sexta-feira, 4 de junho de 2010

322 - HISTÓRIA DE ROMA

Yahoo! Flickr Yahoo! Mail Mais Todos os Serviços Grupos
Notícias
Esportes
Todos os ServiçosOpções de contaNovo Usuário? Cadastre-se Entrar Blog Ajuda Yahoo Busca Buscar na Web
Página inicial Ver Categorias Animais de Estimação

Artes e Humanidades

Beleza e Estilo

Carros e Transportes

Casa e Jardim

Ciências Sociais

Ciências e Matemática
Comidas e Bebidas

Computadores e Internet

Ecologia e Meio Ambiente

Educação e Referência

Eletrônicos

Entretenimento e Música

Esportes
Família e Relacionamentos

Governo e Política

Gravidez e Maternidade

Jogos e Recreação

Negócios Regionais

Negócios e Finanças
Notícias e Eventos

Produtos do Yahoo!

Restaurantes

Saúde e Beleza

Sociedade e Cultura

Viagens
Minhas Atividades Desculpe, você precisa estar logado para ver isso.

Não é um membro? Acesse aqui.
Sobre o Respostas Como o Yahoo! Respostas funciona?

Pntos e Níveis

Regras da Comunidade

Painel dos líderes

Blog

Módulos do Yahoo! Respostas

PergunteO quê você quer perguntar? Continuar
RespondaDescubraO que você está procurando? Busque no Respostas
Página inicial > Todas as categorias > Artes e Humanidades > História > Perguntas respondidas Donald Membro desde:
29 de Janeiro de 2008
Total de pontos:
304 (Nível 2)
Adicionar amigo(a)

Bloquear

Perguntas respondidasMostre-me outra »
Resumo da historia de ROMA?
daew galera .... kal a historia de roma?
2 anos atrás
Denuncie
by VOLKMER Membro desde:
29 de Maio de 2008
Total de pontos:
9056 (Nível 5)
Adicionar amigo(a)

Bloquear

Melhor resposta - Escolhida por votação
Roma

História.


Na idade do bronze o local onde hoje fica Roma já era habitado por representantes do ramo latino das línguas indo-européias. Somente no século VIII a.C., contudo, surgiram as aldeias de pastores latinos e sabinos, dispersas nas colinas às margens do Tibre, que se uniriam para fazer surgir a cidade de Roma. Embora o relato lendário situe sua fundação em 753 a.C, relacionando-a com a saída de Rômulo e Remo de Alba Longa, os marcos iniciais da cidade identificam-se historicamente com a presença de etruscos no Lácio, na segunda metade do século VII a.C. Datam dessa época os primeiros trabalhos de drenagem e edificações que deram feições urbanas ao estabelecimento.
O núcleo urbano desenvolveu-se com tal rapidez que a muralha Serviana, erguida pouco depois de 390 a.C., já defendia uma cidade que se estendia por várias colinas. Ao contrário da maioria das colônias fundadas pela Roma republicana, a cidade cresceu intramuros numa certa desorganização urbanística. A riqueza dos imperadores, porém, financiou grandes obras públicas, como o foro e os aquedutos. O foro, centro urbano de usos múltiplos, abrigava mercado, assembléia política, tribunal, desfiles e espetáculos, templos e edifícios públicos. Os aquedutos, construídos entre 312 a.C. e 226 da era cristã, foram de início subterrâneos e, depois, com o progresso da engenharia romana, elevados.
No império de Júlio César a cidade já avançava sobre a margem direita do Tibre. No ano 7 a.C., Augusto reorganizou sua administração e dividiu-a em 14 regiões. As construções monumentais, os palácios patrícios e os bairros populares transformaram Roma numa grande cidade. No ano 64 da era cristã, um incêndio destruiu os bairros mais pobres. O imperador Nero iniciou imediatamente um grande projeto de reconstrução mas só teve tempo de edificar o próprio palácio, a Domus Aurea (Casa Dourada), que ocupava, com seus jardins, extensa área urbana.
Os imperadores Trajano, Adriano e Caracala deram continuidade às grandes obras públicas e edificações. Ao fim do século III, Aureliano mandou cercar com uma muralha de tijolos os bairros do centro de Roma -- uma área de quase 14km². Os muros não continham mais a população, que provavelmente já ultrapassava um milhão e meio de habitantes.
No ano 330 o imperador Constantino transferiu a capital para Constantinopla, a antiga Bizâncio. Os altos funcionários e a maior parte da guarnição militar abandonaram Roma, deixando muitas áreas despovoadas. Os saques dos visigodos, vândalos e suevos, no século V, empobreceram ainda mais a cidade. Ao redor do núcleo urbano o campo abandonado reverteu à condição original de pântano insalubre. O último imperador da Roma ocidental foi o usurpador Rômulo Augústulo, deposto pelo germano Odoacro. Em 493 Teodorico destronou Odoacro e deu início ao primeiro reino bárbaro na Itália.
Roma, mesmo convertida em sede da cristandade na Idade Média, não escapou ao declínio e atingiu o máximo da decadência no século IX, quando seus vinte mil habitantes viviam miseravelmente a apascentar vacas e cabras entre as formidáveis ruínas do passado. O grandioso mausoléu de Adriano convertera-se em fortaleza -- o castelo Sant'Angelo -- e, próximo, num recinto fortificado, nascia a cidade papal.
Somente a partir do século XI começou a registrar-se um aumento de população e riqueza na cidade. Acorriam então a Roma, beneficiada pelo poderio dos papas, numerosos peregrinos vindos de toda Europa. Após o cisma de Avignon, entre 1309 e 1377, os papas se dedicaram a engrandecer Roma e a dotá-la de grandes monumentos. O Renascimento alcançou ali seu esplendor máximo e ao lado das solenes ruínas antigas, ergueram-se templos e palácios que as ultrapassaram em grandeza.
O saque de Roma pelas tropas do imperador Carlos V, em 1527, não afetou o ímpeto urbanístico. Entre 1585 e 1590 o papa Sisto V e seu arquiteto, Domenico Fontana, transformaram Roma numa das cidades mais bem planejadas da Europa. Todavia, o declínio do poder papal nos anos seguintes pôs fim ao crescimento demográfico da cidade, que ainda assim manteve seu prestígio como centro cultural e artístico. Na mesma época, a burguesia do norte da Europa construía suas grandes cidades comerciais e em pouco tempo Paris, Londres, Veneza e Sevilha ultrapassavam em muito os cem mil habitantes de Roma.
Entre o fim do século XVIII e início do XIX Roma foi considerada, essencialmente, um lugar "romântico". Nesse período, a cidade atraía turistas do norte da Europa que ali vinham para contemplar com igual respeito tanto as construções eclesiásticas intactas quanto os monumentos imperiais em ruínas.
Em 1798 Napoleão ocupou a cidade e proclamou a república romana, que posteriormente anexou ao império francês. Derrotado Napoleão em 1814, Roma retornou ao antigo regime, e iniciou-se um longo período de repressão. Pio IX promulgou uma constituição em 1848, mas sua gestão foi tumultuada pelos acontecimentos revolucionários daquele ano, após os quais intensificaram-se as perseguições políticas e completou-se a unificação da Itália. Roma continuou momentaneamente independente graças à proteção de tropas francesas enviadas por Napoleão III para defender o papa. Ao se retirarem os franceses, todavia, os exércitos italianos invadiram a cidade pela porta Pia, sem enfrentar muita resistência, em 20 de setembro de 1870. Imediatamente Roma foi incorporada ao novo estado italiano como sua capital. Inconformado com a ocupação, Pio IX declarou-se prisioneiro no Vaticano e se recusou a negociar com os novos governantes. O conflito entre a Igreja Católica e o estado italiano só terminou em 1929, com o Tratado de Latrão, firmado entre Mussolini e o papa Pio XI. Pelo acordo foi reconhecida a soberania do pontífice sobre a cidade-estado do Vaticano, com uma área de 0,44km2.
Em sua nova condição de capital da Itália, Roma cresceu rapidamente e em 1930 superou um milhão de habitantes. As obras de expansão ultrapassaram as muralhas de Aureliano pelo empenho do estado fascista em ressuscitar a antiga grandeza imperial. Essa política expressou-se na abertura de novas avenidas e a construção de edifícios imponentes e pesados. Coerentemente, o governo incentivou a escavação dos sítios arqueológicos e a preservação das ruínas dos monumentos da cidade.
Roma continuou a crescer no pós-guerra e foi cercada de bairros periféricos que formaram um contínuo urbano do centro até o litoral. As grandes edificações realizadas para sediar os Jogos Olímpicos de 1960 revelaram ao mundo uma nova realidade. Ao lado da conhecida imagem da cidade clássica, surgia uma cidade contemporânea.
Fonte(s):
barsa
2 anos atrás
50% 6 Votos
Denuncie Não é a resposta certa? Tente o Yahoo! Buscas
Busca do Yahoo! para Buscar
Atualmente não há comentários para esta pergunta.

* Você precisa estar logado no Respostas para adicionar comentários. Entre ou Crie uma nova conta.

Outras Respostas (5)
Mostrar: Todas as respostas Da mais antiga para a mais recente Da mais recente para a mais antiga Classificado da melhor para pior
by clicluiz...
Membro desde:
18 de Janeiro de 2007
Total de pontos:
260957 (Nível 7)
Marca:

Adicionar amigo(a)

Bloquear

Fácil, fácil... encontrares muitas informações , na wikipédia, no yahoocadê? (aqui embaixo)... ou no google...
Eis o site:

http://www.google.com.br

06.07 - Boa pesquisa.. e feliz 2ª feira !
2 anos atrás
8% 1 Voto
0 Avaliação: Resposta boa 0 Avaliação: resposta ruim Denuncie by luciana c Membro desde:
06 de Julho de 2008
Total de pontos:
113 (Nível 1)
Adicionar amigo(a)

Bloquear

ROMA FOI FUNDADA POR rÔMULO E rEMO,AMAMENTADOS POR UMA LEOA,QUANDO SEU TIO nÚMIA pOMPÍLIO OS ABANDONOU PARA FICAR COM O TRONO DE SEU AVÔ.
sEGUNDA OPÇÃO:rOMA FOI FUNDADADA PELOS ETRUSCOS.
2 anos atrás
0% 0 Votos
0 Avaliação: Resposta boa 0 Avaliação: resposta ruim Denuncie by Evan Tallis Membro desde:
01 de Julho de 2008
Total de pontos:
569 (Nível 2)
Adicionar amigo(a)

Bloquear

História de Roma Antiga :
O grande Império Romano outros sites sobre o tema

- Roma : povoada por pastores nômades há aproximadamente 1000 AC

Lenda da Fundação de Roma: - A lenda de Rômulo e Remo

Sociedade Romana formada por:

- Patrícios
- Plebeus
- Escravos

A Expansão romana e as conquistas
- poder do exército romano: força, organização e disciplina
- saques , respeito a cultura dos dominados e cobrança de impostos.

Cultura Romana
-influência grega: vestuário, alimentação e cultura
-Religião politeísta (mesmos deuses dos gregos)

Gregos Romanos
Poseidon Netuno
Afrodite Vênus
Deméter Ceres
Hades Vulcano

O Império Romano
- Imperador: poder total: título de Augusto = “Preferido dos deuses”
- Otávio Augusto: período de grandes conquistas
- “ Pão e circo” : diversão e comida para evitar conflitos

Perseguição ao Cristianismo
-Jesus Cristo: monoteísmo, paz, amor, respeito, contra a escravidão
- perseguição dos romanos
- culto escondido nas catacumbas
- Jesus: prisão e morte na cruz
- crescimento da religião cristã
- Em 391 dC : religião oficial do Império Romano

Fim do Império : Invasão dos Bárbaros (476 dC)
- Enfraquecimento do Império: rebeliões, falta de dinheiro
- Destruição de cidades romanas e invasões bárbaras
2 anos atrás
8% 1 Voto
0 Avaliação: Resposta boa 0 Avaliação: resposta ruim Denuncie by jehh_sp Membro desde:
02 de Abril de 2007
Total de pontos:
6937 (Nível 5)
Adicionar amigo(a)

Bloquear

Caso for sobre a roma antiga:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Roma_Antiga

Caso for a roma
http://pt.wikipedia.org/wiki/Roma
2 anos atrás
17% 2 Votos
0 Avaliação: Resposta boa 0 Avaliação: resposta ruim Denuncie by Mary Membro desde:
13 de Junho de 2008
Total de pontos:
8465 (Nível 5)
Adicionar amigo(a)

Bloquear

Roma é a cidade capital da Itália e sede da comuna e da província com o mesmo nome, na região do Lazio. Conhecida internacionalmente como A Cidade Eterna pela sua história milenar, Roma espalha-se pelas margens rio Tibre, compreendendo o seu centro histórico com as suas sete colinas: Palatino, Aventino, Campidoglio, Quirinale, Viminale, Esquilino, e Celio. Segundo o mito romano, a cidade foi fundada a cerca de 753 a.C. (data convencionada) por Rómulo e Remo, dois irmãos criados por uma loba, que são actualmente símbolos da cidade. Desde então tornou-se no centro da Roma Antiga (Reino de Roma, República Romana, Império Romano) e, mais tarde, dos Estados Pontifícios, Reino de Itália e, por fim, da República Italiana.

No interior da cidade encontra-se o estado do Vaticano, residência do Papa. É uma das cidades com maior importância na História mundial, sendo um dos símbolos da civilização europeia. Conserva inúmeras ruínas e monumentos na parte antiga da cidade, especialmente da época do Império Romano, e do Renascimento, o movimento cultural que nasceu na Itália.

A área metropolitana tem cerca de 2.546.804 habitantes (2001), e estende-se por uma área de 1.285 km², tendo uma densidade populacional de 1.981 hab/km², o que a torna na maior cidade da Itália e também na capital européia de maiores dimensões. O presidente da câmara (Sindaco) em 2006 é Walter Veltroni
http://pt.wikipedia.org/wiki/Roma
2 anos atrás
17% 2 Votos
0 Avaliação: Resposta boa 0 Avaliação: resposta ruim Denuncie MostrarPerguntas abertas em História
Explique resumidamente com suas palavras, o golpe de 30!?
Quais as características econômicas, políticas, sociais, religiosas e culturais do Brasil Colônia?
Projeto didático de intervenção sobre a Lei 11.645/08 Afro-Brasileira Indígena?
Por favor, me ajudem? Idade Media.?
Perguntas resolvidas em História
Razões que conduziram à acção do 25 de abril de 1974?
Guerras ou conflitos que estão ocorrendo atualmente no mundo ? (2010)?
Assunto:reforma protestante?
Quem criou Deus e como Deus surgiu do NADA ?
PUBLICIDADE

-
Perguntas Relacionadas
presiso da historia da Italia..? Como se deu a fundac?o de Roma ? O que aconteceu com a cultura romana antiga durante a idade… o que foi a expansão romana?? e como eram as guerras punicas???? Fundação de Roma? Roma foi monarquia,imperio e republica?
Categorias
Todas as categorias
Artes e Humanidades
Artes Performáticas Artes Visuais Dança Filosofia Genealogia História Livros e Autores Outras - Artes e Humanidades Poesia Teatro e Representação
Resultados Patrocinados
Roma, Programe Sua Ida à Europa
Passagens, hotéis, aluguel de carros e pacotes. Oferta online...
www.Decolar.com

Encontre os Livros Mais Vendidos com Entrega Foguete
Livraria Cultura: seu livro entre 2 milhões de títulos....
www.livrariacultura.com.br

Feira é no Zona Sul
Variedade de legumes, verduras e frutas com qualidade garantida!
www.zonasulatende.com.br

Destaque seu site na busca!

Yahoo! Respostas em outros países:
Alemanha Argentina Austrália Brasil Canadá China Cingapura Coréia do Sul Espanha Estados Unidos Filipinas França Hong Kong Indonésia Itália Japão Malásia México Nova Zelândia Quebec Reino Unido Tailândia Taiwan Vietnã em Espanhol Índia O Yahoo! não avalia ou garante a precisão de qualquer conteúdo no Yahoo! Respostas. Clique aqui para ler o Termo de Responsabilidade.

Copyright © 2010 Yahoo!. Todos os direitos reservados.

Direitos Autorais - Política de Privacidade - Termos do serviço - Regras da Comunidade

TODOS OS DIREITOS DE COPYRIGHT RESERVADOS A YAHOO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas