sexta-feira, 4 de junho de 2010

293 - O MUNDO GREGO

Ads by Google
Ganhe Cupom de R$ 100
Anuncie Grátis no Google AdWords
Leve Mais Visitantes Para Seu Site
www.cupomgoogleadwords.com.br

A seguir, nova onda de helenos sobre a península, desta feita são os chamadosJ ô n i o s eEólios, que se fixaram na Ática e na Ásia Menor.
A última leva foi a dosDórios ( 1200 a.C. ) que se estabeleceram no Peloponeso. Possuindo armas de ferro, os dórios arrasaram as principais cidades da Hélade, provocando uma onda de horror e destruição, causando uma dispersão dos povos para fora da península - a chamada Primeira Diáspora grega e um regresso na organização social, econômica e política das comunidades. Como conseqüência deste retrocesso resulta a formação do SISTEMA GENTÍLICO.
A Primeira Diáspora ocorreu em direção às ilhas do mar Egeu e à Asia Menor. Período Homérico. O sistema gentílico e a sua crise. A principal fonte histórica para a compreensão deste período têm sido os poemas épicosIlíada eOdisséia , atribuídos à Homero. Ao que tudo indica, as obras foram escritas em momentos diferentes, sendo que aIlíada descreve a Guerra de Tróia e aOdisséia narra as peripécias do astuto Ulisses, em sua viagem de volta para Ítaca após a Guerra de Tróia.
Com a invasão dos dórios, há um acentuado declínio da organização social, que retrocedeu à formas muito simples. Formaram-se os GENOS que eram grupos de parentes consangüíneos, descendentes de um mesmo antepassado.
Os genos constituíam uma unidade econômica, social, política e religiosa. A seguir as suas principais características: ECONOMIA: de consumo, ou seja, auto-suficiente; os bens de produção eram coletivos; predomínio da agricultura e ausência da propriedade privada.
SOCIEDADE: uma relativa igualdade social em virtude da ausência da propriedade privada. POLÍTICA; o exercício do poder político estva com opater- familias(o patriarca) responsável pelo culto dos antepassados. Com o passar do tempo, a comunidade gentílica começa a enfrentar problemas, sendo que o principal será o crescimento demográfico. Este crescimento demográfico um enorme desequilíbrio econômico, pois a produtividade agrícola continua a mesma. Tal situação provoca uma onda de fome, miséria e epidemias.
Com estes problemas a serem solucionados, tem início o surgimento da propriedade privada: terra, gado e instrumentos são divididos. Nesta divisão, alguns serão beneficiados - origem dos grandes proprietários; outros se tornarão pequenos proprietários e um grande número de indivíduos ficarão sem terras.
Como consequência desta crise, há a desintegração do sistema gentílico e o início de uma nova organização política, que será a marca principal do mundo helênico: a PÓLIS.
A crise gentílica também será a responsável pela chamada SEGUNDA DIÁSPORA grega, que será o processo de colonização grega de áreas do mar Mediterrâneo ( norte da África, sul da Itália, da França e Espanha ).
Período Arcaíco. A formação e o desenvolvimento das Póleis. Como vimos, à partir da crise do sistema gentílico, os gregos conhecem a formação das cidades-estado (Pólis) e realizam a colonização do mar Mediterrâneo. Primeiro observe os fatores desta colonização:
- crescimento demográfico e a crise dos genos; - existência de um número muito grande de pessoas sem acesso à terra; - escassez de alimentos e terras férteis; - desenvolvimento da arte de navegação. O processo de colonização grega deu-se no mar Mediterrâneo, mar Negro, o sul da Itália e da Gália. Destas áreas coloniais provinham o trigo, o azeite, o vinho, ferro e estanho para a Hélade.
Deve-se Ter em mente que as colônias gregas não ficam submetidas às metrópoles - cidades fundadoras - nem política, nem militarmente. O vínculo da colônia com a metrópole era de caráter econômico e cultural.
Como conseqüências da colonização têm-se: o desenvolvimento do comércio marítimo grego, a introdução da moeda para facilitar as trocas comerciais, o desenvolvimento da escrita, o processo de codificação da lei e o urbanismo.
A importância do período arcaíco se estende. Foi nesta época que a cidade-estado desenvolveu-se. Suas principais características serão agora analisadas.
Toda cidade-estado é rigorosamente autônoma: leis próprias, moeda própria e sistema político próprio. Este arraigado sentimento de liberdade foi, em boa parte, influenciado pelo relevo grego: entre as planícies surgem as cidades, separadas uma das outras por maciços montanhosos.
Uma pólis era constituída pelaAcrópole- construção na parte mais elevada da cidade e com função militar e religiosa; aÁgora - praça pública, que era o espaço utilizado para o debate político.
Desenvolveu-se no mundo grego mais de 160 póleis, primitivamente governadas por um rei, oBasileu. Destas duas merecem destaques: ATENAS e ESPARTA, agora analisadas.
ESPARTA e o militarismo. Localizada na planície da Lacônia e tendo como fundadores os dórios, Esparta, ao longo do século VIII a.C. passa por grandes transformações. Estas transformações estão ligadas ao processo de conquista da planície da Messênia, o que acarretou um enorme afluxo de escravos. A escravidão levou Esparta a realizar uma alteração no regime de terras. As centrais - que eram as mais férteis, passaram a ser do estado, que cedia seu usufruto aos cidadãos espartanos. Cada lote de terra já vinha com um certo número de escravos. As terras periféricas eram entregues aos periecos, que pagavam impostos ao estado.
Desta forma, Esparta vai apresentar o seguinte quadro social: Espartanosou Espartíatas: grupo dominante com direitos políticos e militares; Periecos:homens livres, porém sem direitos políticos e que se dedicavam aos trabalhos rurais e urbanos; Hilotas:os escravos pertencentes ao Estado. A sociedade espartana era voltada para as atividades bélicas, daí ser a educação eminentemente militar. Este militarismo irá desenvolver axenofobia, ou seja, uma aversão aos estrangeiros e o
laconismo,que significa o não desenvolvimento do senso crítico. Também ao longo do século VIII a.C. Esparta atinge a maturidade política, consolidando oregime oligárquico, no qual o exercício do poder político e de exclusividade dos grandes proprietários de terras.
A constituição política de Esparta, atribuída aLicurgo apresenta o seguinte organização: GERÚSIA: principal instituição. Composta por 28 gerontes, responsáveis pelas leis, escolha dos membros dos Éforos e da Diarquia.O cargo era vitalício. ÉFOROS: formavam o poder executivo. Composto por 05 magistrados indicados pela Gerúsia e aprovados pela Ápela. Mandato anual.ÁPELA: a Assembléia dos cidadãos. De caráter consultivo e aprovava as decisões da Gerúsia. DIARQUIA: dois reis, indicados e com poderes vitalícios. Possuiam as funções militar e sacerdotal. ATENAS E A DEMOCRACIA. Constituída pela união de aldeias da Ática, Atenas possuía uma localização geográfica privilegiada: um excelente porto e uma proteção natural contra ataques estrangeiros. Desde cedo, a atividade mercantil terá um importante papel. Atenas será uma cidade com intensa atividade comercial, o que vai representar o desenvolvimento de uma complexa sociedade, esquematizada abaixo:
EUPÁTRIDAS:grupo politicamente dominante, formado pelos grandes proprietários de terras. GEORGÓIS:camada dos pequenos proprietários. A situação de pobreza deste grupo é tanta que muitos se transformam emescravos por dívidas. DEMIURGOS:são os trabalhadores urbanos. THETAS:Grupo marginalizado e sem terras. Muitos se dedicam às atividades comerciais. METECOS:comerciantes estrangeiros. ESCRAVOS:ou por dívidas ou adquiridos em guerras. Constituem a principal força de trabalho. Produtores da riqueza no mundo grego. Os conflitos políticos de Atenas. A classe comerciante de Atenas, organizada no partido Popular, pressiona o governo, representado pela aristocracia, reunida no partido Aristocrático. O partido Popular tinha como metas o fim das leis orais, o fim da escravidão por dívidas e exigia uma maior participação nas decisões políticas. Da pressão das camadas
populares - algumas bastante violentas - a aristocracia ateniense fez algumas concessões. Em 621 a.C.,Drácon elaborou uma legislação escrita e, em 594 a.C.Sólon foi o responsável por um conjunto de reformas na economia- criando um padrão monetário, de pesos e medidas; na sociedade - abolindo a escravidão por dívidas e, no campo político estabeleceu ovoto censitário, onde a participação política dar-se-ia pela riqueza do indivíduo.
As tensões sociais não diminuíram, apesar das reformas acima, possibilitando a ascensão dePsístrato, o primeiro tirano de Atenas, no ano de 560 a.C. A fase da tirania prossegue comHípias, Hiparco e
Iságoras. A tirania é caracterizada pela realização de obras públicas e pela ampliação de reformas, para conseguir o apoio popular. A Democracia ateniense. Durante o governo de Iságoras, houve uma aliança de alguns nobres atenienses com Esparta, resultando em novos conflitos sociais. Destes conflitos,Clístenes - um aristocrata - assume o poder e inicia uma série de reformas políticas e sociais, sendo por isto reconhecido comoo pai da democracia ateniense. Entre suas reformas destacam-se:
- aumento no número de ciadadãos, organizados nosDEMOS (unidade política que forma atribo. O cidadão deve estar inscrito em uma tribo.);
- implantação daisonomia, que significa a igualdade dos cidadãos perante as leis; - criado oostracismo, ou seja, a cassação dos direitos do cidadão que fosse considerado perigoso para o Estado. A democracia ateniense vai apresentar a seguinte constituição: ECLÉSIA:Assembléia dos cidadãos, possuia o poder de vetar as leis. Composta por todos os cidadãos. BULÉ:responsável pela elaboração das leis. Formada por 500 cidadãos indicados pela Eclésia. HELIÉIA:formada por doze tribunais, responsáveis pela aplicação da justiça. ESTRATEGOS: Poder Executivo composto pelos estrategos, eleitos pela Eclésia. Mandato anual. A democracia ateniense serádireta elimitada. Direta pois os cidadãos estão reunidos em praça pública tomando as decisões e limitada. Estavam excluídos do exercício político os escravos, pequenos proprietários, trabalhadores urbanos e todas as mulheres. A atual democracia éilimitada, significa dizer que à partir de uma certa idade, todos têm direitos políticos. No entanto esta democracia não é direta, mas simrepresentativa.
Durante o governo dePéricles (444 a 429 a.C.) a democracia ateniense atinge o seu apogeu. Período Clássico - a época das hegemonias. Período marcado pelo imperialismo e pelas hegemonias. O imperialismo antigo está caracterizado pelasGuerra Médicas, disputa das cidades gregas contra o expansionismo dospersas. Em 490 a.C. os atenienses venceram os persas na planície da Maratona. À partir desta vitória, os atenienses passam a liderar as demais cidades gregas contra os persas, através de uma liga militar,
A Confederação de Delos.No ano de 448 a.C., com a assinatura do Tratado de Susa, os persas reconhecem o domínio dos gregos no mar Egeu. Com o fim da guerra, Atenas passa a exercer uma hegemonia política e cultural sobre as demaispóleis. A Confederação de Delos foi mantida - sob o argumento de que os persas podiam voltar - e o pagamento de tributos voltados para a guerra continuaram a serem cobrados. Estes recursos foram aplicados para o desenvolvimento de Atenas.
Este período de esplendor ateniense, o século V a.C. é conhecido como o"Século de Péricles" , ou"Século de ouro", marcado pelo aperfeiçoamento das instituições democráticas, pela construção de obras públicas e pelo grande desenvolvimento das artes e do pensamento filosófico.Fídias, Sófocles, Heródoto e
Sócratessão alguns dos nomes deste período. GUERRAS DO PELOPONESO.( 431 a 404 a.C.) Trata-se de uma guerra civil, contra a hegemonia de Atenas e contra a Confederação de Delos. A cidade de Esparta declara guerra à Atenas no ano de 431 a.C. e organiza uma liga militar, aLiga do Peloponeso. Com o final das guerras em 404 a.C., Esparta inicia uma hegemonia militar sobre as cidades gregas. As guerra civis continuam por um certo período,Tebas exercerá também um domínio sobre aspóleis. Estas guerras internas enfraquecem as cidades gregas, possibilitando a invasão de um povo estrangeiro, osmacedônicos. Período macedônico - o mundo helenístico. A história autônoma do mundo grego estende-se até o ano de 338 a.C. , quandoFilipe da Macedônia conquista a Grécia, após a Batalha de Queronéia.A vitória macedônica foi facilitada pelas rivalidades internas das cidades gregas. Com a morte de Filipe, seu filhoAlexandre Magno ocupa o poder é inicia uma grande expansão territorial, formando oImpério Helenístico.Este império era formado pela Macedônia, Grécia, Ásia Menor, Egito, Mesopotâmia, Assíria e Pérsia. A civilização helenística é consequência da fusão cultural helênica (grega) com a oriental ( Egito e Pérsia), caracterizada pela política de casamento entre os gregos e os orientais, pela manutenção dos cultos religiosos e pelo predomínio do grego como idioma oficial. Os principais centros de difusão do helenismo foram as cidades de
Alexandria, Pérgamoe Antióquia. Em 323 a.C. com a morte de Alexandre Magno, o império foi dividido em quatro partes: Mesopotâmia, Egito, Ásia Menor e Grécia. CULTURA GREGA. RELIGIÃO - elemento fundamental da unidade cultural grega. Caracterizada pelopoliteísmo e antropomorfismo, quer dizer, os deuses gregos assemelhavam-se aos homens, tendo a imortalidade como a única distinção.
TEATRO - Muito apreciado pelo gregos a ponto de existirem os festivais anuais. Os principais gêneros foram a tragédia e a comédia. Seus principais representantes são:
Tragédia- Ésquilo, autor deOs Persas, Os sete contra Tebas e Prometeu Acorrentado. Sófocles, com as peçasÉdipo-rei e Antígona. Eurípedes, com enorme senso crítico e autor de Médeia. Comédia - Aristófanes, que escreveuAs rãs, As vespas e A paz. EXERCÍCIOS 1. (UEMT) - O enfraquecimento das cidades gregas, após a Guerra do Peloponeso (431/404 a.C.), possibilitou a conquista da Grécia pelos:
a) bizantinos b) hititas c) assírios d) persas e) macedônios. 2. (FUVEST) Na antigüidade, a escravidão foi uma instituição: a) presente com igual importância econômica em todas as sociedades mediterrâneas; b) restrita às cidades-Estado da Grécia e à Roma republicana e imperial; c) tão importante na sociedade do Egito e da Mesopotâmia quanto nas da Grécia e de Roma; d) marcante nas sociedades grega e romana só a partir de um determinado estágio do desenvolvimento de ambas; e) desconhecida nas chamadassociedades hidraúlicas do Egito e da Mesopotâmia e entre os hebreus e fenícios. 3) (MACK) Foram traços característicos da democracia grega: a) o fato de ser direta e excluir mulheres, estrangeiros e escravos;
b) o fato de ser representativa e se estender a toda a população;
c) Ter mantido a unidade gentílica e os privilégios dos eupátridas;


Ads by Googled) Ter beneficiado os escravos, que passaram a ser considerados cidadãos com direitos políticos; e) Não possuir mecanismos que defendessem o regime democrático contra possíveis golpes autoritários. 4) (UNIP) Sobre as Guerra Médicas, ocorridas durante o Período Clássico da Antiguidade Grega, podemos afirmar que: a) foram provocadas pelo imperialismo ateniense na Época de Péricles; b) caracterizaram-se pela disputa militar entre gregos e macedônios; c) inserem-se no quadro do imperialismo persa; d) envolveram os partidários da Confederação de Delos e as cidades-Estado da Liga do Peloponeso; e) deram a vitória aos espartanos, que iniciaram um política imperialista. 5) (UFRN) - A colonização grega do século VIII a.C. foi um processo econômico, mas também: a) uma estratégia política de ocupação e civilização do Mediterrâneo;
b) de liberação do comércio no Mediterrâneo;
c) a causa da decadência da Grécia;
d) implicou a destruição dos povos que foram colonizados;
e) provocou uma emigração considerável do território da Grécia.

6) (UnB) - Num visão mais ampla do Mundo Grego, julgue as seguintes afirmações: (0) O Mundo Grego caracterizava-se pela desarticulação lingüística e cultural. (1) As cidades-Estado da Grécia eram politicamente autônomas. (2) Com uma política imperialista, Atenas conseguiu recursos econômicos para seu desenvolvimento cultural durante a Época de Péricles.
(3) O sistema educativo ateniense visava à formação de soldados fortes e disciplinados para a defesa da pátria. (4) Em todas as manifestações artísticas e intelectuais dos gregos, nota-se a preocupação em valorizar a figura, as paixões e o pensamento humanos.
7) (FUVEST) Escreveram peças para o teatro, durante o "Século de Péricles": a) Homero, Tucídedes, Heródoto e Xenofonte;
b) Ésquilo, Sófocles, Eurípedes e Aristófanes;
c) Sócrates, Protágoras, Platão e Aristóteles;
d) Eratóstenes, Arquimedes, Euclides e Pitágoras;
e) Píndaro, Alceu, Safo e Hesíodo.

Respostas - 1) E 2) D 3) A 4) C 5) E 6) F V V F V 7) B História - Aula 01 - Mundo Grego

Reads:13,374
Uploaded:06/14/2008Category:Uncategorized. Rated:(11 Ratings)History História ...

Ads by Google
Ganhe Cupom de R$ 100
Anuncie Grátis no Google AdWords
Leve Mais Visitantes Para Seu Site
www.cupomgoogleadwords.com.br


Reading just got better!
Welcome to Scribd's new HTML5 reading experience.

Learn more
Change your reading preferences

Share & Embed
Link / URL: Embed Size & Settings: Width: Auto Height: (proportional to specified width) Start on page: Preview View: Scroll Book Slideshow Tiled More share options
Related
15 p. Grécia

Reads: 770
12 p. Concur So

Reads: 1734
8 p. 2 O Mundo Grego, Grecia Antiga, Cl...

Reads: 5445
219 p. História Geral - Ensino Médio

Reads: 11801
219 p. Telecurso 2000 - Historia Geral

Reads: 1334
17 p. ANDERSON, Perry. Passagens Da Anti...

Reads: 17417
59 p. História Geral - Apostila 01

Reads: 15946
41 p. História Geral

Reads: 1671
41 p. História Geral - Apostila Pré-Ve...

Reads: 16037
12 p. resumo_historia_geral

Reads: 694
354 p. Zecharia Sitchin - Os Reinos Perdi...

Reads: 381
354 p. Os Reinos Perdidos - Zecharia Sitc...

Reads: 413
354 p. Os Reinos Perdidos - Zecharia Sitc...

Reads: 412
34 p. Anônimo - VERBETES (Antropologia ...

Reads: 2170
354 p. Os Reinos Perdidos - Zecharia Sitc...

Reads: 257
350 p. Os Reinos Perdidos - Zecharia Sitc...

Reads: 1310
33 p. Welcome to the Family

Reads: 11
1 p. Life Matters

Reads: 26
1 p. LID:PMP - RNAV (GPS) RWY 33 (1006)

Reads: 0
1 p. LID:SLN - RNAV (GPS) RWY 17 (1006)

Reads: 0
1 p. ne_9_03JUN2010

Reads: 0
1 p. se_198_03JUN2010

Reads: 0
1 p. understanding obesity and bmi

Reads: 0
2 p. Diesel Learn Clean Contracting Fac...

Reads: 0
8 p. null

Reads: 0

More from this user
38 p.História do Brasil - Pré-Vestib...

From: History História ...

Reads: 18,154
133 p.História - CEESVO - apostila3

From: History História ...

Reads: 3,170
139 p.História - CEESVO - apostila2

From: History História ...

Reads: 5,218
132 p.História - CEESVO - apostila1

From: History História ...

Reads: 15,596
12 p.História Geral PPT - Pré-Vestib...

From: History História ...

Reads: 3,505
2 p.História Geral - Pré-Vestibular...

From: History História ...

Reads: 1,642
3 p.História Geral - Pré-Vestibular...

From: History História ...

Reads: 2,230
2 p.História Geral - Pré-Vestibular...

From: History História ...

Reads: 2,961
3 p.História Geral - Pré-Vestibular...

From: History História ...

Reads: 2,518
10 p.História Geral - Pré-Vestibular...

From: History História ...

Reads: 1,852
5 p.História - CASD - Um estudo sob...

From: History História ...

Reads: 6,905
1 p.História - CASD - Neoliberalismo

From: History História ...

Reads: 1,410
5 p.História - CASD - Datas Comemor...

From: History História ...

Reads: 11,860
2 p.História - CASD - AulaExtra A f...

From: History História ...

Reads: 1,171
1 p.História - CASD - Aula07 Movime...

From: History História ...

Reads: 884
1 p.História - CASD - Aula06 As inv...

From: History História ...

Reads: 1,202
1 p.História - CASD - Aula05 As inv...

From: History História ...

Reads: 1,520
2 p.História - CASD - Aula04 A admi...

From: History História ...

Reads: 1,038
2 p.História - CASD - Aula03 O perí...

From: History História ...

Reads: 4,499
1 p.História - CASD - Aula02 A divi...

From: History História ...

Reads: 1,549
1 p.História - CASD - Aula01 Origen...

From: History História ...

Reads: 1,221
1 p.História - CASD - Aula00 Transi...

From: History História ...

Reads: 4,155
5 p.História - Cronologias

From: History História ...

Reads: 5,759
59 p.História Geral - Apostila 01

From: History História ...

Reads: 16,962
70 p.História do Brasil - Apostila 05

From: History História ...

Reads: 13,108

Login to Add a Scribble

GOESPA read this 05 / 17 / 2010
Learn more about Readcast.
Valquir Aragao read this 05 / 16 / 2010
Learn more about Readcast.
22jose22 read this 05 / 15 / 2010
Learn more about Readcast.
Ads by Google
Ganhe Cupom de R$ 100
Anuncie Grátis no Google AdWords
Leve Mais Visitantes Para Seu Site
www.cupomgoogleadwords.com.br


Print this document
High Quality
Open the downloaded document, and select print from the file menu (PDF reader required).

Browser Printing
Coming soon!

Print this document
High Quality
Open the downloaded document, and select print from the file menu (PDF reader required).

Browser Printing
Coming soon!

Your download will begin shortly...
But first, we need a bit more information. Import more of your profile information from Facebook to help use find more content that you'll be interested in and build your social network on and off Scribd.
No, thanks
Your download will begin shortly...
But first, we need a bit more information. Import more of your profile information from Facebook to help use find more content that you'll be interested in and build your social network on and off Scribd.
No, thanks
Ads by Google
Ganhe Cupom de R$ 100
Anuncie Grátis no Google AdWords
Leve Mais Visitantes Para Seu Site
www.cupomgoogleadwords.com.br



Ads by Google


TODOS SO DIREITOS DE COPYRIGHT RESERVADOS A GOOGLE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas