sábado, 5 de junho de 2010

381 - BANHOS TURCOS ROMANOS

Buscar no ComoTudoFunciona e na Web

TUDO SOBRE
Ambiente
Carros
Ciência
Crianças
Eletrônicos
Empresas e Finanças pessoais
Entretenimento
Esporte
Informática
Saúde
Sociedade e Cultura
Sua casa
Viagem
–Destinos –Equipamentos –Planejamento –Saúde –Segurança –Transporte


GUIA DE COMPRAS
Dicas sobre produtos
VÍDEO
Artigos e reportagens

QUIZ
O que você sabe?

BLOG
Ano Polar
Eurocopa
Gadgets
Verão abaixo de zero
BOLETIM POR E-MAIL

Publicidade
Principal > Viagem > Destinos imprimir enviar por e-mail
Banhos Georgianos e Romanos
por Jerry Camarillo Dunn Jr. - traduzido por HowStuffWorks Brasil



Dreamstime
Há dois mil anos, a fama de Bath
vem de suas fontes minerais


Tudo começou por volta de 850a.C. ou, segundo a lenda, quando o Rei Bladud contraiu lepra, foi exilado para o interior da Inglaterra e se tornou um criador de porcos. Ali, onde futuramente seria Bath, ele observou que seus porcos se esfregavam em fontes enlameadas e quentes, e sua pele se curava. Ele fez o mesmo - e curou-se

Seja esta história verdadeira ou não, os romanos que chegaram no ano 44d.C. encontraram as pessoas do lugar desfrutando das águas minerais quentes de Bath. Os romanos fundaram a cidade chamada Aquae Solis.

Durante os quatro séculos seguintes, eles transformaram as fontes quentes naturais num complexo aquático e templo dedicado à Sulis Minerva, deusa romana e celta da cura. As nascentes ainda abastecem os "banhos" atualmente, jorrando 946.250 litros de água por dia, a 44,7°C.

Os romanos foram embora, e durante a Idade Média, a cidade se transformou num centro religioso e mercado de lã - os "banhos" ficaram menos frequentes. Porém, no começo do século 18, a moderna sociedade inglesa começou a ir para Bath para "utilizar as águas" como fonte de tratamento.

Um apostador chamado Richard "Beau" Nash se tornou o mestre de cerimônias, intermediário social e organizador de eventos da cidade. Para um seleto grupo de pessoas, Bath tornou-se um lugar para se encontrar, flertar, assistir a concertos, participar de bailes - e fofocar.

Nos tempos georgianos, Bath tomou forma de obra prima arquitetônica. Uma equipe de construtores chefiada por pai e filho, ambos chamados John Wood, usou pedras cor de mel vindas de uma pedreira vizinha para erguer uma elegante cidade, cujo estilo paladiano lembrava os clássicos dias romanos. O famoso Royal Crescent é um arco de casas com varandas e colunas jônicas na parte da frente. Nos Assembly Rooms de 1771, pessoas da alta sociedade se reuniam para tomar chá, jogar cartas e dançar.

Os visitantes atualmente têm idéia do que eram aqueles dias na elegante Pump Room, que ainda serve chá enquanto os músicos tocam. Aqueles que são corajosos (ou apenas historicamente curiosos) podem experimentar a água mineral natural que, segundo um relatório, tem gosto de "ovos, sabão e metal".




SOBRE O AUTOR: Jerry Camarillo Dunn Jr., trabalhou com a Sociedade Geográfica Nacional por mais de 20 anos, começando como editor, escritor e colunista na revista Traveler, depois, escrevendo guias de viagem. Seu último trabalho na National Geographic Traveler: São Francisco. Dunn’s Smithsonian Guide to Historic America: The Rocky Mountain States vendeu mais de 100 mil cópias. Seus artigos de viagem aparecem em jornais como Chicago Tribune e The Boston Globe. As histórias de Jerry Dunn ganharam três Prêmios Lowell Thomas da Sociedade dos Escritores de Viagem Norte-americanos, a mais alta honra na área. Ele também escreveu e apresentou um episódio piloto para um programa de viagem produzido pela WGBH, uma estação de televisão pública.


Para citar corretamente este artigo do HowStuffWorks por favor copie e cole o texto abaixo:

Jerry Camarillo Dunn Jr.. "HowStuffWorks - Banhos Georgianos e Romanos". Publicado em 25 de maio de 2007 (atualizado em 05 de dezembro de 2007) http://viagem.hsw.uol.com.br/romano-georgiano-bath.htm (05 de junho de 2010)
FERRAMENTAS
IMPRIMIR | ENVIAR POR E-MAIL | COMO CITAR ESTE ARTIGO
AVALIE ESTE ARTIGO


FAVORITOS
Faça do HowStuffWorks a sua página inicial | digg it! (?) | del.icio.us

Publicidade




Adicione aos favoritos
ComoTudoFunciona em sua página inicial
Boletim por e-mail | RSS



Buscar no ComoTudoFunciona e na Web





Página inicial | Sobre a empresa | Anuncie | Boletim por e-mail | Trabalhe conosco | Fale conosco | Ajuda | Privacidade | Termos & condições de uso RSS
howstuffworks.com | howstuffworks china
© 1998-2010 HSW International, Inc. © 2006-2007 Publications International,

COPYRIGHT PUBLICATION INTERNATIONAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas