sexta-feira, 4 de junho de 2010

301 - HISTÓRIA DE ROMA

História de Roma Antiga e Império Romano
História de Roma Antiga, o Império Romano, os imperadores de Roma Antiga, cultura romana, religião
romana, invasão do império romano, mito de fundação de Roma


Coliseu: um dos mais importatnes monumentos da História de Roma

Roma, cidade edificada em sete colinas que dominam o rio Tibre, foi fundada, segundo a lenda, por Rômulo e Remo, em 753 a.C. Sua situação geográfica constituía uma defesa natural, e os primitivos habitantes da região foram vencendo as tribos vizinhas, tais como as dos etruscos e sabinos, até que se tornaram senhores de toda a Itália.

A princípio, os romanos foram governados por reis e, mais tarde, por um senado e dois cônsules (magistrados eleitos anualmente), até que Júlio César se fez senhor de Roma. Assassinado este, seu sobrinho-neto Otávio César assumiu o poder, seguindo-o uma série de imperadores, alguns bons, outros fracos e até mesmo dementes, que reinaram em Roma até o século VI; Constantino dividiu o império em Ocidental e Oriental, este último com a capital em Bizâncio, para onde ele se transferiu.

Guerreiros extraordinários, os romanos lançaram-se numa longa guerra contra Cartago, destruindo-a. A Grécia, a Macedônia, a Ásia Menor, o Egito, a Babilônia e a Pérsia foram impérios conquistados pelas legiões ro­manas, excelentemente armadas e de disciplinadas.

Teimosos e práticos, os romanos daquela época tomaram dos gregos a maior parte do seu saber e da sua arte, sendo excelentes construtores, engenheiros e juristas. Há quem considere Roma a mais grandiosa capital da Antiguidade.

Durante séculos, tribos de bárbaros hunos, vândalos e visigodos atacaram e ameaçaram as fronteiras romanas. Finalmente, Roma foi por eles saqueada, perdendo seu grande império.

Depois da queda do Império, Roma continuou sendo o centro da cristandade e o local de moradia dos papas.

Saiba Mais


TODOS OS DIREITOS DE COPYRIGHT RESERVADOS AO AUTOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas