quarta-feira, 9 de junho de 2010

740 - INVASÕES BÁRBARAS

Espanha
Resumo das últimas notícias Embalada, Espanha chegará ao Mundial com série invicta 09 de junho de 2010 • 06h03 (quarta-feira, 9 de junho de 2010 - 09:05:36h)
O jornal espanhol Marca afirma nesta quarta-feira que a seleção da Espanha chegará à África do Sul como uma das favoritas ao título da Copa do Mundo. De acordo com o veículo, esse sentimento é amparado pelas estatísticas positivas que refletem o desempenho da equipe nos últimos anos. (fonte: Terra Esportes)

Torres entra e marca na vitória da Espanha (quarta-feira, 9 de junho de 2010 - 04:22:24h)
EL NIÑO DE VOLTA A Espanha confirmou ontem seu favoritismo nesta Copa ao golear em casa a Polônia, por 6 a 0, em Múrcia. Além do placar, a boa notícia para os torcedores da Fúria foi o retorno do atacante Fernando Torres (foto), que substituiu David Villa aos 21 do segundo tempo e marcou o quinto (fonte: O Estado de S. Paulo)

Espanha planeja reduzir deficit para 6% do PIB em 2011 (quarta-feira, 9 de junho de 2010 - 01:33:24h)
A ministra de Economia e da Fazenda espanhola, Elena Salgado, assegurou nesta terça-feira que o governo fará o que for necessário para conseguir que o deficit público da Espanha caia para 6% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2011. Elena, que presidiu hoje pela última vez a reunião do Conselho Ecofin, já que a Presidência espanhola de turno da UE (União Europeia) termina esse mês, reiterou "o ... (fonte: Folha Online)

Atriz de "Príncipe da Pérsia" se casa com empresário na Espanha (quarta-feira, 9 de junho de 2010 - 02:17:14h)
A atriz britânica Gemma Arterton, 24, que fez parte do elenco de "Príncipe da Pérsia: as Areias do Tempo", se casou no último domingo (6) em Zuheros, na Espanha, com o empresário Stefano Catelli, informou hoje o site da revista "People". Gemma, ex-Bond Girl do filme "Quantum of Solace" e o noivo decidiram não dar detalhes sobre o local da cerimônia. A única informação divulgada foi que seria ... (fonte: Folha Online)

Del Bosque pede cautela após goleada da Espanha (quarta-feira, 9 de junho de 2010 - 01:15:11h)
O técnico Vicente Del Bosque pediu cautela à seleção da Espanha após a goleada de 6 a 0 sobre a Polônia, em amistoso disputado nesta terça-feira. O treinador, que espera partidas mais complicadas na Copa do Mundo, quer evitar euforia no seu elenco a dois dias da abertura do Mundial. "Estava (fonte: O Estado de S. Paulo)

Em despedida, Espanha dá espetáculo e faz seis na Polônia (terça-feira, 8 de junho de 2010 - 23:21:03h)
DA REDAÇÃO - A Espanha mostrou porque é considerada uma das seleções favoritas para conquistar a Copa do Mundo que começa na sexta-feira na África do Sul. Nesta terça-feira, a equipe comandada por Vicente Del Bosque fez uma apresentação de gala em Murcia e goleou a Polônia por 6 a 0, no último amistoso antes da viagem para o continente africano, no Estádio Nuevo Condomina. (fonte: Jornal do Brasil)

Torres volta e Espanha arrasa a Polônia em último teste (terça-feira, 8 de junho de 2010 - 23:15:36h)
A Espanha deu motivos suficientes nesta terça-feira para ser colocada como uma das grandes favoritas na Copa do Mundo. No último teste antes da viagem à África do Sul, a seleção espanhola contou com o retorno de lesão do atacante Fernando Torres para arrasar a Polônia. Em amistoso disputado na (fonte: O Estado de S. Paulo)

Atriz Gemma Arterton se casa com empresário na Espanha (quarta-feira, 9 de junho de 2010 - 02:21:14h)
LOS ANGELES - A atriz britânica Gemma Arterton, parte do elenco de "Príncipe da Pérsia: as Areias do Tempo", se casou no último domingo em Zuheros, na Espanha, com o empresário Stefano Catelli, informou hoje o site da revista "People". (fonte: Último Segundo)

Torres volta e Espanha arrasa a Polônia em último teste (quarta-feira, 9 de junho de 2010 - 04:38:33h)
A Espanha deu motivos suficientes nesta terça-feira para ser colocada como uma das grandes favoritas na Copa do Mundo. No último teste antes da viagem à África do Sul, a seleção espanhola contou com o retorno de lesão do atacante Fernando Torres para arrasar a Polônia. (fonte: A Tarde)

Espanha terá casa cheia contra a Polônia (terça-feira, 8 de junho de 2010 - 19:20:08h)
O último amistoso da Espanha, em casa, antes de embarcar para a África do Sul, promete grande presença do público na cidade de Múrcia ... Leia mais Assine O GLOBO e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa (fonte: Globo Online)


Para mais páginas sobre "Espanha", clique aqui


Comentar Página
ESPANHA, Resumo: Espanha | Reino da Espanha-(Português)-Reino de España-(Castelhano e galego)-Regne d'Espanya (Catalão)-Espainiako Erresuma (Basco)---(imagem ampliada)-(imagem ampliada)--Lema: Plus Ultra (mais além)--Línguas oficiais-castelhano (ou espanhol)-(em algumas comunidades autônomas também o catalão, basco ou galego)-Capital-Madrid-Maior cidade-Madrid-Coordenadas da capital-40° 24' N, 3° 41' O-Chefe de Estado-S.M. (Leia o artigo completo "Espanha" abaixo)


ESPANHA
CLIQUE AQUI PARA COMENTAR OU LER COMENTÁRIOS SOBRE ESTA PÁGINA


Espanha


Reino da Espanha
(Português)
Reino de España
(Castelhano e galego)
Regne d'Espanya (Catalão)
Espainiako Erresuma (Basco)

(imagem ampliada) (imagem ampliada)

Lema: Plus Ultra (mais além)

Línguas oficiais castelhano (ou espanhol)
(em algumas comunidades autônomas também o catalão, basco ou galego)
Capital Madrid
Maior cidade Madrid
Coordenadas da capital
40° 24' N, 3° 41' O
Chefe de Estado S.M. Juan Carlos I
Presidente do Governo José Luis Rodríguez Zapatero
Área
- Total
- % água 50º maior
504,782 km²
1.04%
População
- Total (2005)
- Densidade 27º mais populoso
44.708.964
88,39 h/km²;
Moeda Euro¹, Moedas de euro espanholas
Fusos horários Península: UTC+1 (Ilhas Canárias UTC 0). DST.
Hino nacional Marcha Real (também chamado de Marcha Granadera)
TLD (Internet) .es
Código telefónico 34
(1) Antes de 1999: Peseta espanhola
A Espanha (em castelhano España) é uma nação da Europa localizada na Península Ibérica. Faz fronteira a norte com o Mar Cantábrico, com França e Andorra, a leste e a sul com o Mar Mediterrâneo, a sul com o território britânico de Gibraltar a oeste com Portugal e a sul e oeste com o Oceano Atlântico. Além da porção ibérica, a ESPANHA possui também os arquipélagos das Baleares no Mediterrâneo e das Canárias no Atlântico e as cidades de Ceuta e Melilla (além de várias ilhotas e rochedos junto à costa africana), e o enclave de Llívia, rodeado por França.

O país está dividido em comunidades autónomas. Algumas destas comunidades, como a Galiza (Galicia ou Galiza), o País Basco (País Vasco ou Euskadi) e a Catalunha (Catalunya em catalão e Cataluña em castelhano), têm identidade nacional e línguas próprias.

Desde a sua adesão à União Europeia em 1986, a ESPANHA tornou-se um país altamente industrializado e uma das 10 maiores economias mundiais.

Índice
1 História
2 Política
3 Subdivisões
4 Geografia
5 Demografia
6 Economia
7 Cultura
8 Mídia
8.1 Estações de rádio
9 Religião
10 Ligações externas



História
Ver artigo principal: História da Espanha.

Política
Ver artigo principal: Política da Espanha.
A Espanha é uma monarquia constitucional hereditária desde 1975 quando S.M. o Rei Juan Carlos I assumiu a Chefia do Estado. O poder executivo é assegurado por um conselho de ministros, em que o Presidente do Governo (presidente del gobierno) (comparado a primeiro-ministro) é nomeado pelo monarca (Rey), depois de eleito pela Assembleia Nacional, na sequência de eleições legislativas.

O poder legislativo é assegurado pelo parlamento - bicameral, a Corte ou Asamblea Nacional composta pelo Congresso de Deputados (Congreso de los Diputados) com 350 membros, eleitos pelo voto popular com mandato de 4 anos e o Senado com 259 membros, dos quais 208 são directamente eleitos pelo povo e 51 indicados pelos legisladores regionais, com um mandato também de 4 anos.


Subdivisões
Artigos principais: Comunidades autônomas da Espanha, Províncias da Espanha e Municípios da Espanha

Desde a Constituição de 1978 que a ESPANHA está dividida em 17 Comunidades Autónomas e as duas cidades autónomas de Ceuta e Melilla, gozando estas de estatuto intermediário entre o município e a Comunidade. Das 17 comunidades autónomas 3 delas (Galiza, País Basco e Catalunha) gozam da condição de "nacionalidade histórica" reconhecida na constituição, juntamente com um "Estatuto de autonomia" o que reverte num maior poder e capacidade de decisão e soberania com respeito às outras comunidades.

As Comunidades dividem-se ainda em cinquenta províncias. Eis uma lista das Comunidades e Cidades Autónomas:

Andaluzia (Andalucía) (capital: Sevilha)
Aragão (Aragón) (capital: Saragoça)
Principado das Astúrias (Principado de Asturias) (capital: Oviedo)
Ilhas Baleares (Illes Balears, nome catalão, único oficial) (capital: Palma de Maiorca)
País Basco (Pais Vasco ou Euskadi) (capital: Vitoria-Gasteiz)
Ilhas Canárias (Canarias) (capitais das províncias: (Las Palmas de Gran Canaria e Santa Cruz de Tenerife)
Cantábria (Cantabria) (capital: Santander)
Castela-La Mancha (Castilla-La Mancha) (capital: Toledo)
Castela e Leão (Castilla y León) (capital: Valladolid)
Catalunha (Catalunya em catalão, Cataluña em espanhol) (capital: Barcelona)
Ceuta (capital: Ceuta)
Extremadura (capital: Mérida)
Galiza (Galiza em galego, Galicia em galego ou espanhol) (capital: Santiago de Compostela)
Comunidade de Madrid (capital: Madrid)
Melilha (capital: Melilla)
Região de Múrcia (Región de Murcia) (capital: Múrcia)
Comunidade Foral de Navarra (Comunidad Foral de Navarra) (capital: Pamplona)
La Rioja (capital: Logronho)
Comunidade Valenciana (Comunidad Valenciana) (capital: Valencia)



Geografia
Ver artigo principal: Geografia da Espanha.

A ESPANHA ocupa a maior parte da península Ibérica. Limita-se ao norte com o golfo de Biscaia, a nordeste com a França e Andorra, a leste e a sul com o mar Mediterrâneo, a oeste com Portugal e o oceano Atlântico. Mais da metade do país é constituída de planaltos, chamada Meseta Central, onde está situada Castela e La Mancha (de onde é Dom Quixote) - possui altura média de 600 m, onde se destaca a Cordilheira Central. O clima é continental no interior, mediterrânico na costa leste, sul, ilhas Baleares, Ceuta e Melilla, e oceânico no norte. Os principais rios são: Tejo (Tajo), Ebro, Douro (Duero), Guadiana, Guadalquivir e Minho (Miño).

Agricultura: beterraba 1,2 milhões de toneladas - cevada 7,5 milhões - trigo 4,3 milhões - batata 4 milhões - uvas 3,1 milhões - tomates 3 milhões Pecuária: ovinos 23 milhões - suínos 18 milhões - bovinos 5 milhões

Indústria: automobilística - construcão naval - química - siderúrgica - têxtil - calçado - alimentar


Demografia
Ver artigo principal: Demografia da Espanha.

Economia
Ver artigo principal: Economia da Espanha.
A ESPANHA é um dos principais países exportadores de automóveis. Contam-se o calçado, construção naval, siderúrgica, as indústrias químicas e o têxtil. O cultivo é de 54%. Os principais produtos agrícolas são as uvas e as toranjas; a produção de vinho e de azeite têm muita importância, assim como a pesca, dizendo a ESPANHA que possui a maior frota pesqueira do mundo, e a indústria do turismo que tem uma responsabilidade considerável na economia espanhola.


Madrid
Cultura
Ver artigo principal: Cultura da Espanha.

Mídia

Estações de rádio
Cadena SER
Cadena COPE
Radio Nacional de España
Onda Cero
Punto Radio
Cadena Dial
Cadena 100
Kiss FM
Los 40 principales
m80 radio
Maxima FM
Radiolé



Religião
79,4% da população espanhola se declara católica, enquanto 17% se declara sem religião e 2,3% declaram ser crentes de outras religiões (muçulmanos, ortodoxos, protestantes, judeus e etc.), segundo uma pesquisa oficial de 2005. É importante realçar que muito espanhóis se declaram católicos mesmo não sendo praticantes: 49% dos espanhóis questionados dizem não ir à missa e outros eventos religiosos quase nunca, enquanto que 21,1% dizem ir quase todos os domingos à missa e ir várias vezes por semana à festivais religiosos.

Feriados em 2005 Data Nome em português Nome em castelhano Observações
1 de Janeiro Ano Novo Año Nuevo -
6 de Janeiro Epifania Epifanía Festa dos Reis Magos
19 de Março São José San José Excepto em Andaluzia, Baleares, Canárias, Catalunha e La Rioja
24 de Março Quinta-Feira Santa Jueves Santo Excepto em Catalunha e Valência
25 de Março Sexta-Feira Santa Viernes Santo -
1 de Maio Dia do Trabalho Día del Trabajo -
25 de Julho Santiago Apóstolo Santiago Apóstol Excepto em Andaluzia, Catalunha, Ceuta, Melilla e Navarra.
15 de Agosto Assunção Asunción -
12 de Outubro Dia da Hispanidade
Festa da Virgen do Pilar Día de la Hispanidad
Virgen del Pilar Festa Nacional e Dia das "Forças Armadas"
1 de Novembro Todos-os-Santos Día de Todos los Santos -
6 de Dezembro Dia da Constituição Día de la Constitución -
8 de Dezembro Imaculada Conceição Inmaculada Concepción -
25 de Dezembro Natal Navidad -


Ligações externas
O Wikcionário possui o verbete: Espanhacasareal.es – Casa Real de Espanha
la-moncloa.es – Presidência do Governo de Espanha
administracion.es – Administração Geral do Estado
congreso.es — Congresso dos Deputados
senado.es – Senado
spain.info – Site oficial do turismo em Espanha
ine.es — Instituto Nacional de Estatística - página sobre Espanha
União Europeia
Países membros: Alemanha | Áustria | Bélgica | Bulgária | Chipre | Dinamarca | Eslováquia | Eslovénia | Espanha | Estónia | Finlândia | França | Grécia | Hungria | Irlanda | Itália | Letónia | Lituânia | Luxemburgo | Malta | Países Baixos | Polónia | Portugal | Reino Unido | República Checa | Roménia | Suécia

Países em vias de adesão e países candidatos: Croácia | República da Macedónia/FYROM | Turquia

-
Europa
Países: Albânia | Alemanha | Andorra | Arménia | Áustria | Azerbaijão | Bélgica | Bielorrússia | Bósnia e Herzegovina | Bulgária | Cazaquistão | República Checa | Chipre | Croácia | Dinamarca | Eslováquia | Eslovénia | Espanha | Estónia | Finlândia | França | Geórgia | Grécia | Hungria | Irlanda | Islândia | Itália | Letónia | Listenstaine | Lituânia | Luxemburgo | República da Macedónia/FYROM | Malta | Moldávia | Mónaco | Montenegro | Noruega | Países Baixos | Polónia | Portugal | Reino Unido | Roménia | Rússia | São Marinho | Sérvia | Suécia | Suíça | Turquia | Ucrânia | Vaticano

Territórios: Dependências e Colónias da Coroa Britânica: Ilhas do Canal (Guernsey e Jersey), Gibraltar e Ilha de Man | Regiões Autónomas Dinamarquesas: Ilhas Faroé | Regiões Autónomas Finlandesas: Åland | Regiões Autónomas Norueguesas: Jan Mayen e Svalbard | Regiões Autónomas Portuguesas-: Açores e Madeira

-
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE)
Alemanha | Austrália | Áustria | Bélgica | Canadá | Coreia do Sul | Dinamarca | Eslováquia | Espanha | Estados Unidos da América | Finlândia | França | Grécia | Hungria | Irlanda | Islândia | Itália | Japão | Luxemburgo | México | Noruega | Nova Zelândia | Países Baixos | Polónia | Portugal | Reino Unido | República Checa | Suécia | Suíça | Turquia

-
Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN)

Alemanha • Bélgica • Bulgária • Canadá • Dinamarca • Eslováquia • Eslovénia • Espanha • Estónia • Estados Unidos da América • França • Grécia • Hungria • Islândia • Itália • Letónia • Lituânia • Luxemburgo • Noruega • Países Baixos • Polónia • Portugal • República Checa • Roménia • Reino Unido • Turquia

-
Conferência Ibero-Americana
Países: Andorra-• Argentina-• Bolívia-• Brasil-• Chile-• Colômbia-• Costa Rica-• Cuba-• El Salvador-• Equador-• Espanha-• Guatemala-• Honduras-• México-• Nicarágua-• Panamá-• Paraguai-• Peru-• Portugal-• República Dominicana-• Uruguai-• Venezuela

-
União Latina
Países: Andorra-• Angola-• Argentina-• Bolívia-• Brasil-• Cabo Verde-• Chile-• Colômbia-• Costa do Marfim-• Costa Rica-• Cuba-• República Dominicana-• Equador-• Espanha-• Filipinas-• França-• Guatemala-• Guiné Bissau-• Haiti-• Honduras-• Itália-• México-• Moçambique-• Moldávia-• Mônaco-• Nicarágua-• Panamá-• Paraguai-• Peru-• Portugal-• Romênia-• San Marino-• São Tomé e Príncipe-• Senegal-• Timor-Leste-• Uruguai-• Vaticano-• Venezuela

-

--------------------------------------------------------------------------------

Clique aqui para Página Inicial da Enciclopédia


É dada permissão para copiar, distribuir e/ou modificar este documento sob os termos da Licença de Documentação Livre GNU, Versão 1.2 ou superior. Se utilizado em website, por favor inclua um link para , ou, se impresso, agradecemos a gentileza de mencionar nosso portal.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License, e utiliza material do artigo da Wlklpédla: "Espanha".



--------------------------------------------------------------------------------

Acompanhe-nos no Twitter ou no Facebook, clicando nas imagens acima
--------------------------------------------------------------------------------
"Espanha" foi sua pesquisa. Caso não encontre nesta página, clique aqui
--------------------------------------------------------------------------------
Outros Links sobre ESPANHA:

PESQUISAR PREÇO DE: Espanha
OUTRAS PÁGINAS COM: Espanha
Espanha em Vídeos
Espanha em Músicas


--------------------------------------------------------------------------------
Envie email para webmaster@tiosam.com com questões, sugestões ou comentários sobre o TioSam (Página: Espanha), busca em parceria com Google
Copyright ©1999-2010 - TioSam

Clique aqui para recomendar esta página a um(a) amigo(a)

ATENÇÃO: As opiniões, idéias e conceitos contidos na página Espanha ou em matérias, comentários, fóruns ou artigos não representam, necessariamente, a opinião do Tiosam.




--------------------------------------------------------------------------------

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS sobre Pág. ESPANHA - (Clique aqui para incluir seu comentário) - Voltar ao topo
Ainda não há nenhum comentário para esta página (/ENCICLOPEDIA/INDEX.ASP?Q=ESPANHA)
Escreva abaixo o seu comentário ou observação sobre esta página (título: Espanha).
Por favor atenha-se ao tópico desta página (Espanha), e por favor seja cordial (seu IP 187.15.16.136 está sendo gravado).
Seu nome: caracteres
Seu email:
(opcional, não será divulgado) caracteres
Cor do Céu:
(por segurança)
Seu comentário ou observação:

caracteres


Voltar ao topo



--------------------------------------------------------------------------------
Canais:
TIOSAM HOME Aeroportos EUA Agência de Turismo Bate-papo (Chat) BÍBLIA ONLINE Cinema - Em Cartaz Classsificados COMUNIDADE (membros) Curso de Inglês Dicionário de Espanhol Dicionário de Francês Dicionário Inglês-Português Dicionário Português-Inglês Enciclopédia Fórum Futebol Total Gasolina, Preço da Guia Brasileiros no Exterior Guia do Imigrante nos EUA Horários Mundiais Horóscopo Diário Imóveis - Compra e Venda Informações Jornais do Brasil Livros Online Loterias Medidas Mural de Recados Músicas Portal Consular Rádios ao Vivo Receitas Brasileiras Receitas, Livro de Revista Mundo em Estilo Revistas Tio Sam: quem foi? Tradutor Online Vídeos Webcams

--------------------------------------------------------------------------------


--------------------------------------------------------------------------------

Aviso Legal: O Portal TIOSAM (doravante, "Portal" ou "TIOSAM") coloca à disposição dos usuários dispositivos técnicos denominados "links de acesso", tais como, entre outros, 'banners" (visualização de imagens e sinais gráficos nas páginas, as quais identificam publicidade, propaganda etc), botões, propagandas, diretórios e ferramentas de busca que permitem aos usuários ter acesso a páginas pertencentes a terceiros (doravante, "Páginas Externas"). A instalação destes banners, diretórios e ferramentas de busca do Portal tem como única finalidade facilitar aos usuários a busca de informações disponíveis na Internet.
Os resultados das ferramentas de busca são proporcionados diretamente por terceiros e são conseqüência do funcionamento automático de mecanismos técnicos, razão pela qual o TIOSAM EUA não pode controlar, e não controla, tais resultados. Em particular, TIOSAM não controla que em tais resultados apareçam sites de Internet cujos conteúdos possam ser ilícitos, inapropriados, contrários à moral e aos bons costumes.
O TIOSAM não oferece nem comercializa, por si ou por terceiros, informação, conteúdos e serviços disponíveis nas Páginas Externas, nem os controla previamente, aprova, recomenda, supervisiona ou os faz próprios. O usuário, portanto, deve ter a máxima prudência na utilização da informação, conteúdos e serviços existentes nas Páginas Externas.
TIOSAM se reserva o direito de recusar ou retirar o acesso ao Portal e/ou aos seus serviços, como busca, Bíblia, enciclopédia, comunidade brasileiros no exterior, brasileiros nos Estados Unidos, Comunidade de brasileiros nos EUA, dicionário inglês/português, notícias, vídeos, músicas MP3, receitas, Espanha, entre outros, a qualquer momento e sem necessidade de prévio aviso, por iniciativa própria ou por exigência de um terceiro, àqueles usuários que descumprirem este Aviso Legal.
O TIOSAM não garante a legalidade, confiabilidade e utilidade dos conteúdos oferecidos neste website.
O TIOSAM EUA, o portal dos brasileiros no mundo, não garante a veracidade, exatidão, exaustividade e atualidade dos conteúdos oferecidos neste website.

Aviso Legal (Legal Warning)


--------------------------------------------------------------------------------
Hoje é quarta-feira, 9 de junho de 2010 - 07:08:53 EST

S187TI - M




TODOS OS DIREITOS RESERVADOS DE COPYRIGHT A TIOSAM EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas