sábado, 5 de junho de 2010

493 - MARCO ANTONIO

Marco António

(Roma, 82 a. C. - Alexandria, 30 a. C.)


General romano. Quando jovem provoca o escândalo da sociedade romana pela depravação dos seus costumes; no entanto, estes pecados são-lhe perdoados pelos seus coetâneos quando demonstra o seu valor no combate e os seus dotes de capitão, generoso com os seus soldados e solidário com os seus problemas. Quando Júlio César se lança para a guerra civil, Marco António coloca-se do seu lado. Após o triunfo, é incumbido do governo de toda a Itália. Na Batalha de Farsália está no comando da ala direita e contribui de maneira decisiva para a derrota de Pompeu. No ano de 44 é nomeado cônsul.

Após o assassinato de César, Marco António pronuncia a oração fúnebre e coloca-se à cabeça do partido que combate os assassinos. No ano de 43 constitui, juntamente com Lépido e Octávio, o segundo triunvirato. Donos de Roma, os triúnviros reprimem sangrentamente os seus oponentes políticos, e assassinam, entre outros, Cícero, inimigo de Marco António. Na Ásia derrota, nas proximidades de Filipos, os assassinos de César (42).

Marco António fica no Oriente, enquanto Octávio centra o seu campo de acção no Ocidente. António casa com Octávia, irmã do seu associado, e assim torna mais sólidos os laços que os unem. No ano de 38, o triunvirato é renovado por cinco anos. No Oriente, a António sucede o mesmo que a Alexandre Magno: converte-se num príncipe asiático, mais dado às comodidades e à moleza que à actividade e ao exercício das armas. Cleópatra, rainha do Egipto, antiga amante de Júlio César, não é alheia a este processo. Quando Marco António repudia Octávia, o escândalo estala. Octávio torna público o testamento de António, claramente anti-romano, e declara guerra a Cleópatra. A frota romana e as de António e Cleópatra enfrentam-se junto ao promontório de Accio. Cleópatra foge com as suas galeras e António abandona o seu exército e segue-a (31). Um ano mais tarde, quando Octávio toma a cidade de Alexandria, onde Marco António está refugiado, este suicida-se.




COPYRIGHT DEVIDO AO AUTOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas