar currículoEntretenimento - Guia Cultural SPEsporte - Bolão - Fórmula 1 - Futebol - LibertadoresEstilo - ModaFolha.comFotoblogGay - Namoro gayHoróscopoHumorÍndiceJogos - Loja de jogosJornais - InternacionaisJovemMapasMúsica - Loja de músicaNamoroNotícias - Cotidiano - Internacional - Jornais - Política - Tablóide - Últimas NotíciasRádio UOL (nova) - Velha rádioReceitasRevistasSACServiçosSexoSites PessoaisTecnologiaTelevisão - Novelas - ProgramaçãoTempo e TrânsitoTV UOLUOL KUOL MaisViagemVídeosVoipWi-Fi
© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.Hospedagem: UOL Host

todos os direitos de copyright reservados a uol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas