terça-feira, 8 de junho de 2010

665 - QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO

Visita Wikilingue.comQueda do império Romano
Queda do império Romano
De WikiLingue, a Wikipédia multiLingüe
Ficheiro:Permanece Empire.png Mapa do império Romano ao ano 133 AC (vermelho), 44 AC (taronja), 14 DC (amarelo), and 117 D (verde).A Queda do império Romano é o processo de decadência que trouxe à fragmentació do Império Romano de Ocidente no ano 476.

Cabe no século IV, Roma seguia dominando um extenso império, que tinha como eixo o mar Mediterrani. A civilização romana estendia-se desde o Rin e o Danubi até o Sàhara, desde o ocidente de Hispània até Mesopotàmia.

O triunfo do cristianisme, que foi convertido em religião oficial pelo imperador Teodosi E o grande no final do século, consolidava ainda mais esta unidade. Mas, naquele momento, este imenso império padecia uma grave crise que à longa acabaria com a sua existência. Era um gigante cansado depois de vários séculos de expansão e esforços.

Alguns sintomas desta decadência eram:

a corrupção dos altos cargos da Administração,
a passivitat do cidadão ante problemas e obrigações,
o retrocés do comércio pelo excesso de impostos que tinham de pagar os comerciantes e artesões.
a decadência das cidades, abandonadas pelas classes altas, instaladas nas suas vil·les de esbarjo.
crise da classe média, aclaparada pelas pressões fiscais.
um grave descenso demográfico
O exército conservava-se ainda forte, apesar que era a cada vez mais frequente a allistament de germànics, que ocupavam inclusive altos cargos de comando.

Aparte desta situação, já de por se grave, uma forte ameaça assetjava Roma. tratava-se da pressão que sobre os seus "limes" ou fronteiras faziam os povos germànics. A derrota e morte sofrida pelo imperador de Orient Valendo no ano 378 em frente aos visigots, à Batalha de Adrianòpolis, foi um sério avís.

O seu sucessor Teodosi E o grande (379-395) tinha às suas mãos a difícil empresa de injectar nova vida ao império, e a sua gestão foi afortunada. Conseguiu deter a temida allau germànica e da sua época fala-se como um "renaixement teodosià". Mas quando morreu todo seguiu como dantes, e inclusive se agravou.

Para realizar melhor a defesa e administração do império, Teodosi dividiu-o entre os seus dois filhos, dando a Honori Ocidente e a Arcadi o Orient. No entanto, esta decisão significou o rompimento decisivo da unidade romana, ao seguir os dois territórios destinos muito diferentes. O Império de Orient, salvado da invasão germànica, viverá, com o nome de Império Bizantí, mil anos mais que o de Ocidente, que sucumbirà no ano 476.

Enllaços externos
A queda do Império

Predefinição:ORDENA:Queda Do Império Romaem:Decline of the Permanece Empiretenho:שקיעת האימפריה הרומית

Obtido em "http://pt.wikilingue.com/ca/Queda_do_imp%C3%A9rio_Romano"
Categorias: Império Romano de Ocidente | Império Romano

This page is based in an article from Wikipedia (please colaborate or donate).
Reutilization of the present article (modified or copied) is encouraged with the only conditions of adding a link to this page and to keep the same license.
More Wikilingue: Català, Español, Español II, Español III, Galego, Galego, Português, Português II


COPYRIGHT DEVIDO À WIKIPÉDIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas