sábado, 5 de junho de 2010

478 - OS ROMANOS

Lista archport
Mensagem
› Índice por assuntos | › Índice cronológico
‹ Anterior por data ‹ Anterior por assunto Mensagem Nº 04971 de 5262 › Próxima por assunto › Próxima por data
[Archport] Arqueologia: Descobertos na Alemanha vestígios de batalha entre romanos e germanos até agora desconhecida (RTP online)
To : archport@ci.uc.pt
Subject : [Archport] Arqueologia: Descobertos na Alemanha vestígios de batalha entre romanos e germanos até agora desconhecida (RTP online)
From : António Correia
Date : Wed, 17 Dec 2008 20:49:40 +0000

--------------------------------------------------------------------------------

Da RTP vem o seguinte:


Arqueologia: Descobertos na Alemanha vestígios de batalha entre romanos e germanos até agora desconhecida Segundo vários peritos, a batalha ainda era desconhecida, e os achados justificam que se fala da "Descoberta do Século".


Entre as peças, parte das quais foram apresentadas hoje em conferência de imprensa, no local das escavações, em Kalefeld-Oldenrode, pela equipa de arqueólogos, estão, por exemplo, pontas de flechas e dardos com vestígios de ADN provenientes de África.


Tudo começou há oito anos com as escavações feitas por um arqueólogo amador, Rolf Peter Dix, 63 anos, que encontrou algumas das peças mas as guardou num armário em casa, pensando tratar-se de vestígios da Idade Média, e não da Antiguidade.


Só depois de colocar fotos na Internet Dix se apercebeu da eventual importância da sua descoberta, entrou em contacto com a arqueóloga Petra Loenne, que trabalha para a concelhia local, e convenceu as autoridades a iniciar escavações de maior envergadura, em Junho, sob o maior secretismo, para evitar que a zona fosse invadida por curiosos e houvesse danos ou mesmo saques.


Entre os achados entretanto feitos há também arreios de cavalos, apetrechos de carros de combate e pregos de sandálias romanas.


Algumas das moedas encontradas pelos arqueólogos têm cunhada a imagem do Imperador Cómodo, que governou o Império Romano de 180 a 192 d.C, o que levou os peritos a situar a batalha entre 180 e 260 d.C.


Segundo especialistas na história daquela época, as forças romanas incluíam cerca de mil legionários, e o embate ter-se-á assim travado cerca de 200 anos depois da Batalha de Varus, na Floresta de Teutoburg, na qual os romanos sofreram uma pesada derrota.


Até agora os historiadores consideravam que os romanos, após este desaire militar, se tinham retirado do território germânico, mas os vestígios encontrados em Nordheim provam, segundo os arqueólogos, que ainda levaram a cabo grandes operações militares nesta zona, 200 anos depois.


Alguns dos achados estão em excelente estado de conservação, e permitiram reconstituir, por exemplo, o local de embate de uma salva de flechas, disseram ainda os cientistas, sublinhando que nenhum outro campo de batalha da Antiguidade deixou vestígios tão impressionantes.


Nos anos anteriores, foram também encontrados no concelho vizinho, em Goettingen, restos de um grande campo de abastecimento do exército romano, bem como de vários acampamentos secundários. Neste local foram também encontradas moedas, entre outros objectos que sinalizam a passagem das legiões romanas.


No próximo ano, arqueólogos da Universidade Livre de Berlim vão fazer escavações ainda mais profundas no mesmo lugar, numa área de floresta de 1,5 quilómetros de comprimento por 500 metros de largura, para tentar encontrar também vestígios de túmulos e determinar quem venceu a batalha.


Guenther Moosbauer, professor de História da Antiguidade da Universidade de Osnabrueck, disse depois de examinar os novos achados e o seu bom estado de conservação que deve ter-se tratado de uma vingança das legiões romanas, e que estas devem ter saído vencedoras do confronto com as tribos germânicas.


http://ww1.rtp.pt/noticias/?article=377917&visual=26&tema=5

António Correia




________________________________________________________________________________
Cartão de crédito Citi: Adira e receba GRÁTIS uma máquina de café.
Peça aqui o seu http://www.iol.pt/correio/rodape.php?dst=0805131


--------------------------------------------------------------------------------

Follow-Ups:
Re: [Archport] Arqueologia: Descobertos na Alemanha vestígios de batalha entre romanos e germanos até agora desconhecida (RTP online)
From: "António Salvador"
Mensagem anterior por data: Re: [Archport] decifração de textos de Huelva Próxima mensagem por data: [Archport] Uma com inscrição singular
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Arqueologia: Descoberto navio de guerra britânico do século XVIII (Agencia Lusa) Próxima mensagem por assunto: Re: [Archport] Arqueologia: Descobertos na Alemanha vestígios de batalha entre romanos e germanos até agora desconhecida (RTP online)



COPYRIGHT DEVIDO AO AUTOR DO TEXTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas