segunda-feira, 7 de junho de 2010

609 - IMPÉRIO ROMANO

SÓ PARA AJUDAR O PESSOAL DO PRÉ-VESTIBULAR
Home Data de criação : 07/06/19 / Última atualização : 10/05/31 13:46 / 475 Artigos publicados
--------------------------------------------------------------------------------

Descrição

estude-estude-estude-estude-estude-estude-estude-estude-estude-estude-estude-estude- estud ...
Ler a continuação Categorias
LINGUA PORTUGUESA (33)
GRAMATICA (6)
LITERATURA (63)
LIVROS completos (19)
MURAL (4)
HISTORIA (107)
HIST. CONTEMPORANEA (34)
ATUALIDADES (32)
GEOGRAFIA (58)
MEIO AMBIENTE (5)
BIOLOGIA (25)
MATEMATICA (10)
GEOMETRIA (4)
QUIMICA (30)
FISICA (7)
INGLES (6)
INGLES: Letras e mus (2)
CONCEITOS (4)
EXERCICIOS (4)
OS ARTISTAS (5)
buscas arquivadasBusca
Comentários
NãoSei=P : esse site me ajudou mto!!! eu tinha que fazer um trabalho das peguntas de 10 a...
hellen : poderia haver mais informações sobre a ELETROSFERA DO ÁTOMO
Tiffany : Esse resumo me ajudou muito. Agradeço muito. Eu já tinha lido o livro, e para c...
livia : fico grata com esse saite ñ faço vestibular mais sou da oitava serie . Voçes po...
CAMILA : GOSTEEEEEEEEEEEEEEI NÃO ! AVE MARIA MANDEE AAI EXERCICIOS NEE ? TEENHO QUE APRE...
Últimos vídeos
19º HISTÓRIA DO BRASIL por Boris Fausto: Redemocratização - parte 3

18º HISTÓRIA DO BRASIL por Boris Fausto: Redemocratização - parte 2

17º HISTÓRIA DO BRASIL por Boris Fausto: Redemocratização - parte 1

16º HISTÓRIA DO BRASIL por Boris Fausto: Ditadura - parte 3

Estatísticas
Desde a criação do blog
1634046 Visitantes Únicos
2642577 Pageviews
Ads by Google
Twitter GuiaMais.com
twitter.com/guiamais
Fique por dentro do twitter do Guia Mais o portal de Busca Hiperlocal.
Viaje com a Terra Mundi
www.TerraMundi.com.br
Roma: 07 Dias / 06 Noites A partir de US$ 1536. Confira!
< Anterior | Para visualizar todos os artigos | Seguinte >
ASCENSÃO E DECLÍNIO DO IMPÉRIO ROMANO: as estratégias de Augusto, por Toynbee (HISTORIA) escrito em segunda 03 março 2008 03:20 ascensao e declinio, augusto, cidade-estado, colapso financeiro, desigualdade, emancipado, escravo, etruscos, fenicios, governo romano, gregos, imperio romano, mordomia de cesar, mundo mediterraneo, oikoumene, paz de augusto, status, toynbee, troca


Augustus: Primeiro Imperador.
de: www.thepaolas.com



Texto para reflexão



Ascensão e declínio

do Império Romano:

as estratégias de Augusto.



O texto a seguir foi extraído do livro A humanidade e a Mãe-Terra,
do historiador Toynbee, Zahar, 1979, 2ª ed. p.355-357.



A maior realização política do Império Romano foi a conversão gradual de seus súditos a cidadãos romanos. Essa política tinha sido iniciada no século IV a.C. e fora uma das causas do sucesso obtido pelos romanos em incorporar a sua comunidade primeiro a península italiana e, finalmente, todo o perímetro do Mediterrâneo. A implementação da política não fora contínua. Houve hesitações e interrupções. No entanto, o processo foi consumado em 212 d.C., quando a cidadania romana foi conferida — ou imposta — a toda a população do Império, anteriormente não liberta, à exceção de uma pequena minoria residual.

A liberdade de Roma em emancipar estrangeiros conquistados contrasta abertamente com a impiedade de Atenas no século V a.C. O contraste explica, em parte, por que motivo foi Roma, e não Atenas, que realizou a unificação política da bacia do Mediterrâneo. Todavia a igualdade de status político não compensa a injustiça econômica e social. A outra estratégia eficaz de Roma para promover sua expansão territorial fora garantir os investimentos dos ricos contra as reivindicações dos pobres. No Império Romano, durante o período de 31 a.C. a 235 d.C, a gradual extensão de emancipação política foi acompanhada de um progressivo alargamento na distância que separava os ricos dos pobres. Aumentou a desigualdade diante da lei, também a desigualdade de posses, de renda e de padrão de vida, espiritual e material.

[...]

A cidade-estado romana começara sua carreira de expansão com uma equipe administrativa inteiramente inadequada. Como a maioria de outras cidades-estado — etruscas, gregas e fenícias — da bacia do Mediterrâneo no último milênio a.C., Roma fora governada por um pequeno grupo de funcionários públicos não-profissionais, eleitos anualmente, e as reivindicações administrativas feitas pela expansão gradual de Roma não foram atendidas, de forma apreciável, mediante o aumento do número de cargos eletivos e a duração do mandato de seus ocupantes temporários. O recurso principal do Governo Romano para remediar suas deficiências administrativas fora transferir o suprimento de seus exércitos e o recebimento de seus impostos a companhias de cidadãos privados. Essas companhias haviam adquirido toda a perícia administrativa do Mundo Helênico da época. Empregavam forças-tarefa de escravos e escravos emancipados educados.

Augusto, seguindo seu pai adotivo, Júlio César, reduziu as oportunidades das companhias em obterem lucros particulares indevidos a expensas do governo de Roma, seus cidadãos e seus súditos, mas Augusto copiou sua organização. Criou uma "mordomia de César" de escravos e escravos emancipados em grande escala para servir como sua equipe administrativa pessoal, e compensou o antigo "sistema" romano aristocrático e seus parasitas, que se haviam cevado com contratos públicos, recrutando, dentre eles, os dois graus mais elevados de um serviço social bem pago. [...] esse serviço civil romano imperial de Augusto, equipado com lobos disfarçados em cordeiros, era muito melhor do que as improvisações administrativas imperiais rudimentares [...].

O serviço civil romano imperial teve, finalmente, que assumir uma tarefa para a qual Augusto não o havia destinado, sua intenção fora, não conduzir, mas apenas supervisionar a administração local das cidades-estado que constituíam as células que compunham o organismo político imperial. O pessoal do serviço imperial fora, por isso, originalmente mantido em números pequenos. O iniciador da Paz de Augusto não conseguira prever que os cidadãos das cidades-estado componentes do Império perderiam o interesse pelo governo local de suas comunidades, quando estas houvessem sido despojadas de sua prerrogativa soberana histórica de fazer guerra contra seus vizinhos. Numa data no início do século II d.C., uma era de enganadora prosperidade no Mundo Mediterrâneo — o governo local estava começando a cair em desordem, e o governo central do Império estava se vendo obrigado, relutantemente, a intervir diretamente nesse vasto campo de trabalho administrativo.

No Século III d.C. uma catástrofe assolou cada um dos impérios que, haviam dividido entre si a maior parte do Oikoumenê do Velho Mundo.

O Império Romano suportou e, surpreendentemente, sobreviveu a meio século de caos (235-284 d.C.), o que foi uma seqüência surpreendente de uma idade anterior pseudo-de-ouro (96-180 d.C.). Durante esse desesperador meio século em Roma, a cunhagem imperial foi aviltada a um valor zero; o território do Império foi invadido e devastado por intrusos de além das fronteiras. Em 250 d.C. o Imperador Décio foi derrotado e morto pelos godos. Em 260 d.C. o Imperador Valeriano foi derrotado e capturado pelos persas e terminou sua vida em cativeiro. O próprio Império fragmentou-se temporariamente, [...]. O colapso financeiro de Roma foi a tais extremos que, durante certos períodos, os pagamentos eram feitos in natura e o comércio conduzido por trocas. Isso foi uma portentosa regressão econômica num Mundo Mediterrâneo em que a cunhagem fora inventada no Século VII a.C. e que, muito antes dessa data, vinha usando lingotes de metal precioso como medida e meio de troca.

< Anterior | Para visualizar todos os artigos | Seguinte >
Faça um comentário!webcam texto Seu nome:
Seu texto:









Seu email:(Opcional)
Seu blog:(Opcional)
Copiar o texto abaixo:
Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (187.15.7.167) para se identificar
Todos os comentários desse artigo:
ASCENSÃO E DECLÍNIO DO IMPÉRIO ROMANO: as estratégias de Augusto, por Toynbeemaaaah Qui 11 Set 2008 19:09
eu odeio historiaaaaaaaaa hheshehshehs
--------------------------------------------------------------------------------


--------------------------------------------------------------------------------
Links Favoritos:



Todos os artigos
Home
O último artigo
ROMA: anotações sobre a monarquia e a república
ROMA: Império (de I a.C ao séc V)
ROMA: Alto Império (27 a.C. - 235 d.C) - resumo para o vestibular
ROMA: Oficialização do Cristianismo
ROMA: Baixo Império (235 - 476 d.C) - resumo para o vestibular
ASCENSÃO E DECLÍNIO DO IMPÉRIO ROMANO: as estratégias de Augusto, por Toynbee
CONSTANTINOPLA: O nascimento do Império Bizantino
HUBBLE: mostra nascimento de estrelas em nebulosa
ENEIDA : Literatura clássica
RESUMO: Memórias de um Sargento de Milícias
EXERCÍCIOS: língua portuguesa

--------------------------------------------------------------------------------

página 1 página 2 página 3 página 4 página 5 página 6 página 7 página 8 página 9 página 10 página 11 página 12 página 13 página 14 página 15 página 16 página 17 página 18 página 19 página 20 página 21 página 22 página 23 página 24 página 25 página 26 página 27 página 28 página 29 página 30 página 31 página 32 página 33 página 34 página 35 página 36 página 37 página 38 página 39 página 40 página 41 página 42 página 43 página 44 página 45 página 46 página 47 página 48 página 49 página 50 página 51 página 52 página 53 página 54 página 55 página 56 página 57 página 58 página 59 página 60 página 61 página 62 página 63 página 64 página 65 página 66 página 67 página 68 página 69 página 70 página 71 página 72 página 73 página 74 página 75 página 76 página 77 página 78 página 79 página 80 página 81 página 82 página 83 página 84 página 85 página 86 página 87 página 88 página 89 página 90 página 91 página 92 página 93 página 94 página 95 Palavras chave
artigo aula bentinho brasil capitu consultoria acadêmica critica cultura dissertacao dom casmurro história literatura machado de assis monografia portugues pre-vestibular terra tese usp vestibular
Calendário
<< < Jun 2010 >> >

S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30
Perfil
Ver o perfil
Ver amigos
Escrever uma mensagem
Convidar um amigo
Cadastro a newsletter
Receba por e-mail as novidades desse blog.

cadastre-se clique aqui


Ads by Google
Registre Marcas na Europa
www.sgcr.pt
Estratégias de Registro Consultoria Agentes de Marcas Europeias
Franquia em Lançamento
www.FranquiaRestaurante.com
Conheça a Franquia de Restaurantes que mais cresce e lucre alto!
Geopolítica - Curso RI
VestibularFasm.com.br/Inscreva-se
Estude Geopolítica no Curso de Relações Internacionais Inscreva-se
Manifesto Conservador
manifestoconservador.blogspot.com
Nossos Valores são o nosso Legado Pensamento conservador brasileiro
Edinho Silva
www.edinhopt.com.br
Presidente Estadual do PT-SP Informações dos municípios de SP
IESDE Cursos Online
www.iesdecursos.com.br/Sociedade
Curso História Política e Sociedade com Videoaulas Online e Certificado


Este blog contém algum conteúdo censurável? / Divulgar este blog

rede Blogorama
Você também pode criar o seu blog. Clique aqui! reporters without frontiers
Abrir a barraFechar a barra Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para pre-vestibular
Precisa estar conectado para adicionar pre-vestibular para os seus amigos
pre-vestibular
Adicionar aos meus amigos | Escrever uma mensagem
Site : arteblog.com.br bebeblog.com.br bigbrotherblog.com.br cineblog.com.br esporteblog.com.br fashionblog.com.br futblog.com.br gamingblog.com.br loveblog.com.br musicblog.com.br novelablog.com.br receitablog.com.br spaceblog.com.br tuningblog.com.br Criar um blog

COPYRIGHT PRÉ-VESTIBULAR ARTEBLOG.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas