segunda-feira, 7 de junho de 2010

559 - IMPÉRIO ROMANO

Visita Wikilingue.comImpério RomanoProcura
Império Romano
Na Galipedia, a Wikipedia em galego.
Rês publica Romana
Império Romano

Império












-27 — 476 →






[[}}|Escudo}}}}|Escudo]]

REDIRECCIÓN Modelo:! colspan="2" style="text-align: center; vertical-align: top; font-size: 90%;border-top: solid 1px #ccd2d9; padding: 0.4em 1em 0.4em 0; vertical-align: top; text-align: center;"
REDIRECCIÓN Modelo:! Lê-ma: "Senatus Populusque Romanus" (SPQR) em latín: "O Senado e o Povo de Roma"
REDIRECCIÓN Modelo:!-


Capital Roma
(44 AC – 286 DC)
Constantinopla
(desde o 330)
Ravenna
Língua Latín, grego
Religião Politeísmo romano, depois Cristianismo
Governo Autocracia
[[}|Presidente de nome_curto}}}|Presidente}}|Presidente]]
• 27 aC - 14 dC Augusto
• 379 – 395 Teodosio I
• 475 — 476 / 1449 — 1453 Rómulo Augusto / Constantino XI
{{#if:[[{{{ano_início}}}]] |




• Deposición de Rómulo Augusto / Queda de Constantinopla * 476
Moeda Solidus, Aureus, Denarius, Sestertius, As

O Império Romano foi um império da antigüidade surgido trás a vitória de Octavio Augusto sobre Marco Antonio no ano 27 a.C. Ainda que Octavio nunca foi proclamado imperador, aliás, assumiu todos os poderes do Estado e inaugurou a primeira dinastía de imperadores, a dinastía Xulia-Claudia. O Império foi destruído definitivamente no ano 476 trás a caída de Roma nas mãos dos bárbaros.

Roma
Monarquia
República
Império
Principado Dominado
Império de Ocidente Império de Oriente
Magistrados Ordinários:
Cónsul
Pretor
Cuestor
Promaxistrado
Edil
Tribuno da plebe
Censor
Gobernador

Magistrados Extraordinários:
Ditador
Magister equitum
Triumvirato
Decemviro

Oficiais e Títulos:
Pontífice Máximo
Legatus
Dux
Officium
Praefectus
Vicarius
Vigintisexviri
Magister militum
Imperator
Princeps Senatus
Imperador
Augusto
César
Tetrarquía

Instituições e normas:
Assembleias romanas
Senado romano
Constituição republicana
Direito romano
Cursus honorum
Colexiatura

editar

Ainda que Octavio não aboliu legalmente a República e partilhava o poder com o Senado, na realidade era ele quem tomava as decisões. O Império estabeleceu novas estruturas económicas, políticas e religiosas para administrar um território cada vez mais grande. Octavio adoptou ao seu fillastro Tiberio ao que seguiram várias dinastías de imperadores.

Sob o mando de Constantino I, no século IV, o cristianismo converteu na religião preponderante do Império. O imperador Xuliano o Apóstata tentou voltar ao paganismo, mas com Teodosio I o cristianismo assentou-se definitivamente num Império que à sua morte, aliás, já estava invadido pelos bárbaros e se desmembrou. Finalmente, no ano 476 Roma caiu nas mãos dos visigodos ao mando de Alarico, sob sobreviveu o Império Romano de Oriente, até que em 1453 os turcos tomaram Constantinopla.

Legado
Vários estados declararam-se os sucessores do Império Romano depois da queda do Império em ocidente]]. Primeiro foi o Império Bizantino, o término historiográfico moderno empregado para o período posterior do Império Romano de Oriente. Depois o Sacro Império Romano Germânico, uma tentativa por ressuscitar o Império no oeste, foi estabelecido no 800 quando o Papa León III coronou ao rei franco Carlomagno como imperador romano no dia de Nadal, ainda que o império e o escritório imperial não se formalizaram em décadas. Trás a caída de Constantinopla, a Rússia dos Tsars, como herdeira da tradição cristiana ortodoxa do Império Bizantino, contou-se a sim mesma como a terceira Roma (com Constantinopla sendo a segunda). E quando os otomanos, que baseavam o seu estado no modelo bizantino, tomaram Constantinopla no 1453, Mehmed II estabeleceu a sua capital ali e afirmou sentar no trovão do Império Romano, e foi inclusive tão longe como atirar uma invasão contra Itália com o propósito de "reunificar o Império", ainda que os exércitos papais e napolitanos detiveram o seu avanço hacia Roma em Otranto no 1480. Constantinopla não foi renomeada oficialmente como Estambul até o 28 de Março de 1930.

O Império legou muitas coisas ao mundo, como o (mais ou menos) calendário moderno, as instituições do Cristianismo e foi uma influência constante na arquitectura, especialmente no románico e o neoclasicismo. O extenso sistema de estradas que foi construído pelo exército romano perdura até hoje em dia. Devido a esta rede de estradas, o tempo necessário para viajar entres pontos da Europa]] não diminuiu até o século XIX, quando a locomotora foi inventada.

O Império Romano também legou o seu sistema de governo, que influenciou várias constituições incluindo a da maioria dos países europeus e muitas das suas antigas colónias. O mundo moderno também herdou a lei romana. Governando um vasto território, os romanos desenvolveram a ciência da administração pública até um extremo nunca antes concebido nem necessitado, criando um extenso serviço civil e formalizando os métodos de recolección de impostos. O actual mundo ocidental deriva a sua história intelectual dos gregos, mas deriva os seus modos de vida, direito e governo daquele dos romanos.

Veja-se também
Outros artigos
Roma Antiga
Períodos históricos da Roma Antiga
Fundação | Monarquia ( 753 adC - 509 adC) | República (509 adC - 27 adC) | Império (27 adC - 476 dC) | Decadência




Ficheiro:Hourglass.svg Artigo nos seus primeiros passos. Este artigo relacionado com a história é, por enquanto, só um bosquexo. Trabalha nele e contribui a que a Galipedia melhore e medre. Existem igualmente outros artigos relacionados com a história que precisam de revisão e nos que possivelmente também possas contribuir.

Esta caixa usa um parâmetro "tipo=contido" inválido e precisa ser reparado.
arz:الامبراطوريه الرومانيهbê:Рымская імперыя bê-x-old:Рымская Імпэрыяque:Imperi Romàele:Ρωμαϊκή Αυτοκρατορία em:Roman Empireés:Império romanomwl:Ampério Romanoem o:Romerriketsimples:Roman Empirezh-mim-nan:Lô-má Tè-kok

Trazido desde "http://pt.wikilingue.com/gl/Imp%C3%A9rio_Romano"
Categorias: História em progresso | Roma antiga | Império Romano | Direito romano
Categorias ocultas: Artigo de qualidade em que.wiki | Artigo de qualidade em fi.wiki | Artigo de qualidade em ka.wiki | Artigo de qualidade em lv.wiki | Artigo de qualidade em em o.wiki | Artigo de qualidade em pt.wiki | Artigo de qualidade em zh.wiki

This page is based in an article from Wikipedia (please colaborate or donate).
Reutilization of the present article (modified or copied) is encouraged with the only conditions of adding a link to this page and to keep the same license.



COPYRIGHT DEVIDO A WIKIPÉDIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas